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Em razão da pandemia da COVID-19, que exige o distanciamento social, os procedimentos para a matrícula 2021.1 serão via internet, através do Portal de Matrícula, com sua senha individual(*), intransferível e de total responsabilidade do aluno.

(*) A senha do Portal é a mesma cadastrada na Biblioteca Central. Caso tenha alguma dificuldade em acessá-la, siga as orientações do Guia-de-Acesso-Graduação, enviado para o seu email institucional.

TODO O PROCESSO DE MATRÍCULA ESTÁ CONDICIONADO À INEXISTÊNCIA DE PENDÊNCIA JUNTO AO SETES (Tesouraria)/PRAD.

CONVOCAÇÃO E INSTRUÇÃO DE MATRÍCULA 2021.1


ALUNOS VETERANOS

 

  • INFORMAÇÕES GERAIS

PERÍODO PARA A ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULA
Período de solicitação de alteração da proposta de Matrícula 20 a 23/janeiro/2021
Matrícula Regular 25 a 28/janeiro/2021
Efetivação da Matrícula (pagamento da 1ª parcela da semestralidade) Até 29/janeiro/2021
Nova oportunidade de Matrícula 03 e 04/fevereiro/2021
Matrícula Atrasada (com taxa adicional) 05/fevereiro/2021
Efetivação da Matrícula (pagamento da 1ª parcela da semestralidade) Até 08/fevereiro/2021
Alteração de Matrícula 03 a 05/março/2021
Última oportunidade de Matrícula Atrasada (com taxa adicional) 03 a 05/março/2021
Efetivação da Matrícula de 03 a 05/março/2021 08/março/2021

 

INÍCIO DAS AULAS: 18/FEVEREIRO/2021.

 

1.1 PROCEDIMENTOS PARA A ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULA: em razão da pandemia da COVID-19, que exige o distanciamento social, continuamos com os mesmos procedimentos da matrícula do semestre anterior (2020.2), que será via internet, através do Sistema de Matrícula (https://www2.unicap.br/MatriculaGraduacao/), com sua senha individual(*), intransferível e de total responsabilidade do aluno.

(*) A senha do Portal é a mesma cadastrada na Biblioteca Central. Caso tenha alguma dificuldade em acessá-la, siga as orientações do Guia-de-Acesso-Graduação, em anexo, para recuperar/cadastrar.

TODO O PROCESSO DE MATRÍCULA ESTÁ CONDICIONADO À INEXISTÊNCIA DE PENDÊNCIA JUNTO AO SETES (Setor de Tesouraria) / PRAD.

A partir das 8horas do dia 20/janeiro/2021, no site https://www2.unicap.br/MatriculaGraduacao/, está prevista a divulgação da proposta de matrícula, da programação das disciplinas/turmas.

 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

 

1º Período de Matrícula Acesso à proposta de matrícula (disciplinas/turmas)

  • 20 a 23/janeiro/2021: período em que o aluno poderá apresentar a sua alteração da proposta ou acatar sem alteração.
  • 25 a 28/janeiro/2021: período de confirmação da matrícula, que só deve ocorrer na CERTEZA de que não haverá alterações na proposta, exceto no período de 03 a 05 de março/2021 (período da alteração da matrícula). Portanto, observe as disciplinas/horários, total de créditos e o valor das mensalidades. Essa mesma orientação se aplica para a emissão do boleto. APÓS EMISSÃO DO BOLETO, O SISTEMA BLOQUEARÁ, AUTOMATICAMENTE, QUALQUER ALTERAÇÃO DE SUA PROPOSTA DE MATRÍCULA;

 

  • até 29/janeiro/2021: efetivação da matrícula (pagamento da P1).

 

2º Período de Matrícula

  • 03 e 04/fevereiro/2021:nesse período, as matrículas estarão condicionadas à existência de vaga nas disciplinas/turmas.
  • 05//fevereiro/2021: efetivação da Matrícula Atrasada: condicionadas à existência de vaga nas disciplinas/turmas, haverá a cobrança de uma taxa no valor de R$ 118,00 (cento e dezoito reais), a ser incluída na terceira parcela da semestralidade.
  • até 08/fevereiro/2021: efetivação da matrícula (pagamento da P1 – matrícula realizada no período de 03 a 05/fevereiro/2021.

 

3º Período e último de Matrícula

  • 03 a 05/março/2021: último período de solicitação de alteração da proposta ou confirmação da mesma, observada a orientação acima;
  • até 08/março/2021: efetivação da matrícula (pagamento da P1 – matrícula realizada no período de 03 a 05/março/2021;

 

Nesse período, as matrículas estarão condicionadas, também, à existência de vaga nas disciplinas/turmas, com a cobrança de uma taxa no valor de R$ 118,00 (cento e dezoito reais), a ser incluída na terceira parcela da semestralidade.

 

PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA: Acesse, com sua senha individual, o Sistema de Matrícula (https://www2.unicap.br/MatriculaGraduacao/), e siga as orientações. A Universidade está disponibilizando o período para que o aluno possa apresentar a sua alteração da proposta, a ser avaliada pela Coordenação do Curso de acordo com as Normas Internas (VIDE ITEM 1.3, abaixo).

Essa alteração da proposta estará limitada, no máximo, em duas solicitações, condicionada à conclusão da primeira solicitação.

Nesse período, as Coordenações dos Cursos estarão avaliando, também, as alterações das propostas. O aluno deverá acompanhar o resultado pelo e-mail institucional/telefone.

Fique atento(a)!!!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação do Curso.

 

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA: mediante pagamento da 1ª parcela da semestralidade, em qualquer agência bancária. Não ocorrendo o pagamento dentro do prazo, será cancelada, automaticamente, a orientação de matrícula.

 

ATENÇÃO! Para atender às exigências da Febraban – Federação Brasileira de Bancos, o boleto para pagamento da P1 será emitido separadamente do rascunho da orientação de matrícula.

 

CERTIFICADO DE MATRÍCULA E HISTÓRICO ESCOLAR – Concluída a matrícula, será encaminhado até o início das aulas, pelo e-mail institucional do aluno, o certificado de matrícula e histórico escolar.

 

  • NORMAS A SEREM CUMPRIDAS, OBSERVADAS AS PARTICULARIDADES DE CADA CURSO

  • Disciplinas que ultrapassem a sua periodização, em princípio, somente serão autorizadas após atendidos os alunos da periodização correspondente a essas disciplinas.
  • Matrícula, no máximo de 07 (sete) disciplinas, condicionada ao COEFICIENTE DE RENDIMENTO (do último período cursado), IGUAL OU SUPERIOR a 6,0 (seis). Excepcionalmente, será permitida a matrícula em 08 (oito) disciplinas, somente para os concluintes de 2021.2, observado o CR acima e o período mínimo para a conclusão do curso.
  • Matrícula, no mínimo, em 02 (duas) disciplinas, cientificado o aluno de possíveis dificuldades em função da periodização curricular e do prazo máximo para a conclusão do curso, exceto os cursos cujo programação é blocada.
  • Obediência aos pré-requisitos, priorizando as disciplinas de períodos anteriores.
  • Para disciplina fora de seu turno, a prioridade e critérios serão estabelecidos pelas Coordenações de Cursos, quando atendidos todos os alunos do turno de origem.

 

  • DEFINIÇÃO DAS DISCIPLINAS/TURMAS

1.4.1 DEFINIDAS AS DISCIPLINAS/TURMAS, afim de evitar futuras alterações, observar os seus horários e o total de créditos correspondentes, para composição do valor da semestralidade.

 

1.5 FORMAS DE PAGAMENTOS

1.5.1 PAGAMENTO EM CHEQUE: a quitação da parcela ficará condicionada à compensação do cheque pelo banco sacado. Caso o cheque seja devolvido pelo Sistema de Compensação, a matrícula será cancelada. Cheques de outras praças somente serão aceitos se a agência do banco sacado estiver integrada ao Sistema de Compensação.

A Universidade não fará qualquer comunicado ao aluno ou emitente relativamente à devolução do cheque, cabendo, pois, ao interessado manter o controle de sua conta bancária, quanto à disponibilidade de saldo para fazer face ao valor do cheque.

 

1.5.2 PAGAMENTO POR EMPRESAS: as empresas que efetuam o pagamento da parcela de seus funcionários-alunos devem enviar, até o respectivo vencimento, cheque no valor correspondente e nominal à Universidade Católica de Pernambuco, discriminando, no verso, a finalidade a que se destina, assinando, em seguida, a pessoa emitente do cheque. O aluno, de posse do cheque, deve procurar o Setor de Tesouraria, no horário das 10h às 16h, para emissão do recibo e quitação da parcela.

ATENÇÃO: 1. O pagamento da parcela NÃO poderá ser efetuado através de depósito bancário, ordem de pagamento ou procedimento análogo, nem tampouco em bancos de cobrança ou de pagamentos e estabelecimentos similares.

 

  1. Tendo em vista o prazo operacional para comprovação bancária, o pagamento realizado via “Internet” só poderá ser efetuado até o dia 27/JANEIRO/2021 (Matrícula Regular) – 02 (dois) dias úteis antes da data de vencimento da 1ª parcela (29/JANEIRO/2021), não produzindo, assim, qualquer efeito de quitação eventual de pagamento feito via Internet, após essa data. Não produz, também, qualquer efeito de quitação o agendamento eletrônico de pagamento da referida parcela, seja via “Internet”, seja diretamente em banco.

 

ATENÇÃO: neste período, confirme seu nome nas listas de presença. Caso haja alguma inconsistência, procurar, de imediato, a secretaria de seu Centro(Escola)/Curso.

2 ENDEREÇOS/DADOS PESSOAIS: atualize, durante a orientação de matrícula, no Portal do Aluno https://www1.unicap.br/PortalGraduacao/, os endereços domiciliar e eletrônico.

3 ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA (SUBSTITUIÇÃO, ACRÉSCIMO OU CANCELAMENTO) – apenas para sanar pequenos conflitos

3.1 DAS NORMAS: observadas às normas estabelecidas para a matrícula, esse procedimento, em nenhuma hipótese, deverá configurar “uma nova orientação”.

 

As alterações não devem:

1 – interferir nos horários e disciplinas da matrícula já consolidada;

2 – intervir na periodização curricular;

3 – ser objeto de mudança de turma, a qualquer título.

 

Diferença decorrente de alteração de matrícula, para maior ou menor, será ajustada, com valor parcelado (a cobrar ou a deduzir), a partir da 3ª Parcela. Para cada disciplina alterada será cobrada uma taxa no valor de R$ 24,00 (vinte e quatro reais), a ser incluída na 3ª Parcela da semestralidade.

3.2 DO PRAZO: de 03 a 05/março/2021

 

4 RECURSOS DE APOIO AO ESTUDANTE

 

4.1. PERÍODO DE RENOVAÇÃO DOS PROGRAMAS (FIES, CREDIES (antigo APLUB), BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e ProUni), procurar à DAS.

 

Mais informações pelo site https://portal.unicap.br/departamento-de-acao-social e na Divisão de Ação Social – sala 06 – bloco B – térreo.

4.2. BOLSA ACORDO COLETIVO: professores e funcionários que gozem do benefício do Acordo Coletivo, em relação à bolsa de estudos, para si, ou para seus cônjuge ou companheira e filhos dependentes econômicos, deverão, no prazo de até 48 horas após a matrícula, requerer a bolsa junto à DIPES, bloco R, sala 113, horário de atendimento: verificar através do telefone 21194131.

Não deixar de levar consigo os documentos previstos em cada um dos Acordos.

 

  • TELEFONES DOS SETORES ENVOLVIDOS NA MATRÍCULA

 

SETOR TELEFONE
Diretoria de Gestão Escolar – DGE (81) 2119-4127
Setor de Admissão – Sead (81) 2119-4132
Setor de Protocolo e Expedição de Documentos – Seped (81) 2119-4120
Divisão de Ação Social – DAS (81) 2119-4158
Prad – Pró-reitoria Administrativa (81) 2119-4286
Biblioteca Central (81) 2119-4122
Setor de Tesouraria – SETES (81) 2119-4149
Escola de Gestão, Economia e Política (antigo CCS) (81) 2119-4173
Escola de Comunicação (antigo CCS) (81) 2119-4173
Escola de Educação e Humanidades (antigo CTCH) (81) 2119-4171
Escola de Saúde e Ciência da Vida (antigo CCBS) (81) 2119-4172
Escola Unicap-Icam-Tech (antigo CCT) (81) 2119-4175
Escola de Ciências Jurídicas (antigo CCJ) (81) 2119-4177

 

Recife, 19 de janeiro de 2021

DIRETORIA DE GESTÃO ESCOLAR