Carta do Provincial dos Jesuítas no Brasil - Unicap

Título Notícias

Carta do Provincial dos Jesuítas no Brasil

Publicado Por: Redação

Prezados

Pe. Pedro Rubens, Carlos Fritzen e toda diretoria...

Hoje sou convidado a olhar para a UNICAP e a dizer como percebo nossa missão ao longo dos 20 anos de sua gestão. E expressar o quanto a Companhia de Jesus e a Igreja são gratas pelo seu serviço, dedicação e pelo trabalho bem-feito em favor desta Comunidade Educativa.

Listar os benefícios e os frutos do seu serviço, Pe. Pedro, aqui na UNICAP, é uma tarefa extensa, uma vez que sua criatividade, ousadia e dons são grandes e variados. Ainda assim, procurei enumerar alguns pontos que evidenciam o quanto sua passagem pela Universidade Católica de Pernambuco foi um marco e, ao mesmo tempo, um sinal coerente com aquilo que a Igreja nos pede em nossa missão nas universidades: “ir para as margens, onde a fé e a razão se cruzam com novas culturas e grandes desafios”.

O trabalho acadêmico que, durante sua gestão, sempre visou à excelência humana possibilitou a consolidação do status da UNICAP como uma universidade de qualidade, mediante o preenchimento dos requisitos para a oferta de mestrados e doutorados. Alegra-nos saber que essa posição conferiu à Católica maior relevância como instituição de ensino superior, refletida no recredenciamento da UNICAP com nota 5 (máxima) na Avaliação Institucional do MEC e, mais recentemente, na conquista da nota 4 para o PPGTEO/UNICAP.

A criação do Curso de Medicina – que já formou mais de 600 médicos e médicas – foi uma conquista liderada por você, cujos benefícios são e continuarão sendo imensuráveis, uma vez que o cuidado com as pessoas, com a saúde e com a vida, tanto em sua dimensão individual quanto coletiva, é prioridade para nós que buscamos reforçar a cultura do cuidado, tão preciosa nas palavras e ações do Papa Francisco e na missão da Companhia de Jesus.

As parcerias firmadas com as dioceses do Regional NE 2 da CNBB e com diversas congregações religiosas para a formação acadêmica em Filosofia e Teologia de seminaristas, religiosos(as) e leigos(as) foram, sem dúvida, uma expressão concreta do nosso modo de proceder, que é sentir com a Igreja. A Companhia de Jesus se alegra com a abertura e a comunhão desta Universidade com as Igrejas particulares do Nordeste. Tenho escutado, de muitas lideranças eclesiais, bispos e superiores(as) de congregações religiosas, palavras de agradecimento pelo bem que esta Universidade tem feito a seus formandos e formandas.

Ao mesmo tempo, a afiliação do curso de Teologia à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, que viabiliza a obtenção do diploma canônico em Teologia, demonstra o quanto a UNICAP está em sintonia com a Igreja Universal. Vincular a UNICAP à Gregoriana foi um passo de grande valor durante a sua gestão; por isso, agradeço-lhe e o parabenizo.

A criação do Mestrado em Direito Canônico, atendendo ao apelo das dioceses do Regional NE 2 da CNBB, foi mais um sinal importante de como a UNICAP tem se colocado a serviço da Igreja e de quanto cresceu em qualidade teológica e acadêmica.

A criação do curso de Engenharia da Complexidade, em parceria internacional com o ICAM (Institut Catholique d’Arts et Métiers), da França – um curso inovador, em tempo integral e com aulas em inglês –, colocou a Católica de Pernambuco na esteira da inovação e do desenvolvimento, preparando a comunidade acadêmica para responder às demandas das novas tecnologias.

Na mesma linha, a construção do Pavilhão Maker no antigo Casarão, para dar suporte às inovações didáticas com articulação entre teoria e prática, mostra que inovação e desenvolvimento universitários vão além da tecnologia: envolvem métodos e visões pedagógicas que compreendem o ensino e a aprendizagem como processos multidisciplinares e dialogais.

Como passo significativo no presente, com vistas ao futuro, não poderia deixar de mencionar a restauração do prédio do antigo Liceu, na Praça da República, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, visando à criação de uma escola inovadora de formação técnica. Essa iniciativa nos dá esperança de que mais jovens serão melhor preparados para enfrentar as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e, por vezes, excludente.

A criação de diversas Cátedras – como a Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, a Cátedra Laudato Si’, entre outras – e da Escola de Consenso, voltada à formação e aos serviços de mediação humanista, revela a sensibilidade desta Universidade para com as causas que são centrais à missão da Igreja no mundo: a vida humana, o cuidado com a casa comum e a justiça socioambiental.

Outro aspecto relevante foi a celebração de um grande número de convênios com universidades de todos os continentes, bem como com instituições e organizações nacionais e internacionais, sempre voltados ao fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Isso demonstra que a UNICAP, a exemplo da cidade do Recife, constrói pontes de saberes e culturas e se articula em redes com instituições diversas e afins, o que garante vitalidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Pe. Pedro Rubens, como Reitor da UNICAP, você presidiu a FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas), a ABRUC (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias) e o CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), organizações de grande relevância. Isso evidencia sua capacidade de liderança e dinamismo como gestor. Por isso, a Companhia de Jesus contou e continua contando com sua generosidade e disponibilidade no serviço a Deus e aos demais, por meio do apostolado universitário.

“Somos colaboradores com muitos outros na missão de Cristo. Estamos no caminho para Deus junto com muitos outros, com quem peregrinamos em uma Igreja sinodal”, como afirmou o Pe. Arturo Sosa. Temos consciência de que sua gestão contou com a colaboração – ou melhor, com a participação efetiva – de muitas pessoas que, com você, se empenharam em fazer da UNICAP um verdadeiro campo de missão, onde a educação é vivida como ponto de partida para um mundo mais humano, ético e democrático. Por isso, meu agradecimento a você se estende a todas as pessoas que assumiram essa missão ao seu lado. Foram muitos leigos e leigas, jesuítas e religiosos(as) que passaram por aqui e que aqui permanecem; a todos eles expresso a gratidão da Companhia de Jesus e da Igreja por todo o bem realizado por meio da UNICAP.

Nessa esteira de agradecimentos, quero expressar meu muito obrigado ao Pe. Carlos Fritzen por sua disponibilidade em assumir essa nova missão a ele confiada pela Companhia e pela Igreja.

Estimado Fritzen, aqui na Unicap há muito a ser continuado, diante do quadro apresentado e, ao mesmo tempo, considerando sua experiência e capacidade, esperamos que novas frentes e iniciativas sejam abertas. A Igreja pede que nossas universidades e as universidades a nós confiadas assumam uma postura de constante discernimento e criatividade para responder às demandas do mundo em constante mudança. A paz, as desafiadoras inovações tecnológicas, a busca de um equilíbrio socioambiental, somadas ao precioso diálogo democrático e sinodal, sem dúvidas, serão pautas de sua gestão. É importante que você saiba que a Companhia de Jesus estará junto com você nessa sua missão. Conte sempre conosco!

Prezado Pe. Pedro Rubens, você sempre manteve os pés firmes no presente e o olhar voltado para o futuro. Quando aqui chegou, em um gesto aparentemente simples, transmitiu uma mensagem profunda a toda a comunidade acadêmica e à sociedade pernambucana: abriu os jardins desta casa educacional, permitindo que as pessoas os atravessassem como quem constrói sua vida no campus e para além dele. Sua prática como Reitor mostrou que a abertura dos jardins simbolizava também a abertura da Universidade Católica de Pernambuco para um futuro promissor – o que, de fato, se concretizou até aqui.

Por tudo isso, prezado Pe. Pedro, a Companhia de Jesus agradece e lhe deseja uma fecunda próxima missão. Aproveite bem seu ano sabático, tão merecido quanto formativo.

Gratidão, meu irmão. Gratidão a todos.

Recife, 16 de janeiro de 2026.

Pe. M. Smyda, SJ.

Visualizações:
20
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Design sem nome (4).jpg

Carta do Provincial dos Jesuítas no Brasil

Prezados Pe. Pedro Rubens, Carlos Fritzen e toda diretoria... Hoje sou convidado a olhar para a UNICAP e a dizer como percebo nossa missão ao longo dos...

Prezados Pe. Pedro Rubens, Carlos Fritzen e toda diretoria... Hoje sou convidado a olhar para a UNICAP e a dizer...

nuclear.png

Dissuasão nuclear, a quem interessa?

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico teórico alemão, um dos maiores gênios da...

“A paz não pode ser mantida pela força; só pode ser alcançada pela compreensão" (Atribuído a Albert Einstein, físico...

armadilha.png

A armadilha dos contratos de concessão do setor elétrico

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano da Idade Média, considerado Doutor da...

“Não se opor ao erro é aprová-lo. Não defender a verdade é negá-la”. Tomás de Aquino (filósofo e padre italiano...

reestatizacao.png

Reestatização-já do setor elétrico!

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de energia elétrica prolongada se tornou um...

São Paulo pode ser considerada como uma das 10 cidades de maior PIB do planeta.  Nos últimos anos, a falta de...