Diretrizes da Extensão

I – Interação Dialógica

As atividades de extensão universitária devem ser planejadas e efetivadas para e principalmente com a comunidade. Nesse sentido, deve-se superar qualquer movimento de apenas “estender” o conhecimento acadêmico para a sociedade, mas construir um processo de co-laboração e co-construção, que se dá na comunicação, no diálogo, no reconhecimento, no respeito e, principalmente, na troca de saberes. Nesse sentido, todo conhecimento desde o científico, acadêmico, até o popular e tradicional, deve ser valorizado e colocado em prática visando o aprendizado mútuo e a construção de iniciativas em comum.

II – Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Para que as iniciativas extensionistas tenham impacto tanto na formação do estudante quanto no desenvolvimento integral da sociedade, soluções ou propostas reducionistas ou generalistas devem ser superadas. Nesse sentido, tais iniciativas devem buscar levar em conta os conhecimentos e as visões holísticas e especialistas, visando integrar os desafios globais e regionais e a realidade concreta e local, de modo, então, que os vários saberes, as diversas ciências, disciplinas e profissões possam trabalhar de forma integrada e articulada para que, junto com a comunidade, possam ser respostas efetivas para os complexos desafios apresentados na contemporaneidade.

III - Indissociabilidade Ensino - Pesquisa – Extensão

No mesmo nível, com o mesmo peso e mesma importância que o Ensino e a Pesquisa, a extensão universitária é um processo acadêmico. Nesse sentido, a extensão é um importante instrumento para a formação do aluno e tem maior efetividade se estiver vinculada com o ensino e pesquisa. 

A associação com o ensino faz com que a extensão seja um espaço em que os estudantes possam ser protagonistas de sua formação integral, aprendendo enquanto é, também, agente de transformação. Ademais, a extensão amplia a sala da aula, pois a realidade, os questionamentos e a provocação da realidade concreta servem de subsídios e norteadores para o aprendizado em suas diversas metodologias. 

Já a conexão com a pesquisa permite que a realidade possa ser um horizonte a ser aprofundado e estudado, de modo que o estudante possa ser chamado a fazer uma “pesquisa-ação” ou uma “investiga-ação” levando em conta os desafios apresentados pela sociedade, principalmente as mais vulneráveis. Além disso, a pesquisa associada à extensão pode gerar frutos, como publicações, eventos científicos e investigação levando em consideração os saberes e as informações obtidos em campo, mas também devolvendo à sociedade reflexões e avanços científicos no processo de busca de superação dos desafios, gerando assim, impacto real na sociedade.

IV - Impacto na Formação do Estudante

Tendo em vista as possibilidades de troca de saberes, de trabalho integrado entre diversas disciplinas e profissões e a conexão com o ensino e a pesquisa, as atividades de extensão efetivadas com essas diretrizes podem realizar um grande impacto na formação do estudante, que terá a partir da realidade um novo horizonte que o questione e o provoque a buscar desenvolver conhecimentos e aprendizagens que sejam relevantes e façam sentido para ele e para os desafios que são apresentados. 
Para que esse impacto formativo seja realizado, é necessário um acompanhamento do estudante; assim, três elementos são essenciais no desenvolvimento e efetivação de iniciativas extensionistas: a) a designação do professor orientador; b) os objetivos da ação e as competências dos atores nela envolvidos; c) a metodologia de avaliação da participação do estudante.

V -   Impacto e Transformação Social

A extensão é um importante meio de relação, efetiva e transformadora, da universidade com a comunidade. Nesse sentido, as ações extensionistas devem ter como foco o impacto e a transformação em algum ponto, aspecto ou território, preferencialmente, desafiador, da sociedade. Assim, a universidade cumpre, também, o seu papel social e colabora com o desenvolvimento integral e sustentável da sociedade. 

Todas as atividades de extensão devem ter as seguintes características: a) privilegiar questões relevantes e desafiadoras da sociedade, levando em conta a complexidade e a diversidade da realidade; b) levar em consideração a abrangência das ações, de modo que sejam, de fato, relevantes e tenham um impacto na área, local ou temática em que incide; c) efetivar a solução do problema a fim de que possa realmente solucionar ou dar respostas reais a desafios concretos.

       

 

 


CONTATO

ASSESSORIA DE EXTENSÃO
Prof. Me. João Elton de Jesus
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