Equipe da Unicap vence maratona de ideação do Porto Digital - Unicap

Título Notícias

null Equipe da Unicap vence maratona de ideação do Porto Digital

Publicado Por: Daniel França

O desafio era apresentar soluções tecnológicas para resolver problemas da sociedade a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, a conhecida Agenda 20-30 da ONU. Esse foi o tema do Demoday Onboard Kick-off 2021, maratona de ideação promovida pele Porto Digital que contou com a participação de alunos e professores do curso de Sistemas para Internet da Unicap.

A equipe Mama Ativa venceu a competição com o protótipo de aplicativo para estimular a doação de leite materno. Outro grupo da Católica conquistou o quinto lugar, com o projeto de App Ela Resolve, voltado exclusivamente para mulheres contratarem mão de obra especializada feminina.

A competição foi promovida pelo Programa de Formação de Capital Humano do Porto Digital em parceria com Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos na área de Tecnologia da informação no formato cobranding. Na fase final foram selecionados 22 times (squads) envolvendo mais de 200 alunos do primeiro e segundo períodos, 40 professores e sete mentores do mercado. Eles tinham que apresentar a uma banca examinadora propostas para resolver problemas em Saúde, Educação, Erradicação da Pobreza, Meio Ambiente e Equidade de Gênero.

Até chegar ao projeto do aplicativo, as equipes tiveram de levantar dados, pesquisar, delimitar problema e apontar as soluções. O Mama Ativa mostrou números do Ministério da Saúde de que 30% do leite humano é perdido durante o processo de doação entre a coleta e recebimento e que um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU é acabar com mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos até 2030. Ainda segundo levantamento do grupo, um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.   

Mas as funcionalidades do Mama Ativa vão além da doação de leite. Há um ambiente voltado também para a troca de itens de enxoval, coisas que não servem mais ou que o bebê não esteja usando e que podem ser trocados ou doados. Tudo isso baseado numa experiência divertida de gameficação. Quanto mais se doa ou troca, a mãe acumula pontos que podem render vouchers, gift cards e brindes de empresas, lojas parceiras ou de instituições que apoiem a causa social.

A atividade faz parte de um conjunto de metodologias ativas de aprendizado baseado em problemas reais. O aluno da Católica aprende praticando. “Essa residência pedagógica é o ponto forte da Universidade. Foi muito legal aprender etapas de criação, bem desafiador e estamos muito felizes com o resultado e mais felizes ainda em propor uma solução para um tema tão importante”, explicou Hannaty Mendonça que faz parte do grupo junto com Caio Cesar, Charles Lima, Luca de Roldão, Rafaella Barbosa, Ruan Thiago e Weslley Lins.

Já a solução pensada pela equipe do Ela Resolve tem a ver com segurança e mercado de trabalho. É uma plataforma exclusiva para mulheres na qual as clientes contratam mão de obra especializada feminina como por exemplo encanadora ou eletricista. A identificação do problema veio de observações de Marcelle Mascarenhas Batista nos grupos de Facebook por busca e oferecimento de serviços de mulheres.

Uma pesquisa feita pelo time via Google Formulários com 102 respostas revelou que 62,7% das entrevistadas afirmaram se sentir às vezes com medo ou com desconforto ao ter que contratar um homem para fazer o serviço. O levantamento considerou também práticas de mercado (benchmark), referências, concorrências e modelo de negócio. “É um ambiente não só de serviços, mas também de interação entre mulheres já que muitas moram sozinhas. A ideia também é fortalecer o mercado feminino local”, afirma Marcelle ressaltando que o Ela Resolve é a primeira plataforma de Pernambuco voltada exclusivamente para mulheres. “Essa experiência só me deu mais gás para continuar na área. A interação com o Porto Digital faz com que a gente se desafie e nos motive”, frisou a única mulher do grupo que obteve a 5ª colocação na competição.

Também fazem parte da equipe Breno Correa Gomes, João Guilherme de Siqueira Barros, Luan Henrique dos Santos Silva, Nicolas Benício Oliveira Bergqvist, Paulo Vinícius de M. Nunes Siqueira, Sandro José Araújo da Silva.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas para Internet da Unicap, Prof. Robson Lins, a equipe vencedora vai receber monitoria e consultoria de técnicos do Sebrae com o objetivo de transformar a ideia num produto. “Estou muito feliz! Vejo não só como conquista da competição, mas também por os alunos estarem recebendo uma boa formação. Isso é sensacional”.


Contato da equipe vencedora: mamaativape@gmail.com

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

22_07_2021_17_46_02.jpg

Nota oficial 29/07/2021

 

 

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

NOTA OFICIAL - URGENTE - Currículo Lattes - Seleções dos Mestrados

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais Mestrado em...

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO 2021.2 Mestrado em...

WhatsApp Image 2021-07-14 at 19.30.02.jpeg

Alunos de Fisioterapia da Unicap atenderam pacientes recuperados da Covid-19

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes acometidos, mas ainda há muitas perguntas que...

A ciência já sabe que o Covid-19 é uma doença respiratória que pode afetar gravemente os pulmões dos pacientes...

WhatsApp Image 2021-07-20 at 16.23.34.jpeg

Projeto de extensão do curso de Medicina produz materiais educativos durante a pandemia

No final de fevereiro de 2020, o Brasil confirmou o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus. Naquele momento, as atividades presenciais foram...

No final de fevereiro de 2020, o Brasil confirmou o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus. Naquele momento,...