Direito abre Colação de Grau 2020 - Unicap

Título Notícias

null Direito abre Colação de Grau 2020

Publicado Por: Francisco Ribeiro

O Centro de Ciências Jurídicas abriu a temporada da Colação de Grau 2020. Ao todo, 267 concluintes receberam os diplomas devidamente reconhecidos e assinados pela Universidade Católica de Pernambuco. A Unicap é pioneira no país na entrega do documento oficial já durante a solenidade.

Ao longo dos anos, a Colação de Grau da Católica se transformou num evento grandioso que mescla apresentações culturais, momentos ecumênicos de oração e os protocolos exigidos pela legislação. Tudo isso numa verdadeira confraternização semestral que reúne autoridades acadêmicas, professores, funcionários, formandos e, principalmente, suas famílias e amigos.

Fotos: Carla Siqueira

Organizada em duas fases, a primeira traz o Momento Ecumênico conduzido por Karol Menezes, da Pastoral da Unicap, e por Padre José Marcos de Luna e pelo pastor Gerson Arruda, ambos professores da Casa.

Na sequência, a mesa da Colação foi formada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Degislando Nóbrega; pelo coordenador do curso, Stefano Toscano; e pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (Astepi), Fernando Lapa. No seu discurso, Padre Pedro fez uma reflexão sobre o sentido da vida enquanto algo a ser construído.

Reitor Padre Pedro Rubens

“Nesse contexto contemporâneo, o sentido da vida deixou de ser evidente, difícil de ser encontrado ou “dado” de uma vez por todas: é necessário ser construído continuamente. Claro que a família, a escola, a sociedade, o estado e a religião precisam repensar seu papel hoje e precisam oferecer a sua contribuição, mas, jamais serão capazes de “dar” sentido à vida e à existência humanas. Assim mais do que nunca, a difícil e não  menos apaixonante tarefa de construir o sentido da vida, depende de cada um de nós”, diz um trecho do discurso.

Já o orador da turma, o concluinte Victor Trajano de Almeida fez um discurso em tom de agradecimento e provocou uma reflexão social. “Talvez não tenhamos a noção do quanto privilegiados nós somos. Hoje, nos formamos em Direito em uma universidade afamada por sua excelência, berço de grandes juristas. Ao mesmo tempo, vivemos no país da desigualdade, em que apenas 16% da população tem curso superior, e mais da metade dos brasileiros não têm sequer o ensino médio. É aí que se revela, amigas e amigos, a maior nobreza de nossa missão: fazer justiça”.

Beatriz foi laureada

Outro momento de emoção foi a revelação da laureada da turma. Com média 9,54, a concluinte Beatriz Amorim Castro ficou responsável por conduzir o juramento unificado. Logo depois, o concluinte Rafael César Josephi Silva de Souza e o seu padrinho, José Maria Silva, subiram ao palco para fazer a entrega do anel. Além de pai de Rafael, José Maria é professor do curso de Direito da Unicap.

MPB – O evento contou com participações intercaladas do grupo musical MPB Unicap, formado por funcionários, professores alunos e ex-alunos da Universidade. As canções Como Uma Onda (Lulu Santos), Que Nem Maré (Jorge Vercilo) foram interpretadas por Bianca Rouche, aluna de História, e Jeremias Abreu, funcionário da Unicap, logo na abertura da solenidade.

O professor da Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Newton Cabral, interpretou Voa Liberdade (do cantor Jessé) em homenagem às famílias. Jéssica Aragão, concluinte de Engenharia Civil, e Surama Reis, ex-aluna de História, interpretaram os hinos nacional e de Pernambuco, respectivamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 print

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Logo Semana Teológica.jpeg

XXV SEMANA TEOLÓGIA DA UNICAP

A SINODALIDADE NA IGREJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (21 a 23 de setembro 2021) Apresentação Como afirma o Documento da Comissão Teológica Internacional...

A SINODALIDADE NA IGREJA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (21 a 23 de setembro 2021) Apresentação Como afirma o Documento...

ARTE - FOTOGRAFIA E SOCIEDADE.jpeg

FOTOGRAFIA E SOCIEDADE: MEMÓRIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Objetivos: Geral: Por meio da disciplina ministrada nesse curso buscamos demonstrar que na atualidade podemos perceber uma multiplicidade de “reais”,...

Objetivos: Geral: Por meio da disciplina ministrada nesse curso buscamos demonstrar que na atualidade podemos...

WhatsApp Image 2021-09-17 at 11.53.54.jpeg

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Objetivos: Geral: Caracterizar os elementos que fundamentam a linguagem cinematográfica, observando suas formas clássicas e contemporâneas, historicizando as...

Objetivos: Geral: Caracterizar os elementos que fundamentam a linguagem cinematográfica, observando suas formas...

PADRE LUCIO.png

8ª Semana Socioambiental da Unicap discute preservação da Mata Atlântica 

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap (IHU), promoveu a 8ª edição da Semana Socioambiental. O evento, realizado entre...

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap (IHU), promoveu a 8ª edição da Semana...