Comissão Própria de Avaliação

A Autoavaliação na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP iniciou suas atividades na década de 80, com a proposta de realizar atividades voltadas para a produção e disseminação do conhecimento institucional, como: formulação de diagnóstico, realização de seminários sobre a conjuntura atual e futuro da instituição. NA década seguinte, através do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, a UNICAP criou o Programa de Avaliação Institucional – PAI UNICAP com o objetivo de programar a avaliação interna.

Para atender às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a UNICAP instituiu, em 2004, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, composta por segmentos da comunidade universitária e da sociedade. A CPA elaborou o seu primeiro Projeto de Autoavaliação Institucional para o período de 2005 a 2010 com a finalidade de identificar potencialidades, desafios, limites e oportunidades institucionais da Universidade, visando subsidiar o planejamento e o desenvolvimento das políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e infraestrutura.

Dessa maneira, a experiência vivida no período acima citado configurou-se como um momento formativo de aprendizagens para todas as pessoas que dela participaram. Muitos dos dados coletados na Autoavaliação Institucional sinalizaram caminhos que hoje representam ações bem sucedidas, outras em fase de implantação, além daquelas que, ainda fazem parte do elenco de intenções e que, certamente serão efetivadas ao longo do tempo.

A formação da CPA foi reformulada, conforme Portaria nº 035/2022 da Presidência da UNICAP. Nessa oportunidade, teve ratificada a sua atribuição geral de elaborar e desenvolver uma proposta de Autoavaliação Institucional, coordenando os processos internos de avaliações de Cursos e do Desempenho do Estudante, de acordo com os princípios e as diretrizes dos SINAES.

A criação da CPA já acumula quase duas décadas de existência representando uma experiência que se constrói e reconstrói com base na esperança de que a avaliação pode interferir na trajetória da UNICAP feita pelos seus principais protagonistas alunos/as, funcionários/as e professores/as, que têm possibilidades de continuar escrevendo um futuro de sucesso.


Composição

COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Cezar Augusto Cerqueira
– Professor da Escola Unicap Icam-Tech – EUIT (UNICAP)

 REPRESENTANTES DOS PROFESSORES

Profa. Msc. Elisa de Araújo Barreto Neta
– Professora da Comunicação – ECOM (UNICAP)

Profa. Dra. Izabelly Correia dos Santos Brayner
– Professora da Escola de Educação e Humanidades – EEH (UNICAP)

REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS

 Fernando Antonio Santos do Nascimento
– Auxiliar Administrativo da CPA


Luís Carlos de Lima Pacheco
– Programador Visual – Assessoria de Comunicação – Assecom


REPRESENTANTES DOS ALUNOS

Thaís Chianca Bessa Ribeiro do Valle (Pós-graduação)
– Mestranda em Ciências da Religião


Yali Alves da Silva (Graduação)
– Estudante Curso de Ciências Biológicas Licenciatura


REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Emília Isabel de Morais Cavalcanti
– Mestra em Gestão de Políticas Públicas

Annie Lezan Bittencourt de Moura
– Diretora Pedagógica das Escolas do CNA em Recife e Olinda

 


AVALIAÇÃO NA PALMA DA MÃO ATRAVÉS DO CELULAR