9ª Semana Socioambiental: Carta da Unicap - Unicap

Título Notícias

null 9ª Semana Socioambiental: Carta da Unicap

Publicado Por: Francisco Ribeiro

Ao término da 9ª Semana Socioambiental da UNICAP, cujo tema central foi “Uma só Terra: crise climática e vulnerabilidades socioambientais. Como enfrentarmos?”, realizada de 20 a 23 de setembro de 2022, a Universidade Católica de Pernambuco faz o seguinte pronunciamento em defesa do Planeta, nossa Casa Comum:

A crise climática é um enorme desafio civilizatório do século 21, cujos efeitos já são percebidos a partir da intensificação dos eventos extremos. A pandemia da Covid-19 e os vários desastres climáticos recentes são uma evidência de que o planeta está passando por significativas mudanças ambientais, que podem ser consideradas como o Antropoceno, uma nova época geológica caracterizada pelas ações humanas gerando importantes alterações no metabolismo planetário. Dessa forma, é urgente mudarmos o modelo de produção, consumo e distribuição de riquezas para enfrentarmos essa crise e reduzirmos as vulnerabilidades socioambientais existentes, sobretudo nas periferias das metrópoles brasileiras, onde vivem milhões de pessoas.

A cidade do Recife, no Nordeste brasileiro, é a 16ª mais vulnerável à mudança climática no mundo e seus impactos se estendem por toda a Região Metropolitana, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas).

A Universidade Católica de Pernambuco, diante deste cenário, ratifica o compromisso de inserir a temática socioambiental e climática nas suas diretrizes e iniciativas no âmbito institucional, bem como nas suas relações com as diversas escalas do ambiente em que se insere, do local ao global. 
Em termos globais está em consonância com os documentos internacionais, como a Convenção Quadro de Mudanças Climáticas, o Marco Sendai, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre outros.
No âmbito nacional se alinha com os fundamentos da Política Nacional do Meio Ambiente, da Política Nacional de Mudanças Climáticas e a da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Na esfera estadual, com a Política de Enfrentamento às Mudanças Climáticas de Pernambuco e, mais especificamente, com a política de sustentabilidade e de enfrentamento das mudanças climáticas do Recife.

Internamente, tem respaldo em documentos institucionais como o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, na sua política ambiental, que contempla a agenda socioambiental, e no Plano Diretor, que definiu nas suas diretrizes a inclusão de práticas sustentáveis que promovam a cultura da corresponsabilidade ecológica no campus e na cidade.

Assim, respaldados por estes documentos, estabelecemos os seguintes compromissos:
 
1. Disseminar a temática de mudanças climáticas nas diversas escolas da UNICAP, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
 
2. Promover, através do Laboratório de Inovação para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade- LIMCS, ações de educação socioambiental e climática e fomentar o desenvolvimento de projetos de inovação social;
 
3. Elaborar um plano de ação climática, inspirado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nos princípios da Ecologia Integral (Laudato si) e na Agenda Socioambiental da UNICAP, com ênfase na: Educação ambiental e climática, Redução de riscos e desastres socioambientais, eficiência energética, uso racional da água e a aplicação dos 3Rs na questão dos resíduos sólidos (reduzir, reutilizar e reciclar).
 
4. Fortalecer as parcerias, em níveis nacional e internacional, por meio de projetos, planos e programas dos setores público e privado, da sociedade civil organizada, das instituições de ensino e pesquisa,  a exemplo do acordo de cooperação entre laboratórios de cocriação para fomento de pesquisa aplicada e inovação na América Latina, das  universidades consorciadas que constituem o Climate Labs. 

Esperamos, desta forma, dar a nossa contribuição para preservar e tornar o planeta mais saudável e melhor para todos nós, especialmente para os habitantes mais pobres e vulneráveis desta nossa Casa Comum. 
 
Recife, 23 de setembro de 2022.

Visualizações:
343
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2023-02-03 at 15.52.36.jpeg

Padre Carlos Fritzen: saiba quem é o novo Pró-reitor administrativo da Unicap

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor Administrativo da Universidade. A comunidade...

O início da Jornada Comunitária da Unicap vai ser marcado também pela apresentação oficial do novo Pró-reitor...

2023_DESENVOLVIMENTO DE -PROCESSOS AMBIENTAIS.jpg

Processo Seletivo 2023 - PPGDPA - Prorrogação de Prazo - Novas Bolsas da CAPES

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições para Seleção do Mestrado da...

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais prorrogou o prazo para as inscrições...

WhatsApp Image 2023-02-02 at 10.56.48.jpeg

Aniversariantes do mês de fevereiro

Parabéns!

Parabéns!

WhatsApp Image 2023-02-02 at 17.19.17.jpeg

Instituto Arqueológico Pernambucano comemorou 161 anos com palestra do professor Flávio Cabral

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAHGP | Fotos: Keila Castro O professor da Licenciatura em História, Flávio Cabral, foi o convidado especial...

Com informações da Assessoria de Comunicação do IAHGP | Fotos: Keila Castro O professor da Licenciatura em História,...