Rede Solidária em Defesa da Vida reforça campanha da fila única do SUS no país - Unicap

Título Notícias

Rede Solidária em Defesa da Vida reforça campanha da fila única do SUS no país

Publicado Por: Elano Barbosa Lorenzato

O novo coronavírus escancarou a triste realidade da rede pública de saúde brasileira, representada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que já sofria os impactos da falta de investimentos antes do advento da Covid-19. Para minimizar a sobrecarga da rede e garantir o acesso de toda população vítima da pandemia, a Rede Solidária em Defesa da Vida, grupo liderado pelo trabalho coletivo do curso de graduação em Medicina e a Cátedra Unesco Dom Helder Camara, ambos da Unicap, com o apoio de organismos da sociedade civil, iniciou uma mobilização em torno da fila única no acesso às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aos pacientes que necessitem de leitos de internação.

A mobilização tem o objetivo de garantir que toda a população, sem distinção social, tenha acesso aos leitos – sejam eles públicos ou da rede privada –, fazendo valer um direito já previsto na legislação brasileira. Batizada de Vidas Iguais, a campanha se junta aos esforços de grupos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para pressionar o Poder Público e salvar vidas. “Em Pernambuco, independentemente da Covid-19, já não tínhamos leitos de UTI. A questão é criarmos uma central de regulação que envolva os leitos privados porque os públicos já estão disponíveis”, explica o coordenador da Cátedra Dom Helder Camara, o professor Manoel Moraes, que também integra a rede.

“A campanha é para que todos os leitos dedicados à Covid-19 estejam disponíveis nessa central de regulação. Isso não incluiria as outras estruturas dos hospitais privados, que mantém espaços nas suas unidades para o tratamento de outras patologias e casos de emergência distintos”, completou. Segundo ele, caso a central seja criada pelo Poder Público – leia-se os governos – o profissional da saúde do hospital privado, médico ou enfermeiro, por exemplo, pode ser requisitado para atender também os pacientes que vierem do SUS. “Mas para que isso exista é preciso ter uma central de regulação que faça esse meio termo. Como você organiza essa fila? Não é somente uma fila, é uma política pública que precisa ser instalada numa situação de emergência que nós estamos vivendo”.

Manoel Moraes é coordenador da Cátedra Dom Helder Câmara

O entendimento do grupo que defende a campanha da fila única - que tem o apoio de mais de 80 organizações em todo o país - sobressai ao leito de UTI. Envolve, por exemplo, além da disponibilidade de profissionais da rede privada de saúde, questões como o apoio e o trabalho conjunto para realização de testes para descoberta de novos casos de infectados, possibilitando o tratamento e isolamento dos casos indicados.

“A nossa legislação é totalmente garantidora do acesso à saúde, e, para que isso fosse colocado em prática nessa crise, surgiram movimentos paralelos. Um no Rio e outro em São Paulo. A união de todos fez surgir uma campanha unificada com os movimentos de Recife com os dois estados, criando um movimento nacional. A gente manteve o nome, A Vida Vale Mais, a ideia não foi tirar os nomes originários das campanhas que deram origem, mas agora é uma campanha nacional”, relata Manoel.

De fato, a campanha surge no momento de crescimento dos casos em Pernambuco e no Brasil e de relatos na imprensa de pacientes que não estão conseguindo o atendimento em tempo hábil. O Governo de Pernambuco já deu um passo em virtude dessa mobilização, publicando portaria, no início de maio, obrigando todos os hospitais das redes públicas e privadas a fornecerem à Central Estadual de Regulação informações sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI, enfermaria, apartamentos e a quantidade de ventiladores pulmonares livres. Até esta quarta-feira (03/06) foram confirmados 955 novos casos de Covid-19 e 79 mortes, totalizando 36,463 infectados e 3.012 mortos nas estatísticas oficiais.

Esforços em conjunto – Além da Cátedra Unesco/Unicap Dom Helder Camara de Direitos Humanos e o curso de Medicina, a Rede Solidária em Defesa da Vida conta com o apoio de ativistas, advogados, pesquisadores de outras universidades e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública de Pernambuco. Essa união conseguiu produzir, até o momento, seis documentos, que tratam da Covid-19 sob a ótica dos Direitos Humanos. Já foram publicados documentos, por exemplo, dedicados ao lockdown (termo em inglês usado para o isolamento social mais duro), aos prefeitos e aos cuidados da população de rua.

“A gente tem conseguido ampliar a rede com vários organismos nacionais e internacionais, a própria Unesco, além da Organização dos Estados Americanos (OEA), já reconhecem a contribuição da rede”, pontua Manoel Moraes, destacando que o grupo já manteve audiências e reuniões com o Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o Ministério Público e com a Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Estamos criando esse ambiente de contribuição, não na perspectiva governamental, mas numa perspectiva acadêmica, universitária, não restringindo à contribuição que não só fosse da universidade, que tivesse uma visão mais ampla também dos profissionais da saúde”.

Visualizações:
1486
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seresta para maes.jpeg

Sreesta para as mães da Unicap

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

9 de maio de 2024 - 16h - Térreo da Biblioteca Central

nuclear_4.jpg

Usinas nucleares na Amazônia? Aventura atômica em plena Floresta

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma lâmpada”. Tivemos ministro tutelado pela...

Sem alongar muito na linha do tempo, tivemos ministros de Minas e Energia conhecidos por “não saber trocar uma...

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...