Grupo de Pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião lança Dicionário do Pluralismo Religioso - Unicap

Título Notícias

Grupo de Pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião lança Dicionário do Pluralismo Religioso

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

Reportagem: Daniel França

Pesquisadores ligados ao Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCR) fazem parte de uma rede que acaba de lançar o primeiro Dicionário do Pluralismo Religioso. A obra reúne a produção de núcleos que trabalham o diálogo inter-religioso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), na PUC-MG, além da própria Unicap, que sedia o Observatório das Religiões do Recife.

O livro publicado pela Editora Recriar foi escrito por quase 40 pesquisadores. São mais de 300 páginas que abordam verbetes conceituais e descritivos. Assinam a coordenação do livro os professores Cláudio Ribeiro (UFJF) e Roberlei Panasiewicz (PUC- MG), e Gilbraz Aragão (Unicap), com quem a reportagem conversou via WhatsApp.

Reportagem – O sentido de diálogo toca em convivência. Como vocês abordam o relacionamento entre as religiões?

Gilbraz Aragão - O Papa Bento XVI dizia que o grande desafio pro Cristianismo hoje é como interpretar as outras religiões, que estão sempre mais visíveis. O livro da gente trata disso. É um livro que condensa e aprofunda os conceitos mais importantes que a gente vem trabalhando para avançar na compreensão e na promoção da convivência entre religiões. Tem verbetes mais conceituais, assim como Princípio Pluralista e Transreligiosidade. E tem verbetes mais descritivos como Pluralidade Religiosa no Mundo e no Brasil, Políticas de Respeito à Diversidade, Interculturalidade e Espiritualidade, etc. Resultou em um Dicionário com mais de trezentas páginas, que vai fazer história porque traz uma compreensão da diversidade cultural e religiosa que é orientada pelos estudos de história e antropologia e não decorrente de uma metafísica que despreza a pluralidade e desconfia do pluralismo. Estamos mostrando como a diversidade é originária na história humana e conseguimos interpretá-la como uma bênção!

R - Este é o primeiro dicionário do tipo publicado no Brasil. Onde está a originalidade desse estudo?

G.A - O respeito e mesmo devoção pela diversidade, pelos caminhos dos outros, resultam dos estudos de religião bem informados pela história, pela abordagem antropológica e psicossocial. Isso muda tudo, das atitudes frente à alteridade no espaço público às teologias das religiões em todas as confissões. Por isso mesmo, o “Dicionário do pluralismo religioso” vai fazer história e se tornar uma obra de referência para uma atitude dialógica, tanto na pesquisa como na vida.

É um material inédito e muito original nos estudos de religião no Brasil. Porque a maioria dos pesquisadores tem interesse na que é comum e geral, e nós estamos partindo da diversidade e da espiritualidade que está surgindo entre e além das religiões. Para nosso Grupo de Pesquisa, a religião institucional é apenas a ponta do iceberg da espiritualidade humana.

R – O Dicionário reúne uma produção científica considerável. Há quanto tempo vocês vêm estudando a perspectiva do pluralismo?

G.A - Desde 2008 o pessoal vem se reunindo como grupo de trabalho formado pelos núcleos que trabalham diálogo inter-religioso nos principais congressos da área. Já vamos para a realização do terceiro seminário próprio, através do que tem articulado publicações para sintetizar e aprofundar os conceitos e autores que estão sendo estudados em comum. É um livro para toda pessoa envolvida com o diálogo entre religiões e convicções, tematizando o Princípio Pluralista em verbetes mais conceituais ou mais descritivos. Tal Princípio confronta quem entende a diversidade humana como mera “pluralidade de fato” e por causa de um “pecado original”, com a perspectiva do “pluralismo de princípio” e decorrente de uma “bênção original”.

Esse Princípio Pluralista alavanca teoricamente as análises sobre a diversidade cultural e religiosa, sensibilizando para a percepção de identidades (re)construídas nas fronteiras institucionais e mobilizando para o diálogo alterativo que se desenvolve nos “entre-lugares”, éticos e místicos, das relações pessoais e culturais. Há quem pense na pluralidade de religiões como resultado da perversão humana e a gente está ousando pensar no pluralismo de fés, convicções e espiritualidades, como resultante de uma bênção das origens e de uma evolução salutar do espírito humano.

Visualizações:
3180
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.31.25 (1).jpeg

Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech.  O evento é promovido pelo...

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

filosofia_deficiencia.jpg

Filosofia da deficiência

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

VITOR00001.jpg

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...

IMG_9517.jpg

Cidade das Culturas Populares: projeto da Unicap e comunidade propõe ressignificação urbana e...

No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um projeto desenvolvido por estudantes do...

No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um...