Museu de Arqueologia e Instituto Humanitas Unicap promovem palestra sobre arqueologia para comunidade

Publicado Por: Museu da Unicap
01 mar 2018
Visualizações:
438
Compartilhar

O envolvimento da comunidade com as pesquisas arqueológicas foi o tema de uma palestra promovida, na noite desta quinta-feira (1º), pelo Museu de Arqueologia e Instituto Humanitas Unicap (IHU). O evento aconteceu no auditório Dom Helder Camara e teve como convidado o mexicano Pedro Jimenez Lara.

O pesquisador da Universidade Veracruzana apresentou o case de sucesso da região banhada pelo rio Papaloapan, localizada na área central do México. O projeto desenvolvido por Lara consiste em apresentar os resultados das investigações arqueológicas às comunidades de onde as peças foram retiradas para estudos.

“Normalmente o arqueólogo sai com os materiais e não volta para mostrar os resultados para a comunidade”, explicou ele. No entanto, mais do que mostrar os resultados, o projeto transformou a pesquisa em várias iniciativas que incluíram a comunidade de Tiacojalpan nos processos. De acordo com o arqueólogo, esse resgate cultural abrange diversas áreas.

A museografia reúne todos os aspectos culturais: música, artesanato, cursos para a comunidade sobre história e formação de guias turísticos. Também foram criados o Festival Cumbre y Expression de La Cuenca Xochiatsih, uma associação civil e um museu chamado Casa de Las Mariposas (em homenagem ao nome do rio que na língua nativa significa rio das borboletas). “Uma dessas rotas turísticas se chama Pueblos Mágicos del Papaloapan. É um tour que pode ser feito de barco ou de ônibus”, disse Lara.

As atividades duram o ano todo. Uma delas se tornou um dos maiores encontros internacionais de arqueologia. Toda essa diversidade cultural e turística foi desenvolvida ao longo de quase 20 anos. O local possui vários sítios arqueológicos e em algumas localidades sofre com as inundações que demandam o trabalho de arqueólogos subaquáticos. “Eles atuam com as mesmas técnicas da superfície, só que com equipamentos de mergulho”.

Ainda segundo as pesquisas, a ocupação humana da região data de 4.500 anos antes de Cristo. O local apresenta ruínas de pirâmides, material em cerâmica e outros objetos arqueológicos. A equipe do professor Jimenez Lara reconstituiu, a partir do crânio encontrado, a face de uma mulher que viveu ali entre 2000 e 2.500 anos atrás. “Trata-se de alguém que ocupou uma posição importante naquela sociedade”.

Durante a sua explanação, Jimenez falou sobre o legado deixado pela pesquisa na localidade. “A presença regional universitária é bastante significativa com um ampla produção acadêmica em licenciaturas, dissertações de mestrados e teses de doutorado. Criamos uma escola laboratório para formar novos pesquisadores”.

Ele ainda destacou o poder de transformação social que a arqueologia aliada ao turismo pode proporcionar. “Todos temos o direito a um vida melhor, ter um prato de comida quente na mesa todos os dias e esta é uma maneira de conseguir isso”.

Acesse o Link Original

Captura de Tela 2024-03-11 a`s 08.55.40.png

Menina Faz Ciência na Unicap - inscrições abertas

19 a 22 de março de 2024 Começaram as inscrições para mais um ano do Menina Faz Ciência na Unicap. Este evento receberá meninas de 10 a 14 anos e tem o...

19 a 22 de março de 2024 Começaram as inscrições para mais um ano do Menina Faz Ciência na Unicap. Este evento...

WhatsApp Image 2023-12-19 at 07.54.14.jpeg

Férias no Museu da UNICAP 2024

Quem está preparado para as férias de 2024? Nessa semana incrível, as crianças poderão participar de todas as atividades durante os dias das Férias no...

Quem está preparado para as férias de 2024? Nessa semana incrível, as crianças poderão participar de todas as...

WhatsApp Image 2023-07-19 at 14.55.08.jpeg

Férias no Museu da UNICAP

Pensaram que iríamos ficar de fora dessas férias?   Dia 29 de julho de 09h às 17h estaremos recebendo nos visitantes para um dia de muita diversão. ...

Pensaram que iríamos ficar de fora dessas férias?   Dia 29 de julho de 09h às 17h estaremos recebendo nos...

logo_museu.png

Novo Sistema de Agendamentos ONLINE

  Estamos de cara nova no agendamento de visita de grupos. Mais interativo o agendamento por grupos a partir de 10 pessoas pode ser realizado através...

  Estamos de cara nova no agendamento de visita de grupos. Mais interativo o agendamento por grupos a partir...

LOCALIZAÇÃO


CONTATO


Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista Recife-PE.

+55 (81) 2119-4144 / 2119-4192

museu.unicap@unicap.br