O Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da UNICAP produziu materiais de apoio pedagógico a partir de bolsas de capacitação técnica financidadas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Os estudantes desenvolveram materiais através de pesquisa e inovação para servir de apoio pedagógico nas visitações do Museu bem como de material de livre acesso e reprodução, para serem utilizados por profissionais de educação e educadores de espaços musealizados ou de ciências.
Os materiais produzidos aqui e disponibilizados não podem ser comercializados e devem ser utlizados com fins educativos e de pesquisa. Sendo necessário a inclusão de autoria quando replicado cientificamente. 
 

Arqueologia

1. Vídeo de homem pré-histórico de 2.000 anos que viveu em Pernambuco - Este vídeo foi construído a partir de estudos científicos sobre um indivíduo de cerca de 2.000 anos antes do presente preservado em um sítio funerário, Furna do Estrago, da região do Agreste de Pernambuco. Este indivíduo tinha em seu enxoval funerário (pertences enterrados junto ao indivíduo) uma flauta modelada de uma tíbia humana, por isso foi chamado de "Flautista". Ele tinha cerca de 45 anos de idade e apresentava uma altura de cerca de 1,60m, que era uma altura média para a época. Ele tinha também uma fratura na região do quadril que estava "regenerada", o que mostra que a população apresentava cuidados com os demais. 
Esta reconstrução utilizou tecnologia 3D com software gratuito, transformando o objeto (crânio original) que foi produzido com as técnicas de fotogrametria, e reconstruiu os componentes moles (musculatura, pele, cabelo, olhos, orelhas e nariz) a partir dos estudos de dimensões de preenchimento facial para a etnia. 

COMO UTILIZAR: O resultado pode ser utilizado como material referente a estudos na área de Arqueologia, Bioarqueologia, Ensino básico (História e Ciências),  História, Tecnologia, e Anatomia.
2. Vídeo do crânio de uma mulher pré-histórica de 2.000 anos que viveu em Pernambuco - O vídeo foi produzido a partir de estudos científicos sobre um indivíduo de 2.000 anos antes do presente preservado em um sítio funerário, Furna do Estrago, da região do Agreste de Pernambuco. A datação do crânio apontava que ela teria cerca de 12 anos de idade, entretanto, estudos utilizando a tecnologia demonstraram que ela tinha cerca de 15 a 18 anos mas apresentava ainda "dentes de leite" por isso parecia mais nova. Esta condição é bastante comum em humanos, até mesmo adultos podem ainda ter os "dentes de leite". 
Esta reconstrução utilizou tecnologia 3D com software gratuito, transformando o objeto (crânio original) que foi produzido com as técnicas de fotogrametria. A reconstrução facial forense da indígena também foi realizada e encontra-se na publicação original.

COMO UTILIZAR: O resultado pode ser utilizado como material referente a estudos na área de Arqueologia, Bioarqueologia, Ensino básico (História e Ciências),  História, Tecnologia, e Anatomia.
Para acessar a publicação original e citação CLIQUE AQUI
3. Vídeo da reconstrução do ambiente da Furna do Estrago, Agreste de Pernambuco, a 2.000 anos antes do presente - O vídeo foi produzido a partir de estudos científicos sobre os animais e plantas da região, reconstruindo um cenário do ambiente em que a população da Furna do Estrago, teria vivido.

Este vídeo foi produzido utlizando dois formatos:
Reprodução 3D utlizando tecnologia DLP
Reprodução sem uso da tecnologia DLP
COMO UTILIZAR: O resultado pode ser utilizado como material referente a estudos na área de Arqueologia, Ensino básico (História e Ciências),  Tecnologia, e História.

Paleontologia

1. Jogo "Caminhos da Megafauna" - Este é um jogo produzido por estudos científicos e de inovação e está em fase experimental na sua jogabilidade. Não oferece nenhum risco aos jogadores.

COMO UTILIZAR: Aprender sobre a Megafauna da região Nordeste de uma forma divertida. Excelente material auxiliar no ensino de Ciências.

Passo 1: Impressão dos itens necessários
Passo 2: Seguir as instruções
Passo 3: Divirta-se! 

Dicas: Imprima o tapete educativo em material PVC (tipo lona) com tamanho de 2x3 m;  Imprima os cartões de perguntas em 15x15cm e plastifique.

Público-alvo: Grupos com idades entre 4 e 16 anos.
 
BAIXE AQUI para as instruções
BAIXE AQUI para modelo do tapete educativo

 

2. Livreto Pop-up da Megafauna - "Dando asas e patas à sua imaginação" - A partir de estudos científicos e utilizando os acervos do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da UNICAP foi produzido este livreto.

COMO UTILIZAR: Aprender a fazer seu próprio livro pop-up da Megafauna. Excelente material auxiliar no ensino de Ciências e Artes.

Passo 1: Impressão dos modelos tridimensionais
Modelo 1 - Preguiça-gigante (Eremotherium) - BAIXE AQUI
Modelo 2 - Mastodonte (Notiomastodon) - BAIXE AQUI
Modelo 3 - Tatu-gigante (Glyptodon) - BAIXE AQUI
Modelo 4 - Cavalo-Selvagem (Hippidion) - BAIXE AQUI

Passo 2: Técnicas e Instruções de montagem estão em cada modelo
Passo 3: Divirta-se! 
 

Ciências Naturais e Meio Ambiente

1. Jogo "As sombras da Fauna Brasileira - Do mar ao Seretão" - Este é um jogo produzido por estudos científicos e de inovação e está em fase experimental na sua jogabilidade. Não oferece nenhum risco aos jogadores. 

COMO UTILIZAR: Aprender sobre a Biodiversidade da região Nordeste de uma forma divertida. Excelente material auxiliar no ensino de Ciências e Meio Ambiente.

Passo 1: Impressão dos cards necessários - BAIXE AQUI
Passo 2: Seguir as instruções - BAIXE AQUI
Passo 3: Divirta-se! 
 
  

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