Título Notícias Instituto Superior de Direito Canônico

Unicap cria Instituto de Direito Canônico

Publicado Por: Redação
Do Portal Jesuítas Brasil

Entre os dias 22 e 25 de agosto, a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu as Conferências Luso-brasileiras: Diálogo Teológico-Jurídico. No dia 24, dentro da programação do evento, a instituição anunciou a criação do Instituto de Direito Canônico da Unicap (IDC-Unicap), o primeiro das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Participaram do encontro, o professor Ubiratan do Couto Maurício, organizador das conferências; o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira; o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; o diretor do Instituto de Direito Canônico (IDC) da Universidade Católica Portuguesa, padre João Seabra; o bispo da Diocese de Caruaru, dom Dino (Bernardino Marchió); e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho.

O reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, afirmou que o Instituto é um gesto simbólico do esforço de resposta à solicitação dos bispos da região, especialmente do Regional Nordeste II, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). “Essa regional tem o tamanho de Portugal, 21 dioceses cá e 21 dioceses do lado de lá. Então, estamos a fazer uma ponte entre esses dois grupos de dioceses. Mas, ao mesmo tempo, tal demanda feita à primeira Universidade Católica do Norte e Nordeste do país possibilita-nos mais um pioneirismo e mais uma parceria internacional com a Universidade Católica Portuguesa. A Unicap é uma universidade sem fronteiras ou, como gosto também de dizer, somos uma comunidade universitária que transforma desafios em oportunidades, demandas em projetos e sonhos em realidades”, declarou.


“A Unicap é uma universidade sem fronteiras ou, como gosto também de dizer, somos uma comunidade universitária que transforma desafios em oportunidades […]”

Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, reitor da Unicap


O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, falou da importância da criação do IDC-Unicap. “Isso é um sonho que já vem de alguns anos. Os bispos do Regional têm pedido muito essa contribuição à Unicap. Nós tentamos em algumas universidades e não conseguimos fazer parceria e, finalmente, agora estamos estreitando esse vínculo com a Católica Portuguesa. O projeto é para iniciar já no próximo ano, em fevereiro, e já tem vários bispos com padres para mandar para cá, para começar a primeira turma em 2017. O principal fruto desse IDC é o Mestrado em Direito Canônico. Com a criação, agora, por meio do ‘Motu Proprio’ do papa Francisco, dos Tribunais Eclesiásticos, a demanda por canonistas está muito grande e as dioceses estão com dificuldade de encontrar gente capacitada suficiente, para fazer o trabalho. De modo que isso vai ser uma contribuição necessária e urgente”, falou dom Fernando.

O diretor do IDC da Universidade Católica Portuguesa, padre João Seabra, ressaltou a importância do Direito Canônico e do instituto na Unicap. “O Direito Canônico é uma ciência muito antiga e o Direito nasceu do estudo do Direito Canônico e Civil. As faculdades de Direito inspiraram-se na Faculdade de Bologna (Itália), primeira faculdade de Direito do mundo, fundada em 1088. A Ciência Canônica foi sempre um âmbito de reflexão sobre a natureza mais profunda do Direito, sobre o significado humano do Direito, sobre os fundamentos éticos do Direito, sobre a relação do Direito com a transcendência, com significado útil da vida humana. Em uma escola como a Unicap, com uma Faculdade de Direito com mais de três mil alunos, com o corpo docente tão estabelecido, com uma produção jurídica tão notável. O Direito Canônico convive com a Teologia e penso que esse diálogo com Direito e Teologia é de imensa importância”, afirmou.

 CONFERÊNCIAS LUSO-BRASILEIRAS

As Conferências Luso-brasileiras: Diálogo Teológico-Jurídico, que foram realizadas na Unicap, contaram com a coordenação do Centro de Ciência Jurídica (CCJ) e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). O padre João Seabra, da Universidade Católica Portuguesa, fez a conferência de abertura com o tema A Santa Sé no Direito Internacional Público.

Em sua apresentação, padre João Seabra enfatizou que a personalidade jurídica de Direito Internacional Público da Santa Sé está a serviço da missão apostólica do papa. “O pontífice não precisa ser soberano de um estado, mas precisa não ser submisso de um estado, para poder ser o pastor universal, para poder exercer seu poder sobre a Igreja, no mundo inteiro e para estar a serviço de todos os povos, igualmente. A Itália cumpre por milênios sua missão de abrigar a sede de Roma. Mas, a Itália é um país como outros, que tem seus interesses nacionais, seus aliados, faz parte de um ciclo de alianças e tem seus inimigos. O papa não pode fazer parte da política italiana. O santo padre não pode ser italiano, porque se for italiano, algumas questões exigem estar de um lado ou de outro e o papa, por definição, não está do lado de ninguém, contra ninguém, porque ele é o pastor universal. Por isso, a existência do Estado Oficial do Vaticano, embora minúsculo, significa a condição da soberania do Direito Internacional da Santa Sé. Por isso, este tema da Personalidade Jurídica da Santa Sé e do Estado do Vaticano são dois temas, mas encontram sua convergência na missão do Estado do Vaticano que é assegurar a independência política da Santa Sé no mundo inteiro”, explicou.


“A existência do Estado Oficial do Vaticano, embora minúsculo, significa a condição da soberania do Direito Internacional da Santa Sé […]”

Padre João Seabra, da Universidade Católica Portuguesa


O professor do curso de Direito da Unicap, Ubiratan do Couto Maurício, um dos organizadores do evento, falou sobre a importância das conferências. “O tema da personalidade da Santa Sé, no Direito Internacional, permeia várias disciplinas, por exemplo, na área do Direito Civil. Então, os alunos que estão iniciando o nosso curso estudam esse tema, que tem que tocar obrigatoriamente na personalidade jurídica da Santa Sé. Quando se vai para a área da Soberania, Teoria Geral do Estado, Ciência Política, se explica também essa especificidade, que a soberania não é só dos estados estatais, é um conceito muito caro ao Direito Público, é um conceito técnico, mas que o Direito Internacional reconhece a Santa Sé como uma entidade soberana”, afirmou.

Segundo ele, em 2010, o governo brasileiro assinou um tratado internacional chamado Acordo Brasil Santa Sé, que reconhece a Santa Sé como uma entidade soberana. “Isso é uma evolução no conceito de soberania, que não é mais restrito somente aos estados politicamente independente, mas também à Santa Sé. Esse é um tema quase que transversal em várias disciplinas jurídicas, daí o porquê inseriu-se na temática do Seminário este assunto que é comum, não só ao Direito, mas também à Teologia”, explicou Ubiratan.

Durante os dias do evento, ainda foram realizadas as seguintes conferências:

  • Ordinariados para os fiéis anglicanos com o padre João Vergamota, da Universidade Católica Portuguesa.
  • Efeitos civis das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial com o padre João Seabra e o professor Ubiratan do Couto Maurício.
  • Motu Proprio: Mitis ludex Dominus lesus e sua aplicabilidade com os padres João Seabra, Valdir dos Santos e Christiano de Souza, os dois últimos professores do curso de Teologia da Unicap.
  • 2ª edição da conferência Efeitos civis das sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial.

 

Fonte: Assecom (Assessoria de Comunicação da Unicap)

Visualizações:
2444
Compartilhar

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.31.25 (1).jpeg

Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech.  O evento é promovido pelo...

Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

filosofia_deficiencia.jpg

Filosofia da deficiência

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...

O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

VITOR00001.jpg

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...

Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...

IMG_9517.jpg

Cidade das Culturas Populares: projeto da Unicap e comunidade propõe ressignificação urbana e...

No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um projeto desenvolvido por estudantes do...

No coração do Recife, entre galpões ferroviários esquecidos e memórias soterradas pela especulação imobiliária, um...