Descoberta de como a peste negra afetou o meio rual do Reino Unido Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP - Unicap
Descoberta de como a peste negra afetou o meio rual do Reino Unido
Durante meses, a peste negra assolou a Europa, matando milhares de pessoas, sendo considerada uma das maiores epidemias já relatadas no mundo. No Reino Unido, estima-se que tenha eliminado metade da população durante aquele período e apesar disso, não é tão comum que se encontrem cemitérios da época. Um estudo recente publicado na Antiquity, da Universidade de Cambridge, apresenta a descoberta de um cemitério no condado de Lincolnshire, no leste da Inglaterra, onde foram achados aproximadamente 48 corpos, entre homens, mulheres e crianças. A partir do radiocarbono foram datados do século XIV. A identificação positiva da bactéria Yersinia pestis, nos remanescentes sugere que estes tenham morrido de Peste Negra. O sítio representa o primeiro registro de cemitério de Peste Negra em um contexto não urbano, e comprova a evidência de um grande impacto da epidemia em comunidades rurais.
É difícil subestimar a devastação causada pelo aparecimento da chamada Peste Negra, ou segunda pandemia de grande praga, na Inglaterra entre 1348 e 1349. Até o momento, a evidência arqueológica desse desastre, pelo menos na Inglaterra, é relativamente pequena. Está bem documentado que, em Londres, dois cemitérios de emergência foram abertos especificamente para gerenciar o grande número de mortos em pragas. Escavações arqueológicas em East Smithfield confirmaram a presença de um desses cemitérios, iluminando como as autoridades urbanas lidavam com a crescente emergência, principalmente através do uso de valas comuns
últimas notícias
Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP
A equipe do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap, inaugurou no dia 06 de julho de 2023 ás 18h, dois novos espaços que foram possíveis a partir de uma Emenda Parlamentar vinculado ao Ministério do Turismo e de bolsas de apoio á pesquisa fornecidas pela FACEPE. O projeto de construção teve duração de três anos e contou ainda com o apoio de uma rede de museus brasileiros ao qual o Museu da UNICAP tem vínculo, bem como outros parceiros em um equipe diversa.
Estiveram presentes na ocasião juntamente com a equipe do Museu, representantes da mesa diretora, o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
Equipe do Museu composta pela Coordenação (Dra. Roberta R. Pinto), Assessoria (Dr. Leonardo Chaves) e a Museóloga (Rebecka Borges) com o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
A nova exposição "Do mar ao Sertão" conta sobre a Biodiversidade do Estado de Pernambuco de uma forma mais imersiva em que o visitante tenha a sensação de estar passeando pelos ambientes e conhecendo sobre a vasta diversidade dos biomas.
Expositores dos Biomas da Mata Atlântica e da Caatinga
Um auditório de projeção 3D também foi inaugurado na mesma ocasião com a exibição de um vídeo 3D produzido pela nossa equipe em que o visitante teve a experiência de viajar aos arredores da Furna do Estrago e conhecer sobre a biodiversidade associada a população que viveu a 2.000 anos a.p.
Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, com a experiência 3D
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
