Teologia (PPGTEO) - Unicap
Teologia (PPGTEO)
Objetivos
O programa de mestrado em Teologia na UNICAP apresenta-se como um processo que visa o aprofundamento do conhecimento e a formação científica voltada para as atividades relacionadas com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, o Programa tem como principal finalidade, a formação de profissionais capazes de atuar tanto na docência e pesquisa na área de teologia quanto em suas respectivas áreas profissionais, desenvolvendo os seguintes objetivos específicos:
- Prover as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa no âmbito da Teologia a partir das características do Programa e em sintonia com as demandas regionais, compreendidas, de modo especial, como as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
- Preparar profissionais, professores e pesquisadores, na área da Teologia e afins para a produção do conhecimento científico em seus campos de atividade profissional.
- Incrementar a área de estudos da religião na UNICAP, em colaboração com o programa de pós-graduação em Ciências da Religião, com a graduação em Teologia, com vários cursos de especialização e atividades de extensão.
Perfil do profissional a ser formado
Espera-se que o profissional a ser formado seja apto a desempenhar as funções do ensino da Teologia, uma vez adquirido o aparato teórico do fazer teológico. Em outras palavras, uma vez iniciado no modo sistêmico da Teologia, o egresso poderá, com metodologia e criatividade, enfrentar novos temas e desafios que o ensino da Teologia pressupõe. Por outro lado, se o âmbito do ensino da Teologia tem sido o principal para a atuação do profissional em Teologia, outros campos de atuação também vão sendo abertos, como o das assessorias a organizações confessionais ou da sociedade civil, notadamente, nos meios de comunicação social. Além da atuação profissional propriamente dita, o egresso do mestrado em Teologia também deverá estar apto para prosseguir no campo da pesquisa teológica e chegar, se assim o queira, ao nível de doutorado em Teologia.
Área de Concentração em Teologia Sistemático-Pastoral
Em sua perspectiva sistemática, a Teologia traz consigo uma tradição milenar, sempre em diálogo com as culturas, que busca propor uma intelecção da fé ao homem contemporâneo. Em sua perspectiva pastoral, a Teologia se depara com os desafios colocados pela sociedade atual, marcada pelos processos de secularização e pluralismo religioso. É nesse sentido que a Teologia se apresenta como ciência hermenêutica, que se compreende como uma leitura da Revelação que tem seu ponto de partida na herança transmitida nos textos bíblicos. Esses textos transmitem a experiência marcante de Deus auto comunicando-se ao ser humano, criando um diálogo cujo objetivo é a sua auto realização, enquanto sujeito livre que se abre à experiência da graça. Em consonância com essas duas perspectivas, a sistemática e a pastoral, busca-se construir uma plataforma de pesquisa e ensino a partir dos projetos de pesquisa e das disciplinas nas quais estão envolvidos docentes e discentes do programa.
Linhas de Pesquisa
- Teologias e Temas de Fronteiras
- Hermenêutica Bíblica e Teológica
O currículo do Mestrado em Teologia abrange um conjunto de disciplinas e atividades ou trabalhos orientados, que deverão integralizar 30 (trinta) créditos no período de tempo definido no prazo máximo de 18 meses.
O Mestrado em Teologia está estruturado da seguinte forma:
- uma (1) disciplina obrigatória para todo o curso de 3 (três) créditos
- uma (1) disciplina obrigatória de linha de 3 (três) créditos
- quatro (4) disciplinas optativas de três (3) créditos, perfazendo o total de doze (12) créditos
- quatro (4) seminários de um (1) crédito, perfazendo o total de quatro (4) créditos
- Elaboração da dissertação, correspondendo a seis (6) créditos
- Atividades supervisionadas, correspondendo a dois (2) créditos
Compreende-se por atividades supervisionadas a participação em projetos de pesquisa, em congressos, com apresentação de comunicação, ou em outras atividades acadêmicas, desde que levem à publicação dos resultados obtidos em forma de artigo científico em periódicos com Qualis da Área de Teologia ou em anais com ISSN. A publicação deve estar devidamente registrada no currículo Lattes. A supervisão dessas atividades fica a cargo do orientador, bem como o reconhecimento dos créditos correspondentes.
A integralização curricular far-se-á pela computação de créditos relativos a disciplinas e outras atividades curriculares nas quais o aluno obtiver aprovação. A unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de aulas teóricas e ou trabalhos práticos.
As disciplinas integrantes do currículo serão classificadas como:
- Disciplinas obrigatórias, reduzidas ao núcleo exigido pelos objetivos gerais visados pelo Mestrado e necessárias para imprimir-lhes unidade.
- Disciplinas optativas que permitirão a integralização do conhecimento na área de concentração e domínio conexo.
Serão aceitos créditos obtidos em outros mestrados ou programas de pós-graduação stricto sensu da UNICAP ou de outras instituições, observando-se a paridade de carga horária e créditos, a critério do Colegiado.
- O total de créditos aproveitados poderá chegar a um terço do total de créditos exigidos, ou seja, 10 (dez) créditos. No caso de uma instituição de Ensino Superior com as quais a UNICAP mantenha convênio específico, o total de créditos aproveitados poderá chegar à metade dos créditos exigidos, ou seja, 15 (quinze) créditos.
- Somente poderão ser aproveitados os créditos de disciplinas cursadas em um prazo nunca superior a cinco anos, contados a partir da data da matrícula do requerente no Mestrado.
- Não serão aceitos créditos obtidos em cursos de Pós-graduação Lato Sensu realizados na UNICAP ou em outra Instituição de Ensino Superior.
Permanentes
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade | E-mail | Lattes
Cláudio Vianney Malzoni | E-mail | Lattes
Creômenes Tenório Maciel | E-mail | Lattes
Francisco de Aquino Júnior | E-mail | Lattes
Gilbraz de Souza Aragão | E-mail | Lattes
João Luiz Correia Júnior | E-mail | Lattes
Nilo Ribeiro Júnior | E-mail | Lattes
Pedro Rubens Ferreira Oliveira | E-mail | Lattes
Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil
Reitor
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
> Coordenadora de Pós-graduação
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira
> Coordenador Geral de Pesquisa
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teologia
Profa. Dra. Rita Maria Gomes | E-mail: rita.gomes@unicap.br
Bloco G4, 8º andar, Sala C7.
Secretaria Stricto Sensu (mestrado e doutorado)
Rua Almeida Cunha, 245.
Bloco G4, térreo.
Boa Vista, Recife-PE.
CEP: 50.050-480. Tel.(81) 99146-6993
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h
secretariastrictosensu@unicap.br
Legislação da Pós
- Constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Reconhecimento de diplomas de Pós-graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado obtidos em IES estrangeiras
- Regimento Geral dos cursos de Pós-graduação da Unicap
- Estágio em Docência para os alunos dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Alunos Especiais e outros Programas
Documentos do Programa
O Programa de Pós-graduação em Teologia realiza periodicamente seu processo de autoavaliação, visando o aperfeiçoamento contínuo de atividades acadêmicas e participação na sociedade. A autoavaliação consiste de um mecanismo sistemático e contínuo de monitoramento da qualidade do programa, que complementa o processo de avaliação externa.
- Comissão de Autoavaliação (Clicar aqui)
- Manual de Autoavaliação da PROPESPI (Clicar aqui)
- Projeto de Autoavaliação do PPGTEO (Clicar aqui)
A Pesquisa realizada no PPGTEO, na Área de Concentração em Teologia Sistemático-Pastoral, está desdobrada em duas linhas de pesquisa: Teologias e Temas de Fronteiras e Hermenêutica Bíblica e Teológica, como descritas abaixo.
1. Teologias e Temas de Fronteiras
As atuais mudanças no campo religioso tem provocado deslocamentos significativos no cristianismo, apresentando novas fronteiras contextuais para a reflexão teológica. Tais cenários possibilitam múltiplas configurações de experiências e de práticas, fruto das novas demandas que a mudança de contexto suscita, promovendo a pesquisa acadêmica de forma interdisciplinar e transdisciplinar, em um programa de pós-graduação em Teologia.
Essa linha abrange projetos de pesquisa em duas subáreas do conhecimento: História das Teologias e Religiões e a Teologia Prática e se propõe ser um espaço de diálogo e debate acadêmico, a partir de diversos projetos investigativos dos pesquisadores e pesquisadoras que a compõem, favorecendo a construção de conhecimento sobre os desafios que as novas fronteiras, fruto da pluralidade de experiências religiosas, provocam à reflexão teológica na contemporaneidade.
2. Hermenêutica Bíblica e Teológica
O foco desta linha de pesquisa nas interpretações da literatura bíblica e teológica implica, metodologicamente, considerar a relevância da historicidade do testemunho bíblico, a diversidade cultural e a diferença dos lugares interpretativos no conhecimento teológico. Implica ainda articular o caráter histórico das significações com as tradições legadas pela comunidade do passado e do presente e realçar as novidades e distintivos que as interpretações bíblicas e teológicas lograram na construção de novas significações.
Essa linha abrange projetos de pesquisa em duas subáreas do conhecimento: Tradições e Escrituras Sagradas e Teologia Fundamental Sistemática, e se propõe ser um espaço de diálogo e debate acadêmico, a partir dos diversos projetos investigativos dos pesquisadores que a compõem, em vista de aprofundamento do conhecimento, da inter-relação e ampliação das interpretações bíblicas e teológicas, tomadas não como dados puros e objetivos, mas como processos hermenêuticos protagonizados por sujeitos na busca de conferir sentido aos fatos.
Linha 1: Teologias e Temas de Fronteiras
Docentes
- Gilbraz de Souza Aragão
- Sérgio Sezino Douets Vasconcelos
- Pedro Rubens Ferreira Oliveira
- Degislando Nóbrega de Lima
- Francisco de Aquino Jr
- Lúcio Flávio Ribeiro Cirne (Colaborador)
Discentes
- Alaércio de Lima Nazário
- Rogério Lopes da Costa
- Jociel João Gomes da Silva
- Márcio José Costa Teixeira
- Carlos Emanuel Cardoso de Lima
- Fábio de Lima Santos
- José Janédson de Oliveira
- Miguéias Pascoal Lima de Carvalho
- Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho
- Francisco Whalison da Silva
- João Inácio Bezerra da Silva
- Luiz Henrique Gregório de Lima
- Patrícia Gurgel Medeiros Gastão
- Anderson Moura Amorim
- José Ronaldo Alves
- Marcos Gaudard Corrêa
- Antônio Denilson de Souza
- Edvaldo Monteiro da Silva
- José Ronaldo Alves
Linha 2: Hermenêutica Bíblica e Teológica
Docentes
- Cláudio Vianney Malzoni
- João Luiz Correia Junior
- Rita Maria Gomes
- Aíla Luzia Pinheiro de Andrade
Discentes
- Maria das Graças F Silva
- Antoniel Alves da Silva
- Maria Nivaneide de Abreu Lima
- Antônio Wauleson Pereira
- José Landes Marinho Soares
- Leila Janaína Pereira Silva
- Antônio Farias de Freitas
- Sonival Marinho da Silva
- Alexssandro de Oliveira Lima
- Rodrigo Rios Batista
- Vando Marques Gomes
Cristianismo e Interpretações
O grupo se propõe a estudar o cristianismo em sua pluralidade de manifestações, daí porque o nome cristianismo e interpretações. Com isso, o grupo quer chamar a atenção para a diversidade de formas de se viver a fé cristã. O ambiente de atuação do grupo será, em primeiro lugar, o universitário, mas daí o grupo pretender atingir um público mais vasto seja através de conferências, seja, principalmente, através da publicação de suas pesquisas. Saiba mais
Teologias e Temas de Fronteiras
O grupo de pesquisa “Teologias e Temas de Fronteiras” tem como objetivo desenvolver pesquisas que tratam das questões do fazer teológico, a partir das áreas da Teologia Fundamental e Sistemática, visando propor caminhos para os temas que se encontram na fronteira da Teologia e outras áreas do saber científico. O grupo tem duas linhas: José Comblin: pensamento e atualidade e Teologias e Temas de Fronteiras. Saiba mais
Fonteiras é a revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Seu título remete a perspectiva dialogal de Dom Helder Camara, que, desde a Igreja das Fronteiras, em Recife, estabeleceu vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro. A práxis de Dom Helder era fundamentada em sua experiência, alimentada por uma compreensão própria da Sagrada Escritura, testemunhada na vivência dos princípios evangélicos.
Sob a inspiração da teologia prática do Dom, a Fronteiras tem por finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber. E, por missão, ser um espaço para uma reflexão teológica atual que considere os temas contextualizados em diálogo com múltiplas áreas do saber, culturas e perspectivas.
Acesse a página da Revista clicando no link: Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap.
Biblioteca Digital de Dissertações
[+] Clique e acesse as Dissertações do PPGTEO
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Áreas do CNPq
[+] Clique e acesse Teses e Dissertações por áreas
Biblioteca Central da Unicap
Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações.
- Orientações Gerais (Clicar aqui)
- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)
- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)
- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)
- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)
O PPGTEO tem uma importante presença na região Nordeste e na cidade do Recife através do trabalho representativo dos seus docentes. O professor Gilbraz de Souza Aragão atua diretamente no campo do Ensino Religioso coordenando o curso de Graduação em Ciências da Religião da Unicap que diploma licenciados em Ensino Religioso, oferecido na modalidade EaD. Os egressos desse curso irão atuar no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas. O professor Degislando Nóbrega de Lima é membro titular do Fórum Municipal de Educação da Cidade de Recife, colaborando com a elaboração de Diretrizes para as Políticas de Educação da Cidade de Recife, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife. Na mesma linha, o professor Cláudio Vianney Malzoni é a coordenação do Fórum Permanente Teológico para Ensino Básico, realizado pelo PPGTEO. O Fórum se constitui como um espaço ecumênico de debate e proposição da visão teológica sobre questões preeminentes nas salas de aula das escolas confessionais e não confessionais.
Quanto aos cursos de extensão destacamos o projeto do professor Cláudio Vianney Malzoni chamado Bíblia, Comunicação e Arte, com o objetivo de promover o diálogo entre biblistas e artistas. A motivação para o projeto encontra-se no fato de que a Bíblia, no Ocidente, revela-se uma fonte inesgotável de inspiração para vários campos artísticos como a escultura, a pintura, a música etc. Enfim, o projeto busca ser ponte entre o universo científico e acadêmico com o universo artístico.
O professor João Luiz Correia Júnior desenvolve um projeto de extensão inovador: o Fórum sobre questões do envelhecimento. Nesse Fórum se promove palestras e debates mensais, salvo os meses de julho, dezembro a fevereiro. A cada encontro conta-se com a presença de um profissional de fora da UNICAP, e um pesquisador (docente ou discente) dos diversos Cursos da UNICAP, em nível de Graduação e Pós-graduação, que pesquisam diretamente ou indiretamente o tema do envelhecimento e ou as questões que dizem respeito à pessoa idosa.
A extensão no PPGTEO também tem outra frente, na qual atuam praticamente todos os docentes: os diversos cursos e palestras e assessorias. Nessa forma de atividade de extensão tem destaque os professores Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, Francisco de Aquino Júnior e Sérgio Sezino Douets Vasconcelos.
Os Cursos de Extensão e Especialização vem tornando-se uma marca da Unicap e do PPGTEO. Esses reúnem alunos da Graduação e Pós-graduação, bem como interessados de outras regiões, e de outras denominações religiosas. Em 2018, foram oferecidos dois cursos de extensão e uma especialização:
O professor Cláudio Vianney Malzoni ofereceu o curso de extensão “O livro das gênesis: aspectos literários e teológicos”. Realizado em quatro etapas, no segundo semestre de 2018, o curso teve por objetivo propiciar a oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos bíblicos, de modo especial quanto ao livro do Gênesis, e de diversas questões que a leitura deste livro coloca na atualidade.
O PPGTEO estreita laços com algumas IES nacionais pela participação em bancas de mestrado e doutorado, colaboração na organização de eventos e no setor de publicações por meio de avaliações de manuscritos. Mas, a colaboração mais destacada está no âmbito da docência. Destacamos, no entanto, a colaboração no âmbito da docência. Abaixo elencamos alguns professores pesquisadores que colaboraram conosco de 2017 a 2020:
-
Sinivaldo Silva Tavares | PPGTEO/FAJE-MG
-
Valdecir Cordeiro | PPGTEO/FAJE-MG
-
César Augusto Kuzma | PPGTEO/PUC-Rio
-
Fernanda Lemos | PPGCR/UFPB
-
Milton Luiz Torres | Centro Universitário Adventista de São Paulo
-
Edelcio Serafim Ottaviani | PPGTEO/PUC-SP
A UNICAP é membro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), criada em 1948 e que reúne cerca de 200 universidades em todos os continentes. O curso de Teologia da UNICAP, em nível de graduação, especialização e mestrado, é membro da Conference of Catholic Theological Institutions (COCTI), órgão da FIUC que reúne decanos de cursos de Teologia ligados a universidades católicas.
A UNICAP participa ainda da AUSJAL (Associación de las Universidades confiadas a Companhia de Jesus) e a partir de Julho de 2018, participa também da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (AIUJ).
A UNICAP mantém ainda acordos de cooperação e intercâmbio com diversas universidades e institutos superiores. Dentre esses acordos, destacam-se os realizados com as seguintes instituições: Universidade Católica Portuguesa e Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 2018, foi celebrado o Convênio Específico de cooperação mútua de pesquisa, extensão e desenvolvimento com a Universidade Católica Portuguesa de projetos comuns nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, referentes aos programas destas respectivas áreas das duas Instituições.
Desde 2014, o curso de graduação em Teologia da UNICAP passou a ser afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Isso significa que o curso recebeu uma chancela da Igreja Católica, uma vez que essa afiliação é aprovada pela Congregação para a Educação Católica, da Sé Romana. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente.
Em decorrência do convênio celebrado com a Universidade Católica Portuguesa, a UNICAP recebeu o recebeu professor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, ainda em 2018, para realização de uma conferência acerca da Teologia da Trindade, ocasião em que se deu o lançamento de seu livro O Mistério da Trindade.
Esse convênio permitiu o primeiro intercâmbio de alunos pela presença da então mestranda Lucileide Cavalcante Silva na referida Universidade para aprofundamento de sua pesquisa bem como a participação em duas disciplinas: Escritos Paulinos e Hagiógrafos.
No exterior, a UNICAP é membro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), criada em 1948 e que reúne cerca de 200 universidades em todos os continentes. O curso de Teologia da UNICAP, em nível de graduação, especialização e mestrado, é membro da Conference of Catholic Theological Institutions (COCTI), órgão da FIUC que reúne decanos de cursos de Teologia ligados a universidades católicas. A UNICAP participa ainda da AUSJAL ( Associación de las Universidades confiadas a Companhia de Jesus) e a partir de Julho de 2018, participa também da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (AIUJ).
A UNICAP mantém ainda acordos de cooperação e intercâmbio com diversas universidades e institutos superiores. Dentre esses acordos, destacam-se os realizados com as seguintes instituições: Universidade Católica Portuguesa e Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 2018, foi celebrado o Convênio Específico de cooperação mútua de pesquisa, extensão e desenvolvimento com a Universidade Católica Portuguesa de projetos comuns nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, referentes aos programas destas respectivas áreas das duas Instituições. Através desse convênio e para a celebração do mesmo, a UNICAP recebeu professor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma que realizou uma conferência acerca da Teologia da Trindade e fez o lançamento de seu livro O Mistério da Trindade. O convênio permitiu o primeiro intercâmbio através da presença da aluna Lucileide Cavalcante Silva na referida Universidade para aprofundamento de sua pesquisa bem como a participação em duas disciplinas: Escritos Paulinos e Hagiógrafos.
Desde 2014, o curso de graduação em Teologia da UNICAP passou a ser afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Isso significa que o curso recebeu uma chancela da Igreja Católica, uma vez que essa afiliação é aprovada pela Congregação para a Educação Católica, da Sé Romana. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente.
A internacionalização é considerada a partir de três aspectos: o institucional, docência e pesquisa, participação em eventos. O aspecto institucional concerne aos acordos e convênios firmados entre a UNICAP e as demais Universidades internacionais. Entre os acordos destacamos os firmados com Universidade Católica Portuguesa e com Pontifícia Universidade Gregoriana.
Com a Universidade Católica Portuguesa, a colaboração é exclusivamente em nível de mestrado e comporta, até o momento, a colaboração efetiva no âmbito da docência e participação em eventos. Em nível de docência, no Mestrado em Teologia, citamos a participação do professor Alexandre Palma que ministra um seminário comum às duas linhas de pesquisa do PPPGTEO.
Com a Pontifícia Universidade Gregoriana a colaboração é mais ampla porque seu vínculo inclui principalmente a graduação em Teologia da UNICAP que passou a ser afiliado à referida universidade. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente. Por ocasião de sua visita, ele mantém um encontro informal com os alunos do Mestrado e profere uma ou duas conferências para alunos e professores de Teologia da UNICAP.
Quanto à colaboração com outras instituições internacionais, destacamos a atuação do professor Pedro Rubens Ferreira Oliveira que ministra curso e conferências na Université Catholique de Louvain com certa regularidade.
Quanto à participação de docentes em eventos internacionais, os professores Cláudio Vianney Malzoni e Rita Maria Gomes, participam dos encontros da Assembleia Regional Latinoamericana da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI). O professor Cláudio Vianney na condição de secretário regional da COCTI e a professora Rita Gomes por seu trabalho com o periódico Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap, uma vez que a COCTI Latinoamericana dividiu seus trabalhos em três eixos: docência, pesquisa e publicações. Essa participação continuada é reflexo do trabalho de Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap que agrega publicações de autores de diversos continentes desde o início de suas atividades em 2018.
A colaboração internacional vem de instituições às quais não temos acordos firmados como é o caso do professor Massimo Pampaloni, do Pontifício Instituto Oriental, Roma, que esteve em 2019 na UNICAP como professor visitante e ministrou minicurso sobre a Teologia de Santo Efrem para alunos do mestrado e da graduação em Teologia.
Docentes com participação permanente exterior
Participação permanente da professora Alzirinha Rocha de Souza nos Grupos Internacionais de Pesquisa:
Grupo de Teólogo (a)s do Sul Global, organizado pela Missio-Aachen – Missions wissenchaftliches Inst. Missio e.V. (Alemanha)
Em janeiro de 2018, reuniram-se integrantes de 10 países de três regiões: América Latina, África e Ásia. A professora, juntamente com o professor Diego Irrazával, da Universidad Alberto Hurtado (Chile) representa o continente latino-americano. Em 2018, deverá ser publicado o primeiro trabalho comum do Grupo: Handbook Sud-Sud Theology, que tem como tema central o diálogo teológico entre as diferentes regiões do Sul global.
Grupo Ibero-americano de Teología
Organizado pelo Boston College (Estados Unidos), que reúne pesquisadores de América Latina, América Central e América do Norte e Europa, com o objetivo de refletir sobre as questões que tocam a Teologia e o Papa Francisco. Em abril de 2018, o grupo reuniu-se em Bogotá (Colômbia) primeiramente para a reunião sobre o tema da Pastoralidad en la Iglesia e em seguida para o Congresso organizado pela Universidad Javeriana de Bogotá, com o tema “Medellín 50 años después”, no qual a professora proferiu a conferência “De Recife a Medellín: aspectos históricos y pastorales”. Ainda a professora Alzirinha Rocha de Souza, realizou em novembro de 2018, a abertura do Colloque La Sinodalité de l’Église, com a conferência “La force de la collegialité hors des conferences du CELAM. Une route historique et théologique”. O colóquio foi realizado em conjunto pela RSR Recherches de Sciense Religieuse, a Revista de Teologia da Faculdades Jesuítas de Paris Centre Sévre e pelo Instituto Católico de Paris (ICP). Na ocasião, a professora realizou ainda três encontros com estudantes de mestrado e de doutorado das duas instituições. A participação da professora no “Group de Recherche Ville et Religion", encerrou-se com a desativação do mesmo.
Permanentes
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade | E-mail | Lattes
Cláudio Vianney Malzoni | E-mail | Lattes
Creômenes Tenório Maciel | E-mail | Lattes
Francisco de Aquino Júnior | E-mail | Lattes
Gilbraz de Souza Aragão | E-mail | Lattes
João Luiz Correia Júnior | E-mail | Lattes
Nilo Ribeiro Júnior | E-mail | Lattes
Pedro Rubens Ferreira Oliveira | E-mail | Lattes
- Alaércio de Lima Nazário
- Alexssandro de Oliveira Lima
- Anderson Moura Amorim
- Antoniel Alves da Silva
- Antônio Denilson de Souza
- Antônio Farias de Freitas
- Antônio Wauleson Pereira
- Edvaldo Monteiro da Silva
- Fábio de Lima Santos
- Francisco Whalison da Silva
- João Inácio Bezerra da Silva
- Jociel João Gomes da Silva
- José Janédson de Oliveira
- José Landes Marinho Soares
- José Ronaldo Alves
- Leila Janaína Pereira Silva
- Luiz Henrique Gregório de Lima
- Márcio José Costa Teixeira
- Marcos Gaudard Corrêa
- Maria das Graças F Silva
- Maria Nivaneide de Abreu Lima
- Miguéias Pascoal Lima de Carvalho
- Patrícia Gurgel Medeiros Gastão
- Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho
- Rodrigo Rios Batista
- Rogério Lopes da Costa
- Sonival Marinho da Silva
- Vando Marques Gomes
Perfil do profissional
Espera-se que o profissional a ser formado seja apto a desempenhar as funções do ensino da Teologia, uma vez adquirido o aparato teórico do fazer teológico. Em outras palavras, uma vez iniciado no modo sistêmico da Teologia, o egresso poderá, com metodologia e criatividade, enfrentar novos temas e desafios que o ensino da Teologia pressupõe. Por outro lado, se o âmbito do ensino da Teologia tem sido o principal para a atuação do profissional em Teologia, outros campos de atuação também vão sendo abertos, como o das assessorias a organizações confessionais ou da sociedade civil, notadamente, nos meios de comunicação social. Além da atuação profissional propriamente dita, o egresso do mestrado em Teologia também deverá estar apto para prosseguir no campo da pesquisa teológica e chegar, se assim o queira, ao nível de doutorado em Teologia.
Quinta turma - 2019
- Cleandro de Oliveira Pessoa
- Kinno Alves de Cerqueira
- Tiago Santos da Silva
Quarta turma - 2018
- Carlos Emanuel Cardoso de Lima
- Everaldo José de Oliveira
- Faustino dos Santos
- Felipe de Assunção Soriano
- José Maria Bonfim de Morais
- Luciene Lima Gonçalves
- Pedro Igor Leite da Silva
- Wanderson Eduardo de Moraes Leite
Terceira turma - 2017
- André Guímel Carvalho Santos
- Augusto Lívio Nogueira de Morais
- João Paulo Galindo Gomes
- José Alves Paiva Júnior
- Lucileide Cavalcante Silva Cláudio
- Marcílio Oliveira da Silva
- Paulo de Tarso Veras Pereira
- Rivadávio de Barros Gico Júnior
- Wescley Paulo Pereira de Melo
Segunda turma – 2016
- Alberto Reani
- Alex Antonio da Silva Cláudio
- Anne Claude Marie Genolini
- Carlos Cabanas de Campos Cortez Filho
- Eugênio Pacelli Correia Aguiar
- Linaldo de Souza Guerra
- Liniker Henrique Xavier
Primeira turma – 2015
- Danilo Ferreira da Silva
- Davi Daniel Barbosa
- Edivaldo Ferreira de Arruda
- Emerson Mozart da Silva
- Jário Carlos da Silva Júnior
- José Bartolomeu Félix de Lima
- Joselito Freire Moreira de Araújo Filho
- Maelite Costa de Araújo
- Marcelo Leonardo Ximenes
- Rosinaldo Ernesto Vieira
- Sandro Sebastião Filho da Silva
- Valderêdo Clemente de Siqueira
Secretaria
- Cleyton Romulo Lopes da Silva
- Danielle Mendes de Oliveira França
- Eliene Fabrício de Moraes Sarmento
- Isabela Cristina do Monte Nunes
- Karla Cristina Nóbrega de Menezes
- Sérgio de Araújo Wanderley
Prof. Sinivaldo Silva Tavares | PPGTEO/FAJE-MG
Prof. Valdecir Cordeiro | PPGTEO/FAJE-MG
Prof. César Augusto Kuzma | PPGTEO/PUC-Rio
Profa. Fernanda Lemos | PPGCR/UFPB
Prof. Milton Luiz Torres | Centro Universitário Adventista de São Paulo
Prof. Edelcio Serafim Ottaviani | PPGTEO/PUC-SP
Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:
Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
- o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
- o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Aluno especial e Aluno ouvinte
Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
- o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
- o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Obs.: O Aluno Especial poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.
Inscrições:
Devido o momento da Pandemia da COVID-19, todo o processo de inscrição estará sendo através do envio da documentação solicitada e do requerimento para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 17/07/2023 a 11/08/2023.
Requerimentos:
- Aluno Especial (Clicar aqui)
- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)
Valor por disciplina:
- Valor por disciplina (Clicar aqui)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local
Rua Almeida Cunha, 245, bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480
Informações (também WhatsApp)
(81) 99146-6993 /secretaria
E-mails
secretariastrictosensu@unicap.br e ppgteo@unicap.br
Processo seletivo 2023.2
- Edital 2023.2 (alterado em 21/06/2023)
- Click aqui para fazer sua pré-inscrição
- Ficha de Inscrição – Mestrado
- Comprovação Curricular
- Requerimento
Obs.: A Secretaria da Stricto Sensu informa que os documentos solicitados, nos Editais de Seleção 2023.2, com o reconhecimento de firma/autenticação, serão necessários, apenas, no ato da entrega presencial, na Secretaria, devido a Era Pandêmica. Para o momento atual, os documentos apenas precisam ser digitalizados e encaminhados para o e-mail indicado nos Editais.
O processo seletivo para o PPGTEO - Programa de Pós-graduação em Teologia da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção Complementar - 2023.2.
MESTRADO
-
Homologação das Inscrições. (Clicar aqui)
-
Resultado da Prova de Conhecimento. (Clicar aqui)
-
Horários das Entrevistas. (Clicar aqui)
-
Resultado das Entrevistas. (Clicar aqui)
-
Resultado Final da Seleção 2023.2. (Clicar aqui)
De 08 a 10/03/2023 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2023.1.
Os(As) discentes devem seguir as instruções que estão no Informativo de Matrícula e Alteração de Matrícula.
- Informativo de Matrícula (Clicar aqui)
- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)
Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.
Obs.2.: Orientação de matrícula
Quinta-feira, 9 de março · 09:00 até 10:30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ief-
Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)