Cientistas descobrem 81 aldeias "antigas" na Amazônia

Publicado Por: Museu da Unicap
29 mar 2018
Visualizações:
805
Compartilhar

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriu 81 aldeias que, segundo seus cálculos, foram habitadas por entre 500.000 e 1 milhão de pessoas entre os anos de 1200 e 1450.

Um aspecto interessante da descoberta é que os assentamentos ficam distantes dos principais rios, o que contraria a tese de que as maiores populações anteriores à chegada dos europeus na América se concentravam em torno de grandes fontes de água.

Até pouco tempo atrás estimava-se que, viviam 8 milhões de pessoas nos 5,5 milhões de km2 da Amazônia. Entretanto, com esta descoberta, sugere que só em 2.000 km2 viviam cerca de 750 mil pessoas.

O arqueólogo brasileiro Jonas Gregorio de Souza, que é coautor do artigo publicado na Nature, Communications comentou: "Há regiões da Amazônia sobre as quais não se sabia absolutamente nada. Essas áreas desmatadas nos ajudam a entender melhor as populações que viviam aqui e como se relacionavam com a paisagem." Para Souza, estes assentamentos abrem caminho para novas investigações e descobertas. "Continuar a investigar essas culturas nos permitirá aprender qual a melhor forma de garantir a convivência sustentável de grandes populações com o meio ambiente."

A descoberta foi possível devido a imagens de satélite e aéreas realizadas nas áreas da Amazônia que sofrem com intensos desmatamentos da Amazônia.

 

Reportagem publicada na BBC Brasil 

Para acessar o artigo completo 

Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP

Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP

Publicado Por: Museu da Unicap
06 jul 2023
Visualizações:
1809
Compartilhar

A equipe do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap, inaugurou no dia 06 de julho de 2023 ás 18h, dois novos espaços que foram possíveis a partir de uma Emenda Parlamentar vinculado ao Ministério do Turismo e de bolsas de apoio á pesquisa fornecidas pela FACEPE. O projeto de construção teve duração de três anos e contou ainda com o apoio de uma rede de museus brasileiros ao qual o Museu da UNICAP tem vínculo, bem como outros parceiros em um equipe diversa.

Estiveram presentes na ocasião juntamente com a equipe do Museu, representantes da mesa diretora, o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.

Equipe do Museu composta pela Coordenação (Dra. Roberta R. Pinto), Assessoria (Dr. Leonardo Chaves) e a Museóloga (Rebecka Borges) com o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega. 

 

A nova exposição "Do mar ao Sertão" conta sobre a Biodiversidade do Estado de Pernambuco de uma forma mais imersiva em que o visitante tenha a sensação de estar passeando pelos ambientes e conhecendo sobre a vasta diversidade dos biomas. 

                                        Expositores dos Biomas da Mata Atlântica e da Caatinga

 

Um auditório de projeção 3D também foi inaugurado na mesma ocasião com a exibição de um vídeo 3D produzido pela nossa equipe em que o visitante teve a experiência de viajar aos arredores da Furna do Estrago e conhecer sobre a biodiversidade associada a população que viveu a 2.000 anos a.p.

 

                                   Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, com a experiência 3D

LOCALIZAÇÃO


CONTATO


Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista Recife-PE.

+55 (81) 2119-4144 / 2119-4192

museu.unicap@unicap.br