Mesa temática “Filosofia e Gênero” traz reflexões sobre transgeneridade, feminismo e colonialidade - Unicap
Título Notícias
Notícias
Mesa temática “Filosofia e Gênero” traz reflexões sobre transgeneridade, feminismo e colonialidade
Na noite desta quarta-feira (2), o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebeu a mesa temática "Filosofia e Gênero" como parte da programação do XX Congresso Nacional da Associação de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). O encontro reuniu intelectuais renomadas para discutir temas como transgeneridade, feminismo lésbico e decolonial, além das implicações da colonialidade de gênero desde a infância. As falas intensas e profundamente reflexivas trouxeram uma perspectiva crítica e renovada sobre a interseccionalidade e o papel da filosofia na compreensão dessas questões.
A pesquisadora Sara York, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Gênero e Sexualidades, abordou a importância de trazer a perspectiva trans para o campo da filosofia. Com sua sólida formação em Letras e Pedagogia, Sara apresentou uma abordagem reflexiva sobre o que a transgeneridade pode ensinar à filosofia contemporânea e à sociedade em geral.
Segundo Sara, pensar a vida sob uma perspectiva trans é um caminho essencial para ampliar a compreensão da humanidade e dos sujeitos historicamente marginalizados. "Por que pensar a vida a partir de uma perspectiva trans pode ser interessante para todo mundo? O que é que a gente não aprendeu no passado, que a gente precisa aprender hoje para poder seguir enquanto gente, enquanto humanidade?", questionou. Para Sara, a filosofia é, acima de tudo, a disparadora de perguntas para a vida, e deve ser usada como uma ferramenta para inquirir e desestabilizar preconceitos enraizados. "Na hora que a gente junta todo mundo, acho que dá um bom caldo", completou, defendendo uma filosofia que inclua e valorize as diversas identidades.
A professora Juliana Ággio, doutora em Filosofia Antiga pela Universidade de São Paulo (USP) e professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), trouxe para o debate uma revisão crítica das teorias feministas hegemônicas a partir do viés da heterossexualidade e da colonialidade. Em sua fala, Juliana destacou o feminismo lésbico como uma crítica às exclusões perpetradas pelo feminismo tradicional, que, segundo ela, inflou a importância da heterossexualidade na determinação das relações de gênero.
Baseando-se nos trabalhos de Monique Wittig e Judith Butler, Juliana propôs uma teoria feminista que reconheça a intersecção entre gênero, sexualidade, raça e classe, além da exploração capitalista que sustenta essas opressões. "O cerne da opressão de gênero é a captura dos corpos, vidas e trabalho das mulheres em benefício dos homens e, consequentemente, do sistema capitalista", afirmou Juliana. Ela enfatizou a necessidade de resistências articuladas por coalizões, ressaltando que o binarismo de gênero foi construído para legitimar essas formas de exploração.
Letícia Carolina Nascimento, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e autora do livro Transfeminismo, trouxe uma abordagem inovadora sobre as “parafernálias de gênero” na infância. Letícia, que é ativista e uma das primeiras professoras trans de uma universidade pública no Piauí, problematizou a naturalização das identidades de gênero e expôs como esses processos são, na verdade, violências impostas pela colonialidade.
"Minha fala vai no sentido de primeiro constatar como esses processos de construção de gênero acontecem desde a infância, muitas vezes criando traumas e uma concepção equivocada de amor. Precisamos desnaturalizar a ideia de que se nasce menino ou menina", explicou Letícia. Ela abordou a colonialidade de gênero como uma estrutura de poder que interliga machismo, patriarcado e capitalismo, gerando opressões desde as primeiras fases da vida. Seus estudos atuais, focados em amor e infância, foram articulados com essa crítica à colonialidade de gênero e suas repercussões na vida das crianças.
Com temas tão diversos e complexos, a mesa temática reforçou o papel da filosofia como uma ferramenta crítica para desestabilizar preconceitos e abrir caminhos para novas formas de ser e de estar no mundo.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Seminário: O Passado que Fala ao Futuro
No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência...
No mês em que se celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Secretaria de Justiça,...
Feliz Natal e próspero ano novo !
Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e um Ano Novo repleto de saúde e amor!
Que a magia do Natal encha nossos corações de luz, inspiração e alegria! Desejamos a todos um Natal cheio de paz e...
Nova Informação - Edital de Seleção de Bolsas de Extensão da Pós-graduação
NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da Universidade Católica de Pernambuco lançam o edital...
NOVA INFORMAÇÃO - Edital retificado As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação da...
Missa de Natal na Unicap: União, Gratidão e Esperança
Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal. Gestores, professores, funcionários e...
Nesta quarta-feira, a Biblioteca Central da Unicap foi palco de um momento especial: a tradicional Missa de Natal....