Rosto de um crânio de 2 mil anos pode ser conhecido em passeio virtual no Recife

Publicado Por: Museu da Unicap
16 mai 2018
Gostei.
Compartilhar

Para aproximar o público um pouco mais do mundo da ciência, o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, disponibilizará, até o próximo sábado (19), um "passeio" ao passado por meio do uso de óculos de realidade virtual. As pessoas entenderão, de forma lúdica, qual o passo a passo da reconstrução facial de um crânio de idade aproximada de 2 mil anos, o "Flautista", que teve seu rosto revelado recentemente durante solenidade no auditório dom Hélder Câmara, no Bloco A da instituição de ensino, em abril passado, conforme divulgado pela Folha de Pernambuco.

A iniciativa integra a 16ª edição da Semana de Museus, que teve início na última segunda-feira (14) e seguirá até 20 deste mês no Estado. Exposta no acervo científico do Museu de Arqueologia, a peça histórica pertence a um integrante de uma tribo indígena, encontrado durante escavação na década de 1980, no sítio arqueológico da Furna do Estrago, no Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano, junto a uma flauta feita com uma tíbia humana, o que o batizou de "Flautista".
"O visitante vai ter a oportunidade de ter um encontro com a imagem e interagir com o flautista por meio do óculos de realidade virtual. Ficou bem legal e interessante. Se tudo der certo, faremos disso uma exposição permanente", adiantou a coordenadora do Museu de Arqueologia e uma das pesquisadoras que participou da reconstrução do rosto do crânio, Roberta Richard.

evento é gratuito e para o público de todas as idades. O passeio virtual estará disponível de acordo com o horário de funcionamento do Museu de Arqueologia da Unicap, das 8h30 às 16h30. O local fica instalado no Palácio da Soledade, na avenida Oliveira Lima, 824, na Boa Vista, Centro do Recife.

Acesse a reportagem

LOCALIZAÇÃO


CONTATO


Responsive Image
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista Recife-PE.

+55 (81) 2119-4144 / 2119-4192

museunicap@gmail.com