Fotografia Unicap

Site do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco

Siga nossas redes sociais:

Publicado Por: Niedja Dias
Em: 27 de Janeiro de 2023
Fotografia e vídeos são maneiras de ver e compartilhar diferentes perspectivas sobre o mundo. Nos comunicamos e nos expressamos por imagens, a todo instante. Diariamente, bilhões de novas imagens são adicionadas às redes e atestam a nossa capacidade de produção visual. 

No âmbito da produção de imagens artísticas e culturais, a prática fotográfica deixou de ser uma técnica isolada e passou a operar em conjunto com outras linguagens e mídias. Artistas visuais, fotógrafos, designers e demais criadores de imagens já não se limitam a técnicas e linguagens específicas na hora de criar.

 

Fotografia e vídeo tornaram-se os principais produtos da produção artística e cultural contemporânea, presentes nas mais variadas produções multimidiáticas e multilinguagens. Os circuitos de produção e circulação de imagens da arte e da cultura se multiplicam física e virtualmente. Estamos conectados com produções de diversas partes do globo.

É neste contexto que a cultura visual tem se desenvolvido como campo de estudos e pesquisa interdisciplinar. Ela ultrapassa a simples análise de imagens e concentra-se nos estudos da produção de visualidades. 

O MBA Cultura Visual: fotografia & arte latino-americana pretende oferecer aos participantes um conjunto de ferramentas teóricas e práticas para que possam desenvolver suas produções artísticas, autorais, críticas e curatoriais, no âmbito da cultura visual latino-americana. O MBA da Católica Business School está organizado em quatro eixos que se complementam: "Reflexões Críticas", "Laboratório de Criação: projetos e poéticas", "Laboratório de Criação: plataformas" e "Produção Cultural". 
Os eixos do MBA Cultura Visual: fotografia & arte latino-americana serão apresentados por meio de abordagens teóricas, entrelaçadas com experiências práticas e vivências relacionais. O objetivo é promover um maior entendimento dos conceitos e do potencial de ferramentas teóricas e práticas que podem ser adotadas na prática artística e cultural da fotografia. Os alunos terão uma visão abrangente dos circuitos de arte latino-americanos, das principais poéticas contemporâneas da imagem, dos modos de tornar público a produção artística e autoral e das ferramentas projetuais no campo da arte e cultura latino-americana, com o intuito de garantir uma experiência única, de forma prática e muito alinhada com as demandas dos circuitos.

No primeiro eixo - reflexões crítica -  serão abordados os estudos da cultura visual na América-Latina, enfatizando as relações entre imagem, imaginário, fotografia e artes visuais, além da produção de visualidades do corpo e do território e as teorias da fotografia.

O segundo eixo é o Laboratório de Criação: projetos e poéticas. Neste módulo, serão abordadas várias poéticas contemporâneas da fotografia nas artes visuais e na cultura, com ênfase para produções multimidiáticas e multilinguagens. Serão trabalhados temas como o pensamento artístico projetual, narrativas visuais fotográficas, corpo e performance, memória, arquivo e documento, literatura, processos analógicos, território, ambiente e deslocamentos, fotografia documental, videoarte e vídeo documentário. Esse eixo é dedicado, portanto, a auxiliar a formação profissional do aluno quanto aos processos de criação, investigação e desenvolvimento de poéticas.

 

O terceiro eixo é o Laboratório de Criação: plataformas. Os alunos serão apresentados às múltiplas formas de apresentação do trabalho artístico e cultural, enfatizando a produção de publicações impressas, exposições e instalações artísticas e as narrativas transmídias. Esse eixo é dedicado, portanto, a auxiliar a formação profissional do aluno quanto às múltiplas formas de tornar público sua produção artística e cultural.

 

O último eixo - Produção Cultural - vai discutir o papel do curador e do crítico, as estratégias para a gestão de uma carreira nos circuitos artísticos e culturais e as sociabilidades latino-americanas.

 

MBA Cultura Visual: fotografia & arte latino-americana é direcionado para designers, fotógrafos, artistas e criadores visuais que estejam interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos em cultura visual, artes e fotografia, a partir de uma perspectiva latino-america. Com a finalização deste curso, esperamos formar especialistas capazes de atuar de modo crítico e criativo no campo artístico e cultural latino-americano, interdisciplinar, multimidiática e multilinguagem.

Visualizações:
110
Compartilhar