Concluinte de Direito aprovado em universidades dos EUA - Unicap

Título Notícias

Concluinte de Direito aprovado em universidades dos EUA

Publicado Por: Daniel França

O bairro de Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes, foi o ponto de partida para Raul Marques ganhar o mundo. Aos 24 anos, o concluinte do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco foi aprovado em nove universidades americanas para fazer mestrado. Ele conquistou a maior bolsa de mérito na Washington University in St. Louis School of Law, que garante 50% das despesas do curso. Para conseguir o restante, Raul precisa de ajuda.

E é uma corrida contra o tempo. O jovem tem que arrecadar o equivalente a R$ 100 mil até o final de julho para se matricular, mas até agora só conseguiu R$ 7 mil. O esforço dele sensibilizou o departamento de Relações Internacionais da instituição americana que não cobrou pelo curso de Inglês Jurídico Avançado para que ele obtenha um dos requisitos para a matrícula no mestrado.

A luta de Raul começou lá no Ensino Médio. Ele cursou Programação e Jogos Digitais na Escola Técnica Estadual Cícero Dias. Em 2013, foi um dos contemplados no Programa Ganhe o Mundo, do governo do estado, e passou um semestre no Arizona. A experiência transformadora despertou nele a vontade de fazer Direito. “Sempre gostei da área de Humanas, de inglês, de relações internacionais e de diplomacia”.

Há cinco anos, ele teve nota suficiente no Enem para conquistar uma bolsa 100% do Prouni e entrar na Unicap. “Eu me encontrei no Direito Constitucional e no Direito Administrativo”. Esse ‘encontro’ resultou num TCC apresentado na última quarta-feira (16) que faz uma análise crítica das avaliações fenotípicas de negros nas entrevistas de cotas. “Agora falta só colar grau”, brinca Raul cheio de expectativas com a solenidade.

De acordo com ele, a Unicap proporcionou mais que um simples crescimento acadêmico. “O tempo na Católica me fez amadurecer, desenvolver minhas habilidades comunicativas. Eu era muito introspectivo. Foi uma superação”. Raul faz questão também de destacar a qualidade do curso de Direito da Universidade.

“A qualidade do ensino foi providencial, o ambiente, a metodologia e a biblioteca. Os professores sempre foram muito receptivos”, conta. No 4º período ele foi aprovado numa seleção para estágio no Ministério Público de Pernambuco. Detalhe, o processo pedia conteúdo do 5º período.

Raul já passou na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Vou fazer a segunda etapa no dia 8 de agosto”. Depois de tantas realizações, ainda há espaço para sonhar. “Esse mestrado tem mais uma parte prática e eu vou poder atuar em corporações ou órgãos internacionais”.

Para quem quiser ajudar Raul

Vakinha 

Pix (81) 98126-2781

Instagram: @raulcmarques

Email: raul.gmarques@gmail.com 

Visualizações:
4754
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...