Aprendizagem e Serviço (A+S)

Para que a missão da UNICAP e as iniciativas de extensão tenham qualidade e efetividade, ou seja, colaborem com a aprendizagem integral dos estudantes e ao mesmo tempo tenham um impacto na transformação da sociedade, é preciso realizar um processo de planejamento, execução e avaliação que seja efetivo e profundo.

Para isso, é necessário lançar mão de metodologias e tecnologias que facilitem a construção desse processo de uma forma colaborativa, dinâmica, profunda e criativa. Dentre as várias metodologias ativas e participativas existentes, em sintonia com a Federação Internacional das Universidades Católicas – FIUC, com o Centro Latino Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário - CLAYSS e com os princípios da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, A UNICAP escolhe de forma preferencial a metodologia conhecida como “Aprendizagem e Serviço” (A+S).
 

Conceito

Dentre as várias conceituações da Metodologia Aprendizagem e Serviço, destacamos aquela apresentada por Andrew Furco quando afirma que A+S é a “Integração de atividades de serviço à comunidade no currículo acadêmico, onde os estudantes utilizam os conteúdos e ferramentas acadêmicas em atenção às necessidades reais da comunidade”.

Nesse sentido, a UNICAP, a partir de sua experiência e história de constante serviço à sociedade, traz a sua própria conceituação de A+S afirmando essa como uma metodologia e um modo de proceder em que estudantes e professores, alinhados ao currículo acadêmico, colocam seus dons, suas qualidades e seus conhecimentos a serviço; e as comunidades partilham experiências, saberes e sabedorias, de modo que, juntos, ao mesmo tempo em que aprendem mutuamente, desenvolvem iniciativas inovadoras, transformadoras e regenerativas.

Fundamentos

A partir dessa metodologia, todas as iniciativas de extensão devem envolver professores, estudantes e comunidade em todo o seu processo de realização (do planejamento à avaliação) e possui as seguintes características:
 
  • Responder a uma necessidade real da sociedade: Implica um levantamento e compreensão de tal necessidade com a comunidade ou organização com a qual funciona. 
  • Integração de objetivos curriculares e de serviço: Proporciona a vinculação entre a aprendizagem acadêmica e a atividade prática com impacto socioambiental.
  • Protagonismo dos alunos: Assumem responsabilidades e compromissos com a sociedade, com seus pares e com a universidade.
  • Parceria entre comunidade e universidade: contribuição e benefício mútuo, construir redes para médio e longo prazo.
  • Professor como guia e facilitador: A equipe docente atua como acompanhante e orientador do processo de aprendizagem e de trabalhar com a comunidade.
  • Tempo para reflexão: Pensar sobre o fazer e como esse fazer impacta o ser, o projeto de vida pessoal e o contexto em que estamos inseridos.

Subsídios

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CONTATO

ASSESSORIA DE EXTENSÃO
Prof. Me. João Elton de Jesus
E-mail: extensao@unicap.br
Térreo do Bloco G
Fone: (81) 2119-4242