Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX - Unicap

Título Notícias

Professor do curso de História publica artigo em livro sobre Brasil do século XIX

Publicado Por: Dell Souza

O professor do curso de História, Paulo Cadena, assina artigo publicado no livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista. A obra reúne textos de pesquisadores de universidades de todo o país. A obra traz um debate sobre questões relacionadas às interfaces entre o poder, culturas políticas e sociedade, a partir de perspectivas teórico-metodológicas que focalizam as rupturas, as permanências, as simultaneidades, os antagonismos e as ambivalências historicamente tecidas nas múltiplas formas de relações sociais entre as elites, as camadas populares no Brasil durante o século XIX, nas mais diversas dimensões de envolvimentos do poder e seus reflexos na sociedade e a economia.

A proposta tem por objetivo analisar a maneira pela qual ocorre a inserção da esfera micro na dimensão macro, as atualizações e ressignificações do local e do regional diante das injunções produzidas pela dinâmica do global, como também apreender os processos e as tramas que singularizam as histórias do local e regional, e o espaço de negociação estabelecido pelos seus atores sociais instituídos nacionalmente.

“Cada capítulo é redigido por um professor de estado diferente. Quem se aproxima mais, na questão do espaço, somos Suzana Cavani, Manoel Nunes e eu. Mesmo assim, cada um de uma universidade diferente. Temos pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Paraíba. Esse é o maior diferencial do nosso livro: abarca as mais diversas províncias dispersas no Brasil dos Oitocentos,” pontua o professor.

Intitulado Dois “velhos companheiros” das Cortes de Lisboa: os pedidos de favor do padre José Martiniano de Alencar a Pedro de Araújo Lima (Marquês de Olinda), o artigo se debruça na análise de uma carta que o professor encontrou no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro.

“É um documento inédito, onde o padre José de Alencar, pai do romancista José de Alencar, pede um favor ao Marquês de Olinda. Como a carta não poderia mais ser vista, pelo estado em que está, desgastada pelo tempo, encontrei a oportunidade de publicá-la, na íntegra, dentro de um estudo maior sobre as relações do Marquês de Olinda, que era pernambucano, com a política. Como a minha pesquisa, na Unicap, envolve a política e o tráfico de escravizados para o Brasil, a publicação é parte dos resultados que devem ser obtidos”, explica o professor a partir das cartas trocadas entre esses políticos e inventários post-mortem, acondicionados no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

Hoje, trabalham com o professor quatro alunos do Programa Institcional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “ Os alunos garimpam nomes em listas de dívidas que aparecem nos inventários. Muitas das vezes, conseguimos encontrar cartas trocadas entre esses sujeitos que trabalham em perspectiva atlântica”, completa Paulo Cadena.

O historiador ainda ressalta que sua “maior inspiração é o professor Marcus Joaquim Maciel de Carvalho, um dos maiores pesquisadores da escravidão, na atualidade. Foi meu orientador de mestrado e doutorado. Um investigador com uma sensibilidade incrível para perceber os rastros deixados nos documentos. Ele é inspiração para muitos dos jovens estudantes que temos em formação na área de História. Além de grande historiador, é excelente escritor.”

O pesquisador Paulo Cadena tem outras publicações como o livro Ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser Cavalgado – trajetórias políticas dos Cavalcanti de Albuquerque. Pernambuco, 1801 – 1844. Depois, saíram outros artigos, sendo um deles publicado junto com Marcus Carvalho intitulado A política como ‘arte de matar a vergonha’: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil“, lançado em 2019.

O livro Política e Sociedade no Brasil Oitocentista pode ser encontrado com os autores. a obra será lançada em formato digital em breve.

Visualizações:
1958
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...

thumbnail_image.png

Cine Unicap apresenta: Priscilla, a Rainha do Deserto

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy...

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag...

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.46.11 (1).jpeg

AMICA no caminho sociocultural

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem inesquecível à Paraíba histórica: Areia e...

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem...