Mutirão comunitário realizou Semana Santa na Unicap - Unicap

Título Notícias

Mutirão comunitário realizou Semana Santa na Unicap

Publicado Por: Daniel França

A partilha em comunidade de reflexões sobre o sentido da vida de Cristo marcou as celebrações da Semana Santa na Universidade Católica de Pernambuco. Houve uma programação especial com palestras, via sacra, missas e procissões que movimentaram o campus.

Esse mutirão pascal envolveu a Pró-reitoria Comunitária, o Instituto de Liturgia da Unicap, o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima e o grupo Viventes, formado em grande parte por ex-alunos da Católica e que presta assistência a pessoas em situação de rua nas imediações do bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, há 15 anos.

A ideia de promover essa programação especial surgiu do reencontro do Padre Creômenes Maciel com os integrantes do Viventes. “O início da nossa comunidade está muito permeado pelos Jesuítas, que têm muito aflorada a ideia de Missão, sobretudo na Semana Santa”, afirma o coordenador do grupo Gabriel Marquim ao explicar que procurou a Universidade para planejar as celebrações. Esta foi a primeira vez que os Viventes organizaram algo desse porte.

Na terça-feira (12) foi realizado um seminário que abordou o sentido espiritual e litúrgico do Tríduo Pascal. O evento realizado no auditório Dom Helder Camara teve como palestrante o Padre Creômenes Maciel. Na quinta (14), houve a celebração de Lava-pés e Adoração no Santuário de Fátima.

A Sexta-feira Santa começou com uma Via Sacra no estacionamento do bloco A seguida de atendimentos de confissões feitos pelos Padres Creômenes, Delmar Cardoso (Pró-reitor Comunitário) e Kiko Secchim. A tarde foi de Adoração à Santa Cruz no Santuário. Já no Sábado de Aleluia, à noite, houve uma Vigília Pascal e confraternização também no Santuário de Fátima.

“A participação da comunidade universitária foi expressiva com as presenças de pais, amigos e outros movimentos católicos, a exemplo das Irmãs Doroteias. Foram muitos momentos de encontros, orações e meditações profundas sobre o sentido da paixão e vida de Cristo”, disse o Padre Creômenes, coordenador do Instituto de Liturgia da Unicap.

A Semana Santa da Unicap foi ainda mais especial porque foi a primeira presencial depois de dois anos de pandemia. “Fazer isso em comunidade com os Viventes, com os jesuítas, com as doroteias, outros movimentos e outras congregações e com os fiéis do Santuário de Fátima foi uma experiência muito rica, muito bonita”, avalia Gabriel Marquim.

“Esses momentos foram fonte espiritual para muitas pessoas”, complementa Padre Creômenes. “Foi muito bom para a Universidade, mostra que não é só o outro lado da rua, mas faz parte do mesmo complexo que coloca junto essas expressões de fé, de espaços da Unicap, Capela e Santuário”, frisa o Jesuíta.

“O desejo é que a parceria com a Unicap se torne cada vez mais profunda e efetiva porque a gente acredita que os valores da nossa comunidade são muito semelhantes aos da Católica, a gente sempre bebeu muito da experiência de Santo Inácio de Loyola, dos Jesuítas”, disse Gabriel Marquim. 

Fotos: Guilherme Freire/Viventes

 

Visualizações:
2232
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...