Indústrias Criativas (PPGIC) - Unicap
Indústrias Criativas (PPGIC)
O Mestrado Profissional em Indústrias Criativas sintetiza a interação de diferentes ramos do conhecimento voltados à produção e à difusão de bens cujo maior valor é a criatividade. Seu principal objetivo é contribuir para a resolução de problemas em ambientes de convergência midiática.
O curso une em torno dos chamados setores criativos elementos de Jornalismo, Jogos Digitais, Fotografia, Relações Públicas, Economia, Arquitetura, Direito, Publicidade e Propaganda. Nesse sentido, os egressos do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas estarão aptos a desenvolver suas habilidades com excelência em contextos de mercados cada vez mais híbridos, não somente em relação a linguagens e narrativas, mas também em termos de modelos de negócios.
Trata-se, portanto, uma excelente oportunidade para que profissionais já inseridos nesse contexto aprimorem e sofistiquem seus procedimentos. Ao mesmo tempo, o curso oferece a possibilidade de uma inserção qualificada àqueles que pretendem empreender no setor das Indústrias Criativas.
O Mestrado será integralizado no prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres), prorrogável em situações excepcionais por, no máximo, seis meses. Será disponibilizado um total de 30 vagas por processo seletivo.
É imprescindível o atendimento de duas etapas à obtenção de título de Mestre: (i) cumprimento mínimo de 24 créditos (disciplinas, seminários, congressos, publicação) e produção do trabalho de conclusão de curso (produto experimental final).
Objetivo geral
Consolidar o PPGIC como um centro de excelência regional na formação de pesquisadores e na produção de soluções inovadoras e aplicadas para os desafios das indústrias criativas, com foco na qualificação profissional, no fortalecimento institucional, na inserção territorial e na geração de impactos sociais, culturais e econômicos.
Objetivos específicos
i) Promover a formação crítica e técnica de profissionais das indústrias criativas, com base em práticas interdisciplinares e alinhadas às demandas regionais;
ii) Incentivar a produção técnico-científica aplicada, em articulação com atores sociais, públicos e privados do ecossistema criativo nordestino;
iii) Estimular projetos de pesquisa, extensão e inovação voltados ao enfrentamento das desigualdades regionais e à valorização da diversidade cultural, como forma de promover a prosperidade econômica;
iv) Fortalecer a visibilidade institucional e a articulação do Programa com redes de pesquisa, políticas públicas e setores produtivos do território;
v) Ampliar a inserção qualificada dos egressos, com acompanhamento sistemático de suas trajetórias profissionais e acadêmicas.
Componentes curriculares
As disciplinas se dividem conforme classificação abaixo:
1) Módulo Obrigatório Comum: constituído por duas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do mestrado, oferecidas sequencialmente, uma em cada semestre (45 horas/aula e 3 créditos cada).
1.1. Disciplina obrigatória comum: Criatividade e Processos Criativos, oferecida no primeiro semestre;
1.2. Disciplina obrigatória comum: Metodologia de Pesquisa Aplicada, oferecida no segundo semestre.
2) Módulo Obrigatório Específico: constituído por uma disciplina obrigatória para todos os alunos a depender da respectiva linha de pesquisa (45 horas/aula e 3 créditos cada)
2.1. Linha 1: Narrativas transmidiáticas, oferecida no primeiro semestre;
2.2. Linha 2: Poder e consumo na sociedade contemporânea, oferecida no primeiro semestre.
3) Módulo de Eletivas: constituído por, ao menos, três disciplinas eletivas a serem escolhidas pelo aluno, independente da linha de pesquisa por ele adotada (45 horas/aula e 3 créditos cada).
3.1. Linha 1:
3.1.1. Gamificação
3.1.2. Arte, Cultura e Tecnologia
3.1.3. Gestão Estratégica de Produtos Criativos
3.1.4. Linguagens Audiovisuais
3.1.5. Design da Informação
3.1.6. Mídias Digitais
3.2. Linha 2:
3.2.1. Propriedade Intelectual
3.2.2. Gestão e Mercado
3.2.3. Tópicos Avançados em Indústrias Criativas
3.2.4. Políticas Públicas e Cidades Criativas
3.2.5. Empreendedorismo e Inovação
3.2.6. Políticas de Comunicação e de Cultura
Ementas das Disciplinas: (Clicar aqui)
Corpo docente
O corpo docente permanente do Mestrado é formado por 9 professores/pesquisadores distribuídos em duas linhas de pesquisa da seginte forma:
Linha 1: Tecnologias, Linguagens e Produtos
ANDREA DO NASCIMENTO DORNELAS CAMARA
Doutora em Urbanismo pela Universitat Politecnica de Catalunya (2011), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), Professora Adjunta I do curso de arquitetura e urbanismo e do Programa de pós-graduação em Indústrias Criativas. Pesquisadora do laboratório das Paisagens Culturais. Integrante do L.I.C.E.U _laboratório de inovação, criatividade e empreendedorismo da Unicap,articulado a rede de inovação social Ashoka-U. Foi coordenadora geral do projeto Plano Centro Cidadão, rede de pesquisa e estudos para o centro continental do Recife. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no projeto urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, tipologia arquitetônica e morfologia do espaço urbano.
ANTHONY JOSE DA CUNHA CARNEIRO LINS
Doutor em Biotecnologia pelo programa Renorbio (Fevereiro/2018), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como tema de pesquisa Aplicação de Aprendizagem de Máquina no Diagnóstico de Declínio Cognitivo e Demência de Alzheimer baseado em Testes Cognitivos e Marcadores Genéticos. Possui título de Mestre em Engenharia da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Agosto/2012). Possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e projetos de inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, prospecção de negócios, sistemas inteligentes, e jogos.
BRENO JOSÉ ANDRADE DE CARVALHO
Docente da UNICAP desde 2006, graduado em Relações Públicas (UNICAP, 1999), mestrado em Design (UFPE, 2014) e doutorando em Design (UFPE, 2015-2018). Atua nos cursos de Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de Comunicação Visual, Web Design e desenvolvimento de games, com ênfase em processos de criação e edição em multiplataformas. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: identidade visual, marca mutante, marca mutante jogável, interface, doodle, cultura, games, UX e tecnologias 3D.
DARIO BRITO ROCHA JÚNIOR
Docente da UNICAP desde 2009, graduado em Jornalismo (UNICAP, 2001), mestre em Linguística (UFPE, 2005) e doutorando em Design (UFPE, 2012-2016). Atua nos cursos de Jornalismo, Jogos Digitais e Fotografia da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação em crítica cultural e reportagem em jornalismo impresso e online. Como pesquisador, atua principalmente no estudo de linguagens, narrativas digitais, design da informação, produção de moda e indumentária de personagens.
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010), mestrado e Doutorado acadêmico em Design (2012 e 2018, respectivamente, também na UFPE. Atualmente é presidente da Marco Zero Conteúdo e professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Linha 2: Gestão, Mercado e Sociedade
CARLA PATRÍCIA PACHECO TEIXEIRA
Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), especialização em Desenho - Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Atualmente é coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, onde é professora assistente 4. Os campos de pesquisa são, principalmente, narrativas transmidiáticas, interseccionalidade, inovação, newsgames, jogos digitais, identidades culturais, programação visual, interfaces digitais e hibridizações.
CLÁUDIO ROBERTO DE ARAÚJO BEZERRA
Docente da UNICAP desde 2001, graduado em Jornalismo (UNICAP, 1997), mestre em Comunicação (UFPE, 2001) e doutor em Multimeios (UNICAMP, 2009). Atua no curso de Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de produção audiovisual, em TV e em produtoras independentes. Como pesquisador, estuda história e estética do teatro e do audiovisual, com ênfase no cinema documentário.
JOÃO GUILHERME DE MELO PEIXOTO
Docente da UNICAP desde 2013, graduado em Jornalismo (UFPE, 2009), mestre em Comunicação (UFPE, 2012), doutor em Comunicação (UFPE, 2016), com período sanduíche em Universidad de Navarra (Orientador: Ramón Salaverría). Atua no curso de Fotografia da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação em assessoria de comunicação, com ênfase em gestão estratégica da informação. Como pesquisador, investiga o impacto das mudanças tecnológicas nas esferas de produção, edição e circulação/consumo da fotografia em tempos de convergência digital.
JULIANO MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA
Docente da UNICAP desde 2010, graduado em Jornalismo (UNICAP, 2004) e em Ciências Sociais (UFPE, 2006), mestre em Ciência Política (UFPE, 2010), doutor em Ciência Política (UFPE, 2015), com pós-doutoramento em andamento (UFBA, 2016-2017). Atua no curso de Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo opinativo impresso e produção audiovisual. Como pesquisador, estuda a relação entre mídia e democracia, com ênfase em políticas públicas de comunicação e cultura. É coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
> Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil
> Reitor
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
> Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
> Coordenadora de Pós-graduação
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira
> Coordenador Geral de Pesquisa
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior
>>Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Indústrias Criativas
Prof. Dr. João Guilherme de Melo Peixoto
E-mail.: joao.peixoto@unicap.br
Secretaria de Registros e Controle Acadêmico
Secretaria Administrativa
Sérgio de Araújo Wanderley
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Almeida Cunha, 245, Bloco G4, Térreo
Boa Vista, Recife – PE, Brasil – CEP: 50.050-480
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira 8h30 às 11h / 12h às 16h / 17h às 21h30
Fone (também Whatsapp)
(81) 99146-6993
Email
secretariastrictosensu@unicap.br e ppgcriativas@unicap.br
Legislação da Pós
- Constituição do Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Reconhecimento de diplomas de Pós-graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado obtidos em IES estrangeiras
- Regimento Geral dos cursos de Pós-graduação da Unicap
- Estágio em Docência para os alunos dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Alunos Especiais e outros Programas
Documentos do Programa
- Regimento do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas
Desde o ano de 2020 a Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Indústrias Criativa sistematiza uma metodologia, guiada pelas diretrizes de autoavaliação dos programas de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco e pelas indicações fornecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Atualmente a Comissão de autoavaliação do Mestrado em Indústrias Criativas se desdobra no delineamento avaliativo a adotar. Seguindo as orientações estabelecidas, o Programa passará em seguida a atentar para as questões mais técnicas, elaborando seu Projeto de Autoavaliação.
Dessa elaboração de projeto de autoavaliação constarão as seguintes seções, mínima e obrigatoriamente:
– Objetivos.
– Estratégias.
– Método – técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados.
– Cronograma.
– Recursos.
– Equipe de implementação / responsabilidades.
– Formas de disseminação dos resultados.
– Monitoramento do uso dos resultados.
De acordo com o Documento Norteador, as etapas seguintes serão:
Implementação - que deverá ser monitorada de forma que possam ser propostas e adotadas medidas para assegurar que, mesmo com mudanças, a autoavaliação atinja seus objetivos;
Divulgação dos resultados – etapa que deve seguir dois princípios básicos: a) os resultados deverão ser conhecidos a tempo de informar as tomadas de decisão (perecibilidade) e de serem utilizados; b) a divulgação deverá empregar linguagem clara, objetiva, de forma a se mostrar acessível a todos os seus públicos-alvo;
Uso dos resultados;
Metaavaliação – Reproduzimos os termos do Documento Norteador: “Nesta etapa, é importante que o grupo reserve um momento para avaliar a própria sistemática de avaliação adotada pelo Programa durante um determinado ciclo, ajustando-a, caso necessário”.
- Comissão de Autoavaliação (Clicar aqui)
- Manual de Autoavaliação da PROPESP (Clicar aqui)
Linha 1 – Tecnologias, linguagens e produtos
A presente linha de pesquisa se propõe a analisar como tecnologias, estratégias narrativas e processos de elaboração e circulação de produtos se relacionam no ambiente das indústrias criativas. Essa relação será investigada a partir de tecnologias e produtos frutos da interdisciplinaridade entre diferentes campos de atividade e de conhecimento, como comunicação, games, publicidade, design, fotografia, moda, música, audiovisual e computação, entre outros. Os projetos desenvolvidos nesta linha objetivam analisar padrões estético-narrativos vigentes, identificar tendências e, ao mesmo tempo, propor ações inovadoras para solucionar problemas identificados no mercado.
Linha 2 – Gestão, Mercado e Sociedade
Os estudos inseridos nesta linha de pesquisa investigam a relação entre gestão da tecnologia, estruturas de mercado e sociedade no contexto de novos modelos de negócio da indústria criativa. São seus objetos de estudo questões relacionadas a processos de interação estratégica entre os principais atores políticos, sociais e econômicos presentes nesse cenário, com ênfase em seus interesses e ações inovadoras e empreendedoras. Os projetos desenvolvidos nesta linha buscam compreender como esses processos estruturam, mantêm ou modificam relações de poder e de consumo na sociedade contemporânea, bem como propor soluções em termos de políticas e gestão de comunicação e cultura.
Linha 1: Tecnologias, Linguagens e Produtos
ANDREA DO NASCIMENTO DORNELAS CAMARA
Doutora em Urbanismo pela Universitat Politecnica de Catalunya (2011), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), Professora Adjunta I do curso de arquitetura e urbanismo e do Programa de pós-graduação em Indústrias Criativas. Pesquisadora do laboratório das Paisagens Culturais. Integrante do L.I.C.E.U _laboratório de inovação, criatividade e empreendedorismo da Unicap,articulado a rede de inovação social Ashoka-U. Foi coordenadora geral do projeto Plano Centro Cidadão, rede de pesquisa e estudos para o centro continental do Recife. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no projeto urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, tipologia arquitetônica e morfologia do espaço urbano.
ANTHONY JOSE DA CUNHA CARNEIRO LINS
Doutor em Biotecnologia pelo programa Renorbio (Fevereiro/2018), vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, tendo como tema de pesquisa Aplicação de Aprendizagem de Máquina no Diagnóstico de Declínio Cognitivo e Demência de Alzheimer baseado em Testes Cognitivos e Marcadores Genéticos. Possui título de Mestre em Engenharia da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Agosto/2012). Possui vasta experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Linguagens de Programação e projetos de inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, prospecção de negócios, sistemas inteligentes, e jogos.
BRENO JOSÉ ANDRADE DE CARVALHO
Docente da UNICAP desde 2006, graduado em Relações Públicas (UNICAP, 1999), mestrado em Design (UFPE, 2014) e doutorando em Design (UFPE, 2015-2018). Atua nos cursos de Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de Comunicação Visual, Web Design e desenvolvimento de games, com ênfase em processos de criação e edição em multiplataformas. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: identidade visual, marca mutante, marca mutante jogável, interface, doodle, cultura, games, UX e tecnologias 3D.
DARIO BRITO ROCHA JÚNIOR
Docente da UNICAP desde 2009, graduado em Jornalismo (UNICAP, 2001), mestre em Linguística (UFPE, 2005) e doutorando em Design (UFPE, 2012-2016). Atua nos cursos de Jornalismo, Jogos Digitais e Fotografia da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação em crítica cultural e reportagem em jornalismo impresso e online. Como pesquisador, atua principalmente no estudo de linguagens, narrativas digitais, design da informação, produção de moda e indumentária de personagens.
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), especialização em Design da Informação pela mesma instituição (2010), master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra (2010), mestrado e Doutorado acadêmico em Design (2012 e 2018, respectivamente, também na UFPE. Atualmente é presidente da Marco Zero Conteúdo e professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Linha 2: Gestão, Mercado e Sociedade
CARLA PATRÍCIA PACHECO TEIXEIRA
Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), especialização em Desenho - Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Atualmente é coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, onde é professora assistente 4. Os campos de pesquisa são, principalmente, narrativas transmidiáticas, interseccionalidade, inovação, newsgames, jogos digitais, identidades culturais, programação visual, interfaces digitais e hibridizações.
CLÁUDIO ROBERTO DE ARAÚJO BEZERRA
Docente da UNICAP desde 2001, graduado em Jornalismo (UNICAP, 1997), mestre em Comunicação (UFPE, 2001) e doutor em Multimeios (UNICAMP, 2009). Atua no curso de Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de produção audiovisual, em TV e em produtoras independentes. Como pesquisador, estuda história e estética do teatro e do audiovisual, com ênfase no cinema documentário.
JOÃO GUILHERME DE MELO PEIXOTO
Docente da UNICAP desde 2013, graduado em Jornalismo (UFPE, 2009), mestre em Comunicação (UFPE, 2012), doutor em Comunicação (UFPE, 2016), com período sanduíche em Universidad de Navarra (Orientador: Ramón Salaverría). Atua no curso de Fotografia da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação em assessoria de comunicação, com ênfase em gestão estratégica da informação. Como pesquisador, investiga o impacto das mudanças tecnológicas nas esferas de produção, edição e circulação/consumo da fotografia em tempos de convergência digital.
JULIANO MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA
Docente da UNICAP desde 2010, graduado em Jornalismo (UNICAP, 2004) e em Ciências Sociais (UFPE, 2006), mestre em Ciência Política (UFPE, 2010), doutor em Ciência Política (UFPE, 2015), com pós-doutoramento em andamento (UFBA, 2016-2017). Atua no curso de Jornalismo da UNICAP. Como profissional, possui histórico de atuação nas áreas de telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo opinativo impresso e produção audiovisual. Como pesquisador, estuda a relação entre mídia e democracia, com ênfase em políticas públicas de comunicação e cultura. É coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
Midia e Cultura Contemporânea
O Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea apresenta duas linhas de pesquisa: (i) Linguagens audiovisuais; e (ii) Mídia, comercialização e transformação de produtos culturais. Ele é coordenado pelo professor doutor Filipe Tavares Falcão Maciel e vice-coordenado pelo professor doutor Cláudio Roberto de Araújo Bezerra.
Seu histórico inclui pesquisas relevantes, a exemplo do projeto “Os limites entre o cinematográfico e o televisivo na obra de Guel Arraes”. A produção de Guel Arraes foi analisada sob o ponto de vista da interdisciplinaridade, em que dialogam os estudos audiovisuais, a cultura popular, a semiótica, a sociologia da comunicação e as teorias do cinema.
Uma das metas do Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea é ampliar a cooperação com pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.
CREATECH – Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento de Soluções e Produtos em Indústrias Criativas
Liderado por Dario Brito e João Guilherme Peixoto, com a participação de Breno Carvalho, Anthony Lins, Carolina Monteiro e orientandos de mestrado e PIBIC, articula as áreas de Comunicação, Design e Programação com duas linhas principais: (i) práticas tecnológicas disruptivas adaptadas a diferentes contextos e (ii) reconfigurações nos processos de criação, gestão, circulação e consumo. Com reuniões periódicas, seminários e trocas de pesquisa, o grupo busca atender a demandas sociais e de setores da economia criativa.
MEDIOS – Grupo de Pesquisas Avançadas em Indústrias de Mídia e Direitos Humanos
Coordenado por Juliano Domingues e Cláudio Bezerra, busca investigar a relação entre as indústrias midiáticas, democracia e direitos humanos. Entre seus objetivos estão: analisar estratégias das empresas de comunicação, investigar políticas de comunicação e cultura, promover a educomunicação, fomentar a cidadania mediática e contribuir com a popularização do conhecimento científico aplicado às garantias democráticas.
Aruanda
Voltado à análise crítica das transformações do capitalismo informacional sob a ótica da decolonialidade, da interseccionalidade e das epistemologias do Sul, propõe estudos e ações voltadas à documentação de experiências comunicacionais periféricas, realização de seminários e produção de conteúdos críticos. Sua abordagem articula filosofia da técnica, estudos de ciência e tecnologia e comunicação antirracista.
Alexandre Figueiroa Ferreira
- Produção, circulação e recepção do audiovisual contemporâneo.
Aline Maria Grego Lins
- Laboratórios Climáticos: fortalecendo a capacidade de investigação e inovação na América Latina, através de laboratórios de co-criação para mitigação e adaptação a ligações/mudanças climáticas.
- Produção, Circulação e recepção de produtos audiovisuais contemporâneos.
Anthony Jose Da Cunha Carneiro Lins
- Previsão de falhas para manutenção em sistemas elétricos usando deep learning em big data.
- Novos processos nas Indústrias Criativas: os impactos da inovação e da criatividade na concepção e utilização das tecnologias.
- Práticas tecnológicas disruptivas adaptadas a diferentes contextos.
- Climate Labs: Strengthening applied research and innovation capacities in Latin-America through co-creation labs for mitigation and adaptation to Climate Change (UNICAP, Ucaldas, UQ, UTP, UM, UDG, TEC, PUCRS, PUCPR, UL, UDG, UV)
Christianne Soares Falcao
- As tecnologias emergentes no processo criativo
Clarice Marinho Martins
- Inteligência artificial: intersecção entre a ciência jurídica e a tecnologia.
- Diagnóstico empírico sobre a produtividade e a funcionalidade do PJE em comparação com o sistema de processo físico tradicional.
- Contrato de computação em nuvem: estudo comparado entre Brasil e União Europeia
Claudio Roberto de Araujo Bezerra
- Indústrias Criativas audiovisuais luso-brasileiras. estudo comparado das políticas públicas federais para o fomento do audiovisual no Brasil e em Portugal
Dario Brito da Rocha Júnior
- Novos processos nas Indústrias Criativas: os impactos da inovação e da criatividade na concepção e utilização das tecnologias.
- Práticas tecnológicas disruptivas adaptadas a diferentes contextos.
- Laboratórios climáticos: fortalecendo a capacidade de investigação e inovação na América Latina através de laboratórios de co-criação para mitigação e adaptação a ligações climáticas/mudanças climáticas.
- Produção, Circulação e Recepção do Audiovisual Contemporâneo.
- Climate Labs: Strengthening applied research and innovation capacities in Latin-America through co-creation labs for mitigation and adaptation to Climate Change (UNICAP, Ucaldas, UQ, UTP, UM, UDG, TEC, PUCRS, PUCPR, UL, UDG, UV)
Joao Guilherme de Melo Peixoto
- Mapeamento de experiências inovadoras no fotojornalismo pernambucano.
- Desafios e perspectivas no processo de formação docente de agentes públicos em espaços educacionais denominados.
- Práticas tecnológicas disruptivas adaptadas a diferentes contextos.
- Novos processos nas Indústrias Criativas: os impactos da inovação e da criatividade na concepção e utilização das tecnologias.
- Entre a teoria e a prática: manuais de fotojornalismo e os novos conceitos para a atividade
José Alexandre Ferreira
- Abordagem estatística para a modelagem de dados reais em diversas áreas de conhecimento: ênfase concepção de indicadores de impacto e na aplicação de modelos incondicionais e de regressão.
Juliano Domingues
- Índice Chapultepec de Libertad de Expresión y de Prensa en las Américas de la Sociedad Interamericana de Prensa.
- What do the numbers say about Media and Democracy? Measuring and mapping TV market concentration in Latin America
Luiz Carlos Pinto da Costa Junior
- Mapeamento de inovação em metodologias, práticas de aprendizagem e narrativas em grupos periféricos
- Agência-laboratório de práticas inovadoras em Comunicação da UNICAP (UNILAB)
- Trabalho imaterial no Porto Digital
Para a realização das pesquisas, experimentos e atividades práticas tanto das disciplinas como dos trabalhos de conclusão do Mestrado, a UNICAP oferece a seguinte infraestrutura aos alunos:
- Laboratórios de Desenho e Multimídia Computadores com acesso à internet e tablets Wacom, além de scanner, projetores e filmadora de última geração para a criação de maquetes, sites, jogos digitais e ambientes 3D para realidade virtual e também de trabalhos de editoração de peças publicitárias e ebooks. Os espaços contam, ainda, com softwares usados no mercado, a exemplo do Pacote Adobe CC, Autodesc 3D MAX e Unity 3D Pro.
- Laboratório de Vídeo O laboratório é constituído por um estúdio de gravação, estrutura de chroma-key, DV-CAM, kits de iluminação externa, ilhas profissionais Apple para edição e pós-produção de vídeos, documentários e animações para ambiente digital. No ambiente são usados os softwares da Adobe After Efect e Final Cut Pro.
- Laboratório de Áudio Ambiente possui estrutura para captação simultânea de até cinco pontos de áudio em estúdio, mesa com 16 canais para edição e finalização de efeitos de som e mixagem. Conta com computadores Apple e plataforma Pro Tool.
- Laboratórios de Fotografia e de Edição de Imagem Laboratórios equipados com estúdio profissional fotográfico para captação de imagens digitais em altíssima resolução em formatos estáticos e dinâmicos para fins publicitários, jornalísticos e de entretenimento entre outros. Também contam com câmeras profissionais digitais, computadores e monitores para edição e manipulação de imagem através de softwares Adobe Photoshop e Light room. Além disso, possuem impressoras térmicas e de grande formato (plotter) para a impressão de imagens de alta definição.
PAVILHÃO MAKER UNICAP | ICAM
O Pavilhão Maker Unicap-ICAM constitui um laboratório produto do convênio entre a UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) e ICAM (Institut catholique d'arts et qaétiers), com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de competências necessárias à educação, inovação e criatividade. O projeto foi concebido a partir de uma intervenção no casarão mais antigo do campus da UNICAP, com 485,67m².
Espaço para eventos/lounge 100m²1
Espaço para coworking 169m²
Laboratório de prototipagem 68,40m²
Sala técnica 10,08m²
Sala de reuniões 12,68m²
Os espaços são articulados e atendem às normas de acessibilidade, proporcionando o desenvolvimento das metodologias ativas de aprendizagem, com mobiliário contemporâneo e detalhado especificamente para o empreendimento, sistema de refrigeração inteligente e controlado remotamente, sistema de controle de entrada e saída por meio de digital e câmeras de segurança, sistema de som embutido no forro acústico além de projeto paisagístico que integra o equipamento ao campus UNICAP.
A seguir a relação de equipamentos já adquiridos para o laboratório, além de consumíveis e materiais de apoio para funcionamento:
MAQUINÁRIO FABRICAÇÃO DIGITAL |
||
1 UN |
Cortadora a laser |
DuploTech 9060 - 1,60x1,25,1,20 |
1 UN |
CNC Router |
Compact Pro - 1600x1500x120mm |
1 UN |
Cortadora de vinil |
Cameo |
3 UN |
Impressora 3D |
IMPRESSORA 3D H5 |
1 UN |
COLETOR DE PÓ |
1 A 2 CV |
EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS |
||
5 UN |
Câmera Fotográfica |
Câmera Digital Nikon Coolpix P530 16.1MP |
20 UN |
Cartão de Memória |
Cartão de Memória SD 8GB |
2 UN |
Impressora multifuncional |
Multifuncional Officejet Pro 8610 A7F64A HP CX 1 UNMultifuncional Epson L365 EcoTank - Tanque de Tinta - Colorida Wi-Fi USB 2.0 |
18 UN |
Notebooks - sistema Windows |
Notebook Samsung Essentials E21 Intel Celeron - 4GB 500GB WIN - VGA |
6 UN |
FURADEIRA DE IMPACTO BOSCH GSB 13 |
650W COM 23 ACESSORIOS |
6 UN |
PARAFUSADEIRA A BASE 12V GSR100 |
|
12 UN |
DRONE |
MODELO MAVIC 2 PRO FLY |
12 UN |
PAR DE RECEPTORES |
GNSS RTK |
2 UN |
PROJETOR MULTIMIDIA |
WIFI |
1 UN |
TV SMART |
|
4 UN |
VIDEO WALL |
|
1 UN |
NOBREAK EATON 9130 3K VA 120V PADRÃO RACK 19 2U |
|
Recursos de informática
O Mestrado em Indústrias Criativas tem à sua disposição a estrutura de informática do Bloco G4, o qual conta com Internet por fibra ótica em todo o prédio, acessível por cabo ou wifi. Em termos de equipamento, destacam-se:
- 17 Notebooks Acer Aspire 3 A315-41 12GB 1TB 15,6” Windows 10
- 2 Projetor Epson Powerlite S31cd Svga Hdmi 2700 Lumens Wireless Ready
- 4 Projetores interativos BrightLink 695Wi+ Epson - 6000 ANSI Lumens
- Todas as salas com paredes com revestimento de quadro branco para escrever com caneta digital
- 2 Sistemas de som (mesa de som, amplificadores, caixas, microfones)
- 21 Computadores Desktop Com Monitor 19.5" Hdmi Easypc Slim Intel Core I5 6gb Hd 500gb Hdmi Full Hdcom caixas de som
- 21 Projetores Epson Powerlite S31cd Svga Hdmi 2700 Lumens
Auditório equipado com:
- 1 Notebook Acer Aspire 3 A315-41 12GB 1TB 15,6” Windows 10
- Tela de projeção 4m x 4m
- Projetor Benq Px9230 Xga 6.000 Lúmens 1024X768
- Sistema de som com cabine (mesa de som, amplificadores, Nobreaks, 3 microfones shure s/fio)
Há também na Biblioteca Central da UNICAP um laboratório de informática destinado aos discentes do Stricto Sensu para consulta às bases eletrônicas de dados.
A UNICAP possui, ainda, mais 4 grandes laboratórios de informática equipados, em média, com 40 computadores. Em todo o campus, ainda é disponibilizado acesso à internet sem fio à comunidade universitária. Eles também estão disponíveis para uso dos mestrandos em Indústrias Criativas.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Biblioteca Digital de Dissertações
[+] Clique e acesse as Dissertações do PPGIC
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações de outros PPGs da Unicap
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Áreas do CNPq
[+] Clique e acesse Teses e Dissertações por áreas
Biblioteca Central da Unicap
Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações.
- Orientações Gerais (Clicar aqui)
- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)
- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)
- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)
- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)
A inserção social do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas (PPGIC/UNICAP) destaca-se pela articulação entre formação profissional, inovação, impacto territorial e compromisso ético com a diversidade. Alinhado ao PDE 2021–2024, o Programa desenvolveu projetos aplicados em parceria com instituições públicas, empresas, coletivos culturais e organizações da sociedade civil, produzindo soluções reais para desafios contemporâneos.
Entre os destaques estão as ações junto ao IDEIAS TJPE e ao Conselho Nacional de Justiça; projetos financiados por CNPq, Facepe, Freedom Fund e SIP; ciclos formativos em territórios criativos; e o desenvolvimento de tecnologias sociais, produtos de comunicação, protótipos digitais e intervenções comunitárias. O Programa também promoveu eventos e políticas afirmativas em diálogo com o NEABI, fortalecendo práticas antirracistas, inclusivas e interseccionais.
A produção técnica e científica realizada por docentes e discentes gerou impactos sociais significativos, com circulação nacional e internacional, publicações qualificadas, participação em congressos, cooperação internacional e presença constante na mídia. Essa atuação reafirma o PPGIC como um agente ativo na construção de ecossistemas criativos, no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento de iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas da UNICAP consolidou-se, no quadriênio 2021–2024, como um eixo estruturante de sua atuação acadêmica e institucional. Em sintonia com as diretrizes do PDE do Programa e com o PDI 2023–2027 da Universidade, o PPGIC ampliou significativamente sua presença em redes globais de pesquisa, fortaleceu parcerias internacionais e intensificou a circulação transnacional da produção de docentes, discentes e egressos. O período foi marcado pela participação ativa de integrantes do Programa em iniciativas como o Climate Labs, rede internacional voltada à justiça climática e adaptação ambiental, e o Índice Chapultepec de Liberdade de Expressão, coordenado pela Sociedade Interamericana de Imprensa — ambos projetos que articulam dimensões aplicadas, impacto social e compromisso democrático. O Programa também estabeleceu cooperações estratégicas com instituições como a Universidade de Navarra, a Universidade Católica Portuguesa, a Tulane University e centros de pesquisa da Holanda e de Portugal, por meio de estágios pós-doutorais, missões de pesquisa e participação em eventos acadêmicos internacionais. Essas articulações ampliaram o intercâmbio científico e impulsionaram a produção de conhecimento comparado, fortalecendo a atuação do PPGIC em agendas globais da comunicação, criatividade, inovação e políticas públicas.
A internacionalização do PPGIC estende-se ainda ao currículo e à formação discente. Disciplinas, seminários e orientações são estruturados com forte presença de bibliografia internacional, e o Programa incentiva a participação de estudantes em congressos e publicações multilíngues, além de promover iniciativas que estimulam competências globais, como a escrita acadêmica em inglês e a compreensão de dinâmicas internacionais das indústrias criativas. A presença de professores visitantes estrangeiros, a participação em grupos de pesquisa internacionais e o envolvimento de discentes em projetos transnacionais reforçam a perspectiva interdisciplinar e conectada do Programa.
Todas essas ações evidenciam que a internacionalização no PPGIC não se dá como ação pontual, mas como política estruturante, integrada à missão institucional da UNICAP e às metas do PDE 2021–2024. Ela sustenta a projeção nacional e internacional do Mestrado, fortalece sua capacidade de produzir conhecimento relevante, amplia o impacto de suas pesquisas e consolida o Programa como ator qualificado no diálogo global sobre comunicação, criatividade, inovação, cultura e desenvolvimento sustentável.
Linha 1 - Tecnologias, linguagens e produtos
Profa. Dra. Andrea do Nascimento Dornelas Camara
Prof. Dr. Anthony José da Cunha Carneiro Lins - anthony.lins@unicap.br
Prof. Dr. Breno José Andrade de Carvalho - breno.carvalho@unicap.br
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior - dario.brito@unicap.br
Profa. Dra. Maria Carolina Maia Monteiro - carolina.monteiro@unicap.br
Linha 2 - Gestão, Mercado e Sociedade
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira - carla.teixeira@unicap.br
Prof. Dr. Cláudio Roberto de Araújo Bezerra - claudio.bezerra@unicap.br
Prof. Dr. João Guilherme de Melo Peixoto - joao.peixoto@unicap.br
Prof. Dr. Juliano Mendonça Domingues da Silva - juliano.domingues@unicap.br
Registramos atualmente mais de 40 mestres em Indústrias Criativas com trabalhos concluídos e apresentados. Dos diplomados, 31 mantiveram produção intelectual (bibliográfica, técnica e
artística) no quadriênio na área de economia da cultura e da criatividade – o que inclui atividades do mercado profissional e/ou a pesquisas acadêmicas.
Mais da metade de nossos alunos mantém ao ensino em instituições de ensino superior e a atividades no mercado de trabalho concomitantemente. Há ainda casos de novos negócios desenvolvidos a partir de produtos, plataformas ou serviços desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas ao longo do percurso da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Indústrias Criativas.
Os produtos e dissertações até agora concluídos formam um conjunto de trabalhos que representam com notável fidelidade as características das duas linhas de pesquisa do Mestrado em Indústrias Criativas: Tecnologias, linguagens e produtos e Gestão, Mercado e Sociedade. São trabalhos que atendem à necessidade de discutir e/ou apresentar soluções para problemas sociais, acionando o desenvolvimento inovador de dispositivos - sejam eles tecnológicos, didáticos ou midiáticos; ou estabelecendo caminhos resolutivos nos quais se procura dialogar com demandas do mercado e da sociedade civil. Esses dois “fronts”, que correspondem às duas linhas de pesquisa, se interpenetram.
Tanto a linha Tecnologias, Linguagens e Produtos quanto a linha Gestão, Mercado e Sociedade cobrem áreas tão diversas quanto as representadas nos trabalhos abaixo e seus cruzamentos: turismo e tecnologia mobile; jornalismo e ciência de dados, mas também produção audiovisual portátil; design e interação; games, TICs e segurança no trabalho; Inteligência artificial, política e fake news; mídias sonoras e redes sociais; gestão de produção audiovisual; infodemia e curadoria digital; marketing, consumo e produção de conteúdo web, entre outros.
Além da adequação, que se pode conferir acessando os trabalhos na Biblioteca Central Online, a distribuição dos trabalhos concluídos no quadriênio pelas Linhas de Pesquisa evidencia um equilíbrio em andamento: dos 36 trabalhos concluídos, 14 (38,8%) estão vinculados à linha Tecnologias, linguagens e produtos, enquanto 22 (60%) são da linha Gestão, Mercado e Sociedade.
Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:
Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
- o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
- o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Aluno especial e Aluno ouvinte
Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
- o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
- o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Obs.: O Aluno Especial poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.
Inscrições:
A documentação solicitada e do requerimento devem ser enviados para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 14/07/2025 a 08/08/2025.
Requerimentos:
- Aluno Especial (Clicar aqui)
- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)
Valor por disciplina:
- Valor por disciplina (Clicar aqui)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local
Rua Almeida Cunha, 245. bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480
Informações
(81) 2119.4369 /secretaria
(81) 2119.4388 /secretaria
(81) 2119.4015 /secretaria
Ramal
2119.4024 (coordenação)
Fax: (81) 2119.4020
Email
secretariastrictosensu@unicap.br
https://www.facebook.com/industriascriativasunicap/
https://www.instagram.com/mestradoindustriascriativas/
Processo Seletivo 2026
- Edital 2026 (Publicado em 22/10/2025)
- Clique aqui para fazer sua pré-inscrição
- Ficha de Inscrição – Mestrado
- Requerimento
O processo seletivo para o PPGIC - Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção 2026.
Homologação das Inscrições. (Clicar aqui)
Resultado Análise Carta de Intenções e Currículo. (Clicar aqui)
Horários das Entrevistas. (Clicar aqui)
Resultado Final da Seleção 2026. (Clicar aqui)
De 05 e 06/03/2026 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2026.
- As matrículas serão realizadas no Portal do Aluno da Pós-graduação (Clicar aqui)
- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)
Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.
Obs.2.: Orientação de matrícula - Em breve será divulgado.
Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)
Mestrado
- Edital 2024 (Clicar aqui)
- Edital 2023 (Clicar aqui)
- Edital 2022 (Clicar aqui)
- Edital 2021 (Clicar aqui)





