História (PPGH) - Unicap
História (PPGH)
Apresentação Geral
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH/UNICAP), na modalidade Mestrado Profissional, tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar de forma crítica e inovadora na produção e aplicação do conhecimento histórico, com ênfase nas experiências locais e regionais. Com área de concentração em História, Cultura e Memórias Municipais, o programa está comprometido com a valorização das memórias sociais, a educação histórica, a preservação do patrimônio cultural e a intervenção qualificada em diferentes contextos institucionais e comunitários.
Destinado a profissionais das mais diversas áreas, em especial aqueles vinculados à Educação Básica, à gestão cultural, aos museus, arquivos, centros de documentação e movimentos sociais, o PPGH/UNICAP promove a articulação entre teoria e prática, pesquisa e ação, ensino e cidadania. Seu diferencial está na formação voltada para o desenvolvimento de produtos técnicos, educacionais e culturais, capazes de contribuir para a transformação social e o fortalecimento da história pública nos municípios.
Com duas linhas de pesquisa – Relações de Poder, Política e Instituições e Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória –, o programa oferece um ambiente de formação interdisciplinar, conectado às demandas contemporâneas da sociedade e atento à pluralidade de saberes, experiências e territórios.
Área de Concentração: História, Cultura e Memórias Municipais
A área de concentração em História, Cultura e Memórias Municipais tem como foco a produção e a aplicação de conhecimentos históricos voltados para os contextos locais e regionais, especialmente no âmbito dos municípios. Busca-se compreender criticamente os processos históricos que configuram as culturas, instituições e memórias das comunidades, em suas múltiplas expressões. A partir de uma perspectiva interdisciplinar e de forte inserção territorial, essa área valoriza a elaboração de produtos técnicos e pedagógicos que promovam a democratização do saber histórico, a educação para a cidadania e o fortalecimento da história pública.
A área articula teoria, método e prática em torno de problemas históricos concretos vivenciados nas realidades locais, especialmente na Educação Básica, em espaços culturais e em iniciativas de preservação da memória social. Estimula a atuação profissional em redes escolares, arquivos, museus, centros de documentação, movimentos sociais e instituições públicas e privadas com foco em políticas culturais, patrimoniais e educacionais.
Linha de Pesquisa 1: Relações de Poder, Política e Instituições
Esta linha de pesquisa investiga, de forma aplicada, as dinâmicas do poder, as estruturas institucionais e as práticas políticas nos espaços municipais e regionais, em diferentes temporalidades. Analisa as formas de atuação de instituições como igrejas, escolas, sindicatos, prisões, associações, conselhos e instâncias administrativas locais, bem como seus vínculos com experiências de dominação, resistência, negociação e participação social.
Busca-se compreender os modos de funcionamento das instituições e seus impactos nas comunidades, considerando representações sociais, cultura política, práticas discursivas e microrrelações de poder. Incentiva-se a elaboração de produtos técnicos como sequências didáticas, exposições, roteiros de mediação cultural, materiais educativos e consultorias que contribuam com o ensino de história, a gestão institucional da memória e a formação cidadã.
Linha de Pesquisa 2: Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, de forma crítica e aplicada, os processos sociais, culturais e laborais vivenciados nos contextos municipais e suas repercussões na construção das identidades coletivas e na organização das memórias. Estuda práticas de trabalho, religiosidades,
festas populares, trajetórias de grupos e indivíduos, patrimônios materiais e imateriais, oralidades e visualidades, compreendendo-os como dimensões fundamentais da vida social.
Articulando história e educação, a linha prioriza ações de valorização da diversidade cultural, das memórias silenciadas e das pedagogias decoloniais. Estimula a produção de recursos didáticos, projetos de educação patrimonial, materiais multimídia, acervos digitais e produtos voltados à formação docente e à intervenção educacional em ambientes escolares e não escolares.
Objetivo Geral
Formar profissionais qualificados para a produção e a aplicação do conhecimento histórico em contextos locais e regionais, com ênfase em práticas educativas, patrimoniais, culturais e de memória, voltadas para a realidade das comunidades municipais. O Programa busca desenvolver competências para o exercício crítico e inovador da história em espaços formais e informais de educação, promovendo a cidadania, a valorização das identidades e a transformação social por meio de produtos e ações com impacto territorial.
Objetivos Específicos
- Capacitar profissionais para atuar em instituições de ensino, centros culturais, arquivos, museus, secretarias municipais e demais espaços que demandem conhecimento histórico aplicado;
- Fomentar a elaboração de produtos técnicos e pedagógicos inovadores no campo da história pública e da educação histórica, em diálogo com os desafios da Educação Básica;
- Estimular o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que dialoguem com as memórias sociais, os patrimônios culturais e as dinâmicas históricas das sociedades locais;
- Contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de preservação da memória e valorização da diversidade cultural nos municípios;
- Promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio de práticas que integrem teoria e ação nos processos de formação profissional e de intervenção social.
Créditos e Duração do curso
O Mestrado em História da Universidade Católica de Pernambuco tem duração de 24 meses, período que devem ser integralizados com o mínimo de 27 créditos, sendo 18 em disciplinas (2 obrigatórias e 04 optativas), 3 créditos em atividades supervisionadas e 6 em trabalho de elaboração da dissertação. Confira os 27 créditos como demonstrado abaixo:
- Disciplinas obrigatórias: 6 créditos;
- Disciplinas optativas: 12 créditos;
- Atividades supervisionadas: 3 créditos;
- Trabalho de Conclusão de Curso: 6 créditos.
Disciplinas obrigatórias (03 créditos)
- PHI6101 – Teoria e metodologia da pesquisa em História
- PHI6102 – Historiografia e história regional e local
Disciplinas optativas (03 créditos)
- PHI6201 História urbana contemporânea
- PHI6202 Escravidão, abolição e pós-abolição – debates historiográficos e experiências de pesquisa
- PHI6203 Cidade e campo: aspectos do patrimônio cultural e da memória local
- PHI6204 Análise institucional e institucionalismo histórico
- PHI6205 História ambiental
- PHI6206 Tópicos especiais de história administrativa do Brasil
- PHI6207 História das instituições punitivas e de controle social
- PHI6208 Educação, memória e patrimônio histórico
- PHI6209 História e cultura indígena
- PHI6210 História dos intelectuais e das elites culturais: historiografia, metodologia e categorias de análise
- PHI6211 Tratamento e organização de acervo documental
- PHI6212 Movimentos sociais, cultura política e relações de poder
- PHI6213 Iconografia como fonte histórica
- PHI6214 Planejamento e concepção de exposições museológicas
- PHI6217 Seminário de dissertação
Seminários (1 crédito)
- PHI6215 – Relações de poder, política e instituições
- PHI6216 – Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória
Linha 1: Relações de poder, política e instituições
Flavio Jose Gomes Cabral | Lattes – Permanente – flavio.cabral@unicap.br
- Área de interesse: leitura, movimentos messiânicos, sebastianismo, imprensa, cultura política da Independência do Brasil, rebeliões, história de Pernambuco, História municipal/local, ensino de história municipal/local.
Helder Remigio de Amorim | Lattes – Permanente – helder.remigio@unicap.br
- Área de interesse: as relações entre fome, cidadania, biografia, poder, cidade e história urbana.
Juliano Mendonça Domingues da Silva | Lattes – Permanente – juliano.domingues@unicap.br
- Área de interesse: a relação entre sistemas de mídia e qualidade da democracia.
Leandro Nascimento de Souza | Lattes – Permanente – leandro.souza@unicap.br
- Área de interesse: temáticas relacionadas a história das Áfricas, diásporas africanas, história e cultura afro-brasileira, bem como suas práticas de ensino e a decolonialidade, como a educação para as relações étnico-raciais. História do Brasil colonial, direcionada a Pernambuco.
Tiago Jorge Fernandes de Albuquerque Maranhão | Lattes – Colaborador – maranhaotj@hotmail.com
- Área de interesse: áreas social, política e racial do Brasil moderno, saúde pública e história da educação física e dos esportes.
Walter Valdevino do Amaral | Lattes – Permanente – walter.amaral@unicap.br
- Área de interesse: movimentos sociais, estudos de gênero.
Linha 2: Sociedade, trabalho, cultura e memória
Alexandre Bittencourt Leite Marques | Lattes – Permanente – alexandre.marques@unicap.br
- Área de interesse: América portuguesa, Capitania de Pernambuco, Reino de Angola, Sertões, Paleografia, Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural.
Alexcina Oliveira Cirne | Lattes – Colaboradora – alexcina.cirne@unicap.br
- Área de interesse: Análise Crítica do Discurso (ACD), leitura crítica, epistemologia, discurso político e práticas de exclusão social.
Ana Cláudia de Araújo Santos | Lattes – Permanente – ana.santos@unicap.br
- Área de interesse: preservação do patrimônio cultural; organização e comunicação da informação.
Lídia Rafaela Nascimento dos Santos | Lattes – Permanente – lidia.santos@unicap.br
- Área de interesse: Brasil Império, Festas, Cultura, Patrimônio e Ensino de História.
Maria do Rosário da Silva | Lattes – Permanente – rosario.silva@unicap.br
- Área de interesse: Cultura popular, patrimônio histórico e cultural, História da arte, relações étnico-raciais e o ensino.
Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil
Reitor
Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
Assessora de Pós-graduação
Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira
Coordenadora de Pesquisa
Profa. Dra. Érica Patrícia Borba Lira Uchôa
Coordenador do PPGH
Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza
Telefone: 81 9103-5500 / 81 2119-4258
E-mail: leandro.souza@unicap.br
Bloco G4, 8º andar - Sala C8.
Acompanhem as notícias e publicações do Programa de Pós-graduação em História em nossas Redes Sociais.
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Secretaria Stricto Sensu (mestrado)
Local
Rua Almeida Cunha, 245.
Bloco G4, térreo.
Boa Vista, Recife-PE.
CEP: 50.050-480.
Telefones. (81) 99146-6993 / 2119-4368
Email: secretariastrictosensu@unicap.br.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h
Funcionários: Funcionários: Cleyton Romulo Lopes da Silva, Danielle Mendes de Oliveira França, Fabiana Maria da Silva, Isabela Cristina do Monte Nunes, Karla Cristina Nóbrega de Menezes, Paula Vanessa Pereira da Silva, Sérgio de Araújo Wanderley.”
Legislação da Pós
- Corpo Docente dos Programas de Pós-graduação strictu sensu
- Regimento Geral dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu
- Reconhecimento de diplomas de Pós-graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado obtidos em IES estrangeiras
- Estágio em Docência para os alunos dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”
- Alunos Especiais e outros Programas
Documentos do Programa
O Programa de Pós-graduação em História realiza periodicamente seu processo de autoavaliação, visando o aperfeiçoamento contínuo de atividades acadêmicas e participação na sociedade. A autoavaliação consiste de um mecanismo sistemático e contínuo de monitoramento da qualidade do programa, que complementa o processo de avaliação externa.
Requerimentos
Os interessados em reconhecimento de Diploma devem tomar conhecimento das orientações abaixo e procurar diretamente a Secretaria da Pós-graduação.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH/UNICAP), na modalidade Mestrado Profissional, tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar de forma crítica e inovadora na produção e aplicação do conhecimento histórico, com ênfase nas experiências locais e regionais. Com área de concentração em História, Cultura e Memórias Municipais, o programa está comprometido com a valorização das memórias sociais, a educação histórica, a preservação do patrimônio cultural e a intervenção qualificada em diferentes contextos institucionais e comunitários.
Destinado a profissionais das mais diversas áreas, em especial aqueles vinculados à Educação Básica, à gestão cultural, aos museus, arquivos, centros de documentação e movimentos sociais, o PPGH/UNICAP promove a articulação entre teoria e prática, pesquisa e ação, ensino e cidadania. Seu diferencial está na formação voltada para o desenvolvimento de produtos técnicos, educacionais e culturais, capazes de contribuir para a transformação social e o fortalecimento da história pública nos municípios.
Com duas linhas de pesquisa – Relações de Poder, Política e Instituições e Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória –, o programa oferece um ambiente de formação interdisciplinar, conectado às demandas contemporâneas da sociedade e atento à pluralidade de saberes, experiências e territórios.
Área de Concentração: História, Cultura e Memórias Municipais
Linha de Pesquisa 1: Relações de Poder, Política e Instituições
Esta linha de pesquisa investiga, de forma aplicada, as dinâmicas do poder, as estruturas institucionais e as práticas políticas nos espaços municipais e regionais, em diferentes temporalidades. Analisa as formas de atuação de instituições como igrejas, escolas, sindicatos, prisões, associações, conselhos e instâncias administrativas locais, bem como seus vínculos com experiências de dominação, resistência, negociação e participação social.
Busca-se compreender os modos de funcionamento das instituições e seus impactos nas comunidades, considerando representações sociais, cultura política, práticas discursivas e microrrelações de poder. Incentiva-se a elaboração de produtos técnicos como sequências didáticas, exposições, roteiros de mediação cultural, materiais educativos e consultorias que contribuam com o ensino de história, a gestão institucional da memória e a formação cidadã.
Linha de Pesquisa 2: Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar, de forma crítica e aplicada, os processos sociais, culturais e laborais vivenciados nos contextos municipais e suas repercussões na construção das identidades coletivas e na organização das memórias. Estuda práticas de trabalho, religiosidades,
festas populares, trajetórias de grupos e indivíduos, patrimônios materiais e imateriais, oralidades e visualidades, compreendendo-os como dimensões fundamentais da vida social.
Articulando história e educação, a linha prioriza ações de valorização da diversidade cultural, das memórias silenciadas e das pedagogias decoloniais. Estimula a produção de recursos didáticos, projetos de educação patrimonial, materiais multimídia, acervos digitais e produtos voltados à formação docente e à intervenção educacional em ambientes escolares e não escolares
Linha 1: Relações de poder, política e instituições
- Flavio Jose Gomes Cabral
- Helder Remigio de Amorim
- Juliano Mendonça Domingues da Silva
- Leandro Nascimento de Souza
- Walter Valdevino do Amaral
Linha 2: Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória
- Ana Cláudia de Araújo Santos
- Lídia Rafaela Nascimento dos Santos
- Maria do Rosário da Silva
- Alexandre Bittencourt Leite Marques
Estudos Transdisciplinares em História Social
Criado em 2002, formado por docentes, doutorandos e mestrandos de dois diferentes Programas de Pós-graduação da UNICAP, o acadêmico em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado) e o profissional em História (Mestrado). Reúne também, bolsistas voluntários de Iniciação Científica, orientandos dos pesquisadores.
Cactos – Núcleo Unicap de Estudos de Gênero
Tendo caráter interdisciplinar, objetiva promover o intercâmbio entre a Universidade, à comunidade e outras instituições, por meio de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem como finalidade principal viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização de pesquisas e eventos na área dos Estudos de Gênero de interesse acadêmico e/ou comunitário.
Coité – Núcleo Unicap de Estudos Oitocentistas
Núcleo Unicap de Estudos Oitocentistas”, descrição: Tem a intenção de refletir sobre o ensino e a pesquisa, congregar trabalhos em desenvolvimento ou concluídos, que dialoguem sobre a história do Brasil no longo século XIX (1750 – 1930), seus temas, fontes e metodologias, nos campos social, político, econômico e cultural. Tendo caráter interdisciplinar, objetiva promover o intercâmbio entre a Universidade, à comunidade e outras instituições, por meio de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Site: (https://portal.unicap.br/coite). “Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos”, descrição: O Instituto emerge como um espaço permanente de pesquisa dedicado à promoção da igualdade racial, buscando enriquecer o ambiente acadêmico com a diversidade de perspectivas e conhecimentos advindos do
Instituto Ubuntu de Estudos Africanos e Diaspóricos
O Instituto emerge como um espaço permanente de pesquisa dedicado à promoção da igualdade racial, buscando enriquecer o ambiente acadêmico com a diversidade de perspectivas e conhecimentos advindos do continente africano e da diáspora.
Viver em uma sociedade colonial e imperial: poder, vida cotidiana e contestações políticas e sociais. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral.
A fome como objeto da história: políticas públicas, instituições e circulação de ideias a partir do acervo pessoal de Josué de Castro (1946-1973). Pesquisador responsável: Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim.
História das eleições no Recife: discursos, estratégias políticas e preferências eleitorais (1985-2024). Pesquisadores responsáveis: Prof. Dr. Juliano Mendonça Domingues da Silva e Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim>
A produção de audiovisual independente e o mercado de streaming no Brasil. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Juliano Mendonça Domingues da Silva.
A elite política na Capitania de Pernambuco e sua relação com o tráfico atlântico de escravizados no século XVII: um estudo sobre suas ações no passado e suas representações no presente. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Leandro Nascimento de Souza
Curadoria, Sistematização e Modernização das Coleções do Museu da UNICAP. Pesquisadores responsáveis: Prof. Dr. Leandro N. de Souza, Prof. Dr Alexandre Bittencourt, Profa Dra Maria do Rosário.
Rede Iberoamericana de estudos sobre futebol. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Tiago Maranhão.
Gênero e política: a presença das mulheres na Câmara Municipal do Recife. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral.
Escravidão nos sertões de Pernambuco: levantamento e análise dos fragmentos de identidade e dos vestígios de trajetórias de vida dos escravizados e libertos (sécs. XVIII e XIX). Pesquisador responsável: Prof. Dr. Alexandre Bittencourt Leite Marques.
Entre festas e divertimentos: identidades, patriotismo, devoções e sociabilidades no Pernambuco Oitocentista. Pesquisador responsável: Profa. Dra. Lídia Rafaela Nascimento dos Santos.
Histórias de Folhetos e Xilogravuras: um estudo de História Visual sobre a produção por encomenda do artista J. Borges (1975 a 2000). Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva.
LABORATÓRIO DE ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA
Uma parceria institucionalizada com o Museu de Arqueologia e Ciências Naturais da UNICAP, o que assegura acesso direto ao Laboratório de Documentação, Restauração e Conservação. Este laboratório possui ampla gama de materiais tecnológicos avançados para pesquisa e atividades técnicas, contribuindo diretamente para o fortalecimento das pesquisas históricas desenvolvidas pelo programa.
LABORATÓRIO DE PALEOGRAFIA E PESQUISA HISTÓRICA (LAPAPESQ)
Há um projeto em andamento para o LAPAPESQ, que se dedica a atividades de diversas naturezas. No campo do ensino: aulas da graduação e pós-graduação em História; supervisão de monitoria, iniciação científica; reuniões: desenvolvimento de produções em mídia (áudio e audiovisual). No campo da pesquisa: coordenação, planejamento e orientação de Projetos de Pesquisa; desenvolvimento de produções bibliográficas e de divulgação acadêmicas. No campo da extensão: coordenação de projetos de extensão; desenvolvimento de sites e banco de dados das produções desenvolvidas; captação e edição em áudio e audiovisual relacionados aos Projetos em curso.
Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão
Biblioteca Digital de Dissertações
[+] Clique e acesse as Dissertações do PPGH
Biblioteca Central da Unicap
Subprojeto de História – PIBID UNICAP
A participação do PPGH UNICAP no Subprojeto de História do PIBID-2022 é fundamental para fortalecer a atuação social da universidade e qualificar a formação docente de forma integrada com a educação básica. Ao envolver seus professores, o programa contribui diretamente para a articulação entre teoria e prática, aproximando os licenciandos do cotidiano escolar e promovendo práticas pedagógicas inovadoras e comprometidas com a realidade das escolas públicas. Além disso, potencializa a inserção de novas tecnologias no ensino de História e amplia o diálogo entre universidade e comunidade, reafirmando o compromisso institucional com a transformação social e com a valorização da escola pública como espaço de produção e circulação do conhecimento histórico.
Coordenadores: Prof. Dr. Helder Remígio de Amorim e Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva.
Letramento e Inclusão Digital
A participação do PPGH UNICAP no projeto Letramento e Inclusão Digital reforça o compromisso social da universidade ao atuar diretamente na formação cidadã e na redução das desigualdades digitais que afetam, sobretudo, populações vulneráveis com mais de 40 anos. Ao envolver professores mestres e doutores na coordenação de ações extensionistas voltadas à inclusão digital em diversos municípios de Pernambuco, o programa fortalece sua missão de articular ensino, pesquisa e extensão, promovendo práticas transformadoras e socialmente referenciadas. Com isso, o PPGH contribui para a democratização do acesso à informação e aos serviços digitais, consolidando seu papel como agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e participativa.
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Mendonça Domingues da Silva.
Escolas contra a Desinformação: alfabetização midiática para todos
O projeto Escolas contra a Desinformação: alfabetização midiática para todos representa uma iniciativa essencial no fortalecimento da democracia e no enfrentamento às fake news, e a participação do PPGH UNICAP é estratégica nesse contexto. Por meio da atuação de seus docentes e discentes em ações de extensão, o programa contribui para a formação crítica de educadores e estudantes da educação básica, promovendo a alfabetização midiática como ferramenta de análise, interpretação e responsabilização frente à circulação de informações falsas. Assim, o PPGH reafirma seu compromisso com a formação cidadã, a valorização da escola pública e a construção de uma cultura de pensamento crítico e ética informacional.
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Mendonça Domingues da Silva.
Preservação do Acervo Documental Dom Helder Câmara
A participação do PPGH UNICAP no projeto Preservação do Acervo Documental Dom Helder Camarareforça seu compromisso com a memória social, os direitos humanos e a valorização do patrimônio documental. Ao contribuir com a organização, conservação e disponibilização pública do acervo do Instituto Dom Helder Camara, o programa atua diretamente na preservação de uma herança histórica de grande relevância para a sociedade brasileira. A presença de professores e alunos do PPGH garante rigor técnico e sensibilidade histórica à catalogação, indexação e acondicionamento dos documentos, promovendo o acesso democrático ao conhecimento e fortalecendo a função social da universidade por meio da extensão.
Coordenador: Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral.
Gênero e Direitos Humanos na Escola
O projeto Gênero e Direitos Humanos na Escola destaca-se como uma ação fundamental de extensão universitária, e a participação do PPGH UNICAP é essencial para qualificar o debate e fortalecer o compromisso com a formação cidadã crítica. Por meio da atuação de seus docentes e discentes em escolas públicas de Pernambuco, o programa contribui para promover reflexões sobre igualdade de gênero, respeito à diversidade e valorização dos direitos humanos entre estudantes do Ensino Médio, consolidando a universidade como agente ativo na construção de uma educação democrática, inclusiva e socialmente comprometida.
Coordenador: Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral.
auCIlia à Escrita Científica (2ª edição)
A participação do PPGH UNICAP no projeto auCIlia à Escrita Científica (2ª edição) é fundamental para fortalecer a formação acadêmica de seus discentes, especialmente no que se refere à produção qualificada do conhecimento. Por meio de minicursos e palestras, o projeto contribui para a capacitação em escrita científica, abordando desde a estruturação de textos e uso de fontes até as normas da ABNT, promovendo maior domínio técnico e metodológico. Ao integrar essa iniciativa, o PPGH reafirma seu compromisso com a excelência formativa e com a consolidação de uma cultura de pesquisa sólida e rigorosa no âmbito da pós-graduação.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Cláudia de Araújo Santos
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH UNICAP) vem consolidando sua inserção nacional por meio de uma política ativa de intercâmbio acadêmico e cooperação interinstitucional. Essa estratégia fortalece o caráter formativo do programa, amplia a circulação do conhecimento produzido por seus docentes e discentes e contribui para o adensamento das redes de pesquisa em torno de temas socialmente relevantes.
Os professores do PPGH UNICAP mantêm vínculos acadêmicos com grupos de pesquisa sediados em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil, com destaque para universidades do Nordeste, mas também com participação em redes localizadas em outras regiões do país. Esses vínculos envolvem colaborações em pesquisas interinstitucionais, participação em bancas de qualificação e defesa, projetos coletivos, publicações conjuntas e trocas metodológicas em linhas como ensino de história, história política, memória e patrimônio, história das populações afrodescendentes, entre outras.
Além disso, os docentes do programa atuam em redes temáticas nacionais, em associações científicas da área de história e humanidades, em comitês editoriais de periódicos acadêmicos e como avaliadores de agências públicas de fomento à pesquisa. Essas atuações qualificam o programa no debate historiográfico nacional e ampliam o alcance de sua produção intelectual.
O PPGH UNICAP também incentiva ações de cooperação acadêmica voltadas à formação continuada de professores da educação básica, desenvolvendo atividades conjuntas com instituições de ensino superior de diferentes regiões, especialmente no Nordeste, e fortalecendo o compromisso com a interiorização e a regionalização do conhecimento histórico.
Esse conjunto de ações posiciona o programa como um polo de articulação entre a pesquisa histórica, a formação crítica e o compromisso social, reafirmando sua relevância na pós-graduação brasileira e contribuindo para o fortalecimento de uma rede nacional de saberes historicamente situados e socialmente comprometidos.
A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH UNICAP) tem se consolidado de forma gradual, com foco no fortalecimento de redes de cooperação acadêmica, na circulação internacional da produção intelectual e no estímulo ao diálogo com abordagens historiográficas de outros contextos culturais e geográficos.
Compreendendo as especificidades de um mestrado profissional e o compromisso com a realidade educacional brasileira, especialmente do Nordeste, o programa tem investido em estratégias de internacionalização compatíveis com sua vocação formativa e impacto regional. Entre essas estratégias, destacam-se a participação de docentes em eventos científicos internacionais, a publicação em revistas estrangeiras, a tradução e disseminação de pesquisas desenvolvidas no programa, bem como o intercâmbio com pesquisadores e pesquisadoras de universidades latino-americanas, africanas e europeias, sobretudo em temas relacionados à história pública, escravidão, colonialismo, relações étnico-raciais e patrimônio.
Além disso, o programa tem buscado ampliar sua presença em redes internacionais de pesquisa e ensino, por meio da participação de docentes em grupos de trabalho com inserção global e da recepção de convidados estrangeiros em atividades acadêmicas promovidas pela UNICAP. Tais iniciativas estimulam o debate intercultural, favorecem a atualização teórica e metodológica e contribuem para a visibilidade do programa em cenários acadêmicos transnacionais.
A internacionalização no PPGH UNICAP, portanto, não se limita a ações de mobilidade, mas está centrada na construção de pontes para o diálogo crítico com outras historiografias, na inserção qualificada de sua produção em circuitos acadêmicos internacionais e no compromisso com a construção de uma história conectada, plural e socialmente referenciada.
2025 – 9ª turma
- Arlan Carvalho Viana
- Maria De Fátima Alves Porto
- Constância Martins De Barros Almeida
- Edvan Santos De Souza Junior
- Jose Arnaldo Lima Dias
- Gilson José Julião
- Carlos Jackson Da Silva Mendes
- Ana Lucia Gomes Da Silva De Queiroz
- Bruna Victoria Silva Santos
- Nilza Maria Ferreira De Sousa
- Laura Yasmim Rodrigues Sanguinette
- Adriana Duarte Araujo
- Cláudia Patricia Barboza Pinto
- Edna Maria Almeida De Oliveira Lima
2024 – 8ª turma
- Jose Marto Araujo De Sousa
- Fabia Cristina Ferreira De Almeida
- Selma Rejane Galdino De Farias
- Gustavo Luiz Oliveira Da Rocha
- Mazio Miguel Silva Dos Santos
- Gerardo De Majella Costa Neto
- Manoel De Carvalho Niño Júnior
- Davi Bezerra Moraes
- Olimpiades Ovidio De Queiroz Neto
- Frederico Rodrigues De Freitas
- Joana Darc Silva De Lima
- Janaina Rita Silva De Souza
- Aynoa Sales Da Silva
- Ismaelene Maria Souza Dos Santos
- Celly Monike Da Silva Nascimento
- Roseli Ferreira De Andrade Silva
- Kleyse Paes Barreto Da Silva
Perfil do egresso
O perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH UNICAP) reflete o caráter formativo, crítico e socialmente engajado do mestrado profissional. Oriundos majoritariamente da educação básica, da gestão educacional, de instituições culturais e de movimentos sociais, os mestres formados pelo programa demonstram sólida articulação entre teoria e prática, com ênfase na aplicação do conhecimento histórico em contextos escolares, institucionais e comunitários.
A formação oferecida pelo PPGH UNICAP tem possibilitado que seus egressos atuem de forma qualificada na docência, principalmente nas redes públicas de ensino, onde aplicam metodologias inovadoras e abordagens interdisciplinares com foco na diversidade, na cidadania e na valorização da memória social. Muitos têm contribuído para a implementação de projetos pedagógicos voltados à educação para as relações étnico-raciais, à história local, ao uso de fontes e patrimônios, e à promoção de práticas de história pública.
Além da docência, há egressos inseridos em setores de gestão educacional, arquivos, museus, instituições de preservação do patrimônio e organizações da sociedade civil, atuando na produção de acervos, curadorias, formação continuada e elaboração de materiais didáticos. Há também casos de continuidade da trajetória acadêmica em programas de doutorado, evidenciando a qualidade da formação recebida.
O PPGH UNICAP orgulha-se de contribuir com a qualificação de profissionais comprometidos com a transformação social, o fortalecimento da escola pública, a democratização do conhecimento histórico e o diálogo entre universidade e sociedade.
Acompanhamento e Comissão de Egressos
Com o objetivo de manter o vínculo institucional com seus mestres titulados, avaliar os impactos da formação oferecida e orientar estratégias de aprimoramento contínuo, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (PPGH UNICAP) constituiu sua Comissão de Egressos. A comissão atua no acompanhamento sistemático das trajetórias profissionais e acadêmicas dos egressos, promovendo um espaço de escuta, articulação e devolutiva entre o programa e aqueles que concluíram a formação.
A Comissão é composta pelos professores Prof. Dr. Hélder Remígio de Amorim, Profª Drª Lídia Rafaela Nascimento dos Santos, Profª Drª Maria do Rosário da Silva e pelo Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (coordenador), todos com ampla experiência em docência, pesquisa e extensão. Essa composição garante à comissão uma perspectiva plural e atenta às diversas realidades profissionais e sociais dos egressos do mestrado profissional.
Entre as ações da comissão, destacam-se a aplicação de questionários periódicos de acompanhamento, a sistematização de dados sobre inserção profissional e acadêmica, a realização de encontros com egressos e a promoção de espaços de diálogo sobre os desafios e contribuições da formação recebida. Os resultados desse acompanhamento têm sido fundamentais para a autoavaliação do programa, a atualização de sua proposta pedagógica e a ampliação das ações de impacto regional e social.
Ao manter essa relação ativa com seus egressos, o PPGH UNICAP fortalece seu compromisso com a formação continuada, a avaliação institucional participativa e a construção de uma pós-graduação que se articula de maneira concreta com as demandas do mundo do trabalho, da educação pública e da sociedade.
Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:
Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação
Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
- o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
- o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Aluno especial e Aluno ouvinte
Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:
- o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
- o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
- o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
- o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.
Obs.: O Aluno Especial poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.
Inscrições:
A documentação solicitada e do requerimento devem ser enviados para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 14/07/2025 a 08/08/2025.
Requerimentos:
- Aluno Especial (Clicar aqui)
- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)
Valor por disciplina:
- Valor por disciplina (Clicar aqui)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local
Rua Almeida Cunha, 245. bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480
Fone (também Whatsapp)
(81) 99146-6993
E-mails
Redes Sociais
Acompanhem as notícias e publicações do Programa de Pós-graduação em História em nossas Redes Sociais.
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Processo Seletivo 2025.2
O processo seletivo para o PPGH - Programa de Pós-graduação em História da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.
Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção 2025.2.
Homologação das Inscrições. (Clicar aqui)
Resultado da Análise do Anteprojeto. (Clicar aqui)
Horários das Entrevistas. (Clicar aqui)
Resultado da Entrevista. (Clicar aqui)
Resultado Final da Seleção 2025.2. (Clicar aqui)
De 06 a 08/08/2025 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2025.2.
As matrículas serão realizadas no Portal do Aluno da Pós-graduação (Clicar aqui)
- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)
Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.
Obs.2.: Orientação de Matrícula - Em breve será divulgado.
Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)
Mestrado
- Edital 2024 (Clicar aqui)
- Edital 2023 (Clicar aqui)
- Edital 2022 (Clicar aqui)
- Edital 2021 (Clicar aqui)