Único mestrado profissional em Direito do Brasil aprovado pela Capes em 2023 é da Católica - Unicap

Título Notícias

Único mestrado profissional em Direito do Brasil aprovado pela Capes em 2023 é da Católica

Publicado Por: Daniel França

O mês de aniversário dos 80 anos da Unicap vai terminando com um feito inédito da Escola de Ciências Jurídicas. A Católica foi a única instituição de ensino superior do Brasil a ter um programa de Mestrado Profissional em Direito e Inovação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em 2023. A todo, a Capes recebeu 23 propostas mestrados profissionais de universidades de todo o país e somente a da Unicap foi aprovada.

A pós-graduação stricto senso tem como público profissionais interessados em inovação na área Jurídica. O egresso estará habilitado a criar e compor soluções de inovação social e tecnológica para os problemas dos setores públicos e privados. O novo curso tem área de concentração em Inovações, Instituições e Justiça. São duas linhas de pesquisa:

  • Mediação, Resiliência e Inovação Social.
  • Instituições, Inovações de Mercado e Tecnologia.

Outro diferencial são as metodologias ativas que irão explorar aprendizagem em serviço, problema, projeto, design thinking e ferramentas ágeis.  O trabalho de conclusão do curso pode ser uma dissertação, estudo de caso, projetos inovadores, documentários, etnografia, entre outros. A grade curricular contará com um modelo híbrido formada por trilhas formativas.

A diretora da ECJ, Profª Drª Karina Nogueira Vasconcelos, explica que o novo programa não concorre com o Mestrado Acadêmico porque são cursos com propostas distintas. “O programa acadêmico é um programa focado no desenvolvimento de pesquisa para formar um pensamento crítico, mestres e doutores, com foco na atividade docente. No Mestrado Profissional, a gente vai trabalhar com a questão de dados, de inteligência artificial, tudo isso aplicado para as atuações jurídicas práticas”.

A assessora da ECJ, Profª Drª Lívia Barros, detalha que os dois mestrados podem trabalhar de forma integrada. O Mestrado Profissional terá dois eixos de atuação: Inovação Social e Inovação Tecnológica. O projeto do novo curso levou cerca de um ano para ser desenvolvido e foi concebido sob medida para atender demandas de instituições públicas e privadas. Várias delas já firmaram convênios para financiar a qualificação de servidores e funcionários para que desenvolvam produtos e soluções aplicados às suas realidades. Não se trata de reserva de vagas porque todos os candidatos terão que ser aprovados no processo seletivo.

“Esses convênios são para atender demandas das empresas e instituições que precisam qualificar sua própria mão de obra”. Vale destacar ainda que profissionais de outras áreas, que não a Jurídica, podem participar do novo mestrado profissional. Por isso, Lívia chama a atenção para o fato de o novo mestrado também ser destinado a quem esteja interessado em transição de carreira. “Esses produtos a serem desenvolvidos no curso podem ajudar a te reposicionar no mercado”.   

A duração do curso é de 24 meses. O edital com as regras do processo seletivo será publicado até o fim deste ano, já que as aulas estão previstas par começar no primeiro semestre de 2024.  

“A missão desse programa é ensinar um saber-fazer prático que interfira no sistema de Justiça e da Sociedade como um todo, para educar para a Justiça de forma inovadora, ética e que atenda aos desafios do século XXI”, pontuou Karina.   

Outras informações:

Telefone: 2119-4177

Email: ecj@unicap.br

Visualizações:
3559
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

IMG-20240301-WA0047.jpg

Aniversariantes do mês de março

Parabéns!

Parabéns!

DIREITO E INOVAÇÃO.jpg

PPGDI - Processo Seletivo 2024 - Estrevistas

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão encaminhas através de e-mail.

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão...

Captura de Tela 2024-03-01 a`s 09.02.50.png

Tarde de Espirituliadade e Meditação - Amizade Social: Minha relação com o mundo e com os outros

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema ”Amizade Social: Minha relação com o...

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema...

Card defesa de dissertação de William Berg.jpg

PPGCL - Defesa Pública da Dissertação de William Berg Lima da Silva

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg Lima da Silva. Dia: 08/03/2024. ...

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg...