Curso de Medicina da Unicap retoma aulas práticas - Unicap
Título Notícias Humanitas
Notícias Humanitas
Curso de Medicina da Unicap retoma aulas práticas
Alunos do 1º ao 8º período do curso de Medicina da Unicap retomaram, nesta segunda-feira (14), as aulas práticas nos laboratórios e nos hospitais-escola Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia. A volta foi marcada por medidas de segurança e pela empolgação de alunos e professores. A Unicap lançou um protocolo de biossegurança com medidas de preservação, prevenção, controle, monitoramento e mitigação dos riscos para estudantes, professores e colaboradores da instituição.
Entre as medidas de segurança adotadas pela Unicap estão a redução do número de alunos por laboratórios, o uso obrigatório de máscaras de proteção, a medição da temperatura na entrada do Bloco J e a transferência de laboratórios de simulação para salas mais amplas. “A volta das aulas é importante para fazer cumprir o que diz a Portaria nº 544/2020 do Ministério da Educação (MEC). Ela diz que no curso médico não pode ter aula práticas utilizando os meios remotos, então, neste momento, planejamos a volta gradual das atividades práticas somente para os estudantes de medicina”, destaca o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), o professor Luiz Vital.
Entre os estudantes, mesmo sem poder abraçar os colegas, a ansiedade para o início das aulas era grande. “A experiência de iniciar as aulas presenciais foi fantástica. Eu estava com um pouco de receio de enfrentar essa nova rotina, mas nada melhor do que ir voltando aos poucos, com todos os cuidados e entender, de forma mais palpável, o que estávamos estudando no ensino remoto. Além disso, mesmo sem abraços, conhecer os amigos e os professores que mantivemos contato pela internet foi a melhor parte. Acho que tudo isso me fez sentir, de fato, dentro da Unicap”, conta José Victor Coutinho, estudante do 1º período.
A regente do 1º período da graduação, a professora Shalom Pôrto, ressaltou a relevância da retomada das aulas práticas para os estudantes que estão iniciando o curso de Medicina. “Esse início das atividades práticas de forma gradativa é de extrema importância para esses alunos, uma vez que vai ser possível o contato com o professor de forma mais efetiva e também pela importância dessas atividades para a formação dos futuros médicos”, diz.
Depoimentos
“Eu estava muito ansioso para o início das aulas. Sempre quis fazer medicina e, por conta da pandemia do coronavírus, achei que demoraria mais para ter aulas presenciais. Depois de hoje, a ansiedade só aumentou. Poder ver as peças na aula de anatomia me deu um gás ainda maior, é bem mais fácil para aprender e fixar os assuntos.” – Heitor Mergulhão, estudante do 1º período.
“Eu estava com muita expectativa para essa aula prática porque a sensação foi de primeira aula. Mesmo com aulas de forma remota, foi a primeira vez que estivemos na Unicap e, principalmente, foi o primeiro encontro com a turma. Entender anatomia ficou muito melhor com os ossos em mãos, com os colegas ao lado pra discutir o assunto e ajudar e, claro, com a presença das professoras para tirar as dúvidas.” – Thaísa Ribeiro, estudante do 1º período.
“Foi muito proveitoso o início das aulas práticas. Nós estávamos todos muito ansiosos para nos reencontrarmos e retomarmos as aulas. Todos queríamos aplicar na prática o que aprendemos na teoria, porque é uma forma de fixar todo o conteúdo que nós estudamos e, ainda, porque é no dia a dia que realmente se aprende. É muito enriquecedor poder realizar os procedimentos da prática ao vivo, entender as suas próprias dificuldades e poder corrigir o erro junto ao professor. A Unicap também tomou todos os cuidados para a nossa segurança. Nas entradas do prédio foi medida a temperatura dos estudantes, assim como fomos orientados a respeito do uso obrigatório da máscara de proteção e da importância da higienização das mãos dentro e fora da sala de aula.” – Aline Florêncio, estudante do 2º período.
“Começar as aulas práticas está sendo muito bom. Nós fomos aprovados na Unicap em um período bem atípico, no meio da pandemia, então muita gente nem se conhecia ainda. Poder se encontrar com os colegas de sala, mesmo que tenha todos esses cuidados, em grupos bem pequenos, isso é muito bom. Eu me senti bem segura na Universidade, porque eu vi as medidas de segurança que estão sendo tomadas. Tinha álcool em gel disponível em todos os lugares e os professores também estavam sempre oferecendo.” – Ana Cristina Favre, aluna do 1º período.
Título Notícias Humanitas
Notícias Humanitas
Publicador de Conteúdos e Mídias
23ª Semana da Mulher da Unicap
18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da transdiciplinaridade, troca de saberes...
18, 19 e 20 de março de 2025 A 23ª Semana da Mulher da Unicap (SMU) é um momento de reflexão e diálogo na linha da...
Dia Internacional dos Direitos Humanos
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçamos o compromisso com a dignidade de cada pessoa e com os direitos da Casa Comum. O Instituto Humanitas...
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçamos o compromisso com a dignidade de cada pessoa e com os direitos...
Minicurso "O Deus que vem - Advento, tempo de esperança e proximidade"
Advento significa vinda, a vinda de Cristo ao mundo. É um tempo de proximidade em que o coração humano se dilata para acolher o Deus que vem. Logo, um...
Advento significa vinda, a vinda de Cristo ao mundo. É um tempo de proximidade em que o coração humano se dilata para...
Humanitas em Diálogo: Redução da jornada 6x1
O Instituto Humanitas UNICAP convida para o "Humanitas em Diálogo", espaço de reflexão sobre os diversos temas presentes na transversalidade acadêmica....
O Instituto Humanitas UNICAP convida para o "Humanitas em Diálogo", espaço de reflexão sobre os diversos temas...