Rosto de indígena que viveu há 2 mil anos em Pernambuco é reconstituído Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP - Unicap
Rosto de indígena que viveu há 2 mil anos em Pernambuco é reconstituído
Pesquisadores reconstituíram pela primeira vez o rosto de uma indígena que viveu há 2 mil anos no Brasil, a partir do crânio encontrado no Agreste de Pernambuco.
A mulher pertenceu a um grupo nômade e tinha idade entre 15 e 18 anos, de acordo com os cientistas.
Considerada parente mais antiga dos pernambucanos, a índia viveu no município de Brejo da Madre de Deus. A face foi reconstituída pelo designer Cícero Moraes, que mora em Sinop (MT).
“O processo de reconstrução facial forense inicia a partir do momento que o especialista faz um levantamento a partir do crânio, do sexo, da faixa etária e da ancestralidade do indivíduo a ser reconstruído”, explicou em entrevista à Globo.
“Posteriormente, neste caso, foi feita uma série de fotografias no crânio. Essas fotos foram enviadas para um algoritmo computacional que converteu a sequência em um objeto 3D compatível com o crânio”, afirmou o especialista.
A partir do crânio, foi possível definir, com o auxílio de programas de computador, a espessura da pele e a posição dos músculos e das orelhas, além de projeções do nariz e dos lábios. Pelo processo de escultura digital, o rosto ganhou acabamento.
últimas notícias
Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP
A equipe do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap, inaugurou no dia 06 de julho de 2023 ás 18h, dois novos espaços que foram possíveis a partir de uma Emenda Parlamentar vinculado ao Ministério do Turismo e de bolsas de apoio á pesquisa fornecidas pela FACEPE. O projeto de construção teve duração de três anos e contou ainda com o apoio de uma rede de museus brasileiros ao qual o Museu da UNICAP tem vínculo, bem como outros parceiros em um equipe diversa.
Estiveram presentes na ocasião juntamente com a equipe do Museu, representantes da mesa diretora, o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
Equipe do Museu composta pela Coordenação (Dra. Roberta R. Pinto), Assessoria (Dr. Leonardo Chaves) e a Museóloga (Rebecka Borges) com o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
A nova exposição "Do mar ao Sertão" conta sobre a Biodiversidade do Estado de Pernambuco de uma forma mais imersiva em que o visitante tenha a sensação de estar passeando pelos ambientes e conhecendo sobre a vasta diversidade dos biomas.
Expositores dos Biomas da Mata Atlântica e da Caatinga
Um auditório de projeção 3D também foi inaugurado na mesma ocasião com a exibição de um vídeo 3D produzido pela nossa equipe em que o visitante teve a experiência de viajar aos arredores da Furna do Estrago e conhecer sobre a biodiversidade associada a população que viveu a 2.000 anos a.p.
Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, com a experiência 3D
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
