Olinda ganhará novo parque no Sítio Histórico - Unicap

Título Notícias

null Olinda ganhará novo parque no Sítio Histórico

Publicado Por: Daniel França

Unicap e Província Franciscana Santo Antônio do Brasil firmam parceria inédita com educadores para criar o Parque das Religiões. Assinatura de acordo preliminar será quarta-feira, 10 de agosto, às 10h, com participação de grupos culturais e coletiva à imprensa

Um espaço de convergência e diálogo entre as mais variadas crenças, religiões e expressões daquilo que é considerado sagrado, em um ambiente ao ar livre, aberto a todos os públicos. Esta é a proposta do Parque das Religiões, um centro cultural que vai fazer parte das opções de turismo e lazer da Cidade Alta de Olinda.

A iniciativa é fruto de parceria entre os Franciscanos, Universidade Católica de Pernambuco e Parque das Religiões, entidade da sociedade civil que reúne cientistas, intelectuais, professores, pesquisadores e pessoas de diferentes credos e profissões dedicadas à extensão e a atividades práticas dos estudos da religião.

Representantes das instituições parceiras do projeto irão firmar um acordo preliminar que vai desenvolver o estudo de viabilidade econômica. O evento de assinatura acontecerá no dia 10 de agosto, às 10h, no Convento de São Francisco, com participação de grupos culturais e entrevista coletiva à imprensa. Em vez de pedra fundamental, os organizadores irão plantar um baobá, árvore sagrada para vários credos.

Com apoio do poder público e investimento de empresas privadas, o novo equipamento visa requalificar o Convento de São Francisco, o mais antigo do Brasil e que abriga a primeira biblioteca pública do Estado, integrando as edificações do século XVI à área verde que faz parte do terreno de quase três hectares. O projeto urbanístico, arquitetônico e paisagístico vai preservar aspectos naturais, inclusive com recuperação de passivos ambientais. O estudo de viabilidade econômica deve ficar pronto em até dois anos.

O Parque das Religiões nasce em sintonia com o conceito de justiça socioambiental, que abrange questões sociais, ambientais e espirituais. “A missão do Parque das Religiões é desenvolver reflexões sobre as experiências espirituais, estimulando a busca de significados mais profundos para esse patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades, tanto religiosas como também não, ou pós-religiosas. O Parque vai ser um farol diferente em Olinda”, argumenta Sergio Ferreira, em nome do Conselho Gestor da entidade.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, destaca que a parceria inédita representa um momento histórico. “Esse convênio acontece em pleno Pontificado do primeiro jesuíta eleito papa, primeiro latino-americano e primeiro a escolher o nome de Francisco. Em 2022, os jesuítas comemoraram os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola e os franciscanos iniciam a celebração dos 800 anos da regra de São Francisco”.

Espaço pedagógico - Outro ponto que vale salientar é a busca da tolerância religiosa por meio do diálogo e convivência harmoniosa entre aqueles que expressam de maneiras e costumes diferentes a sua crença no sagrado. “Há 800 anos, São Francisco questionou a estratégia das Cruzadas católicas e buscou dialogar com o Sultão muçulmano Al-Malik. Há 400 anos, na China, os Jesuítas começaram um diálogo intercultural e inter-religioso visando colaborar com tudo o que leva a humanidade “para frente e para cima”. Tais experiências motivaram a abertura desses religiosos para o estudo científico das tradições de fé e para a meditação mística sobre os dados das ciências, levando-os a acolherem e promoverem o mais amplo ecumenismo entre os grupos espirituais e filosóficos que defendem a justiça e a compaixão, o mais sincero diálogo com as pessoas que amam a vida e a liberdade”, explica o pesquisador Gilbraz Aragão, salientando a importância da educação científica sobre a religiosidade.

Esta ação é uma forma de concretizar as orientações da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que tem unido Jesuítas e Franciscanos a educadores. O Guardião do Convento de São Francisco, Frei César, explica o que levou os Franciscanos acolherem a iniciativa do Parque. “Nada mais oportuno, nesse momento, para o Convento de São Francisco, como parte de um conjunto arquitetônico católico e na qualidade de Convento Franciscano mais antigo do Brasil, estar junto dessa iniciativa, cujo mérito transcende o físico e se conecta com o diálogo da preservação ambiental. Como parte de nossa história, abrir mais ainda o espaço para um diálogo interreligioso traduz a nossa missão religiosa de conexão com o divino.”

A proposta prevê a construção de tendas temáticas, além de espaços destinados a estudos, lojas, alimentação, auditórios, anfiteatro e biblioteca especializada com apoio de tecnologias digitais. Os ambientes serão montados de maneira a conduzir os visitantes por uma rede de trilhas que irá compor a experiência única de quem for ao local. O conjunto de tendas será planejado em harmonia com o ambiente natural e histórico com a seguinte organização:

  • Introdução: linha do tempo do desenvolvimento das religiões e distribuição geográfica dos fiéis. 

  • Tempos e Lugares: as grandes figuras das religiões e as palavras inspiradas (tradições orais, textos sagrados, revelações e interpretações). 

  • Personagens Divinos e as Palavras Inspiradas: imagens, objetos, lugares sagrados, templos, rituais, orações, canções, danças e meditações. 

  • O que as religiões dizem sobre o mistério e a mística da vida agora, antes e depois.

  • Vida Antes e Depois: mediunidade, proibições religiosas (comida, sexo, ética e política). A relação entre dinheiro e poder nas instituições religiosas. 

  • Política, Sociedade, Vida Comunitária, Organização e Ética: abordagem de conflitos, diálogos e sincretismos entre religiões.  

  • Conflitos, Diálogos e Sincretismos entre Religiões.

  • Povos e Religiões: níveis de participação religiosa (magia popular e mística dos santos, saúde e salvação).

Para a assessora executiva do Parque, Verônica Lima, as tendas que irão compor o projeto museológico, em consonância com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vão unir criatividade e arte, tecnologia e natureza. “E o inusitado do conteúdo é a sua abordagem temática, preferencialmente transversal, visando valorizar uma sociedade pluralista, multicultural, miscigenada e democrática”, ressaltou.

Serviço

Apresentação de acordo preliminar do Parque das Religiões

10 de agosto (quarta-feira), 10h

Convento de São Francisco - Rua de São Francisco, 280 - Carmo

Visualizações:
256
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

up_01.png

Dia Internacional da Pessoa Idosa

30 de setembro de 2022    

30 de setembro de 2022    

_MG_6214 (1).jpg

Ação de graças pelos 79 anos da Unicap

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de Pernambuco, estudantes, professores e...

No final da tarde de 27 de setembro, dia da fundação da Companhia de Jesus e aniversário da Universidade Católica de...

20220927_142038.jpg

Alunos das turmas preparatórias para as Olimpíadas do Conhecimento do Colégio Núcleo participam...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde desta terça-feira (27), a visita de alunos...

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco receberam, na tarde...

WhatsApp Image 2022-09-27 at 16.04.21.jpeg

TVDH: LEITURA E A RESISTÊNCIA DAS BIBLIOTECAS

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das Bibliotecas".  A jornalista Mariana...

Já está disponível no YouTube o Programa TV Direitos Humanos (TVDH) desta semana sobre "Leitura e a Resistência das...