Galeria Curso de Fotografia | Disciplinas - Unicap
Disciplinas
“Já se disse que o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar. Mas um fotógrafo que não sabe ler suas próprias imagens não é pior que um analfabeto?” BENJAMIN, Walter.
1º Módulo
PROCESSOS FOTOGRÁFICOS E ANATOMIA DA CÂMARA FOTOGRÁFICA
Código: FOT1203
Carga Horária: 120h
Ementa
Abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos. Conhecimento e aplicação das técnicas da fotografia analógica. Domínio dos equipamentos fotográficos analógicos e digitais. Compreensão dos filmes e sensores. Operação de câmaras mono-reflex, de pequeno e médio formato. Utilização do foco, diafragma, obturador da velocidade, iso, fotômetro, lentes, filtros e composição.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos relevantes aspectos na evolução dos processos fotográficos; Abordagem experimental com a técnica pinhole. Anatomia das câmeras digitais e analógicas, abertura de diafragma, obturador da velocidade, lentes, filtros, flashes e fotômetros. Mecanismos de construção da imagem fotográfica.
Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos a` fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, praticas fotográficas.
Bibliografia Básica
ADAMS, Anel. A Câmera. 2. ed. São Paulo: Senac, 2010.
CESAR, Newton; PIOVAN, Marco, Making of: Revelações sobre o dia-a-dia da Fotografia. São Paulo: Futura, 2003.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.
Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Câmara clara. 1. ed. Lisboa: ed. 70, 1998.
HEDGECOE, John, Novo Manual de Fotografia: O Guia Completo para Todos os Formatos. São Paulo: Senac, 2005.
LANGFORD, Michael. Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Edjouro, 1997.
MARTINS, Nelson. Fotografia: Da analógica a` digital. São Paulo: Senac, 2014.
TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. Arte da Composição. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2008.
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Código: FOT1001
Carga Horária: 90h
Ementa
História da imagem fotográfica e da tecnologia da fotografia desde o período que antecede a sua invenção ate´ os dias atuais, com ênfase nos fatos relacionados a` Europa ocidental, aos Estados Unidos e ao Brasil. Imagem e fotografia. Fotografia: conceitos, leitura fotográfica, elementos da imagem e realidades da fotografia. Evolução foto- química e tecnológica da fotografia: de 1826 até´ os dias atuais. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo. Os grandes mestres da fotografia.
Conteúdo Programático e Metodologia
Imagem e Fotografia: história do olhar. Fotografia: conceito, leitura fotográfica e elementos da imagem. As realidades da fotografia. Pré-história da fotografia: câmara escura e as experiências até´ o século XIX. Niépce, Daguerre e Talbot: o nascimento da fotografia no século XIX. Processos Fotográficos do Século XIX. Cronofotografia e Eastman Kodak: fotografia para todos. Fotografia colorida e a invenção do Cinema. Câmeras compactas, flash e Polaroid. Fotografia digital. Do Pictorialismo ao Fotojornalismo: Vanguardas na Fotografia. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo: dos primórdios no século XIX, a cobertura das guerras e a tecnologia digital. Os grandes mestres da fotografia. História da Fotografia em Pernambuco.
Bibliografia Básica
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Chapecó/ Argos: Letras Contemporâneas, 2004.
LIMA, Solange Ferraz de et al. Fotografia: usos e funções no século xix. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2008. 1 v.
HAYDN SMITH, Ian. Breve história da fotografia: um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas. São Paulo: GGili, 2018.
Bibliografia Complementar
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. 1. ed. Rio de janeiro: UFRJ, 1995.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: thewholestory.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. Ed. São Paulo: Atelie^ Editorial, 2012.
SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
Código: LET1056
Carga Horária: 60h
Ementa
Comunicação, elementos, processos e meios: aplicação; textos informativos; aspectos gramaticais contextualizados; relações textuais; perspectiva lo´gico-pragmático.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimentos – Comunicação verbal: elementos, processos e meios. Tipos e gêneros textuais. Fatores da coerência textual. Recursos de coesão textual: correferenciadores e conectores. Processos sintáticos. Aspectos gramaticais contextualizados: ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal, emprego do acento grave, emprego e colocação pronominal. Habilidades – As atitudes e habilidades a serem adquiridas pelos alunos devem capacita´-lós a ler, compreender e produzir textos nos diversos gêneros requeridos em suas atividades acadêmicas e profissionais, utilizando adequadamente os mecanismos linguísticos de estruturação textual, observando os princípios normativos-gramaticais e recursos estilísticos.
Bibliografia Básica
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2012.
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. 20. ed. Petro´polis, RJ: Vozes, 2011.
MARTINS, D. S. Português Instrumental. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar
CUNHA, C. & CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 18. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual 2. São Paulo: Contexto, 2010.
VIANA, A. C. Roteiro de redação: Lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006.
ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA IMAGEM ANALÓGICA E DIGITAL
Código: FOT1307
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar processos relativos à preservação, organização e gestão dos acervos de imagens fotográficas. Informar a respeito das técnicas elementares de conservação física e tratamento da informação de coleções de fotografias, além de procedimentos relativos à realização de diagnóstico para a fotografia analógica e digital.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos processos para a organização e preservação das imagens fotográficas digitais e analógicas e dos elementos causadores de sua deterioração. Aulas teóricas e práticas sobre os processos de organização e conservação das imagens fotográficas.
Bibliografia Básica
AUMONT, Jaques. A imagem. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Coleção ofício de arte e forma).
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 2001.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
Bibliografia Complementar
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: O efêmero e o perpetuo. São Paulo: Atelie^ Editorial, 2007.
MONFORTE, Luiz Guimaraes. Fotografia pensante. São Paulo: Senac,1997.
RONDINELLI, Rosely. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. São Paulo: Editora FGV, 2005.
RONDINELLI, Rosely. O documento arquivi´stico ante a realidade digital: Uma revisão conceitual necessária. São Paulo: Editora FGV, 2013.
ROUILLE´, André´. A fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
ROTEIRO, STORYBOARD E PRODUÇÃO NO AUDIOVISUAL
Código: FOT1310
Carga Horária: 60h
Ementa
Fundamentos da Linguagem audiovisual, narrativa cinematográfica, escala de planos, teoria de roteirização, storyboard, animatic, plano de produção. Análise e escritura de roteiro explorando a criação imagética da produção artística contemporânea, incluindo o cinema e a literatura. Métodos e técnicas de roteiro para ficção, não-ficção e documentário. Desenvolvimento de projetos e roteiros.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento da estrutura e das funções do roteiro, ideia, tema, argumento, storyline, sinopse, criação de personagens, diálogos, conflito, imagem e som. Avaliação de roteiros de filmes. Elaboração de projetos e roteiros de ficção, não-ficção e Documental.
Aulas expositivas e práticas; realização de exercícios de escrita em sala de aula; projeções; leituras comentadas de textos teóricos e produção projetos e roteiros.
Bibliografia Básica
GROVE, Elliot. 130 projetos para você aprender a filmar. São Paulo: Europa, 2010.
LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pre´-produção a` po´s-produc¸a~o. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Bibliografia Complementar
FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista: exercícios e instruções passo a passo para criar um roteiro de sucesso: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker’s introduction. 2. ed. Amsterdan: Elsevier, c2008.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
Código: FOT1203
Carga Horária: 120h
Ementa
Abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos. Conhecimento e aplicação das técnicas da fotografia analógica. Domínio dos equipamentos fotográficos analógicos e digitais. Compreensão dos filmes e sensores. Operação de câmaras mono-reflex, de pequeno e médio formato. Utilização do foco, diafragma, obturador da velocidade, iso, fotômetro, lentes, filtros e composição.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos relevantes aspectos na evolução dos processos fotográficos; Abordagem experimental com a técnica pinhole. Anatomia das câmeras digitais e analógicas, abertura de diafragma, obturador da velocidade, lentes, filtros, flashes e fotômetros. Mecanismos de construção da imagem fotográfica.
Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos a` fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, praticas fotográficas.
Bibliografia Básica
ADAMS, Anel. A Câmera. 2. ed. São Paulo: Senac, 2010.
CESAR, Newton; PIOVAN, Marco, Making of: Revelações sobre o dia-a-dia da Fotografia. São Paulo: Futura, 2003.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.
Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Câmara clara. 1. ed. Lisboa: ed. 70, 1998.
HEDGECOE, John, Novo Manual de Fotografia: O Guia Completo para Todos os Formatos. São Paulo: Senac, 2005.
LANGFORD, Michael. Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Edjouro, 1997.
MARTINS, Nelson. Fotografia: Da analógica a` digital. São Paulo: Senac, 2014.
TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. Arte da Composição. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2008.
Código: FOT1001
Carga Horária: 90h
Ementa
História da imagem fotográfica e da tecnologia da fotografia desde o período que antecede a sua invenção ate´ os dias atuais, com ênfase nos fatos relacionados a` Europa ocidental, aos Estados Unidos e ao Brasil. Imagem e fotografia. Fotografia: conceitos, leitura fotográfica, elementos da imagem e realidades da fotografia. Evolução foto- química e tecnológica da fotografia: de 1826 até´ os dias atuais. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo. Os grandes mestres da fotografia.
Conteúdo Programático e Metodologia
Imagem e Fotografia: história do olhar. Fotografia: conceito, leitura fotográfica e elementos da imagem. As realidades da fotografia. Pré-história da fotografia: câmara escura e as experiências até´ o século XIX. Niépce, Daguerre e Talbot: o nascimento da fotografia no século XIX. Processos Fotográficos do Século XIX. Cronofotografia e Eastman Kodak: fotografia para todos. Fotografia colorida e a invenção do Cinema. Câmeras compactas, flash e Polaroid. Fotografia digital. Do Pictorialismo ao Fotojornalismo: Vanguardas na Fotografia. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo: dos primórdios no século XIX, a cobertura das guerras e a tecnologia digital. Os grandes mestres da fotografia. História da Fotografia em Pernambuco.
Bibliografia Básica
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Chapecó/ Argos: Letras Contemporâneas, 2004.
LIMA, Solange Ferraz de et al. Fotografia: usos e funções no século xix. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2008. 1 v.
HAYDN SMITH, Ian. Breve história da fotografia: um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas. São Paulo: GGili, 2018.
Bibliografia Complementar
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. 1. ed. Rio de janeiro: UFRJ, 1995.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: thewholestory.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. Ed. São Paulo: Atelie^ Editorial, 2012.
SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Código: LET1056
Carga Horária: 60h
Ementa
Comunicação, elementos, processos e meios: aplicação; textos informativos; aspectos gramaticais contextualizados; relações textuais; perspectiva lo´gico-pragmático.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimentos – Comunicação verbal: elementos, processos e meios. Tipos e gêneros textuais. Fatores da coerência textual. Recursos de coesão textual: correferenciadores e conectores. Processos sintáticos. Aspectos gramaticais contextualizados: ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal, emprego do acento grave, emprego e colocação pronominal. Habilidades – As atitudes e habilidades a serem adquiridas pelos alunos devem capacita´-lós a ler, compreender e produzir textos nos diversos gêneros requeridos em suas atividades acadêmicas e profissionais, utilizando adequadamente os mecanismos linguísticos de estruturação textual, observando os princípios normativos-gramaticais e recursos estilísticos.
Bibliografia Básica
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2012.
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. 20. ed. Petro´polis, RJ: Vozes, 2011.
MARTINS, D. S. Português Instrumental. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar
CUNHA, C. & CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 18. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual 2. São Paulo: Contexto, 2010.
VIANA, A. C. Roteiro de redação: Lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006.
Código: FOT1307
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar processos relativos à preservação, organização e gestão dos acervos de imagens fotográficas. Informar a respeito das técnicas elementares de conservação física e tratamento da informação de coleções de fotografias, além de procedimentos relativos à realização de diagnóstico para a fotografia analógica e digital.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos processos para a organização e preservação das imagens fotográficas digitais e analógicas e dos elementos causadores de sua deterioração. Aulas teóricas e práticas sobre os processos de organização e conservação das imagens fotográficas.
Bibliografia Básica
AUMONT, Jaques. A imagem. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Coleção ofício de arte e forma).
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 2001.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
Bibliografia Complementar
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: O efêmero e o perpetuo. São Paulo: Atelie^ Editorial, 2007.
MONFORTE, Luiz Guimaraes. Fotografia pensante. São Paulo: Senac,1997.
RONDINELLI, Rosely. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. São Paulo: Editora FGV, 2005.
RONDINELLI, Rosely. O documento arquivi´stico ante a realidade digital: Uma revisão conceitual necessária. São Paulo: Editora FGV, 2013.
ROUILLE´, André´. A fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Código: FOT1310
Carga Horária: 60h
Ementa
Fundamentos da Linguagem audiovisual, narrativa cinematográfica, escala de planos, teoria de roteirização, storyboard, animatic, plano de produção. Análise e escritura de roteiro explorando a criação imagética da produção artística contemporânea, incluindo o cinema e a literatura. Métodos e técnicas de roteiro para ficção, não-ficção e documentário. Desenvolvimento de projetos e roteiros.
Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento da estrutura e das funções do roteiro, ideia, tema, argumento, storyline, sinopse, criação de personagens, diálogos, conflito, imagem e som. Avaliação de roteiros de filmes. Elaboração de projetos e roteiros de ficção, não-ficção e Documental.
Aulas expositivas e práticas; realização de exercícios de escrita em sala de aula; projeções; leituras comentadas de textos teóricos e produção projetos e roteiros.
Bibliografia Básica
GROVE, Elliot. 130 projetos para você aprender a filmar. São Paulo: Europa, 2010.
LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pre´-produção a` po´s-produc¸a~o. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Bibliografia Complementar
FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista: exercícios e instruções passo a passo para criar um roteiro de sucesso: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker’s introduction. 2. ed. Amsterdan: Elsevier, c2008.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
2º Módulo
AS ARTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Código: FOT1572
Carga Horária: 90h
Ementa
Estudo teórico do desenvolvimento da arte e seus movimentos e a integração das manifestações fotográficas artísticas, da PréHistória até a Pós-Modernidade. Visão a partir da evolução da representação imagética e seus suportes. Os conceitos de belo, beleza e estética ao longo dos tempos. A Pós-Modernidade e a ruptura dos suportes tradicionais da imagem.
Conteúdo programático e metodologia
A história da arte, a fotografia como processo artístico cultural e as tendências contemporâneas nas artes visuais. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos ao assunto, seminários, projeções de audiovisuais.
Bibliografia Básica
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1996.
DUCHER, Robert. Características dos Estilos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias. São Paulo: Senac, 2013.
Bibliografia Complementar
PROENÇA, Graça. História da arte. 16. ed. São Paulo: Ática, 2002.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012
FABRIS, Annateresa. Desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Rio de Janeiro: WMFMartins Fontes, 2011.
FLORES, Maria Bernadete Ramos; PETERLE, Patrícia. História e arte: imagem e memória. São Paulo: Mercado das Letras, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2017..
EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS I
Código: FOT1303
Carga Horária: 75h
Ementa
A edição como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição. Organização e catalogação das imagens através de recursos computacionais. A importância da catalogação no meio fotográfico digital. Análise dos processos analógicos e digitais para tratamento de imagens. Compreensão e aplicação de programa de catalogação, e tratamento de imagens.
Conteúdo programático e metodologia
O fluxo de trabalho no universo da fotografia digital, domínio dos programas de catalogação e tratamento de imagem, pixel, profundidade de bit, resolução (ppi/dpi), compactação, Interpolação, Tipos de arquivo, formatos digitais, RGB/CMYK, catalogação e tratamento de imagens em software específico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática.Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 4. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
JENNY, Peter. Um olhar criativo. São Paulo: GGili, 2014.CREATIVE TEAM. Adobe Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
Bilbiografia complementar
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
FEININGER, Andreas. La Nueva Tecnica Fotografica. 2 ed. Barcelona, Espanha: Hispano Europea, 1977.
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 5: o guia completo para fotógrafos digitais. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2014.
KELBY, Scott. Fotografia Digital na Prática. vol 2. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.
FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA
Código: FOT1406
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar a discussão dos fenômenos da comunicação visual sob o ponto de vista semiótico. Conceito de Semiótica. História e contextualização dos estudos semióticos. Conceitos semióticos. Especificidades dos processos de produção e de exibição de produtos nas mídias de massa. O referencial fornecido pela Semiótica de Peirce e Semiótica Discursiva. Pesquisas e estudos das mídias como mediações sociais. Tradução de sistemas semióticos.
Conteúdo programático e metodologia
A Semiótica: história e contextualização no campo da Fotografia. Linhas de pesquisa e estudos semióticos: peirceana, discursiva (francesa, russa). Semiótica X semiologia. Conceitos Semióticos: signo e suas classificações. A enunciação no produto midiático: o olhar do enunciador x olhar do enunciatário. A mídia enquanto sistema signico e o hibridismo das linguagens (visual, oral, gestual, verbal). Análise crítica dos produtos midiáticos, mas particularmente os que envolvam o campo da Fotografia. Metodologia: Aulas expositivas. Análise e discussão de textos. Exibição e/ou apresentação e análise de produtos midiáticos.
Bibliografia Básica
ECO, Umberto. A história da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2017.
PEIRCE, Charles S. Semiotica. 4. ed. São Paulo. Perspectiva, 1999.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999..
Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Estratégias Semióticas da Publicidade. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
SANTAELLA, Lúcia, A Percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.
ILUMINAÇÃO
Código: FOT1306
Carga Horária: 90h
Ementa
Fundamentos da fotometria. Conhecimento das técnicas de iluminação fotográfica. Produção de iluminação com específica intenção estética. Domínio da luz contínua e do flash. Conhecimento dos acessórios de iluminação e direção de modelo.
Conteúdo programático e metodologia
Estudo da natureza da luz e das principais formas de iluminação, de composição e enquadramento na produção fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais, prática no estúdio.
Bibliografia Básica
ARENA, Syl. Iluminação: da luz natural ao flash. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
HURTER, Bill. Guia de Iluminação para Fotógrafos: 2 ed. A Luz Perfeita. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2010.
MCNALLY, Joe. O Momento do Click: segredos fotográficos de um dos maiores fotógrafos do mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
Bibliografia Complementar
KUBOTA, Kevin. Diários de Iluminação: 101 esquemas e estilos de iluminação para fotógrafos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
LACKEY, Tâmara. A Arte de Fotografar Crianças: produção, direção e técnica. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.
MEDEIROS, Newton. Estúdio na Prática: 70 esquemas prontos para usar. São Paulo: Europa, 2008.
TAYLOR-HAW, Calvey. Guia Definitivo de Iluminação de Estúdio para Fotógrafos: os segredos e esquemas de iluminação para fotos incríveis. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA I
Código: FOT1301
Carga Horária: 90h
Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, principais linguagens, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.
Conteúdo programático e metodologia
Elementos da linguagem e do discurso fotográfico, análise de imagem, fotografia no jornalismo e na publicidade. Adequação da estética à linguagem. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos à linguagem e à estética na fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, prática fotográfica.
Bibliografia Básica
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MOTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: UnB, 2013.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo : introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2004.
Bibliografia Complementar
ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
HARAZIM, Dorrit. O Instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LOWE, Paul. Mestres da fotografia: técnicas criativas de 100 grandes fotógrafos.São Paulo: GGili, 2017.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo:uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage, 2010.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Código: FOT1572
Carga Horária: 90h
Ementa
Estudo teórico do desenvolvimento da arte e seus movimentos e a integração das manifestações fotográficas artísticas, da PréHistória até a Pós-Modernidade. Visão a partir da evolução da representação imagética e seus suportes. Os conceitos de belo, beleza e estética ao longo dos tempos. A Pós-Modernidade e a ruptura dos suportes tradicionais da imagem.
Conteúdo programático e metodologia
A história da arte, a fotografia como processo artístico cultural e as tendências contemporâneas nas artes visuais. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos ao assunto, seminários, projeções de audiovisuais.
Bibliografia Básica
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1996.
DUCHER, Robert. Características dos Estilos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias. São Paulo: Senac, 2013.
Bibliografia Complementar
PROENÇA, Graça. História da arte. 16. ed. São Paulo: Ática, 2002.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012
FABRIS, Annateresa. Desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Rio de Janeiro: WMFMartins Fontes, 2011.
FLORES, Maria Bernadete Ramos; PETERLE, Patrícia. História e arte: imagem e memória. São Paulo: Mercado das Letras, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2017..
EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS I
Código: FOT1303
Carga Horária: 75h
Ementa
A edição como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição. Organização e catalogação das imagens através de recursos computacionais. A importância da catalogação no meio fotográfico digital. Análise dos processos analógicos e digitais para tratamento de imagens. Compreensão e aplicação de programa de catalogação, e tratamento de imagens.
Conteúdo programático e metodologia
O fluxo de trabalho no universo da fotografia digital, domínio dos programas de catalogação e tratamento de imagem, pixel, profundidade de bit, resolução (ppi/dpi), compactação, Interpolação, Tipos de arquivo, formatos digitais, RGB/CMYK, catalogação e tratamento de imagens em software específico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática.Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 4. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
JENNY, Peter. Um olhar criativo. São Paulo: GGili, 2014.CREATIVE TEAM. Adobe Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
Bilbiografia complementar
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
FEININGER, Andreas. La Nueva Tecnica Fotografica. 2 ed. Barcelona, Espanha: Hispano Europea, 1977.
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 5: o guia completo para fotógrafos digitais. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2014.
KELBY, Scott. Fotografia Digital na Prática. vol 2. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.
FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA
Código: FOT1406
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar a discussão dos fenômenos da comunicação visual sob o ponto de vista semiótico. Conceito de Semiótica. História e contextualização dos estudos semióticos. Conceitos semióticos. Especificidades dos processos de produção e de exibição de produtos nas mídias de massa. O referencial fornecido pela Semiótica de Peirce e Semiótica Discursiva. Pesquisas e estudos das mídias como mediações sociais. Tradução de sistemas semióticos.
Conteúdo programático e metodologia
A Semiótica: história e contextualização no campo da Fotografia. Linhas de pesquisa e estudos semióticos: peirceana, discursiva (francesa, russa). Semiótica X semiologia. Conceitos Semióticos: signo e suas classificações. A enunciação no produto midiático: o olhar do enunciador x olhar do enunciatário. A mídia enquanto sistema signico e o hibridismo das linguagens (visual, oral, gestual, verbal). Análise crítica dos produtos midiáticos, mas particularmente os que envolvam o campo da Fotografia. Metodologia: Aulas expositivas. Análise e discussão de textos. Exibição e/ou apresentação e análise de produtos midiáticos.
Bibliografia Básica
ECO, Umberto. A história da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2017.
PEIRCE, Charles S. Semiotica. 4. ed. São Paulo. Perspectiva, 1999.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999..
Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Estratégias Semióticas da Publicidade. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
SANTAELLA, Lúcia, A Percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.
ILUMINAÇÃO
Código: FOT1306
Carga Horária: 90h
Ementa
Fundamentos da fotometria. Conhecimento das técnicas de iluminação fotográfica. Produção de iluminação com específica intenção estética. Domínio da luz contínua e do flash. Conhecimento dos acessórios de iluminação e direção de modelo.
Conteúdo programático e metodologia
Estudo da natureza da luz e das principais formas de iluminação, de composição e enquadramento na produção fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais, prática no estúdio.
Bibliografia Básica
ARENA, Syl. Iluminação: da luz natural ao flash. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
HURTER, Bill. Guia de Iluminação para Fotógrafos: 2 ed. A Luz Perfeita. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2010.
MCNALLY, Joe. O Momento do Click: segredos fotográficos de um dos maiores fotógrafos do mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
Bibliografia Complementar
KUBOTA, Kevin. Diários de Iluminação: 101 esquemas e estilos de iluminação para fotógrafos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
LACKEY, Tâmara. A Arte de Fotografar Crianças: produção, direção e técnica. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.
MEDEIROS, Newton. Estúdio na Prática: 70 esquemas prontos para usar. São Paulo: Europa, 2008.
TAYLOR-HAW, Calvey. Guia Definitivo de Iluminação de Estúdio para Fotógrafos: os segredos e esquemas de iluminação para fotos incríveis. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA I
Código: FOT1301
Carga Horária: 90h
Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, principais linguagens, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.
Conteúdo programático e metodologia
Elementos da linguagem e do discurso fotográfico, análise de imagem, fotografia no jornalismo e na publicidade. Adequação da estética à linguagem. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos à linguagem e à estética na fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, prática fotográfica.
Bibliografia Básica
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MOTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: UnB, 2013.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo : introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2004.
Bibliografia Complementar
ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
HARAZIM, Dorrit. O Instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LOWE, Paul. Mestres da fotografia: técnicas criativas de 100 grandes fotógrafos.São Paulo: GGili, 2017.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo:uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage, 2010.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
3º Módulo
EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS II
Código: FOT1304
Carga Horária: 90h
Ementa
A edição e o tratamento de imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Ajuste de cor, brilho e contraste em software de tratamento e manipulação de imagem. A aplicação das ferramentas digitais como forma de melhoria e direcionamento estético da fotografia. Conhecimento de materiais e processos relativos ao tratamento da imagem digital de forma aplicada. Compreensão e aplicação de programa de tratamento e manipulação de imagens.
Conteúdo programático e metodologia
Tratamento de cor, ajuste tonal, brilho e contraste. Seleção de áreas da imagem através de ferramentas específicas. Recuperação de áreas da imagem, retoque e limpeza. Métodos e técnicas para aumento da produtividade no tratamento das imagens. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
PRIMO, Lane. Estudo dirigido de Adobe Photoshop CC em português: para Windows. São Paulo: Érica, 2013.
FAULKNER, Andrew; CHAVEZ, Conrad. Adobe photoshop cc 2015: classroom in a book : guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Bibliografia Complementar
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 2: o guia completo para fotógrafos digitais. Camboriú, SC: Photos, 2009.
EVENING, Martin. Adobe Photoshop CS5 para Fotógrafos: um guia de edição de imagem profissional para o uso criativo do Photoshop para Mac e Pc. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
KELBY, Scott. Photoshop CS para Fotógrafos Digitais. São Paulo: Pearson Makron Books, 2012.
SILVA, Jorge Antonio Monteiro da. Como Planejar e Produzir um Projeto Gráfico. Rio de janeiro: Ediouro, 1990.
GERENCIAMENTO DE COR E IMPRESSÃO
Código: FOT1308
Carga Horária: 75h
Ementa
Conhecimento dos procedimentos e tecnologias necessários para garantir a consistência das cores em todo processo de produção de conteúdo digital, desde a concepção até a publicação final, seja impressa ou virtual. Abordagem da formação das cores em sistemas primários e secundários. O controle das coordenadas de cores através do uso de espectofotômetro e colorímetro. Fluxo de trabalho para imagens em RAW, da captura a saída de impressão, baseando-se na utilização dos instrumentos de controle dos perfis ICC. Possibilidades de impressão abordando variedades de substratos e tipos de impressão, da impressora jato de tinta à impressão digital em grande formato.
Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento teórico e prático das etapas do fluxo digital. Utilização dos componentes específicos para a obtenção do controle das cores.
Bibliografia Básica
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016
SOARES, Rodrigo Venturini. Gerenciamento de cores. São Paulo: SENAI/SP, 2017.
PEDROSA, Israel. Da Cor a Cor Inexistente. 10 ed. Rio de Janeiro: Léo Cristiano Editorial Ltda, 2014.
Bibliografia Complementar
CARRAMILLO NETO, Mario. Produção Gráfica.1 ed. São Paulo: Global, 1997.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Idéias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2009.
VILLEGAS, Alex. O Controle da Cor: gerenciamento de cores para fotógrafo. Camboriu, SC: Photos, 2009.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: SENAC, 2007.
HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: GGili, 2012.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA II
Código: FOT1302
Carga Horária: 90h
Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. A construção da comunicação através dos elementos da linguagem fotográfica. O discurso fotográfico nas diferentes linguagens da fotografia. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.
Conteúdo programático e metodologia
Os fotógrafos contemporâneos e as novas estéticas. As linguagens da foto nos eventos, foto de moda, fotografia como processo artístico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática com fotografia. Discurso fotográfico e análise de imagem.
Bibliografia Básica
GOMBRICH, Ernst. O sentido de ordem: um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HUMBERTO, Luis. Fotografia: a poética do banal. 1 ed. São Paulo: UnB, 2000.
RAMALHO, José Antônio A; PALACIN, Vitché. Escola de Fotografia. São Paulo: Futura, 2004.
Bibliografia Complementar
DPAULA, Renato. A essência da família: a beleza e o caos através da fotografia documental. Santa Catarina: Photos, 2018..
MARRA, Claudio. Nas Sombras de um Sonho: história e linguagem da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
OLIVEIRA, Sergio Lopes; PARLATO, ERIKA MARIA; RABELLO, SILVANA. O Falar da Linguagem. 1 ed. São Paulo: Lovise, 1996.
TURNER, Michelle. Fotografia de casamento: guia de campo.Porto Alegre: Bookman, 2013.
WOLFENSON, Bob. Cartas a um Jovem Fotógrafo. São Paulo: Campus, 2009.
MÍDIAS DIGITAIS
Código: FOT1401
Carga Horária: 90h
Ementa
Instrumentação técnica e teórica da fotografia como processo de criação, voltada para execução de projetos vinculados às mídias digitais.
Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento tecnológico das ferramentas utilizadas na construção de portfólios online, bem como das estratégias de mídias sociais para divulgação do trabalho como profissional de fotografia. A disciplina também aborda questões pertinentes ao futuro da fotografia e às possibilidades de convergência entre a fotografia e outras linguagens multimídia. Aulas teóricas expositivas sobre o contexto do uso da fotografia na Internet, bem como dos dispositivos móveis (tablets e celulares). Projeções de audiovisuais, construção e aplicação de portfólio e perfis profissionais em redes sociais. Prática no laboratório de informática.
Bibliografia Básica
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia: de Gutemberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2002.
FONTCUBERTA , Joan. A Câmera de Pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: G. Gilli, 2012.
Bibliografia Complementar
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sintaxe da leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2006.
HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução que vai mudar no seu mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph Publicações e Assessoria Pedagógica Ltda, 2009.
ROJAS ORDUÑA, Octavio I (Et al). Blogs: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomsom, 2007.
SAAD, B. Estratégias 2.0 para a Mídia Digital, São Paulo: Senac, 2008.
POÉTICA DA IMAGEM
Código: FOT1309
Carga Horária: 60h
Ementa
A poética e sua localização na linguagem. Expressão poética. A poética e o suporte. A poética e a construção da expressão imagética. Definição dos modelos de funcionamento poético da fotografia. Os diversos autores que abordam o projeto criativo e a construção da imagem. Os paradigmas do criativo e a singularidade “poética” na autoria fotográfica.
Conteúdo programático e metodologia
Apresentação da linguagem da arte contemporânea, com ênfase à atuação fotográfica. O entendimento da fotografia como proposição poética. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos, seminários e projeções de audiovisuais.
Bibliografia Básica
AUMONT, Jacques. A Parte da Arte In: a imagem. Campinas, SP: Papyrus, 2014.
BUCK-MORSS, Susan (org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro:Contraponto, 2012.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Bibliografia Complementar
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KRAUSS, Rosalind E. O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
ORWIG, Chris. Poesia Visual: um guia para Inspiração e criatividade fotográfica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
FURTADO, Fernando Fábio Fiorese; PERNISA JÚNIOR, Carlos Fiorese. Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: UNICAMP, 2012.
Código: FOT1304
Carga Horária: 90h
Ementa
A edição e o tratamento de imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Ajuste de cor, brilho e contraste em software de tratamento e manipulação de imagem. A aplicação das ferramentas digitais como forma de melhoria e direcionamento estético da fotografia. Conhecimento de materiais e processos relativos ao tratamento da imagem digital de forma aplicada. Compreensão e aplicação de programa de tratamento e manipulação de imagens.
Conteúdo programático e metodologia
Tratamento de cor, ajuste tonal, brilho e contraste. Seleção de áreas da imagem através de ferramentas específicas. Recuperação de áreas da imagem, retoque e limpeza. Métodos e técnicas para aumento da produtividade no tratamento das imagens. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
PRIMO, Lane. Estudo dirigido de Adobe Photoshop CC em português: para Windows. São Paulo: Érica, 2013.
FAULKNER, Andrew; CHAVEZ, Conrad. Adobe photoshop cc 2015: classroom in a book : guia de treinamento oficial. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Bibliografia Complementar
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 2: o guia completo para fotógrafos digitais. Camboriú, SC: Photos, 2009.
EVENING, Martin. Adobe Photoshop CS5 para Fotógrafos: um guia de edição de imagem profissional para o uso criativo do Photoshop para Mac e Pc. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
KELBY, Scott. Photoshop CS para Fotógrafos Digitais. São Paulo: Pearson Makron Books, 2012.
SILVA, Jorge Antonio Monteiro da. Como Planejar e Produzir um Projeto Gráfico. Rio de janeiro: Ediouro, 1990.
GERENCIAMENTO DE COR E IMPRESSÃO
Código: FOT1308
Carga Horária: 75h
Ementa
Conhecimento dos procedimentos e tecnologias necessários para garantir a consistência das cores em todo processo de produção de conteúdo digital, desde a concepção até a publicação final, seja impressa ou virtual. Abordagem da formação das cores em sistemas primários e secundários. O controle das coordenadas de cores através do uso de espectofotômetro e colorímetro. Fluxo de trabalho para imagens em RAW, da captura a saída de impressão, baseando-se na utilização dos instrumentos de controle dos perfis ICC. Possibilidades de impressão abordando variedades de substratos e tipos de impressão, da impressora jato de tinta à impressão digital em grande formato.
Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento teórico e prático das etapas do fluxo digital. Utilização dos componentes específicos para a obtenção do controle das cores.
Bibliografia Básica
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016
SOARES, Rodrigo Venturini. Gerenciamento de cores. São Paulo: SENAI/SP, 2017.
PEDROSA, Israel. Da Cor a Cor Inexistente. 10 ed. Rio de Janeiro: Léo Cristiano Editorial Ltda, 2014.
Bibliografia Complementar
CARRAMILLO NETO, Mario. Produção Gráfica.1 ed. São Paulo: Global, 1997.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Idéias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2009.
VILLEGAS, Alex. O Controle da Cor: gerenciamento de cores para fotógrafo. Camboriu, SC: Photos, 2009.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. São Paulo: SENAC, 2007.
HELLER, Eva. A psicologia das cores. São Paulo: GGili, 2012.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA II
Código: FOT1302
Carga Horária: 90h
Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. A construção da comunicação através dos elementos da linguagem fotográfica. O discurso fotográfico nas diferentes linguagens da fotografia. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.
Conteúdo programático e metodologia
Os fotógrafos contemporâneos e as novas estéticas. As linguagens da foto nos eventos, foto de moda, fotografia como processo artístico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática com fotografia. Discurso fotográfico e análise de imagem.
Bibliografia Básica
GOMBRICH, Ernst. O sentido de ordem: um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HUMBERTO, Luis. Fotografia: a poética do banal. 1 ed. São Paulo: UnB, 2000.
RAMALHO, José Antônio A; PALACIN, Vitché. Escola de Fotografia. São Paulo: Futura, 2004.
Bibliografia Complementar
DPAULA, Renato. A essência da família: a beleza e o caos através da fotografia documental. Santa Catarina: Photos, 2018..
MARRA, Claudio. Nas Sombras de um Sonho: história e linguagem da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
OLIVEIRA, Sergio Lopes; PARLATO, ERIKA MARIA; RABELLO, SILVANA. O Falar da Linguagem. 1 ed. São Paulo: Lovise, 1996.
TURNER, Michelle. Fotografia de casamento: guia de campo.Porto Alegre: Bookman, 2013.
WOLFENSON, Bob. Cartas a um Jovem Fotógrafo. São Paulo: Campus, 2009.
MÍDIAS DIGITAIS
Código: FOT1401
Carga Horária: 90h
Ementa
Instrumentação técnica e teórica da fotografia como processo de criação, voltada para execução de projetos vinculados às mídias digitais.
Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento tecnológico das ferramentas utilizadas na construção de portfólios online, bem como das estratégias de mídias sociais para divulgação do trabalho como profissional de fotografia. A disciplina também aborda questões pertinentes ao futuro da fotografia e às possibilidades de convergência entre a fotografia e outras linguagens multimídia. Aulas teóricas expositivas sobre o contexto do uso da fotografia na Internet, bem como dos dispositivos móveis (tablets e celulares). Projeções de audiovisuais, construção e aplicação de portfólio e perfis profissionais em redes sociais. Prática no laboratório de informática.
Bibliografia Básica
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia: de Gutemberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2002.
FONTCUBERTA , Joan. A Câmera de Pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: G. Gilli, 2012.
Bibliografia Complementar
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sintaxe da leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2006.
HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução que vai mudar no seu mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph Publicações e Assessoria Pedagógica Ltda, 2009.
ROJAS ORDUÑA, Octavio I (Et al). Blogs: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomsom, 2007.
SAAD, B. Estratégias 2.0 para a Mídia Digital, São Paulo: Senac, 2008.
POÉTICA DA IMAGEM
Código: FOT1309
Carga Horária: 60h
Ementa
A poética e sua localização na linguagem. Expressão poética. A poética e o suporte. A poética e a construção da expressão imagética. Definição dos modelos de funcionamento poético da fotografia. Os diversos autores que abordam o projeto criativo e a construção da imagem. Os paradigmas do criativo e a singularidade “poética” na autoria fotográfica.
Conteúdo programático e metodologia
Apresentação da linguagem da arte contemporânea, com ênfase à atuação fotográfica. O entendimento da fotografia como proposição poética. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos, seminários e projeções de audiovisuais.
Bibliografia Básica
AUMONT, Jacques. A Parte da Arte In: a imagem. Campinas, SP: Papyrus, 2014.
BUCK-MORSS, Susan (org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro:Contraponto, 2012.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Bibliografia Complementar
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KRAUSS, Rosalind E. O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
ORWIG, Chris. Poesia Visual: um guia para Inspiração e criatividade fotográfica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
FURTADO, Fernando Fábio Fiorese; PERNISA JÚNIOR, Carlos Fiorese. Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: UNICAMP, 2012.
4º Módulo
GESTÃO COMERCIAL DA IMAGEM
Código: FOT1402
Carga Horária: 75h
Ementa
Estudo da tendência do mercado fotográfico e dos métodos de valorização do trabalho profissional. Conceitos básicos sobre planejamento estratégico e gestão de negócios. Conceitos, Tendências e Tarefas Fundamentais de Marketing.
Conteúdo programático e metodologia
Principais tipos de atuação do profissional da fotografia. Mercado fotográfico e técnicas para a sua valorização.Carreira, marketing pessoal e portfólio. Marketing para o século XXI: conceitos de marketing holístico. Marketing e planejamento estratégico: missão, visão, valores, macroambiente, SWOT (oportunidades, ameaças, forças e fraquezas), objetivos, plano de ação (metas), mix de marketing (produto, preço, ponto e promoção), pesquisa de mercado, segmentação do mercado e previsão da demanda. Comercialização da imagem publicitária e da imagem editorial. Tendências de Mercado: estratégias da fotografia comercial e artística na rede, grandes fotógrafos, museus, agências de fotografia e bancos de imagem. Orçamentos e associação de fotógrafos.
Bibliografia Básica
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Sextante, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
Bibliografia Complementar
BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
DYER, Jeff.; GREGERSEN, Hal B.,; CHRISTENSEN, Clayton M. DNA do inovador: dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.LUIZ, Sinclayr. Organização e Técnica Comercial. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: Atlas, 2004.
WEISGRAU, Richard. The Real Business of Photography. New York: Allworth Press, 2004.
MONTAGEM DE PORTFÓLIO E CURADORIA
Código: FOT1404
Carga Horária: 90h
Ementa
A evolução histórica da função do curador e dos aspectos físicos de suas mostras artísticas, científicas, históricas ou culturais. Desenvolvimento de conceitos e temáticas na elaboração de montagem de exposições. Edição fotográfica como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica e suas estéticas. Critérios editoriais, técnicos, estéticos, sociais, e éticos da edição. O papel e a importância dos signos na mensagem fotográfica. O ensaio fotográfico e a representatividade de conjunto. A função e possibilidades de elaboração de portfólio como apresentação ao mercado.
Conteúdo programático e metodologia
Os critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais; visitas e análises de exposições; seleção, tratamento, edição e montagem das imagens para confecção dos portfólios e das exposições. Prática no laboratório de informática.
Bibliografia Básica
FREEMAN, Michael. A narrativa fotográfica: a arte de criar ensaios e reportagens visuais. Porto Alegre: Bookman, 2014.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI, 2010.
RAMOS, Alexandre Dias. Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.
Bibliografia Complementar
ALVES, José Francisco. Amilcar de Castro: uma retrospectiva. Porto Alegre, RS: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2005.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FOX, Anna; CARUANA, Natasha. Por Trás da Imagem: pesquisa e prática em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
DIDI-HUMBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
MAMMI, L.;Schwarcz, L. Oito vezes fotografia: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS III
Código: FOT1305
Carga Horária: 90h
Ementa
O tratamento e a manipulação da imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. A aplicação das ferramentas digitais de forma auxiliar ao rendimento dos equipamentos de captura fotográfica.Conhecimento de técnicas específicas para criação de imagens a partir de originais fotográficos diversos uso de recursos avançados de seleção, recorte e manipulação para a criação de imagens fotográficas aplicadas aos mais variados meios.
Conteúdo programático e metodologia
Experimentações no universo da fotografia digital. Uso de softwares de manipulação e tratamento como auxiliares na criação de imagens fotográficas aplicadas, Alteração, fusão e criação de elementos fotográficos em ambiente digital. Ajuste e criação de luz nas imagens fotográficas através de softwares específicos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2013.
KEESE, Alexandre. Adobe Photoshop: tratamento e edição profissional de imagens. São Paulo: Desktop, 2009.
KLOSKOWSKI, Matt. Photoshop: montagens e fusões criativas. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.
Bibliografia Complementar
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CREATIVE TEAM. Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 1. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2007.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 4. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.
CAPTURA DE VÍDEO EM HDSLR E EDIÇÃO
Código: FOT1405
Carga Horária: 90h
Ementa
Desenvolver habilidades para o manuseio de câmeras HDSLR na captura de imagens em movimento. Conceitos da linguagem e som utilizados em vídeo. Domínio no processo de pré-produção, produção e pós produção. Capacitação na edição de vídeos em software específicos e publicação na internet.
Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de câmeras HDSLR e respectivas funções dos acessórios de gravação de imagem e som. Aspectos estruturais da linguagem da imagem dinâmica. Montagem de roteiro e Storyboards. Teoria e prática do processo da produção e edição de vídeos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Prática na captura e edição de vídeos.
Bibliografia Básica
ANG, Tom. Vídeo Digital: uma introdução. São Paulo: Senac, 2013.
MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o dialogo possivel. 4. ed. São Paulo: Ática, 2001.
WATTS, Harris. On camera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC. 5. ed. São Paulo: Summus, 1990.
Bibliografia Complementar
BURCH, Nöel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da Animação: técnica e estética através da história. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2002.
MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos. São Paulo: Jorge Zahar, 2007.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal… O Que é Mesmo Documentário? São Paulo: Senac, 2013.
RODRIGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo, Senac, 2006.
Código: FOT1402
Carga Horária: 75h
Ementa
Estudo da tendência do mercado fotográfico e dos métodos de valorização do trabalho profissional. Conceitos básicos sobre planejamento estratégico e gestão de negócios. Conceitos, Tendências e Tarefas Fundamentais de Marketing.
Conteúdo programático e metodologia
Principais tipos de atuação do profissional da fotografia. Mercado fotográfico e técnicas para a sua valorização.Carreira, marketing pessoal e portfólio. Marketing para o século XXI: conceitos de marketing holístico. Marketing e planejamento estratégico: missão, visão, valores, macroambiente, SWOT (oportunidades, ameaças, forças e fraquezas), objetivos, plano de ação (metas), mix de marketing (produto, preço, ponto e promoção), pesquisa de mercado, segmentação do mercado e previsão da demanda. Comercialização da imagem publicitária e da imagem editorial. Tendências de Mercado: estratégias da fotografia comercial e artística na rede, grandes fotógrafos, museus, agências de fotografia e bancos de imagem. Orçamentos e associação de fotógrafos.
Bibliografia Básica
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Sextante, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
Bibliografia Complementar
BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
DYER, Jeff.; GREGERSEN, Hal B.,; CHRISTENSEN, Clayton M. DNA do inovador: dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.LUIZ, Sinclayr. Organização e Técnica Comercial. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: Atlas, 2004.
WEISGRAU, Richard. The Real Business of Photography. New York: Allworth Press, 2004.
MONTAGEM DE PORTFÓLIO E CURADORIA
Código: FOT1404
Carga Horária: 90h
Ementa
A evolução histórica da função do curador e dos aspectos físicos de suas mostras artísticas, científicas, históricas ou culturais. Desenvolvimento de conceitos e temáticas na elaboração de montagem de exposições. Edição fotográfica como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica e suas estéticas. Critérios editoriais, técnicos, estéticos, sociais, e éticos da edição. O papel e a importância dos signos na mensagem fotográfica. O ensaio fotográfico e a representatividade de conjunto. A função e possibilidades de elaboração de portfólio como apresentação ao mercado.
Conteúdo programático e metodologia
Os critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais; visitas e análises de exposições; seleção, tratamento, edição e montagem das imagens para confecção dos portfólios e das exposições. Prática no laboratório de informática.
Bibliografia Básica
FREEMAN, Michael. A narrativa fotográfica: a arte de criar ensaios e reportagens visuais. Porto Alegre: Bookman, 2014.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI, 2010.
RAMOS, Alexandre Dias. Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.
Bibliografia Complementar
ALVES, José Francisco. Amilcar de Castro: uma retrospectiva. Porto Alegre, RS: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2005.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FOX, Anna; CARUANA, Natasha. Por Trás da Imagem: pesquisa e prática em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
DIDI-HUMBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
MAMMI, L.;Schwarcz, L. Oito vezes fotografia: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS III
Código: FOT1305
Carga Horária: 90h
Ementa
O tratamento e a manipulação da imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. A aplicação das ferramentas digitais de forma auxiliar ao rendimento dos equipamentos de captura fotográfica.Conhecimento de técnicas específicas para criação de imagens a partir de originais fotográficos diversos uso de recursos avançados de seleção, recorte e manipulação para a criação de imagens fotográficas aplicadas aos mais variados meios.
Conteúdo programático e metodologia
Experimentações no universo da fotografia digital. Uso de softwares de manipulação e tratamento como auxiliares na criação de imagens fotográficas aplicadas, Alteração, fusão e criação de elementos fotográficos em ambiente digital. Ajuste e criação de luz nas imagens fotográficas através de softwares específicos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.
Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2013.
KEESE, Alexandre. Adobe Photoshop: tratamento e edição profissional de imagens. São Paulo: Desktop, 2009.
KLOSKOWSKI, Matt. Photoshop: montagens e fusões criativas. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.
Bibliografia Complementar
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CREATIVE TEAM. Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 1. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2007.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 4. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.
CAPTURA DE VÍDEO EM HDSLR E EDIÇÃO
Código: FOT1405
Carga Horária: 90h
Ementa
Desenvolver habilidades para o manuseio de câmeras HDSLR na captura de imagens em movimento. Conceitos da linguagem e som utilizados em vídeo. Domínio no processo de pré-produção, produção e pós produção. Capacitação na edição de vídeos em software específicos e publicação na internet.
Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de câmeras HDSLR e respectivas funções dos acessórios de gravação de imagem e som. Aspectos estruturais da linguagem da imagem dinâmica. Montagem de roteiro e Storyboards. Teoria e prática do processo da produção e edição de vídeos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Prática na captura e edição de vídeos.
Bibliografia Básica
ANG, Tom. Vídeo Digital: uma introdução. São Paulo: Senac, 2013.
MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o dialogo possivel. 4. ed. São Paulo: Ática, 2001.
WATTS, Harris. On camera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC. 5. ed. São Paulo: Summus, 1990.
Bibliografia Complementar
BURCH, Nöel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da Animação: técnica e estética através da história. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2002.
MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos. São Paulo: Jorge Zahar, 2007.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal… O Que é Mesmo Documentário? São Paulo: Senac, 2013.
RODRIGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo, Senac, 2006.
Eletivas
HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA
Código: HIS1757
Carga Horária: 60h
Ementa
Conceitos básicos: etnia, nação, tradição, aculturação e assimilação. O povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos: dados e interpretações da arqueologia e das ciências afins sobre as populações das quais descendem os habitantes que ocupavam o território no momento da chegada dos europeus. A imagem dos povos autóctones na história do Brasil contada pelos conquistadores: a visão eurocêntrica. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. Identidade indígena hoje. A luta pela terra e a recuperação da própria história. Os negros no Brasil. As culturas africanas no Brasil. A aculturação, acomodação, deculturação e transculturação africana na construção da cultura brasileira. O apagamento do africano na construção da identidade nacional e o seu ressurgimento.
Conteúdo programático e metodologia
O quadro do povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos, a partir das últimas pesquisas da arqueologia e das ciências afins. Discussão sobre a produção historiográfica e sobre a construção da imagem dos povos indígenas na história do Brasil. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. As sociedades indígenas na história do Brasil. Os negros no Brasil. Focos principais de escravidão. As culturas africanas no Brasil. A revalorização do papel do negro e sua cultura no Brasil. Metodologia: aulas expositivas, utilização de recursos audiovisuais e de textos. Visita a locais significativos das culturas afro-brasileira e indígena.
Bibliografia Básica
CUNHA, M. C. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FELINTO, R. (Org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos – religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
SILVA, V.G. (Org.). Caminho das almas: memória afro-brasileira. São Paulo: Summus, 2002.
Bibliografia Complementar
ALMEIDA, A.J.S.; SANTOS, L.de A.; FERRETTI, S.F. Religião, raça e identidade. Colóquio do centenário da morte de Nina Rodrigues. São Paulo: Paulinas, 2009.
MIRANDA. M.da C. A cidadania no Brasil: o índio e o escravo negro. Brasília: Fundação Projeto Rondon, 2002.
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo Brasiliense, 2008.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização: a integração dos indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SARAIVA, J.F.S. Formação da África contemporânea. São Paulo: Atual, 1987.
INGLÊS APLICADO À INFORMÁTICA
Código: LET1163
Carga Horária: 60h
Ementa
Desenvolvimento de técnicas de leitura e compreensão de textos específicos da área de computação. Compreensão e interpretação de parágrafos; estrutura gramatical e o relacionamento entre períodos; palavras de referência e transição.
Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de computadores e respectivas funções em língua inglesa. Redes de computação, banco de dados e programas. Linguagens do computador e tendência do mesmo no futuro. Diferentes carreiras em computação. Aspectos estruturais da língua inglesa em textos sobre computação, tais como os artigos definido e indefinido; comparativos e superlativos; imperativo e idéias seqüênciais; presente simples, sentenças interrogativas e negativas; advérbios de freqüência e tempos verbais.
Bibliografia Básica
CRUZ, Décio Torres. Inglês. Com. Textos para informática. São Paulo: DISAL, 2003.
GALANTE, Terezinha Prado; POW, Elizabeth. Inglês para processamento de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GLENDINNING, Erich H.; McEWAN, John. Basic English for Computing. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Bibliografia Complementar
DICIONÁRIO de informática: inglês-português e português-inglês; tradução Fernando B. Ximenes, Rio de Janeiro: Campus, 1993.
LONGMAN dictionary of contemporary english. 3. ed. Londres: Longman, 1995.
MURPHY, Raymond; SMALZER, William R. Basic grammar in use: reference and practice for students of english. 2. ed. Cambridge: Cambridge university, 2002.
PYNE, Sandra; TUCK, Allene. (Ed.). Oxford Dictionary of Computing. Oxford: University Press, 1996.
TAYLOR, James L. Portuguese – english dictionary. Rio de Janeiro: Record, 2000.
LEGISLAÇÃO SOBRE O USO DA IMAGEM
Código: FOT1410
Carga Horária: 60h
Ementa
Propriedade intelectual e direito autoral. Normas legais internacionais e brasileiras que regulam as atividades e os direitos de criadores, autores e produtores de obras fotográficas. As atividades de produção editorial sob o prisma da legalidade. Direito de imagem.
Conteúdo programático e metodologia
Introdução à propriedade intelectual. Evolução Histórica do Direito Autoral. Convenções Internacionais sobre Direito Autoral e Direitos Conexos: Berna, Genebra e Roma. Lei de Direito Autoral Brasileira. Lei de Direito Autoral na Era Digital. Direito de imagem e direito de imprensa. Doutrina do Fair Use, Copyleft, Copyright e CreativeCommons. Agência de fotografia e bancos de imagens: a questão autoral. Ética e deontologia da fotografia.
Bibliografia Básica
PRETTO, Marcelo. Direito autoral para fotógrafos. São Paulo: iPhoto, 2013.
OLIVER, Paulo. Direito autoral, fotografia e imagem: Aspectos jurídicos. São Paulo: Letras & letras, 1991.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2004.
Bibliografia Complementar
BERTI, Silma Mendes. Direito à própria imagem. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1993.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengagelearning, 2009.
RUSSO, Luiz R. R. Como abrir sua empresa de prestação de serviços. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
COSTA NETTO, J. C. Direito autoral no Brasil. 2. ed. São Paulo: FTD, 2008.
LIBRAS
Código: LET1622
Carga Horária: 60h
Ementa
Cultura, identidade e surdez. Filosofias e métodos de educação e suas implicações no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do surdo. Visão geral da trajetória da educação/reabilitação do surdo. O surdo na escola: a escrita, a fala e os sinais. Estudo da língua de sinais no contexto lingüístico e social, focalizando sua aquisição e desenvolvimento.
Conteúdo programático e metodologia
A surdez no contexto da sociedade brasileira. Filosofias e métodos que podem nortear a proposta de educação e reabilitação de surdos, desde o início da sua educação formal até o momento atual. Aquisição da Libras por surdos. Aquisição da língua portuguesa como segunda língua por surdos. Legislação que dispõe sobre o uso da Libras. O surdo e a escola. Prática da Libras. Metodologia: aulas expositivo-dialogais, reflexão e discussão sobre temas abordados, vídeos temáticos, procedimentos que visem à articulação teoria e prática, pesquisa bibliográfica.
Bibliografia básica
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante. 8. ed. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: < http://feneis.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Libras-em-Contexto-Livro-do-Estudante.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2017.
QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
______. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Bibliografia complementar
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D.; MACEDO, E.C. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (libras) baseado em linguística e neurociências cognitivas. V. 1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2013.
GESSER, A. Libras? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
QUADROS,R. M. (Org.). Estudos surdos I, II, III e IV. Petrópolis: Arara Azul, 2006. Disponível em < editora-araraazul.com.br/site/e-books.
SOUZA, R.M. ; ARANTES, V. A. (Org.). Educação de surdos: pontos e contrapontos. 3 ed. São Paulo: Summus, 2007.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Código: JOR1517
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar os fundamentos da pesquisa nas ciências humanas, bem como paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. Abordar a definição de problema de pesquisa e de objeto de investigação, no contexto da aplicabilidade de métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação.
Conteúdo programático e metodologia
Fundamentos da pesquisa nas ciências humanas. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. A definição do objeto de pesquisa. A pesquisa em comunicação. Elaboração do projeto de pesquisa. Problema de pesquisa, justificativa e objetivos. Marco teórico e revisão bibliográfica. Metodologias. Técnicas de investigação. Metodologia: o conteúdo será transmitido através de aulas expositivas e orientações dos grupos de pesquisa.
Bibliografia básica
BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge; NOVELLI, Ana Lúcia Romero. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
BAUER, Martin; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
Bibliografia Complementar
DEMO. Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
LOPES, Maria I. Vassalo. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1997.
RUDIGER, Francisco. Ciência social crítica e pesquisa em comunicação: trajetória histórica e elementos de epistemologia. São Leopoldo: Ed. da Unisinos, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
1. EMENTA
Acessibilidade. Inclusão. Envolvimento e colaboração. Conceitos e paradigmas históricos dos processos de inclusão das pessoas com deficiência: Políticas Públicas voltadas à inclusão e acessibilidade. Objetivar, analisar a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior e no mercado profissional. Legislação pertinente aos direitos das
pessoas com deficiência. Tecnologias assistivas. Barreiras atitudinais. Pessoas com deficiência. Pessoas em vulnerabilidade social. Atuação dos profissionais da acessibilidade comunicacional nas diferentes mídias. Acessibilidade no projeto e desenvolvimento de artefatos visando o princípio do desenho universal.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA
Conhecimento dos relevantes aspectos da construção e compreensão plural dos processos de inclusão nas diversas mídias, das diferentes formas de acessibilidades, das especificidades das pessoas beneficiadas pelas políticas da inclusão segundo a perspectiva de participação e respeito à diversidade. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos, seminários, projeções de audiovisuais, práticas.
3. BIBLIOGRAFIA
Básica:
AMORIM, Maria de Lourdes Mendes. A música e a holística transformando a educação dos portadores da síndrome de Down. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.
KASSAR, Monica De Carvalho Magalhaes. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. 1. ed. Campinas: Autores associados, 1999.
TAKATORI, Marisa. O Brincar no cotidiano da criança com deficiência física: reflexões sobre a clínica de terapia ocupacional. São Paulo: Atheneu: Centro Universitário São Camilo, 2003.
Complementar:
ANDI (2003) Mídia e Deficiência. Fundação Banco do Brasil.
ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 3.ed. rev.ampl. e atual. Brasilia: Corde, 2003.
BORGES, Sheila de Medeiros (Org). Cartilha da pessoa com deficiência. Goiânia, GO: UCG, 2008. 24 p. ISBN 9788571035034
BRASIL Ministério das Cidades. Brasil acessível: programa de acessibilidade urbana. [Brasília, DF]: O Ministério, 2006. v.
SOUZA, Angela Maria Costa de (Org.) A criança especial: temas médicos, educativos e sociais. São Paulo: Roca, 2003.
Carga Horária Mínima: 1.605h
Carga Horária horas-aula: 1.605h
Carga Horária ATC: 80h
Carga Horária Total: 1.685h
Para acessar as ementas faça login na Programação Acadêmica de Disciplinas
Para acessar sua página no site da Católica faça login no Portal do aluno de Graduação
Código: HIS1757
Carga Horária: 60h
Ementa
Conceitos básicos: etnia, nação, tradição, aculturação e assimilação. O povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos: dados e interpretações da arqueologia e das ciências afins sobre as populações das quais descendem os habitantes que ocupavam o território no momento da chegada dos europeus. A imagem dos povos autóctones na história do Brasil contada pelos conquistadores: a visão eurocêntrica. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. Identidade indígena hoje. A luta pela terra e a recuperação da própria história. Os negros no Brasil. As culturas africanas no Brasil. A aculturação, acomodação, deculturação e transculturação africana na construção da cultura brasileira. O apagamento do africano na construção da identidade nacional e o seu ressurgimento.
Conteúdo programático e metodologia
O quadro do povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos, a partir das últimas pesquisas da arqueologia e das ciências afins. Discussão sobre a produção historiográfica e sobre a construção da imagem dos povos indígenas na história do Brasil. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. As sociedades indígenas na história do Brasil. Os negros no Brasil. Focos principais de escravidão. As culturas africanas no Brasil. A revalorização do papel do negro e sua cultura no Brasil. Metodologia: aulas expositivas, utilização de recursos audiovisuais e de textos. Visita a locais significativos das culturas afro-brasileira e indígena.
Bibliografia Básica
CUNHA, M. C. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FELINTO, R. (Org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos – religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
SILVA, V.G. (Org.). Caminho das almas: memória afro-brasileira. São Paulo: Summus, 2002.
Bibliografia Complementar
ALMEIDA, A.J.S.; SANTOS, L.de A.; FERRETTI, S.F. Religião, raça e identidade. Colóquio do centenário da morte de Nina Rodrigues. São Paulo: Paulinas, 2009.
MIRANDA. M.da C. A cidadania no Brasil: o índio e o escravo negro. Brasília: Fundação Projeto Rondon, 2002.
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo Brasiliense, 2008.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização: a integração dos indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SARAIVA, J.F.S. Formação da África contemporânea. São Paulo: Atual, 1987.
INGLÊS APLICADO À INFORMÁTICA
Código: LET1163
Carga Horária: 60h
Ementa
Desenvolvimento de técnicas de leitura e compreensão de textos específicos da área de computação. Compreensão e interpretação de parágrafos; estrutura gramatical e o relacionamento entre períodos; palavras de referência e transição.
Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de computadores e respectivas funções em língua inglesa. Redes de computação, banco de dados e programas. Linguagens do computador e tendência do mesmo no futuro. Diferentes carreiras em computação. Aspectos estruturais da língua inglesa em textos sobre computação, tais como os artigos definido e indefinido; comparativos e superlativos; imperativo e idéias seqüênciais; presente simples, sentenças interrogativas e negativas; advérbios de freqüência e tempos verbais.
Bibliografia Básica
CRUZ, Décio Torres. Inglês. Com. Textos para informática. São Paulo: DISAL, 2003.
GALANTE, Terezinha Prado; POW, Elizabeth. Inglês para processamento de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GLENDINNING, Erich H.; McEWAN, John. Basic English for Computing. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Bibliografia Complementar
DICIONÁRIO de informática: inglês-português e português-inglês; tradução Fernando B. Ximenes, Rio de Janeiro: Campus, 1993.
LONGMAN dictionary of contemporary english. 3. ed. Londres: Longman, 1995.
MURPHY, Raymond; SMALZER, William R. Basic grammar in use: reference and practice for students of english. 2. ed. Cambridge: Cambridge university, 2002.
PYNE, Sandra; TUCK, Allene. (Ed.). Oxford Dictionary of Computing. Oxford: University Press, 1996.
TAYLOR, James L. Portuguese – english dictionary. Rio de Janeiro: Record, 2000.
LEGISLAÇÃO SOBRE O USO DA IMAGEM
Código: FOT1410
Carga Horária: 60h
Ementa
Propriedade intelectual e direito autoral. Normas legais internacionais e brasileiras que regulam as atividades e os direitos de criadores, autores e produtores de obras fotográficas. As atividades de produção editorial sob o prisma da legalidade. Direito de imagem.
Conteúdo programático e metodologia
Introdução à propriedade intelectual. Evolução Histórica do Direito Autoral. Convenções Internacionais sobre Direito Autoral e Direitos Conexos: Berna, Genebra e Roma. Lei de Direito Autoral Brasileira. Lei de Direito Autoral na Era Digital. Direito de imagem e direito de imprensa. Doutrina do Fair Use, Copyleft, Copyright e CreativeCommons. Agência de fotografia e bancos de imagens: a questão autoral. Ética e deontologia da fotografia.
Bibliografia Básica
PRETTO, Marcelo. Direito autoral para fotógrafos. São Paulo: iPhoto, 2013.
OLIVER, Paulo. Direito autoral, fotografia e imagem: Aspectos jurídicos. São Paulo: Letras & letras, 1991.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2004.
Bibliografia Complementar
BERTI, Silma Mendes. Direito à própria imagem. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1993.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengagelearning, 2009.
RUSSO, Luiz R. R. Como abrir sua empresa de prestação de serviços. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
COSTA NETTO, J. C. Direito autoral no Brasil. 2. ed. São Paulo: FTD, 2008.
LIBRAS
Código: LET1622
Carga Horária: 60h
Ementa
Cultura, identidade e surdez. Filosofias e métodos de educação e suas implicações no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do surdo. Visão geral da trajetória da educação/reabilitação do surdo. O surdo na escola: a escrita, a fala e os sinais. Estudo da língua de sinais no contexto lingüístico e social, focalizando sua aquisição e desenvolvimento.
Conteúdo programático e metodologia
A surdez no contexto da sociedade brasileira. Filosofias e métodos que podem nortear a proposta de educação e reabilitação de surdos, desde o início da sua educação formal até o momento atual. Aquisição da Libras por surdos. Aquisição da língua portuguesa como segunda língua por surdos. Legislação que dispõe sobre o uso da Libras. O surdo e a escola. Prática da Libras. Metodologia: aulas expositivo-dialogais, reflexão e discussão sobre temas abordados, vídeos temáticos, procedimentos que visem à articulação teoria e prática, pesquisa bibliográfica.
Bibliografia básica
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante. 8. ed. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: < http://feneis.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Libras-em-Contexto-Livro-do-Estudante.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2017.
QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
______. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Bibliografia complementar
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D.; MACEDO, E.C. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (libras) baseado em linguística e neurociências cognitivas. V. 1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2013.
GESSER, A. Libras? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
QUADROS,R. M. (Org.). Estudos surdos I, II, III e IV. Petrópolis: Arara Azul, 2006. Disponível em < editora-araraazul.com.br/site/e-books.
SOUZA, R.M. ; ARANTES, V. A. (Org.). Educação de surdos: pontos e contrapontos. 3 ed. São Paulo: Summus, 2007.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Código: JOR1517
Carga Horária: 60h
Ementa
Apresentar os fundamentos da pesquisa nas ciências humanas, bem como paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. Abordar a definição de problema de pesquisa e de objeto de investigação, no contexto da aplicabilidade de métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação.
Conteúdo programático e metodologia
Fundamentos da pesquisa nas ciências humanas. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. A definição do objeto de pesquisa. A pesquisa em comunicação. Elaboração do projeto de pesquisa. Problema de pesquisa, justificativa e objetivos. Marco teórico e revisão bibliográfica. Metodologias. Técnicas de investigação. Metodologia: o conteúdo será transmitido através de aulas expositivas e orientações dos grupos de pesquisa.
Bibliografia básica
BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge; NOVELLI, Ana Lúcia Romero. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
BAUER, Martin; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
Bibliografia Complementar
DEMO. Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
LOPES, Maria I. Vassalo. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1997.
RUDIGER, Francisco. Ciência social crítica e pesquisa em comunicação: trajetória histórica e elementos de epistemologia. São Leopoldo: Ed. da Unisinos, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
1. EMENTA
Acessibilidade. Inclusão. Envolvimento e colaboração. Conceitos e paradigmas históricos dos processos de inclusão das pessoas com deficiência: Políticas Públicas voltadas à inclusão e acessibilidade. Objetivar, analisar a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior e no mercado profissional. Legislação pertinente aos direitos das
pessoas com deficiência. Tecnologias assistivas. Barreiras atitudinais. Pessoas com deficiência. Pessoas em vulnerabilidade social. Atuação dos profissionais da acessibilidade comunicacional nas diferentes mídias. Acessibilidade no projeto e desenvolvimento de artefatos visando o princípio do desenho universal.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA
Conhecimento dos relevantes aspectos da construção e compreensão plural dos processos de inclusão nas diversas mídias, das diferentes formas de acessibilidades, das especificidades das pessoas beneficiadas pelas políticas da inclusão segundo a perspectiva de participação e respeito à diversidade. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos, seminários, projeções de audiovisuais, práticas.
3. BIBLIOGRAFIA
Básica:
AMORIM, Maria de Lourdes Mendes. A música e a holística transformando a educação dos portadores da síndrome de Down. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.
KASSAR, Monica De Carvalho Magalhaes. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. 1. ed. Campinas: Autores associados, 1999.
TAKATORI, Marisa. O Brincar no cotidiano da criança com deficiência física: reflexões sobre a clínica de terapia ocupacional. São Paulo: Atheneu: Centro Universitário São Camilo, 2003.
Complementar:
ANDI (2003) Mídia e Deficiência. Fundação Banco do Brasil.
ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 3.ed. rev.ampl. e atual. Brasilia: Corde, 2003.
BORGES, Sheila de Medeiros (Org). Cartilha da pessoa com deficiência. Goiânia, GO: UCG, 2008. 24 p. ISBN 9788571035034
BRASIL Ministério das Cidades. Brasil acessível: programa de acessibilidade urbana. [Brasília, DF]: O Ministério, 2006. v.
SOUZA, Angela Maria Costa de (Org.) A criança especial: temas médicos, educativos e sociais. São Paulo: Roca, 2003.
Carga Horária horas-aula: 1.605h
Carga Horária ATC: 80h
Carga Horária Total: 1.685h
Para acessar sua página no site da Católica faça login no Portal do aluno de Graduação