Institucional - Unicap
Institucional
Nascida no coração da Igreja no centro do Recife, a Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, teve início com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 18 de abril de 1943, e sua formalização como universidade se deu em 27 de setembro de 1951, a partir da agregação de unidades preexistentes. Uma tão modesta origem, não impediu seu crescimento.
A Universidade Católica de Pernambuco não nasceu de um decreto governamental: ela é fruto de um projeto educativo da Igreja e da Companhia de Jesus que entusiasmou os que a sonharam outrora, conduziram-na durante sete décadas e a compõem atualmente.
Biblioteca Central
A Biblioteca Central Pe. Aloísio Mosca de Carvalho, S.J. tem como objetivo básico proporcionar suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Possui, cerca de, 15.000 usuários inscritos, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pessoal técnico-administrativo e ex-alunos.
Atende, aproximadamente, a 400.000 consultas/ano ao acervo da Biblioteca e realiza mais de 700.000 empréstimos domiciliares/ano e tem uma freqüência média de 3.500 leitores/dia.
Instituto Humanitas
O Instituto Humanitas foi fundado em setembro de 2001, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS. Inspirado na frase pintada nas paredes do teatro Odéon, em maio de 1968: “arrisca teus passos por caminhos pelos quais ninguém passou; arrisca tua cabeça pensando o que ninguém pensou”, o IHU, desde a sua origem, tem procurado olhar com realismo e rigor a sociedade em que vivemos, buscando, com audácia e criatividade, novos caminhos e possibilidades de mudança.
O IHU nasce em terras nordestinas. A Unicap, uma universidade igualmente jesuíta, fortalecendo laços de “parcerias operacionais” com a universidade irmã, criou em 2010, o Instituto Humanitas Unicap (IHU).