Teologia (PPGTEO)

Comblin

Centro Comblin

Ícone Dom Helder

Revista Fronteiras

ícone Periódicos

Portal de Periódicos

ícone aluno

Portal do Aluno


Objetivos

O programa de mestrado em Teologia na UNICAP apresenta-se como um processo que visa o aprofundamento do conhecimento e a formação científica voltada para as atividades relacionadas com o ensino e a pesquisa. Nesse sentido, o Programa tem como principal finalidade, a formação de profissionais capazes de atuar tanto na docência e pesquisa na área de teologia quanto em suas respectivas áreas profissionais, desenvolvendo os seguintes objetivos específicos:

  1. Prover as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa no âmbito da Teologia a partir das características do Programa e em sintonia com as demandas regionais, compreendidas, de modo especial, como as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
  2. Preparar profissionais, professores e pesquisadores, na área da Teologia e afins para a produção do conhecimento científico em seus campos de atividade profissional.
  3. Incrementar a área de estudos da religião na UNICAP, em colaboração com o programa de pós-graduação em Ciências da Religião, com a graduação em Teologia, com vários cursos de especialização e atividades de extensão.

Perfil do profissional a ser formado

Espera-se que o profissional a ser formado seja apto a desempenhar as funções do ensino da Teologia, uma vez adquirido o aparato teórico do fazer teológico. Em outras palavras, uma vez iniciado no modo sistêmico da Teologia, o egresso poderá, com metodologia e criatividade, enfrentar novos temas e desafios que o ensino da Teologia pressupõe. Por outro lado, se o âmbito do ensino da Teologia tem sido o principal para a atuação do profissional em Teologia, outros campos de atuação também vão sendo abertos, como o das assessorias a organizações confessionais ou da sociedade civil, notadamente, nos meios de comunicação social. Além da atuação profissional propriamente dita, o egresso do mestrado em Teologia também deverá estar apto para prosseguir no campo da pesquisa teológica e chegar, se assim o queira, ao nível de doutorado em Teologia.

Área de Concentração em Teologia Sistemático-Pastoral

Em sua perspectiva sistemática, a Teologia traz consigo uma tradição milenar, sempre em diálogo com as culturas, que busca propor uma intelecção da fé ao homem contemporâneo. Em sua perspectiva pastoral, a Teologia se depara com os desafios colocados pela sociedade atual, marcada pelos processos de secularização e pluralismo religioso. É nesse sentido que a Teologia se apresenta como ciência hermenêutica, que se compreende como uma leitura da Revelação que tem seu ponto de partida na herança transmitida nos textos bíblicos. Esses textos transmitem a experiência marcante de Deus auto comunicando-se ao ser humano, criando um diálogo cujo objetivo é a sua auto realização, enquanto sujeito livre que se abre à experiência da graça. Em consonância com essas duas perspectivas, a sistemática e a pastoral, busca-se construir uma plataforma de pesquisa e ensino a partir dos projetos de pesquisa e das disciplinas nas quais estão envolvidos docentes e discentes do programa.

Linhas de Pesquisa

  1. Teologias e Temas de Fronteiras
  2. Hermenêutica Bíblica e Teológica

O currículo do Mestrado em Teologia abrange um conjunto de disciplinas e atividades ou trabalhos orientados, que deverão integralizar 30 (trinta) créditos no período de tempo definido no prazo máximo de 18 meses.

O Mestrado em Teologia está estruturado da seguinte forma:

  1. uma (1) disciplina obrigatória para todo o curso de 3 (três) créditos
  2. uma (1) disciplina obrigatória de linha de 3 (três) créditos
  3. quatro (4) disciplinas optativas de três (3) créditos, perfazendo o total de doze (12) créditos
  4. quatro (4) seminários de um (1) crédito, perfazendo o total de quatro (4) créditos
  5. Elaboração da dissertação, correspondendo a seis (6) créditos
  6. Atividades supervisionadas, correspondendo a dois (2) créditos

Compreende-se por atividades supervisionadas a participação em projetos de pesquisa, em congressos, com apresentação de comunicação, ou em outras atividades acadêmicas, desde que levem à publicação dos resultados obtidos em forma de artigo científico em periódicos com Qualis da Área de Teologia ou em anais com ISSN. A publicação deve estar devidamente registrada no currículo Lattes. A supervisão dessas atividades fica a cargo do orientador, bem como o reconhecimento dos créditos correspondentes.

A integralização curricular far-se-á pela computação de créditos relativos a disciplinas e outras atividades curriculares nas quais o aluno obtiver aprovação. A unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de aulas teóricas e ou trabalhos práticos.

As disciplinas integrantes do currículo serão classificadas como:

  • Disciplinas obrigatórias, reduzidas ao núcleo exigido pelos objetivos gerais visados pelo Mestrado e necessárias para imprimir-lhes unidade.
  • Disciplinas optativas que permitirão a integralização do conhecimento na área de concentração e domínio conexo.

Serão aceitos créditos obtidos em outros mestrados ou programas de pós-graduação stricto sensu da UNICAP ou de outras instituições, observando-se a paridade de carga horária e créditos, a critério do Colegiado.

  • O total de créditos aproveitados poderá chegar a um terço do total de créditos exigidos, ou seja, 10 (dez) créditos. No caso de uma instituição de Ensino Superior com as quais a UNICAP mantenha convênio específico, o total de créditos aproveitados poderá chegar à metade dos créditos exigidos, ou seja, 15 (quinze) créditos.
  • Somente poderão ser aproveitados os créditos de disciplinas cursadas em um prazo nunca superior a cinco anos, contados a partir da data da matrícula do requerente no Mestrado.
  • Não serão aceitos créditos obtidos em cursos de Pós-graduação Lato Sensu realizados na UNICAP ou em outra Instituição de Ensino Superior.

Permanentes

Dra. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade | E-mail: aila.andrade@unicap.br | Lattes
Dr. Cláudio Vianney Malzoni | E-mail: claudio.malzoni@unicap.br | Lattes
Dr. Degislando Nóbrega de Lima | E-mail: degislando.nobrega@unicap.br/ | Lattes
Dr. Francisco de Aquino Júnior | E-mail: aquino.junior@unicap.br | Lattes
Dr. Gilbraz de Souza Aragão | E-mail: gilbraz.aragao@unicap.br | Lattes
Dr. João Luiz Correia Júnior | E-mail: joao.correia@unicap.br | Lattes
Dr. Pedro Rubens Ferreira Oliveira | E-mail: pedro.rubens@unicap.br | Lattes
Dra. Rita Maria Gomes | E-mail: rita.gomes@unicap.br | Lattes
Dr. Sergio Sezino Douets Vasconcelos | E-mail: sergio.douets@unicap.br | Lattes

Colaboradores

Dr. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne | E-mail: lucio.cirne@unicap.br | Lattes
Dr. Luiz Alencar Libório | E-mail: luiz.liborio@unicap.br | Lattes


Presidente/Chanceler

Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Profa. Dra. Valdenice José Raimundo

> Coordenadora de Pós-graduação
Profa. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado

> Coordenador Geral de Pesquisa
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teologia

Profa. Dra. Rita Maria Gomes | E-mail: rita.gomes@unicap.br 
Bloco G4, 8º andar, Sala C7.

Secretaria Stricto Sensu (mestrado e doutorado)

Rua Almeida Cunha, 245.
Bloco G4, térreo.
Boa Vista, Recife-PE.
CEP: 50.050-480. Tel.(81) 99146-6993
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h às 21h

secretariastrictosensu@unicap.br

 

O Programa de Pós-graduação em Teologia realiza periodicamente seu processo de autoavaliação, visando o aperfeiçoamento contínuo de atividades acadêmicas e participação na sociedade. A autoavaliação consiste de um mecanismo sistemático e contínuo de monitoramento da qualidade do programa, que complementa o processo de avaliação externa.


A Pesquisa realizada no PPGTEO, na Área de Concentração em Teologia Sistemático-Pastoral, está desdobrada em duas linhas de pesquisa: Teologias e Temas de Fronteiras e Hermenêutica Bíblica e Teológica, como descritas abaixo.

 

1. Teologias e Temas de Fronteiras

As atuais mudanças no campo religioso tem provocado deslocamentos significativos no cristianismo, apresentando novas fronteiras contextuais para a reflexão teológica. Tais cenários possibilitam múltiplas configurações de experiências e de práticas, fruto das novas demandas que a mudança de contexto suscita, promovendo a pesquisa acadêmica de forma interdisciplinar e transdisciplinar, em um programa de pós-graduação em Teologia.

Essa linha abrange projetos de pesquisa em duas subáreas do conhecimento: História das Teologias e Religiões e a Teologia Prática e se propõe ser um espaço de diálogo e debate acadêmico, a partir de diversos projetos investigativos dos pesquisadores e pesquisadoras que a compõem, favorecendo a construção de conhecimento sobre os desafios que as novas fronteiras, fruto da pluralidade de experiências religiosas, provocam à reflexão teológica na contemporaneidade.

 

2. Hermenêutica Bíblica e Teológica

O foco desta linha de pesquisa nas interpretações da literatura bíblica e teológica implica, metodologicamente, considerar a relevância da historicidade do testemunho bíblico, a diversidade cultural e a diferença dos lugares interpretativos no conhecimento teológico. Implica ainda articular o caráter histórico das significações com as tradições legadas pela comunidade do passado e do presente e realçar as novidades e distintivos que as interpretações bíblicas e teológicas lograram na construção de novas significações.

Essa linha abrange projetos de pesquisa em duas subáreas do conhecimento: Tradições e Escrituras Sagradas e Teologia Fundamental Sistemática, e se propõe ser um espaço de diálogo e debate acadêmico, a partir dos diversos projetos investigativos dos pesquisadores que a compõem, em vista de aprofundamento do conhecimento, da inter-relação e ampliação das interpretações bíblicas e teológicas, tomadas não como dados puros e objetivos, mas como processos hermenêuticos protagonizados por sujeitos na busca de conferir sentido aos fatos.

Linha 1: Teologias e Temas de Fronteiras

Docentes

  • Gilbraz de Souza Aragão
  • Sérgio Sezino Douets Vasconcelos
  • Pedro Rubens Ferreira Oliveira
  • Degislando Nóbrega de Lima
  • Francisco de Aquino Jr
  • Lúcio Flávio Ribeiro Cirne (Colaborador)

Discentes

  • Alaércio de Lima Nazário
  • Rogério Lopes da Costa
  • Jociel João Gomes da Silva
  • Márcio José Costa Teixeira
  • Carlos Emanuel Cardoso de Lima
  • Fábio de Lima Santos
  • José Janédson de Oliveira
  • Miguéias Pascoal Lima de Carvalho
  • Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho
  • Francisco Whalison da Silva
  • João Inácio Bezerra da Silva
  • Luiz Henrique Gregório de Lima
  • Patrícia Gurgel Medeiros Gastão
  • Anderson Moura Amorim
  • José Ronaldo Alves
  • Marcos Gaudard Corrêa
  • Antônio Denilson de Souza
  • Edvaldo Monteiro da Silva
  • José Ronaldo Alves

Linha 2: Hermenêutica Bíblica e Teológica

Docentes

  • Cláudio Vianney Malzoni
  • João Luiz Correia Junior
  • Rita Maria Gomes
  • Aíla Luzia Pinheiro de Andrade

Discentes

  • Maria das Graças F Silva
  • Antoniel Alves da Silva
  • Maria Nivaneide de Abreu Lima
  • Antônio Wauleson Pereira
  • José Landes Marinho Soares
  • Leila Janaína Pereira Silva
  • Antônio Farias de Freitas
  • Sonival Marinho da Silva
  • Alexssandro de Oliveira Lima
  • Rodrigo Rios Batista
  • Vando Marques Gomes

Cristianismo e Interpretações

O grupo se propõe a estudar o cristianismo em sua pluralidade de manifestações, daí porque o nome cristianismo e interpretações. Com isso, o grupo quer chamar a atenção para a diversidade de formas de se viver a fé cristã. O ambiente de atuação do grupo será, em primeiro lugar, o universitário, mas daí o grupo pretender atingir um público mais vasto seja através de conferências, seja, principalmente, através da publicação de suas pesquisas. Saiba mais

Teologias e Temas de Fronteiras

O grupo de pesquisa “Teologias e Temas de Fronteiras” tem como objetivo desenvolver pesquisas que tratam das questões do fazer teológico, a partir das áreas da Teologia Fundamental e Sistemática, visando propor caminhos para os temas que se encontram na fronteira da Teologia e outras áreas do saber científico. O grupo tem duas linhas: José Comblin: pensamento e atualidade e Teologias e Temas de Fronteiras. Saiba mais


Fonteiras é a revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Seu título remete a perspectiva dialogal de Dom Helder Camara, que, desde a Igreja das Fronteiras, em Recife, estabeleceu vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro. A práxis de Dom Helder era fundamentada em sua experiência, alimentada por uma compreensão própria da Sagrada Escritura, testemunhada na vivência dos princípios evangélicos.

Sob a inspiração da teologia prática do Dom, a Fronteiras tem por finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber. E, por missão, ser um espaço para uma reflexão teológica atual que considere os temas contextualizados em diálogo com múltiplas áreas do saber, culturas e perspectivas.

Acesse a página da Revista clicando no link: Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap.


Biblioteca Digital de Dissertações

[+] Clique e acesse as Dissertações do PPGTEO

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

[+] Página Inicial

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Áreas do CNPq

[+] Clique e acesse Teses e Dissertações por áreas

Biblioteca Central da Unicap

[+] Clique e acesse a página da Biblioteca

Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações.

- Orientações Gerais (Clicar aqui)

- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)

- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)

- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)

- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)


O PPGTEO tem uma importante presença na região Nordeste e na cidade do Recife através do trabalho representativo dos seus docentes. O professor Gilbraz de Souza Aragão atua diretamente no campo do Ensino Religioso coordenando o curso de Graduação em Ciências da Religião da Unicap que diploma licenciados em Ensino Religioso, oferecido na modalidade EaD. Os egressos desse curso irão atuar no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas. O professor Degislando Nóbrega de Lima é membro titular do Fórum Municipal de Educação da Cidade de Recife, colaborando com a elaboração de Diretrizes para as Políticas de Educação da Cidade de Recife, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife. Na mesma linha, o professor Cláudio Vianney Malzoni é a coordenação do Fórum Permanente Teológico para Ensino Básico, realizado pelo PPGTEO. O Fórum se constitui como um espaço ecumênico de debate e proposição da visão teológica sobre questões preeminentes nas salas de aula das escolas confessionais e não confessionais.

 

Quanto aos cursos de extensão destacamos o projeto do professor Cláudio Vianney Malzoni chamado Bíblia, Comunicação e Arte, com o objetivo de promover o diálogo entre biblistas e artistas. A motivação para o projeto encontra-se no fato de que a Bíblia, no Ocidente, revela-se uma fonte inesgotável de inspiração para vários campos artísticos como a escultura, a pintura, a música etc. Enfim, o projeto busca ser ponte entre o universo científico e acadêmico com o universo artístico.

 

O professor João Luiz Correia Júnior desenvolve um projeto de extensão inovador: o Fórum sobre questões do envelhecimento. Nesse Fórum se promove palestras e debates mensais, salvo os meses de julho, dezembro a fevereiro. A cada encontro conta-se com a presença de um profissional de fora da UNICAP, e um pesquisador (docente ou discente) dos diversos Cursos da UNICAP, em nível de Graduação e Pós-graduação, que pesquisam diretamente ou indiretamente o tema do envelhecimento e ou as questões que dizem respeito à pessoa idosa.

 

A extensão no PPGTEO também tem outra frente, na qual atuam praticamente todos os docentes: os diversos cursos e palestras e assessorias. Nessa forma de atividade de extensão tem destaque os professores Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, Francisco de Aquino Júnior e Sérgio Sezino Douets Vasconcelos.

 

Os Cursos de Extensão e Especialização vem tornando-se uma marca da Unicap e do PPGTEO. Esses reúnem alunos da Graduação e Pós-graduação, bem como interessados de outras regiões, e de outras denominações religiosas. Em 2018, foram oferecidos dois cursos de extensão e uma especialização:

 

O professor Cláudio Vianney Malzoni ofereceu o curso de extensão “O livro das gênesis: aspectos literários e teológicos”. Realizado em quatro etapas, no segundo semestre de 2018, o curso teve por objetivo propiciar a oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos bíblicos, de modo especial quanto ao livro do Gênesis, e de diversas questões que a leitura deste livro coloca na atualidade.


O PPGTEO estreita laços com algumas IES nacionais pela participação em bancas de mestrado e doutorado, colaboração na organização de eventos e no setor de publicações por meio de avaliações de manuscritos. Mas, a colaboração mais destacada está no âmbito da docência. Destacamos, no entanto, a colaboração no âmbito da docência. Abaixo elencamos alguns professores pesquisadores que colaboraram conosco de 2017 a 2020:

  • Sinivaldo Silva Tavares | PPGTEO/FAJE-MG

  • Valdecir Cordeiro | PPGTEO/FAJE-MG

  • César Augusto Kuzma | PPGTEO/PUC-Rio

  • Fernanda Lemos | PPGCR/UFPB

  • Milton Luiz Torres | Centro Universitário Adventista de São Paulo

  • Edelcio Serafim Ottaviani | PPGTEO/PUC-SP


A UNICAP é membro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), criada em 1948 e que reúne cerca de 200 universidades em todos os continentes. O curso de Teologia da UNICAP, em nível de graduação, especialização e mestrado, é membro da Conference of Catholic Theological Institutions (COCTI), órgão da FIUC que reúne decanos de cursos de Teologia ligados a universidades católicas.

 

A UNICAP participa ainda da AUSJAL (Associación de las Universidades confiadas a Companhia de Jesus) e a partir de Julho de 2018,  participa também da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (AIUJ).

 

A UNICAP mantém ainda acordos de cooperação e intercâmbio com diversas universidades e institutos superiores. Dentre esses acordos, destacam-se os realizados com as seguintes instituições: Universidade Católica Portuguesa e Pontifícia Universidade Gregoriana.

 

Em 2018, foi celebrado o Convênio Específico de cooperação mútua de pesquisa, extensão e desenvolvimento com a Universidade Católica Portuguesa de projetos comuns nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, referentes aos programas destas respectivas áreas das duas Instituições.

 

Desde 2014, o curso de graduação em Teologia da UNICAP passou a ser afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Isso significa que o curso recebeu uma chancela da Igreja Católica, uma vez que essa afiliação é aprovada pela Congregação para a Educação Católica, da Sé Romana. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente.

 

Em decorrência do convênio celebrado com a Universidade Católica Portuguesa, a UNICAP recebeu o recebeu professor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma, ainda em 2018, para realização de uma conferência acerca da Teologia da Trindade, ocasião em que se deu o lançamento de seu livro O Mistério da Trindade.

 

Esse convênio permitiu o primeiro intercâmbio de alunos pela presença da então mestranda Lucileide Cavalcante Silva na referida Universidade para aprofundamento de sua pesquisa bem como a participação em duas disciplinas: Escritos Paulinos e Hagiógrafos.

 

No exterior, a UNICAP é membro da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), criada em 1948 e que reúne cerca de 200 universidades em todos os continentes. O curso de Teologia da UNICAP, em nível de graduação, especialização e mestrado, é membro da Conference of Catholic Theological Institutions (COCTI), órgão da FIUC que reúne decanos de cursos de Teologia ligados a universidades católicas. A UNICAP participa ainda da AUSJAL ( Associación de las Universidades confiadas a Companhia de Jesus) e a partir de Julho de 2018,  participa também da Associação Internacional das Universidades Jesuítas (AIUJ).

 

A UNICAP mantém ainda acordos de cooperação e intercâmbio com diversas universidades e institutos superiores. Dentre esses acordos, destacam-se os realizados com as seguintes instituições: Universidade Católica Portuguesa e Pontifícia Universidade Gregoriana.

 

Em 2018, foi celebrado o Convênio Específico de cooperação mútua de pesquisa, extensão e desenvolvimento com a Universidade Católica Portuguesa de projetos comuns nas áreas de Teologia e Ciências da Religião, referentes aos programas destas respectivas áreas das duas Instituições. Através desse convênio e para a celebração do mesmo, a UNICAP recebeu professor Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma que realizou uma conferência acerca da Teologia da Trindade e fez o lançamento de seu livro O Mistério da Trindade. O convênio permitiu o primeiro intercâmbio através da presença da aluna Lucileide Cavalcante Silva na referida Universidade para aprofundamento de sua pesquisa bem como a participação em duas disciplinas: Escritos Paulinos e Hagiógrafos.

 

Desde 2014, o curso de graduação em Teologia da UNICAP passou a ser afiliado à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Isso significa que o curso recebeu uma chancela da Igreja Católica, uma vez que essa afiliação é aprovada pela Congregação para a Educação Católica, da Sé Romana. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente.

A internacionalização é considerada a partir de três aspectos: o institucional, docência e pesquisa, participação em eventos. O aspecto institucional concerne aos acordos e convênios firmados entre a UNICAP e as demais Universidades internacionais. Entre os acordos destacamos os firmados com Universidade Católica Portuguesa e com Pontifícia Universidade Gregoriana.

 

Com a Universidade Católica Portuguesa, a colaboração é exclusivamente em nível de mestrado e comporta, até o momento, a colaboração efetiva no âmbito da docência e participação em eventos. Em nível de docência, no Mestrado em Teologia, citamos a participação do professor Alexandre Palma que ministra um seminário comum às duas linhas de pesquisa do PPPGTEO.

 

Com a Pontifícia Universidade Gregoriana a colaboração é mais ampla porque seu vínculo inclui principalmente a graduação em Teologia da UNICAP que passou a ser afiliado à referida universidade. Devido a essa relação de afiliação, o professor Scott Normand Brodeur, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, tem vindo à UNICAP regularmente. Por ocasião de sua visita, ele mantém um encontro informal com os alunos do Mestrado e profere uma ou duas conferências para alunos e professores de Teologia da UNICAP.

 

Quanto à colaboração com outras instituições internacionais, destacamos a atuação do professor Pedro Rubens Ferreira Oliveira que ministra curso e conferências na Université Catholique de Louvain com certa regularidade.

 

Quanto à participação de docentes em eventos internacionais, os professores Cláudio Vianney Malzoni e Rita Maria Gomes, participam dos encontros da Assembleia Regional Latinoamericana da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI). O professor Cláudio Vianney na condição de secretário regional da COCTI e a professora Rita Gomes por seu trabalho com o periódico Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap, uma vez que a COCTI Latinoamericana dividiu seus trabalhos em três eixos: docência, pesquisa e publicações. Essa participação continuada é reflexo do trabalho de Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap que agrega publicações de autores de diversos continentes desde o início de suas atividades em 2018.

 

A colaboração internacional vem de instituições às quais não temos acordos firmados como é o caso do professor Massimo Pampaloni, do Pontifício Instituto Oriental, Roma, que esteve em 2019 na UNICAP como professor visitante e ministrou minicurso sobre a Teologia de Santo Efrem para alunos do mestrado e da graduação em Teologia.

 

Docentes com participação permanente exterior

Participação permanente da professora Alzirinha Rocha de Souza nos Grupos Internacionais de Pesquisa:

 

Grupo de Teólogo (a)s do Sul Global, organizado pela Missio-Aachen – Missions wissenchaftliches Inst. Missio e.V. (Alemanha)

Em janeiro de 2018, reuniram-se integrantes de 10 países de três regiões: América Latina, África e Ásia. A professora, juntamente com o professor Diego Irrazával, da Universidad Alberto Hurtado (Chile) representa o continente latino-americano. Em 2018, deverá ser publicado o primeiro trabalho comum do Grupo: Handbook Sud-Sud Theology, que tem como tema central o diálogo teológico entre as diferentes regiões do Sul global.

 

Grupo Ibero-americano de Teología

Organizado pelo Boston College (Estados Unidos), que reúne pesquisadores de América Latina, América Central e América do Norte e Europa, com o objetivo de refletir sobre as questões que tocam a Teologia e o Papa Francisco. Em abril de 2018, o grupo reuniu-se em Bogotá (Colômbia) primeiramente para a reunião sobre o tema da Pastoralidad en la Iglesia e em seguida para o Congresso organizado pela Universidad Javeriana de Bogotá, com o tema “Medellín 50 años después”, no qual a professora proferiu a conferência “De Recife a Medellín: aspectos históricos y pastorales”. Ainda a professora Alzirinha Rocha de Souza, realizou em novembro de 2018, a abertura do Colloque La Sinodalité de l’Église, com a conferência “La force de la collegialité hors des conferences du CELAM. Une route historique et théologique”. O colóquio foi realizado em conjunto pela RSR Recherches de Sciense Religieuse, a Revista de Teologia da Faculdades Jesuítas de Paris Centre Sévre e pelo Instituto Católico de Paris (ICP). Na ocasião, a professora realizou ainda três encontros com estudantes de mestrado e de doutorado das duas instituições. A participação da professora no “Group de Recherche Ville et Religion", encerrou-se com a desativação do mesmo.


Permanentes

Aíla Luzia Pinheiro de Andrade | Lattes
Cláudio Vianney Malzoni | Lattes
Degislando Nóbrega de Lima | Lattes
Francisco de Aquino Júnior | Lattes
Gilbraz de Souza Aragão | Lattes
João Luiz Correia Júnior | Lattes
Pedro Rubens Ferreira Oliveira | Lattes
Rita Maria Gomes | Lattes
Sergio Sezino Douets Vasconcelos | Lattes

Colaboradores

Lúcio Flávio Ribeiro Cirne | Lattes
Luiz Alencar Libório | Lattes

  • Alaércio de Lima Nazário
  • Alexssandro de Oliveira Lima
  • Anderson Moura Amorim
  • Antoniel Alves da Silva
  • Antônio Denilson de Souza
  • Antônio Farias de Freitas
  • Antônio Wauleson Pereira
  • Edvaldo Monteiro da Silva
  • Fábio de Lima Santos
  • Francisco Whalison da Silva
  • João Inácio Bezerra da Silva
  • Jociel João Gomes da Silva
  • José Janédson de Oliveira
  • José Landes Marinho Soares
  • José Ronaldo Alves
  • Leila Janaína Pereira Silva
  • Luiz Henrique Gregório de Lima
  • Márcio José Costa Teixeira
  • Marcos Gaudard Corrêa
  • Maria das Graças F Silva
  • Maria Nivaneide de Abreu Lima
  • Miguéias Pascoal Lima de Carvalho
  • Patrícia Gurgel Medeiros Gastão
  • Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho
  • Rodrigo Rios Batista
  • Rogério Lopes da Costa
  • Sonival Marinho da Silva
  • Vando Marques Gomes

Perfil do profissional

Espera-se que o profissional a ser formado seja apto a desempenhar as funções do ensino da Teologia, uma vez adquirido o aparato teórico do fazer teológico. Em outras palavras, uma vez iniciado no modo sistêmico da Teologia, o egresso poderá, com metodologia e criatividade, enfrentar novos temas e desafios que o ensino da Teologia pressupõe. Por outro lado, se o âmbito do ensino da Teologia tem sido o principal para a atuação do profissional em Teologia, outros campos de atuação também vão sendo abertos, como o das assessorias a organizações confessionais ou da sociedade civil, notadamente, nos meios de comunicação social. Além da atuação profissional propriamente dita, o egresso do mestrado em Teologia também deverá estar apto para prosseguir no campo da pesquisa teológica e chegar, se assim o queira, ao nível de doutorado em Teologia.

 

Quinta turma - 2019

  • Cleandro de Oliveira Pessoa
  • Kinno Alves de Cerqueira
  • Tiago Santos da Silva

 

Quarta turma - 2018

  • Carlos Emanuel Cardoso de Lima
  • Everaldo José de Oliveira
  • Faustino dos Santos
  • Felipe de Assunção Soriano
  • José Maria Bonfim de Morais
  • Luciene Lima Gonçalves
  • Pedro Igor Leite da Silva
  • Wanderson Eduardo de Moraes Leite

 

Terceira turma - 2017

  • André Guímel Carvalho Santos
  • Augusto Lívio Nogueira de Morais
  • João Paulo Galindo Gomes
  • José Alves Paiva Júnior
  • Lucileide Cavalcante Silva Cláudio
  • Marcílio Oliveira da Silva
  • Paulo de Tarso Veras Pereira
  • Rivadávio de Barros Gico Júnior
  • Wescley Paulo Pereira de Melo

 

Segunda turma – 2016

  • Alberto Reani
  • Alex Antonio da Silva Cláudio
  • Anne Claude Marie Genolini
  • Carlos Cabanas de Campos Cortez Filho
  • Eugênio Pacelli Correia Aguiar
  • Linaldo de Souza Guerra
  • Liniker Henrique Xavier

 

Primeira turma – 2015

  • Danilo Ferreira da Silva
  • Davi Daniel Barbosa
  • Edivaldo Ferreira de Arruda
  • Emerson Mozart da Silva
  • Jário Carlos da Silva Júnior
  • José Bartolomeu Félix de Lima
  • Joselito Freire Moreira de Araújo Filho
  • Maelite Costa de Araújo
  • Marcelo Leonardo Ximenes
  • Rosinaldo Ernesto Vieira
  • Sandro Sebastião Filho da Silva
  • Valderêdo Clemente de Siqueira

Secretaria

  • Cleyton Romulo Lopes da Silva
  • Danielle Mendes de Oliveira França
  • Eliene Fabrício de Moraes Sarmento
  • Isabela Cristina do Monte Nunes
  • Karla Cristina Nóbrega de Menezes
  • Sérgio de Araújo Wanderley

Prof. Sinivaldo Silva Tavares | PPGTEO/FAJE-MG
Prof. Valdecir Cordeiro | PPGTEO/FAJE-MG
Prof. César Augusto Kuzma | PPGTEO/PUC-Rio
Profa. Fernanda Lemos | PPGCR/UFPB
Prof. Milton Luiz Torres | Centro Universitário Adventista de São Paulo
Prof. Edelcio Serafim Ottaviani | PPGTEO/PUC-SP


Alunos Especiais e Ouvintes
 

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:

Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação

Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:

  • o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
  • o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
  • o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
  • o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.

Aluno especial e Aluno ouvinte

Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:

  • o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
  • o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
  • o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
  • o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.

Obs.:  O  Aluno Especial  poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.

 

Inscrições:

Devido o momento da Pandemia da COVID-19, todo o processo de inscrição estará sendo através do envio da documentação solicitada e do requerimento para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 16/07/2021 a 13/08/2021.

 

Requerimentos:

- Aluno Especial (Clicar aqui)

- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)

 

Valor por disciplina:

- Valor por disciplina (Clicar aqui


Fale Conosco

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

Local
Rua Almeida Cunha, 245, bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480

Informações (também WhatsApp)
(81) 99146-6993  /secretaria

E-mails
secretariastrictosensu@unicap.br e ppgteo@unicap.br

 


Processo seletivo 2021 - Complementar

Obs.: NOTA OFICIAL - CURRÍCULO LATTES (clicar aqui)

  1. Edital Complementar - Mestrado em Teologia
  2. Click aqui para fazer sua pré-inscrição
  3. Ficha de Inscrição – Mestrado
  4. Requerimento

Obs.:  A Secretaria da Stricto Sensu informa que os documentos solicitados, nos Editais de Seleção 2021, com o reconhecimento de firma/autenticação, serão necessários, apenas, no ato da entrega presencial, na Secretaria, devido a Era Pandêmica. Para o momento atual, os documentos apenas precisam ser digitalizados e encaminhados para o e-mail indicado nos Editais.

Admissão no Programa

Poderão candidatar-se ao Mestrado em Teologia os portadores de diploma de curso de graduação em Teologia, em nível superior, reconhecido pelos órgãos federais, e que apresentem um projeto de pesquisa pertinente a uma das linhas de pesquisa oferecidas pelo Mestrado.

Portadores de diploma de curso livre de Teologia também poderão candidatar-se, desde que tenham concluído algum curso de graduação, em nível superior, reconhecido pelos órgãos federais.

Os candidatos à seleção deverão apresentar todos os documentos constantes no edital do processo seletivo.

A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão designada pelo Colegiado e constará de:

  1. Prova escrita com base na bibliografia indicada no Edital
  2. Análise do projeto preliminar de pesquisa
  3. Avaliação do currículo Lattes
  4. Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita
  5. Exame de língua estrangeira (alemão, francês, inglês ou italiano) através de teste de compreensão de textos escritos.

Fique atento a publicação do Edital de seleção.

Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção.

MESTRADO

  1. Homologação das Inscrições (Clicar aqui) - 03/08/2021

  2. Resultado da Prova de Conhecimento (Clicar aqui) - 04/08/2021

  3. Resultado Final da Seleção 2021 (Clicar aqui) - 06/08/2021

Nos dias 25 e 26/08/2021 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo de Matrícula de 2021.2 (Segunda Oportunidade) e Alteração de Matrícula.

Os(As) discentes devem seguir as instruções que estão no Informativo de Matrícula e Alteração de Matrícula.

- Informativo de Matrícula e Alteração de Matrícula (Clicar aqui)

- Calendário 2021 – Atualizado (Clicar aqui)

- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)

Informações: secretariastrictosensu@unicap.br