A arqueóloga brasileira Niède Guidon ganha premiação internacional por seu trabalho desenvolvido no Piauí - Unicap
A arqueóloga brasileira Niède Guidon ganha premiação internacional por seu trabalho desenvolvido no Piauí
A arqueóloga brasileira Niède Guidon nascida em São Paulo, aos 88 anos, é uma das vencedoras do renomado Prêmio Hypatia Awards 2020. O prêmio é dado em reconhecimento as suas pesquisas desenvolvidas no Piauí.
Doutora em Arqueologia pela Universidade de Sorbonne, na França, e com especialização em Pré-história, a arqueóloga Niède Guidon, há 30 anos, pesquisa sobre a chegada dos primeiros habitantes no Brasil. Ela decidiu se mudar para a cidade de São Raimundo Nonato - Piauí, em 1922, afim de dar continuidade em suas pesquisas. Lá, ela encontrou inúmeras manifestações de pinturas rupestres, indicando que as primeiras presenças humanas no Brasil chegaram na região há cerca de 100 mil anos. Hoje, a pesquisadora é conhecida mundialmente por suas pesquisas e pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara que foi criado em 1979, sendo, hoje, patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco.
O evento em que a arqueóloga iria receberia a premiação, aconteceria na Itália durante a Bienal de Arquitetura e Restauração Urbana (BRAU5) que estava para acontecer nos dias 15 a 30 de outubro de 2020, mas foi adiado para os dias entre 15 a 30 de abril de 2021. Ela foi a única sul americana prestigiada nessa premiação.
Fonte de origem:
PIAUÍ HOJE. Niède Guidon vence prêmio internacional por seu trabalho no Piauí. Disponível em: https://piauihoje.com/noticias/geral/niede-guidon-vence-premio-internacional-por-seu-trabalho-no-piaui-362035.html. Acesso em: 23 abr. 2021.Referências:
SUPER ABRIL. O primeiro brasileiro. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-primeiro-brasileiro/. Acesso em: 23 abr. 2021.
PESQUISA FAPESPE. Niède Guidon. Disponível em: Revista Piauí. Acesso em: 23 abr. 2021.