Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX - Unicap

Título Notícias

null Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX

Publicado Por: Dell Souza

O professor do curso de História, Paulo Cadena, assina artigo publicado no livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista. A obra reúne textos de pesquisadores de universidades de todo o país. A obra traz um debate sobre questões relacionadas às interfaces entre o poder, culturas políticas e sociedade, a partir de perspectivas teórico-metodológicas que focalizam as rupturas, as permanências, as simultaneidades, os antagonismos e as ambivalências historicamente tecidas nas múltiplas formas de relações sociais entre as elites, as camadas populares no Brasil durante o século XIX, nas mais diversas dimensões de envolvimentos do poder e seus reflexos na sociedade e a economia.

A proposta tem por objetivo analisar a maneira pela qual ocorre a inserção da esfera micro na dimensão macro, as atualizações e ressignificações do local e do regional diante das injunções produzidas pela dinâmica do global, como também apreender os processos e as tramas que singularizam as histórias do local e regional, e o espaço de negociação estabelecido pelos seus atores sociais instituídos nacionalmente.

“Cada capítulo é redigido por um professor de estado diferente. Quem se aproxima mais, na questão do espaço, somos Suzana Cavani, Manoel Nunes e eu. Mesmo assim, cada um de uma universidade diferente. Temos pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Paraíba. Esse é o maior diferencial do nosso livro: abarca as mais diversas províncias dispersas no Brasil dos Oitocentos,” pontua o professor.

Intitulado Dois “velhos companheiros” das Cortes de Lisboa: os pedidos de favor do padre José Martiniano de Alencar a Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda), o artigo se debruça na análise de uma carta que o professor encontrou no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro.

“É um documento inédito, onde o padre José de Alencar, pai do romancista José de Alencar, pede um favor ao Marquês de Olinda. Como a carta não poderia mais ser vista, pelo estado em que está, desgastada pelo tempo, encontrei a oportunidade de publicá-la, na íntegra, dentro de um estudo maior sobre as relações do Marquês de Olinda, que era pernambucano, com a política. Como a minha pesquisa, na Unicap, envolve a política e o tráfico de escravizados para o Brasil, a publicação é parte dos resultados que devem ser obtidos”, explica o professor a partir das cartas trocadas entre esses políticos e inventários post-mortem, acondicionados no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

Hoje, trabalham com o professor quatro alunos do Programa Institcional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “ Os alunos garimpam nomes em listas de dívidas que aparecem nos inventários. Muitas das vezes, conseguimos encontrar cartas trocadas entre esses sujeitos que trabalham em perspectiva atlântica”, completa Paulo Cadena.

O historiador ainda ressalta que sua “maior inspiração é o professor Marcus Joaquim Maciel de Carvalho, um dos maiores pesquisadores da escravidão, na atualidade. Foi meu orientador de mestrado e doutorado. Um investigador com uma sensibilidade incrível para perceber os rastros deixados nos documentos. Ele é inspiração para muitos dos jovens estudantes que temos em formação na área de História. Além de grande historiador, é excelente escritor.”

O pesquisador Paulo Cadena tem outras publicações como o livro Ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser Cavalgado – trajetórias políticas dos Cavalcanti de Albuquerque. Pernambuco, 1801 – 1844. Depois, saíram outros artigos, sendo um deles publicado junto com Marcus Carvalho intitulado A política como ‘arte de matar a vergonha’: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil“, lançado em 2019.

O livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista pode ser encontrado com os autores. a obra será lançada em formato digital em breve.

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

selo-opiniao-artigos-dentro.png

O 'CASO MÁRCIA BARBOSA' NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No último dia 24, a Corte Interamericana de Direitos Humanos prolatou sentença sobre o "caso Márcia Barbosa", uma decisão importante que marca as...

No último dia 24, a Corte Interamericana de Direitos Humanos prolatou sentença sobre o "caso Márcia Barbosa", uma...

Musicheperunaprofessionedipace_10dicembre2021-1.jpg

INTERNATIONAL HUMAN RIGHTS DAY, 10 DECEMBER 2021

  On the occasion of the International Human Rights Day, 10 December, the Human Rights Centre "Antonio Papisca" and the UNESCO Chair "Human Rights,...

  On the occasion of the International Human Rights Day, 10 December, the Human Rights Centre "Antonio Papisca"...

WhatsApp Image 2021-12-03 at 19.24.21.jpeg

AS COMISSÕES DA VERDADE E DA DEMOCRACIA - POR MANOEL MORAES

Em uma sociedade democrática os direitos à memória e à verdade devem ser garantidos, uma vez que a compreensão do passado nos ajuda a interpretar o presente....

Em uma sociedade democrática os direitos à memória e à verdade devem ser garantidos, uma vez que a compreensão do...

WhatsApp Image 2021-12-01 at 18.11.16.jpeg

Capuchinhos vão unificar formação em Teologia e Filosofia na Unicap

O novo ministro provincial dos Capuchinhos, Frei Franklin de Edimar Teixeira Diniz, visitou a Universidade Católica de Pernambuco na tarde desta quarta-feira...

O novo ministro provincial dos Capuchinhos, Frei Franklin de Edimar Teixeira Diniz, visitou a Universidade Católica...