Semana dos Povos Indígenas discute direito ao território e à espiritualidade - Unicap

Título Notícias

Semana dos Povos Indígenas discute direito ao território e à espiritualidade

Publicado Por: Daniel França

O direito ao território e à espiritualidade indígena foi o tema da palestra realizada na noite desta quinta-feira (28) como parte da programação da Semana dos Povos Indígenas da Unicap. O evento lotou o auditório do bloco G4 com a participação de alunas e alunos de vários cursos da Universidade, muitos deles remanescentes de povos originários.

A mediação foi de Juruna Karaxuwanassu, aluno do curso de Letras. Uma das palestrantes foi a bióloga, conselheira e secretária de Saúde Indígena, Profª Rubenita Klariwane, que falou sobre a atuação da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka). De acordo com ela, a territorialidade não está apenas ligada ao ‘aldeiamento’.

“Nossos povos, os negros, o pessoal LGBT, os trabalhadores são os que mais sofrem e que podem ajudar a mudar o Brasil. Não é o governo que está lá porque eles não representam os povos indígenas, não representam o povo brasileiro. Por isso não podemos esquecer jamais nossas raízes, a nossa cultura e tradição”.

Em outra colocação, Juruna falou sobre a ideia de dar um novo significado a data de 19 de abril no estado, chamado nacionalmente de Dia do Índio, para o “Dia de Luto e Resistência dos Povos Indígenas em Pernambuco”.

Já questões ligadas à Educação foram abordadas pela pedagoga Simone Alves Carvalho, remanescente do povo Carajá. Ela se dedica a estudos na área da linguagem. De acordo com dados apresentados por ela, quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, existiam mil povos falando 1.500 línguas. Hoje são 274 etnias e apenas 150 línguas. “O Brasil é um país nacional que tem como língua oficial o português, diferente de outros países como a Bolívia”.

Simone fez uma análise sobre as dificuldades de acesso dos povos indígenas à educação, desde as violências sofridas pelas mulheres no trajeto da escola até as referências pedagógicas eurocêntricas. “Então como é que a gente consegue se formar neste país nacional se nas escolas não falam nossas línguas, se os nossos livros de referências não foram escritos por nós, se nenhuma história que está lá não remete a minha verdadeira história”, indagou o público contando que só foi alfabetizada em língua portuguesa aos 11 anos de idade.

Na visão da outra palestrante, Iraci Isabel Xecria, do povo Karaxuwanassu, todas essas questões passam pela espiritualidade. Segundo ela, isso vem se perdendo ao longo do tempo, inclusive entre os próprios indígenas que sofrem com a perda de territórios “porque não podem ir para aldeia todos os dias, porque estudam, fazem faculdade, mas isso não quer dizer que eles não sejam indígenas”.

Iraci defende que essa espiritualidade deve ser cultivada com ajuda de quem ela chamou de ‘encantados’, entidade comuns a todos nós. “Encantados são aqueles que já se foram, se comunicam com a gente. Uma mãe, um pai, um parente, um amigo. São eles que nos dão força para seguir. Devemos agradecer a todos eles que fazem parte da nossa veia espiritual”.

A Semana dos Povos Indígenas é um evento promovido pelo Núcleo Unicap de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).   

Visualizações:
1237
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

WhatsApp Image 2024-05-02 at 20.00.47.jpeg

03 de maio: dia do Pau-Brasil

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas...

A data homenageia a árvore que deu origem ao nome do país: o Pau-Brasil. O objetivo é organizar ações de...

WhatsApp Image 2024-04-11 at 16.35.10.jpeg

Pesquisadoras da Unicap participam do 3º Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos –...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice Raimundo e Carla Teixeira - estará...

No próximo mês de julho um time de pesquisadoras da Universidade Católica de Pernambuco – Lídia Rafaela, Valdenice...

logo liga fenomenologia 2024.1.jpg

CLÍNICA FENOMENOLÓGICA E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo entre o campo da fenomenologia e as...

O projeto se propõe a fornecer uma articulação entre teoria e práxis psicológica, sustentada em reflexões e diálogo...

Inovacao 360.jpeg

Inovação 360º Navegando pelos Desafios e Oportunidades do Mundo Digital

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de Inovação, com o tema " Inovação 360º:...

08 a 10 de maio de 2204 A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unicap vai realizar, a 3ª Semana de...