Brejo da Madre de Deus vivencia XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP - Unicap
Brejo da Madre de Deus vivencia XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
O município do Brejo da Madre de Deus vivenciou de 13 a 18 de Agosto, a XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com diversas atividades elaboradas pela Prefeitura Municipal e aprovada pela FUNDARPE e SECULT.
No primeiro dia, foi realizada a exposição – do Sertão a Ficção – aos pés das montanhas, no Centro Cultural (Antiga Casa de Câmara e Cadeia) tendo como público alvo os professores e alunos do município, bem como o público em geral.
Já durante a noite, o arquiteto e urbanista José Carlos dos Santos Filho ministrou uma palestra na Escola de Referência em Ensino Médio André Cordeiro, conscientizando da importância da preservação do Sítio Histórico do Brejo da Madre de Deus. Os alunos e professores da própria unidade de ensino foram alvos do evento.
No dia seguinte, as atividades tiveram início logo pela manhã, quando foi realizada visita guiada com alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, na Furna do Estrago aonde foi visto o Cemitério Indígena e a Pedra do Letreiro. O tema escolhido para o passeio foi “Impactos e Perspectivas”.
Em seguida, foi realizada com os alunos e professores do município, uma visita denominada “Vida e Arte: Mestre Biu Mendonça, o brincante da cultura brejense”, no Centro Cultural da cidade.
No Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus ainda aconteceu a Oficina de Patrimônio Arqueológico.
Dando continuidade a programação, no terceiro dia, foi realizada pela manhã uma Ação Educativa – Revisitando a Furna do Estrago: A história dos habitantes do Brejo da Madre de Deus, tendo como público alvo os gestores que trabalham no poder público municipal.
Alunos, professores, pesquisadores e público em geral, foram impactados com a palestra “O Flautista de 2000 anos” ministrada pela professora Roberta Richard – coordenadora do Museu de Arqueologia UNICAP. O evento foi realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Maria da Gloria Aguiar.
Na última sexta-feira, o Museu Histórico Municipal Dulce Pinto foi palco para a Ação Educativa – Gestão Compartilhada: Perspectivas e Desafios envolvendo os gestores.
No encerramento, outra Ação Educativa foi realizada no Mirante da Serra da Prata com tema ‘O Brejo visto de cima: Encantos e Sabores.
últimas notícias
Inauguração de Novos Espaços do Museu da UNICAP
A equipe do Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da Unicap, inaugurou no dia 06 de julho de 2023 ás 18h, dois novos espaços que foram possíveis a partir de uma Emenda Parlamentar vinculado ao Ministério do Turismo e de bolsas de apoio á pesquisa fornecidas pela FACEPE. O projeto de construção teve duração de três anos e contou ainda com o apoio de uma rede de museus brasileiros ao qual o Museu da UNICAP tem vínculo, bem como outros parceiros em um equipe diversa.
Estiveram presentes na ocasião juntamente com a equipe do Museu, representantes da mesa diretora, o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
Equipe do Museu composta pela Coordenação (Dra. Roberta R. Pinto), Assessoria (Dr. Leonardo Chaves) e a Museóloga (Rebecka Borges) com o Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, e o Pró-Reitor de Graduação, Degislando Nóbrega.
A nova exposição "Do mar ao Sertão" conta sobre a Biodiversidade do Estado de Pernambuco de uma forma mais imersiva em que o visitante tenha a sensação de estar passeando pelos ambientes e conhecendo sobre a vasta diversidade dos biomas.
Expositores dos Biomas da Mata Atlântica e da Caatinga
Um auditório de projeção 3D também foi inaugurado na mesma ocasião com a exibição de um vídeo 3D produzido pela nossa equipe em que o visitante teve a experiência de viajar aos arredores da Furna do Estrago e conhecer sobre a biodiversidade associada a população que viveu a 2.000 anos a.p.
Pró-Reitor Administrativo, Pe. Carlos Fritzen, com a experiência 3D
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
