Grupo de Pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião lança Dicionário do Pluralismo Religioso - Unicap

Título Notícias

Grupo de Pesquisa ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião lança Dicionário do Pluralismo Religioso

Publicado Por: Francisco Secchim Ribeiro

Reportagem: Daniel França

Pesquisadores ligados ao Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCR) fazem parte de uma rede que acaba de lançar o primeiro Dicionário do Pluralismo Religioso. A obra reúne a produção de núcleos que trabalham o diálogo inter-religioso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), na PUC-MG, além da própria Unicap, que sedia o Observatório das Religiões do Recife.

O livro publicado pela Editora Recriar foi escrito por quase 40 pesquisadores. São mais de 300 páginas que abordam verbetes conceituais e descritivos. Assinam a coordenação do livro os professores Cláudio Ribeiro (UFJF) e Roberlei Panasiewicz (PUC- MG), e Gilbraz Aragão (Unicap), com quem a reportagem conversou via WhatsApp.

Reportagem – O sentido de diálogo toca em convivência. Como vocês abordam o relacionamento entre as religiões?

Gilbraz Aragão - O Papa Bento XVI dizia que o grande desafio pro Cristianismo hoje é como interpretar as outras religiões, que estão sempre mais visíveis. O livro da gente trata disso. É um livro que condensa e aprofunda os conceitos mais importantes que a gente vem trabalhando para avançar na compreensão e na promoção da convivência entre religiões. Tem verbetes mais conceituais, assim como Princípio Pluralista e Transreligiosidade. E tem verbetes mais descritivos como Pluralidade Religiosa no Mundo e no Brasil, Políticas de Respeito à Diversidade, Interculturalidade e Espiritualidade, etc. Resultou em um Dicionário com mais de trezentas páginas, que vai fazer história porque traz uma compreensão da diversidade cultural e religiosa que é orientada pelos estudos de história e antropologia e não decorrente de uma metafísica que despreza a pluralidade e desconfia do pluralismo. Estamos mostrando como a diversidade é originária na história humana e conseguimos interpretá-la como uma bênção!

R - Este é o primeiro dicionário do tipo publicado no Brasil. Onde está a originalidade desse estudo?

G.A - O respeito e mesmo devoção pela diversidade, pelos caminhos dos outros, resultam dos estudos de religião bem informados pela história, pela abordagem antropológica e psicossocial. Isso muda tudo, das atitudes frente à alteridade no espaço público às teologias das religiões em todas as confissões. Por isso mesmo, o “Dicionário do pluralismo religioso” vai fazer história e se tornar uma obra de referência para uma atitude dialógica, tanto na pesquisa como na vida.

É um material inédito e muito original nos estudos de religião no Brasil. Porque a maioria dos pesquisadores tem interesse na que é comum e geral, e nós estamos partindo da diversidade e da espiritualidade que está surgindo entre e além das religiões. Para nosso Grupo de Pesquisa, a religião institucional é apenas a ponta do iceberg da espiritualidade humana.

R – O Dicionário reúne uma produção científica considerável. Há quanto tempo vocês vêm estudando a perspectiva do pluralismo?

G.A - Desde 2008 o pessoal vem se reunindo como grupo de trabalho formado pelos núcleos que trabalham diálogo inter-religioso nos principais congressos da área. Já vamos para a realização do terceiro seminário próprio, através do que tem articulado publicações para sintetizar e aprofundar os conceitos e autores que estão sendo estudados em comum. É um livro para toda pessoa envolvida com o diálogo entre religiões e convicções, tematizando o Princípio Pluralista em verbetes mais conceituais ou mais descritivos. Tal Princípio confronta quem entende a diversidade humana como mera “pluralidade de fato” e por causa de um “pecado original”, com a perspectiva do “pluralismo de princípio” e decorrente de uma “bênção original”.

Esse Princípio Pluralista alavanca teoricamente as análises sobre a diversidade cultural e religiosa, sensibilizando para a percepção de identidades (re)construídas nas fronteiras institucionais e mobilizando para o diálogo alterativo que se desenvolve nos “entre-lugares”, éticos e místicos, das relações pessoais e culturais. Há quem pense na pluralidade de religiões como resultado da perversão humana e a gente está ousando pensar no pluralismo de fés, convicções e espiritualidades, como resultante de uma bênção das origens e de uma evolução salutar do espírito humano.

Visualizações:
2780
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Captura de tela de 2024-04-23 09-42-11.png

UNICAP abre seleção para Tutor Virtual (Edital 2024/02)

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. A vaga é para atuação no Polo Sede...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Núcleo de Educação a Distância, abre 01 vaga para Tutor Virtual. ...

Seresta para maes.jpeg

Seresta para as mães da UNICAP

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...