Comunicação, Urbanismo e Gestão para Cidades Inteligentes é tema de curso de extensão em Janeiro e Fevereiro de 2022 - Unicap

Título Notícias

Comunicação, Urbanismo e Gestão para Cidades Inteligentes é tema de curso de extensão em Janeiro e Fevereiro de 2022

Publicado Por: Redação

Formação é oferecida pela Escola de Comunicação em parceria com a Escola UNICAP ICAM-TECH e será ministrada pela jornalista Beatriz Ivo


Com informações do Mestrado em Indústrias Criativas

“Comunicação, Urbanismo e Gestão para Cidades Inteligentes” é o nome do Curso de Extensão que será oferecido numa parceria entre a Escola de Comunicação e a Escola UNICAP ICAM-TECH, através do Mestrado em Indústrias Criativas da UNICAP. As aulas acontecem entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2022 e a formação é de particular interesse a estudantes e profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Internet, Tecnologia da Comunicação, Administração, Economia, Engenharia Ambiental, e a todas as pessoas interessadas no tema. Podem participar do curso estudantes de graduação ou profissionais dessas áreas ou mesmo de outras, desde que tenham interesse em estudar e/ou aplicar conhecimentos socioeconômicos e ferramentas inovadoras para requalificação das cidades, com o objetivo de melhorar a vida da população.

Os conhecimentos do curso serão aplicados de maneira prática no PROJETO ROTA EDUCACIONAL, já em desenvolvimento pela Escola UNICAP ICAM-TECH - o plano integrado de extensão que pesquisa a requalificação urbana de oito quilômetros de um corredor viário, no Centro do Recife, onde estão localizadas várias instituições de ensino - como colégios, universidades e faculdades.

Serão duas aulas remotas semanais, tendo 2h de duração em cada aula, às segundas e quartas-feiras durante 08 semanas, começando no dia 10 de Janeiro. Todos os encontros acontecem no modo remoto, utilizando para isso os recursos Google Classroom e Google Meet. O curso será ministrado por Beatriz Ivo, jornalista graduada na Unicap, com pós-graduações em Gestão de Smart Cities na Universitat de Barcelona, Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral e Jornalismo Digital na IICS – Universidad de Navarra. Atualmente, Beatriz Ivo atua na Zigurat Innovation & Technology, Universitat de Barcelona.

Multidisiplinaridade

O objetivo geral da formação é apresentar aos alunos e alunas interessados uma perspectiva global multidisciplinar sobre as tendências que influem nos modelos urbanos contemporâneos, além de qualificar os estudantes que aspiram utilizar os conhecimentos adquiridos no uso profissional e/ou de pesquisa nas áreas de Comunicação, Urbanismo, Tecnologia da Informação, Administração e Gestão.

Nesse sentido, é uma oportunidade de acessar uma abordagem que soma áreas interdisciplinares, como as da Comunicação, Urbanismo, TIC e Gestão e que qualifica profissionais para atuar, de maneira transversal, na melhoria de bens e serviços das metrópoles. Profissionais assim são cada vez mais necessários.

Isso porque as cidades assumem, cada vez mais, um protagonismo no desenvolvimento da sociedade. Segundo estimativas das Nações Unidas, até 2050, 70% da população mundial irá morar em centros urbanos. É um contexto de grande concentração e de demandas para o qual converegem ao menos três elementos: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Nações Unidas 2030), a 4ª Revolução Industrial (IoT, Robótica, Inteligência Artificial) e a necessidade de adequar os espaços urbanos aos tempos pós-Covid (cidades saudáveis, nova mobilidade, distanciamento sociais e uso de espaços públicos).

“As metrópoles estão falidas. E para servir a quem nelas vivem, precisam de um outro olhar urbano, orçamentário e de gestão. Muitos enxergam que a saida para a melhoria dos serviços públicos de transporte, saúde, educação, segurança seria a utilização dos recursos provenientes da revolução digital 4.0. Porém, a tecnologia, sozinha, não resolve o problema dos moradores”, afirma Beatriz Ivo. “É imprescindível que as cidades sejam inclusivas e democráticas. Por isso, vamos proporcionar uma formação multidisciplinar - unindo temas da comunicação, do urbanismo e da tecnologia - para capacitar profissionais e estudantes que podem atuar na requalificação das cidades”, complementa.

                                           

Os formados por este curso conhecerão as tendências e inovações que podem ser utilizadas, de maneira prática, para gerar um novo modelo de desenvolvimento das cidades nas áreas da Nova Agenda Urbana, Comunicação Participativa, Governança Transparente, Inovação Social, Desenvolvimento Urbano Inteligente, Serviços Urbanos Transversais, Sustentabilidade e Economia Circular, Energias Renováveis, Smart Education, Smart Mobilty, Resiliência Urbana e Gestão Baseada em Dados.

Estrutura do curso

O curso é composto por quatro módulos. No primeiro módulo se faz uma abordagem do centro do Recife a partir do projeto RODA EDUCACIONAL em andamento, sob os cuidados da Escola UNICAP ICAM-TECH, analisado o processo de requalificação do centro da cidade numa perspectiva Smart. No segundo módulo, se estudam infraestruturas conectadas e o uso de sensores na gestão das infraestruturas públicas, a comunicação nos territórios controlados pelos algoritmos e as ameaças à privacidade associadas; no terceiro módulo, aborda-se a governança transversal, como uma solução na qual poder público, empresas e universidades se articulam em busca de soluções urbanas; no quarto módulo trata-se da transparência no Orçamento Público, considerando o cidadão digital e as deciões no uso de verbas públicas, o código de conduta urbana digital e ferramentas anticorrupção na sociedade multiplataforma.

Ao término de cada    módulo, os alunos apresentarão, de maneira virtual, trabalhos realizados em grupos multidisciplinares que serão aplicados ao projeto de pesquisa ROTA EDUCACIONAL, já em desenvolvimento pela UNICAP ICAM-TECH, que somarão pontos para a avaliação final. A média mínima para a aprovação é 7 (sete).

O curso será inteiramente digital, no formato remoto, utilizando o Google Classroom e Google Meet como plataforma para administração das aulas expositivas e apresentação de ferramentas de gestão de cidades inteligentes.

SERVIÇO

CURSO DE EXTENSÃO ‘COMUNICAÇÃO, URBANISMO E GESTÃO PARA CIDADES’ INTELIGENTES.

Período de realização 10/01 a 28/02/2022

Dias de aula: segundas e quartas-feiras

Horário: 19 h

Carga horária do curso 30 horas

Número de vagas 30

Bolsa de 20% para alunos de empresas parceiras da UNICAP.

Valor da parcela, única, até o dia 06/12/2021 R$ 620,00

Valor da parcela, única, após o dia 06/12/2021 R$ 630,00

Aulas e interação: o curso será inteiramente digital, no formato remoto, utilizando o Google Classroom e Google Meet como plataforma para administração das aulas expositivas e apresentação de ferramentas de gestão de cidades inteligentes

Inscrições:
Acesse o site https://portal.unicap.br/extensao , escollha o Formulário de Inscrição. O pagamento será realizado por meio do boleto gerado ao final desse processo de preenchimento das informações pessoais.

Visualizações:
2482
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...

nuclear_4.jpg

A quem interessa usinas nucleares no Brasil?

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade...

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade...

thumbnail_image.png

Cine Unicap apresenta: Priscilla, a Rainha do Deserto

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy...

Dia: 18 de abril, às 17h | Auditório Dom Helder |  Classificação 14 anos Entrada Franca As drag...

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.46.11 (1).jpeg

AMICA no caminho sociocultural

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem inesquecível à Paraíba histórica: Areia e...

O Instituto Humanitas através do Grupo Amigos no Caminho – AMICA - faz um convite especial a você! Uma viagem...