Unicap Icam Tech International School inaugura nova era na área das Engenharias - Unicap

Título Notícias

null Unicap Icam Tech International School inaugura nova era na área das Engenharias

Publicado Por: Daniel França

A qualificação profissional de quem escolhe um dos cursos da área de Engenharia oferecidos pela Unicap está antenada com o que há de mais moderno no mercado de várias partes do mundo. A transformação do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) em Escola inovou a relação ensino-aprendizagem, colocando o aluno como protagonista da sua própria formação.

O conceito de Escola cria um ambiente de ecossistema, integrando ensino, pesquisa e extensão nos níveis da graduação e pós-graduação. O corpo docente da Universidade, composto em sua maioria por doutores com formação internacional e por profissionais com reconhecida atuação no mercado, desenvolveu grades curriculares que proporcionam ampla formação técnica, mas com identidade humanista da Unicap. Os cursos passaram então ser estruturados por trilhas focadas no empreendedorismo, pensamento computacional, fluência tecnológica, flexibilidade curricular, atendimento às demandas socioambientais, ética e empatia social.

“Ao final de cada trilha, após defesa do projeto integrador, o aluno recebe uma certificação específica que representará a competência técnica nesta área”, explica o coordenador das engenharias Ambiental e Química, Prof. Dr. Raphael Nascimento. Vale destacar que essa é uma característica comum aos demais cursos de engenharia.   Ainda de acordo com ele, o colegiado dos dois cursos criou uma startup “acadêmica” chamada Potencializa que incentiva novas propostas tecnológicas que articulem mercado, inovação e extensão.

Esse processo que está transformando as engenharias da Unicap começou há mais de três anos quando a Católica firmou parceria com o Institut Catholique d’arts et metiers (Icam), uma das mais importantes escolas de engenharia da Europa jesuíta presente em seis cidades da França e em países como Camarões, Congo, Índia e República Democrática do Congo. No Brasil, a representação do Icam está na Unicap. Daí surgiu a Unicap Icam Tech International School.

Como fruto dessa parceria, foi criado o primeiro curso de Engenharia da Complexidade do país. Uma graduação repleta de inovações que une teoria, prática, internacionalização e relacionamento com o mercado. São cinco anos em regime integral no qual os alunos irão trabalhar em um projeto estruturante.

No primeiro ano, os alunos trabalharão na análise e otimização de um sistema de drone; no segundo, desenvolverão o conceito e realização de um barco autônomo em energia programado por rádio comando; no terceiro e quarto anos, o projeto será o de uma criação de uma habitação low-tech.

Já no quinto e último anos, os estudantes deverão realizar estágios em empresas parceiras alinhando o conhecimento adquirido com a experiência no mercado com o trabalho de conclusão de curso. Todos os alunos de Engenharia da Complexidade  terão que cursar pelo menos um ano no Exterior, em um dos campi do Icam, na França, África ou Índia. É importante lembrar ainda que a Unicap faz parte da Associação Internacional das Escolas Jesuítas de Engenharia (Iasje).

Além da Engenharia da Complexidade, outros cursos fazem parte da Unicap Icam Tech International School: Engenharia Ambiental; Engenharia Civil (que está celebrando 50 anos); Engenharia de Produção e Engenharia Química (que tem entre suas ex-alunas a Plant Manager do Polo Jeep de Goiana Fiat Chrysler Automobile, Juliana Coelho).

A integração com o mercado se baseia também na perspectiva do conceito de educação continuada (Lifelong learning). “Vamos incorporar também a inovação dos Domínios Adicionais, nos quais serão criados módulos de disciplinas de mais de um curso, sob uma temática única, que poderão ser cursados por alunos de graduação (como atividades complementares) e, sobretudo, por profissionais já formados, estimulando a atualização desses profissionais, além de aproximar a Universidade dos seus egressos”, detalha o professor de Engenharia Civil Eduardo Oliveira. Segundo ele, a Unicap mantém convênios com duas empresas privadas nas áreas de Geotecnologias e de Transporte. A meta para 2021 é firmar mais três parcerias com organizações. 

Essas disciplinas são chamadas também de “Integrativas” e já começaram a fazer parte do dia a dia de Engenharia de Produção. “São atividades feitas com representantes da indústria que atuam como tutores, trazendo problemas reais das empresas para os alunos resolverem na Universidade”, conta o coordenador Carlos Alberto Campos. A resolução de problemas faz a diferença ainda nas ações de extensão do curso. “Nossos alunos desenvolvem projetos de eficiência energética, sob a supervisão de professores, para escolas da rede pública”. 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário.jpeg

III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo”

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade...

Desafios dos Fundamentalismos Recife – 17 a 19 de novembro de 2021   OBJETIVOS O III Seminário...

MESTRADOS-DOUTORADOS.jpg

Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida pela Abralin. Acesso:...

No dia 25/09/2021, às 14h, será realizada a Mesa Redonda - Mídia, discurso e ciência: vozes em conflito, promovida...

DOCUMENTÁRIO EDITADA 3.jpg

DOCUMENTÁRIO

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a alteridade e fundado sobre preocupações...

Objetivos: Geral: Situar o documentário, em sua historicidade, como um campo de práticas definido pela relação com a...

curso videoclipe.jpg

VAMOS FAZER UM VIDEOCLIPE EXPERIMENTAL SOBRE O AMOR EM PORTUÑOL

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos: - Realizar um videoclipe experimental...

Objetivos: Geral: - Experimentar o fazer artístico coletivo transdisciplinar com música e visualidade. Específicos:...