Unicap oferece especialização em Jornalismo Independente, única no país  - Unicap

Título Notícias

Unicap oferece especialização em Jornalismo Independente, única no país 

Publicado Por: Redação

Com informações da Escola de Comunicação da Unicap

O Jornalismo Independente vem ganhando espaço no Brasil e cumprindo um importante papel social trazendo para profissionais de diversas áreas uma nova perspectiva de futuro no mercado da comunicação como um todo. 

Esse novo campo de produção de conteúdos e narrativas não se subordina aos tradicionais grupos empresariais de comunicação. Ao contrário. Pequenas e numerosas iniciativas empresariais se filiam a esse modelo e operam segundo uma lógica que altera não apenas os modelos de negócios, mas também as rotinas produtivas e a distribuição da informação através das mídias digitais.

De olho nesse novo mercado, a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco oferece a segunda turma do primeiro e único curso de pós-graduação do país em Jornalismo Independente. A pós tem foco na produção de conteúdos e gestão financeira de iniciativas inovadoras. As vagas são limitadas. Se liga porque as inscrições vão somente até o dia 26 de setembro. Para mais informações, basta clicar no link https://bit.ly/pos-jorn-independente

Novos profissionais para novos tempos

Segundo a coordenadora do curso, a professora Andrea Trigueiro, a especialização ‘JORNALISMO INDEPENDENTE: produção de conteúdos e gestão financeira’ procura capacitar profissionais de diversas áreas para conceber, executar e gerenciar iniciativas de comunicação alternativa, com foco em Jornalismo independente. Para ela, "é uma formação com base nas melhores experiências de Jornalismo Independente do país para um novo profissional que quer empreender seus próprios projetos,da concepção à sustentabilidade financeira",  explica.
 

Espera-se que os alunos conheçam, ao final do curso, um amplo horizonte de possibilidades de ação, mas que possam também construir narrativas que se utilizem de recursos multimídia e de interatividade condizentes com as novas formas de consumo de conteúdo na internet e nas redes sociais. Mais ainda: quem fizer o curso terá acesso a uma educação financeira direcionada – e será capaz de elaborar planos de negócio, estabelecer estratégias de financiamento e contabilidade.
 
O corpo de professores é formado por mestres e doutores com experiência em áreas que, hoje, são indispensáveis ao Jornalismo Independente. 

Dá só uma olhada no corpo docente dessa pós.

Andrea Trigueiro 
Jornalista com Especialização em Direitos Humanos pela Unicap e em Docência do Ensino Superior pela Uninassau, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica e Doutora em Comunicação pela UFPE.  Coordena a EDUCOMDH - Escola de Educomunicação e Direitos Humanos/Unicap. Coordena a pós em Jornalismo Independente: produção de conteúdos e gestão financeira. Coordena a Unilab, Agência Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação. As pesquisas que desenvolve têm foco na Educomunicação e Direitos Humanos.

Anthony José da Cunha Carneiro Lins
Anthony Lins: Bacharel em Sistemas de Informação (FIR) | Mestre em Engenharia da Computação - ênfase em Inteligência Computacional (Escola Politécnica - UPE) | Doutor em Biotecnologia - ênfase em saúde humana (Renorbio - UFRPE).

Carla Teixeira
Jornalista com Especialização em Expressão Gráfica, Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Doutorado em Design. Coordena o eixo Interseccionalidade da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da Unicap, onde também é uma das coordenadoras do eixo Fake News e Direitos Humanos. É professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Unicap, ensina no curso de Jogos Digitais e, ainda, nos MBAs de Digital Strategy e de Marketing Digital. Desenvolve pesquisas com ênfase nas narrativas transmídias, identidades culturais, interseccionalidade, estudos decoloniais, tecnologia e inovação.

Daniela Maria de Lacerda
Jornalista (Unicap) | Mestre em Comunicação com pesquisa sobre jornalismo digital independente no Brasil (UFPE) | Cargo atual: editora da GoAd Media, rede de curadoria de tendências e conhecimento em criatividade, mídia e marketing, com sede em São Paulo. | Anteriormente, atuou como editora em revistas e jornais de circulação nacional e estadual (Editora Abril, Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio).

Havanna N. Marques Carmo
Contadora (FMU) | Especialista em Gestão de projetos Culturais (USP)

Jefte Amorim
Professor, jornalista e mestre em Desenvolvimento Local. CEO da Dialógica Comunicação Estratégica, tutor do Laboratório de Comunicação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e professor da especialização em Jornalismo Independente e do MBA em Marketing Digital da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Expert em Storytelling para Vida e Negócios e professor da Escola Humana.

Kety Luzia de Amorim Marinho
Jornalista e Fotógrafa (Unicap) | Mestre em Indústrias Criativas (Unicap)

Maria Carolina Maia Monteiro
Jornalista, com Especialização, Mestrado e Doutorado em Design. Professora dos cursos de Fotografia e Jornalismo, fundadora e presidente da Marco Zero Conteúdo, site de jornalismo independente pioneiro em Pernambuco. 

Mariana Filgueiras de Souza
Jornalista (UFF) | Mestre em Literatura Brasileira (UFF) | Doutoranda em Literatura Comparada (UFF) | Professora da ECo/ Escola de Comunicação (UFRJ) | Roteirista do Greg News (HBO Brasil) e colaboradora da Folha de S. Paulo, revista Piauí, revista Continente e Marco Zero Conteúdo, com passagens pelo O Globo, TV Globo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo

Maurício de Albuquerque Xavier
Especialista em Gestão Estratégica – Cornell University – USA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas – UFPE- FJN. MBA em Marketing de Varejo – Ohio University – USA. MBA em Gestão de Marketing – NYU – USA. Especialista em Negociação pela Harvard Business School. Especialista em Pesquisa de Mercado – Sorbonne Université. Planejamento Estratégico – London Business School. Estruturação Organizacional - Diretor da MX Strategy Education. MX Consultoria e Treinamento - Brasil e Portugal. Mais de 30 anos de experiência como executivo de grandes multinacionais e consultor de gestão estratégica nos últimos 15 anos. Diretor da Católica Business School.

Ricardo Ruiz Freire
Comunicação Social (Univ. São Judas Tadeu) | Especialista em Design de Hipermídia (Univ. Anhembi-Morumbi) | Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE) | Consultor Local para a Global Innovation Gathering, e.V. (Berlin)

Samarone Lima
Jornalista (Unicap)I Mestre em Integração da América Latina (USP) I É autor de 13 livros, entre livro-reportagem, crônica e poesia, entre eles, Zé - José Carlos Novais da Mata Machado, reportagem biográfica (Mazza), Clamor, a Vitória de uma conspiração brasileira (Objetiva) e Viagem ao Crepúsculo. (Casa das Musas).

Serviço:
Pós-graduação em JORNALISMO INDEPENDENTE: produção de conteúdos e gestão financeira
Duração: 14 meses de aulas e  investimento de 18 parcelas de R$ 620,00
Data de Seleção: até 26/09/2021
Inscrições Online: https://bit.ly/pos-jorn-independente
Fones: (81) 2119-4134/4344
E-mail: especializacao@unicap.br
Bolsa de 20% para concluintes e ex-alunos Unicap

Visualizações:
1351
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional Pinhole copiar.jpg

Fotografia Pinhole

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de forma mágica. Como pode uma imagem ser...

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de...

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...