CONCEPÇÃO
“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA EXTENSÃO
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: reafirma a extensão como processo acadêmico, vinculado à formação de pessoas e à geração de conhecimentos, tendo o aluno como protagonista de sua formação mediante a obtenção de competências necessárias à atuação profissional e à formação cidadã. Na aplicação dessa diretriz, abre-se a possibilidade da creditação curricular pela participação do estudante em atividades de extensão.
- Interdisciplinaridade: caracterizada pela interação de modelos, conceitos e metodologias, busca consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos atores no processo social, conduzindo a uma nova interinstitucionalidade, baseada na inter-relação de órgãos, programas, políticas, processos e indivíduos.
- Impacto e transformação: estabelecimento de uma relação entre a Universidade e outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população. Visa à superação das desigualdades e da exclusão social, comprometendo-se com políticas públicas e com o desenvolvimento solidário, democrático e sustentável.
- Impacto sobre a formação discente: as atividades de extensão, indissociáveis do ensino e da pesquisa, constituem decisivos aportes à formação discente seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ou/e por reafirmar os compromissos éticos e solidários da Universidade.
- Interação dialógica: desenvolvimento de relações entre a Universidade e setores sociais a partir do diálogo, da ação de mão-dupla, da troca de saberes e da superação do exclusivismo acadêmico, pelo reconhecimento da legitimidade dos movimentos sociais.
AÇÕES DE EXTENSÃO
As ações de extensão classificadas em Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de serviços, recebem as seguintes definições:
- PROGRAMA
Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual contínua, integrando o ensino e a pesquisa. Dotado de metodologia de articulação entre as diversas ações vinculadas para atender às diretrizes de extensão, e orientando, por eixo articulador constituído por um público, uma temática, linha de extensão ou recorte territorial.
- PROJETO
Ação de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo focalizado, integrando o ensino e a pesquisa. Deve atender às diretrizes de extensão, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços.
- CURSO
Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas, com critérios definidos de avaliação e certificação, atendendo às diretrizes de extensão.
- EVENTO
Ação que implica a apresentação e/ou exibição pública, aberta ou com clientela específica do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, atendendo às diretrizes de extensão.
- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Constitui-se como o estudo e resolução de problemas dos meios profissional ou social, como o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa e com a transferência de conhecimentos e de tecnologias à sociedade, realizados pelos docentes/técnicos, com a possibilidade de participação orientada de discentes e demais comprometidos com os projetos pedagógicos dos diversos cursos acadêmicos da Universidade.
PUBLICAÇÕES E OUTROS PRODUTOS ACADÊMICOS
Os produtos de extensão consistem de publicações e produtos de caráter social, cultural, científico ou tecnológico, divulgados e difundidos na sociedade.
LINHAS TEMÁTICAS
As áreas temáticas norteiam a organização e a sistematização das ações de extensão, organizando-as de acordo com as necessidades da sociedade. Ver anexo no link abaixo:
LINHAS DE EXTENSÃO