Mestrado e Doutorado | Direito e Inovação (PPGDI) - Unicap

Direito e Inovação (PPGDI)

ícone professor

Corpo Docente

ícone grupo de pesquisa

Grupos de Pesquisa

ícone serviço a comunidade

Serviço a Comunidade

ícone galeria de fotos

Galeria de Fotos


O Programa de Pós-graduação Profissional em Direito e Inovação (PPGDI) da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco é formado pelo curso de Mestrado e é um espaço de produção e aprofundamento do conhecimento e de formação técnico profissional.

A proposta visa formar um profissional habilitado a criar e compor soluções jurídicas de inovação social e tecnológica para os problemas dos setores públicos e privados e assim colaborar com a inovação das instituições jurídicas para sua renovação no atendimento à sociedade, ampliando o acesso à justiça e melhorando a efetividade dos serviços prestados, seja por meio da inovação social de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas, seja por meio da inovação tecnológica, buscando construir novas racionalidades nas relações e meios de solução de problemas. com os seguintes objetivos: 

 

 MISSÃO

 Formar profissionais habilitados a criar e compor soluções jurídicas para os mais variados problemas dos setores públicos e privados por meio da inovação social e tecnológica, colaborando no processo de renovação das instituições jurídicas, no acesso à justiça, atendimento à sociedade e na efetividade dos serviços prestados.

 

VISÃO

Ser reconhecido como um Programa Profissional de referência nacional e internacional na construção, difusão e aplicação de conhecimentos prático-profissionais científicos e tecnológicos, comprometidos com o desenvolvimento inovativo, social e tecnológico, local e regional das Instituições.

 

VALOR GERADO

O Mestrado Profissional em Direito e Inovação fortalece a produção de conhecimento técnico-profissional por meio da inovação social de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas, a partir da inovação tecnológica, buscando construir a partir de do seu egresso, o profissional habilitado às novas racionalidades nas relações e aos meios de solução de problemas.

 

OBJETIVOS

O Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Direito e Inovação da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco é formado pelo curso de Mestrado e é um espaço de produção e aprofundamento do conhecimento e de formação técnico profissional com os seguintes objetivos: 

 

Objetivo geral: Construir soluções jurídicas inovadoras, nas dimensões social e tecnológica, nos âmbitos público e privado, e sua finalidade é impactar as formas de atendimento à sociedade, ampliando o acesso à justiça e melhorando a efetividade dos serviços prestados, seja por meio da inovação social de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas, seja por meio da inovação tecnológica, colaborando no processo de renovação das instituições jurídicas, no atendimento à sociedade e na efetividade dos serviços prestados.

Objetivos específicos:

  1. Auxiliar a UNICAP no cumprimento de sua missão institucional através da formação integral da pessoa, tornando-a agente responsável para a promoção da inclusão social e a construção de uma sociedade justa e coesa.

  2. Proporcionar uma formação integral, que instrumentalize a capacidade de pesquisar, analisar, interpretar, planejar, implantar, coordenar e controlar ações em contextos técnicos-profissionais dinâmicos, permeados por transformações no âmbito interno e externo a`s organizações públicas e privadas.

  3. Preparar o profissional para enfrentar os desafios e as peculiaridades locais, regionais e nacionais a partir do conhecimento para a tomada de decisões, adoção de estratégias e superação de adversidades, com o intuito de estabelecer condições para a criação de soluções jurídicas inovadoras.

  4. Qualificar lideranças, capacitando mão-de-obra ja´ inserida no mercado para uma atuação na gestão pautada em diferenciais como inovação/criatividade aliados às técnicas de planejamento e controle institucional.

  5. Consolidar mecanismos de internacionalização que viabilizem a construção de soluções jurídicas inovadoras a partir da conexão do Programa com a sociedade global.

O Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação Profissional em Direito e Inovação está estruturado em cinco Módulos, que deverão integralizar 30 (trinta) créditos, na seguinte forma:

 

Módulo Fundamental

Constituído por 02 (duas) Disciplinas Obrigatórias Comum, de 03 (três) créditos cada, que deverão ser cursadas por todos os alunos do curso;

 

Módulo Específico

Constituído por 02 (duas) Disciplinas Obrigatórias de Linha, de 03 (três) créditos cada, que deverá ser cursada por todos os alunos que optarem por aquela linha de pesquisa;

 

Módulo Complementar

Constituído por 03 (três) Disciplinas Optativas, oferecidas pelo Programa, devendo o aluno cursar, no mínimo, duas disciplinas específicas de sua linha de pesquisa;

 

 

Módulo Percurso de Projeto

Com 06 (seis) créditos, que deverão ser integralizados da seguinte forma:

  1. disciplina especial de seminário de projeto, de 03 (três) créditos, em que o discente apresenta e desenvolve o seu projeto prático-profissional de modo integrado com os docentes de sua linha de pesquisa, que deverá ser cursada, necessariamente, no primeiro ano do curso;

  2. execução, sistematização e publicação dos resultados de projeto de extensão em Clínica Jurídica vinculada à Escola de Ciências Jurídicas, correspondendo a 03 (três) créditos.

 

Módulo Conclusão

Constituído de orientação e banca de Defesa do Trabalho de Conclusão, com 3 (três) créditos.

 

Os trabalhos de conclusão de curso serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: Aderência à linha de pesquisa, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. De acordo com a Portaria Capes 17/2009, art. 7º, VIII, § 3º, admite-se como Trabalho de Conclusão de Curso:

  • projetos técnicos, publicações tecnológicas;

  • desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas;

  • relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso;

  • projeto de aplicação ou adequação tecnológica e de inovação tecnológica;

  • dissertação;

  • patente, registros de propriedade intelectual.

 

QUADRO DAS DISCIPLINAS

LINHA

NOME DA DISCIPLINA

CATEGORIA

1 E 2

METODOLOGIA DA PESQUISA E DE PROJETOS SOCIAIS APLICADA AO DIREITO

OBRIGATÓRIA COMUM

1 E 2

CONFLITO, JUSTIÇA E INOVAÇÕES

OBRIGATÓRIA COMUM

1

SOLUÇÕES JURÍDICAS CONSENSUAIS

OBRIGATÓRIA DE LINHA

1

POLITIZAÇÃO DA PROTEÇÃO AMBIENTAL E JUSTIÇA SOCIAL

OBRIGATÓRIA DE LINHA

2

DIREITO DIGITAL

OBRIGATÓRIA DE LINHA

2

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E SISTEMAS DE JUSTIÇA

OBRIGATÓRIA DE LINHA

1 E 2

CONTROLE INSTITUCIONAL, COMUNICAÇÃO EFETIVA E FERRAMENTAS ÁGEIS

OPTATIVA COMUM

1 E 2

SOLUÇÃO JURÍDICA CONSENSUAL SEMIJUDICIAL NA EXECUÇÃO FISCAL

OPTATIVA COMUM

1 E 2

EMPRESA, CRISE ECONÔMICA E EMPREENDEDORISMO

OPTATIVA COMUM

1 E 2

RELAÇÕES DE CONSUMO E NOVAS TECNOLOGIAS

OPTATIVA COMUM

1

GESTÃO DE CONFLITOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

OPTATIVA DE LINHA

1

MÉTODOS QUANTITATIVOS NA PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO

OPTATIVA DE LINHA

1

LICITAÇÕES, CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E INOVAÇÃO: REDIMENSIONANDO O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

OPTATIVA DE LINHA

1

CONSENSUALIDADE PUNITIVA E ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO CIVIL EM MATÉRIA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

OPTATIVA DE LINHA

2

EMPREENDEDORISMO INOVADOR E STARTUPS: NOVOS MODELOS CONTRATUAIS E SOCIETÁRIOS

OPTATIVA DE LINHA

2

DIREITO À SAÚDE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

OPTATIVA DE LINHA

2

PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS COMO INOVAÇÃO SOCIAL

OPTATIVA DE LINHA

2

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

OPTATIVA DE LINHA

 

O Programa Profissional em Direito e Inovação possui uma área de concentração: INOVAÇÕES, INSTITUIÇÕES E JUSTIÇA.

Esta área compreende Direito, Tecnologia e Inovação; Soluções jurídicas consensuais; Justiça Socioambiental; Controle institucional e ferramentas ágeis; Administração Pública: consensualidade e inovação; Direito Digital; Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito; Métodos quantitativos na pesquisa sobre inovação; Startup, Empreendedorismo, Crise empresarial e Reempreendedorismo; Relações de consumo e novas tecnologias e Direito da saúde e inovação tecnológica.

A proposta é inovar no ensino jurídico, inclusive por meio das metodologias ativas, possibilitando uma produção do conhecimento capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. A vocação do programa é atuar com as seguintes temáticas:  

 

LINHA 1: MEDIAÇÃO, RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO SOCIAL.

Trata-se de uma proposta formativa na área do Direito com o horizonte das inovações sociais para acompanhar e propor transformações presentes e futuras, dialogando com os setores público e privado da sociedade do século XXI. Para tanto, o Direito vem refletido numa perspectiva transdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, sobretudo, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Estatística e Administração. Por meio das abordagens ativas de aprendizagem, objetiva-se inovar no ensino jurídico, possibilitando uma produção do conhecimento nas áreas da Mediação de conflitos, Justiça Socioambiental, capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. Com essa formação, espera-se como egresso um profissional habilitado a criar e compor soluções jurídicas consensuais de inovação social para os problemas dos setores públicos e privados e assim colaborar com a inovação das instituições jurídicas para sua renovação no tratamento dado ao conflito de forma não litigiosa, ampliando o acesso à justiça e melhorando a efetividade dos serviços prestados, por meio da inovação social de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas. Esta linha agrega pesquisas voltadas às temáticas: Soluções jurídicas consensuais; Justiça Socioambiental; Controle institucional e ferramentas ágeis; Administração Pública: consensualidade e inovação e Métodos quantitativos na pesquisa sobre inovação.

Docentes: Cynthia Carneiro de Albuquerque Suassuna, João Hélio de Farias Moraes Coutinho, José Mário Wanderley Gomes Neto, Karina Nogueira Vasconcelos; Leonardo Monteiro Crespo de Almeida; Lívia Dias Barros e Roberta Cruz da Silva.


 

LINHA 2: INSTITUIÇÕES, INOVAÇÕES DE MERCADO E TECNOLOGIA.

Trata-se de uma proposta formativa na área do Direito com o horizonte das inovações tecnológicas para acompanhar e propor transformações presentes e futuras, dialogando com os setores público e privado da sociedade do século XXI. Para tanto, o Direito vem refletido numa perspectiva transdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, sobretudo, Ciência da Computação, Informática, Economia e Administração. Por meio das abordagens ativas de aprendizagem, objetiva-se inovar no ensino jurídico, possibilitando uma produção do conhecimento capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. Com essa formação, espera-se como egresso um profissional habilitado a criar e compor soluções jurídicas de inovação tecnológica para os problemas dos setores públicos e privados e assim colaborar com a inovação das instituições jurídicas para sua renovação no atendimento à sociedade, melhorando a efetividade dos serviços prestados, por meio da inovação tecnológica, buscando construir novas racionalidades nas relações e meios de solução de problemas. A linha atuará nas seguintes temáticas: Direito Digital; Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito; Startup, Empreendedorismo, Crise empresarial e Reempreendedorismo; Relações de consumo e novas tecnologias e Direito da saúde e inovação tecnológica.

Docentes:Clarice Marinho Martins de Castro; Paloma Mendes Saldanha; Roney José Lemos Rodrigues de Souza; Sérgio Torres Teixeira; Vinicius de Negreiros Calado.


Pesquisadores por Linhas

Linha 1

Profa. Dra. CYNTHIA CARNEIRO DE ALBUQUERQUE SUASSUNA                                                                   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8934444219712448      

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4860-3439 

E-mail institucional:cynthia.suassuna@unicap.br

 

Prof. Dr. JOÃO HÉLIO DE FARIAS MORAES COUTINHO                                                                 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1517899828193382     

E-mail institucional: joao.helio@unicap.br

 

Profa. Dra. KARINA NOGUEIRA VASCONCELOS                                                                 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2027682538537442         

ORCID:https://orcid.org/0000-0003-1360-6418

E-mail institucional:karina.vasconcelos@unicap.br

 

Profa. Dr. JOSÉ MÁRIO WANDERLEY GOMES NETO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519132753277329           

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4003-856X

E-mail institucional:jose.gomes@unicap.br

 

Prof. Dr. LEONARDO MONTEIRO CRESPO DE ALMEIDA                                                              

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3918991603659430    

ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5742-3344

E-mail institucional:

 

Profa. Dra. LÍVIA DIAS BARROS                                                                    

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9566394765069834

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8965-2301   

E-mail institucional: livia.barros@unicap.br

 

Profa. Dra. ROBERTA CRUZ DA SILVA                                                                 

CPF:   022.105214-32

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8395542793213676

ORCID:   https://orcid.org/0000-0002-6629-7121    

E-mail institucional: roberta.cruz@unicap.br

 

Linha 2

Profa. Dra. CLARICE MARINHO MARTINS                                                                        

CPF:   333798664-15

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0419071207537280

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1368-5665 

E-mail institucional: clarice.marinho@unicap.br

 

Prof. Dr. RONEY JOSE LEMOS RODRIGUES DE SOUZA                                  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1558059410266529      

E-mail institucional:roney.lemos@unicap.br

 

Profa. Dra. PALOMA MENDES SALDANHA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3106768730030011

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1229-3491

E-mail institucional: paloma.saldanha@unicap.br

 

Profa.. DR. SERGIO TORRES TEIXEIRA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251373969908944

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8729-5563

E-mail institucional: sergio.torres@unicap.br

 

Prof. Dr. VINICIUS DE NEGREIROS CALADO                                                  

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2328562382853560          

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-7151-6261

E-mail institucional: vinicius.calado@unicap.br


Presidente/Chanceler

Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Profa. Dra. Valdenice José Raimundo

Coordenadora de Pós-graduação

Profa. Dra. Carla Patrícia Pacheco Teixeira

Coordenadora de Pesquisa

Profa. Dra. Marina Barros 

Coordenadora do PPGDI

Profa. Dra. Lívia Dias Barros
Telefone: 2119-4369
E-mail: ppgdi@unicap.br
Bloco G4, 

Secretaria Stricto Sensu (mestrado)

Rua Almeida Cunha, 245.
Bloco G4, térreo.
Boa Vista, Recife-PE.
CEP: 50.050-480.

Tel. (81) 99146-6993 / 2119-4368  

Email: secretariastrictosensu@unicap.br.  

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h30 às 21h

Requerimentos

Os mestrados e doutorados profissionais não recebem auxílio ou bolsas governamentais. 

Os interessados em reconhecimento de Diploma devem tomar conhecimento das orientações abaixo e procurar diretamente a Secretaria da Pós-graduação.

Orientações para reconhecimento de Diploma 


O Programa Profissional em Direito e Inovação possui uma área de concentração: INOVAÇÕES, INSTITUIÇÕES E JUSTIÇA.

Esta área compreende Direito, Tecnologia e Inovação; Soluções jurídicas consensuais; Justiça Socioambiental; Controle institucional e ferramentas ágeis; Administração Pública: consensualidade e inovação; Direito Digital; Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito; Métodos quantitativos na pesquisa sobre inovação; Startup, Empreendedorismo, Crise empresarial e Reempreendedorismo; Relações de consumo e novas tecnologias e Direito da saúde e inovação tecnológica.

A proposta é inovar no ensino jurídico, inclusive por meio das metodologias ativas, possibilitando uma produção do conhecimento capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. A vocação do programa é atuar com as seguintes temáticas:  

 

LINHA 1: MEDIAÇÃO, RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO SOCIAL.

Trata-se de uma proposta formativa na área do Direito com o horizonte das inovações sociais para acompanhar e propor transformações presentes e futuras, dialogando com os setores público e privado da sociedade do século XXI. Para tanto, o Direito vem refletido numa perspectiva transdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, sobretudo, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Estatística e Administração. Por meio das abordagens ativas de aprendizagem, objetiva-se inovar no ensino jurídico, possibilitando uma produção do conhecimento nas áreas da Mediação de conflitos, Justiça Socioambiental, capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. Com essa formação, espera-se como egresso um profissional habilitado a criar e compor soluções jurídicas consensuais de inovação social para os problemas dos setores públicos e privados e assim colaborar com a inovação das instituições jurídicas para sua renovação no tratamento dado ao conflito de forma não litigiosa, ampliando o acesso à justiça e melhorando a efetividade dos serviços prestados, por meio da inovação social de procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas. Esta linha agrega pesquisas voltadas às temáticas: Soluções jurídicas consensuais; Justiça Socioambiental; Controle institucional e ferramentas ágeis; Administração Pública: consensualidade e inovação e Métodos quantitativos na pesquisa sobre inovação.

Docentes: Cynthia Carneiro de Albuquerque Suassuna, João Hélio de Farias Moraes Coutinho, José Mário Wanderley Gomes Neto, Karina Nogueira Vasconcelos; Leonardo Monteiro Crespo de Almeida; Lívia Dias Barros e Roberta Cruz da Silva.

 

LINHA 2: INSTITUIÇÕES, INOVAÇÕES DE MERCADO E TECNOLOGIA.

Trata-se de uma proposta formativa na área do Direito com o horizonte das inovações tecnológicas para acompanhar e propor transformações presentes e futuras, dialogando com os setores público e privado da sociedade do século XXI. Para tanto, o Direito vem refletido numa perspectiva transdisciplinar com as demais áreas do conhecimento, sobretudo, Ciência da Computação, Informática, Economia e Administração. Por meio das abordagens ativas de aprendizagem, objetiva-se inovar no ensino jurídico, possibilitando uma produção do conhecimento capaz de transformar processos, procedimentos, racionalidades e produzir soluções, colaborando assim com as instituições públicas e privadas nos seus processos de inovação, seja incentivando a reflexão sobre a necessidade de inovar, seja atuando ativamente no processo de inovação em andamento. Com essa formação, espera-se como egresso um profissional habilitado a criar e compor soluções jurídicas de inovação tecnológica para os problemas dos setores públicos e privados e assim colaborar com a inovação das instituições jurídicas para sua renovação no atendimento à sociedade, melhorando a efetividade dos serviços prestados, por meio da inovação tecnológica, buscando construir novas racionalidades nas relações e meios de solução de problemas. A linha atuará nas seguintes temáticas: Direito Digital; Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito; Startup, Empreendedorismo, Crise empresarial e Reempreendedorismo; Relações de consumo e novas tecnologias e Direito da saúde e inovação tecnológica.

Docentes: Clarice Marinho Martins de Castro; Paloma Mendes Saldanha; Roney José Lemos Rodrigues de Souza; Sérgio Torres Teixeira; Vinicius de Negreiros Calado.

Pesquisadores por Linhas

Linha 1

Profa. Dra. CYNTHIA CARNEIRO DE ALBUQUERQUE SUASSUNA                                                                   

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8934444219712448      

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4860-3439 

E-mail institucional:cynthia.suassuna@unicap.br

 

Prof. Dr. JOÃO HÉLIO DE FARIAS MORAES COUTINHO                                                                 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1517899828193382     

E-mail institucional: joao.helio@unicap.br

 

Profa. Dra. KARINA NOGUEIRA VASCONCELOS                                                                 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2027682538537442         

ORCID:https://orcid.org/0000-0003-1360-6418

E-mail institucional:karina.vasconcelos@unicap.br

 

Profa. Dr. JOSÉ MÁRIO WANDERLEY GOMES NETO

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519132753277329           

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4003-856X

E-mail institucional:jose.gomes@unicap.br

 

Prof. Dr. LEONARDO MONTEIRO CRESPO DE ALMEIDA                                                              

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3918991603659430    

ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5742-3344

E-mail institucional:

 

Profa. Dra. LÍVIA DIAS BARROS                                                                    

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9566394765069834

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8965-2301   

E-mail institucional: livia.barros@unicap.br

 

Profa. Dra. ROBERTA CRUZ DA SILVA                                                                 

CPF:   022.105214-32

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8395542793213676

ORCID:   https://orcid.org/0000-0002-6629-7121    

E-mail institucional: roberta.cruz@unicap.br

 

Linha 2

Profa. Dra. CLARICE MARINHO MARTINS                                                                         

CPF:   333798664-15

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0419071207537280

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1368-5665 

E-mail institucional: clarice.marinho@unicap.br

 

Prof. Dr. RONEY JOSE LEMOS RODRIGUES DE SOUZA                                                                  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1558059410266529      

E-mail institucional:roney.lemos@unicap.br

 

Profa. Dra. PALOMA MENDES SALDANHA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3106768730030011

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1229-3491

E-mail institucional: paloma.saldanha@unicap.br

 

Profa.. DR. SERGIO TORRES TEIXEIRA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5251373969908944

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8729-5563

E-mail institucional: sergio.torres@unicap.br

 

Prof. Dr. VINICIUS DE NEGREIROS CALADO                                                                 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2328562382853560          

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-7151-6261

E-mail institucional: vinicius.calado@unicap.br

1. Direito e Inovação
Da necessidade de refletir sobre inovação no Direito e de colaborar com a renovação das instituições jurídicas para o aprofundamento de sua relação com a sociedade, ampliando o acesso à justiça e melhorando a efetividade dos serviços prestados, seja por meio da criação de novos procedimentos, práticas e técnicas de solução de problemas, seja por meio de novas tecnologias, buscando construir novos modos de pensar, agir e fazer nas relações e meios de solução de problemas, nasce o Grupo de Pesquisa em Direito e Inovação.

Líderes
Karina Nogueira Vasconcelos e Lívia Dias Barros

Criação
31/08/22

Docentes vinculados ao grupo
Profa. Dra. Clarice Marinho Martins
Profa. Dra. Cynthia Carneiro de Albuquerque Suassuna
Prof. Dr. João Hélio de Farias Moraes Coutinho
Profa. Dra. Karina Nogueira Vasconcelos
Prof. Dr. Leonardo Monteiro Crespo de Almeida, 
Profa. Dra. Lívia Dias Barros,
Profa. Dra. Paloma Mendes Saldanha 
Profa. Dra. Roberta Cruz da Silva
Prof. Dr. Roney José Lemos Rodrigues de Souza
Prof. Dr. Vinicius de Negreiros Calado.
 

Breve descrição dos projetos de pesquisa e áreas de interesse dos professores do  Programa de Pós-graduação Profissional em Direito e Inovação (PPGDI)

 

LINHA 1: MEDIAÇÃO, RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO SOCIAL
O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma análise das instituições jurídicas para observar o desenvolvimento de inovações de suas práticas e seu impacto social. 
A pesquisa, para tanto, estará disposta sobre os seguintes objetivos específicos: 
·    constituir uma análise das instituições jurídicas a partir de suas práticas estruturantes; 
·    compreender a produção de inovação nas instituições jurídicas em relação à sua interação com a realidade social; 
·    catalogar práticas inovadoras no âmbito das instituições jurídicas; 
·    verificar o aporte jurídico presente na aplicação das novas práticas de controle institucional; 
·    compreender a aplicação da comunicação efetiva em associação às chamadas ferramentas ágeis e 
·    estudar os impactos da mediação para a construção de soluções consensuais inovadoras e redução da litigiosidade. 
 
O projeto de pesquisa da linha 1 reúne as experiências individuais de pesquisa dos docentes da linha 1 aplicadas à construção do perfil do egresso do Programa. Os objetivos da pesquisa a ser desenvolvida pelos docentes da linha 1 foram estruturados de forma articulada com o perfil do egresso.  Assim, espera-se do egresso da linha 1 o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de: 
·    analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha; criar um produto inovador e implementá-lo; 
·    compreender o sentido de inovar e avaliar sua interação com a sociedade e compreender os impactos da construção de soluções consensuais inovadoras para a redução da litigiosidade.
 
Para evidenciar esse alinhamento, será apresentada a conexão entre a temática de pesquisa individual do docente, o objetivo da pesquisa coletiva para o qual irá colaborar e o perfil do egresso.
 
1.    Mudanças climáticas resiliência e direito à cidade. 
A professora Dra. Cynthia Carneiro de Albuquerque Suassuna é responsável pela pesquisa que tem como objetivo identificar a capacidade de resiliência das cidades costeiras do Estado de Pernambuco frente a desastres decorrentes de eventos hidrológicos extremos, a partir de uma métrica baseada em indicadores e índices. Os indicadores e índices possibilitam o conhecimento de situações reais, e a tomada de decisões mais seguras por serem instrumentos de planejamento e de gestão que possibilitam a avaliação dos aspectos da realidade que não podem ser medidos diretamente.


2.     Federalismo fiscal e o financiamento dos entes subnacionais. 
O professor Dr. Joao Hélio de Farias Moraes Coutinho é responsável pela pesquisa que tem como objetivo analisar as atribuições assumidas por estados e os municípios após a constituição de 1988 dissociadas do repasse financeiros, resultando no subfinanciamento de tais entes federativos.


3.    Estimando as chances de julgamento: potenciais aplicações da análise por regressão logística na pesquisa empírica em Direito.
 O Prof. Dr. José Mário Wanderley Gomes Neto é o responsável pela pesquisa "Estimando as chances de julgamento: potenciais aplicações da análise por regressão logística na pesquisa empírica em Direito", que aborda a testagem empírica de hipóteses baseadas na influência de variáveis sobre uma decisão entre duas alternativas, enfrentando detalhes como identificação de problemas de pesquisa, codificação das variáveis, interpretação dos resultados e revisão de casos em que foi aplicada. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à construção analítica das instituições jurídicas a partir de suas práticas estruturantes e ao catálogo das práticas inovadoras no âmbito das instituições jurídicas. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha e compreender o sentido de inovar e avaliar sua interação com a sociedade.


4.     Mediação de conflitos e inovação social: construção de soluções consensuais.
 A Profa. Dra. Karina Nogueira Vasconcelos é a responsável pela pesquisa "Mediação de conflitos e inovação social: construção de soluções consensuais", que aborda os impactos da mediação para a construção de soluções consensuais inovadoras e redução da litigiosidade. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à construção analítica das instituições jurídicas a partir de suas práticas estruturantes; ao catálogo das práticas inovadoras no âmbito das instituições jurídicas e ao estudo dos impactos da mediação para a construção de soluções consensuais inovadoras e redução da litigiosidade. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha; criar um produto inovador e implementá-lo e compreender os impactos da construção de soluções consensuais inovadoras para a redução da litigiosidade.
 
5.    Teoria da Justiça, Direitos Fundamentais e Proteção Ambiental: a justiça para além dos limites do antropocentrismo
 O Prof. Dr. Leonardo Monteiro Crespo de Almeida é o responsável pela pesquisa "Teoria da Justiça, Direitos Fundamentais e Proteção Ambiental: a justiça para além dos limites do antropocentrismo", que tem como objetivo principal operar uma leitura da teoria da justiça que confronta as suas bases antropocêntricas com a finalidade de reconsiderar a proteção jurídica do meio ambiente. O projeto vai indagar acerca da possibilidade de se formular direitos fundamentais que extrapolem o referencial humano a fim de proporcionar um tipo de proteção baseado no valor intrínseco do meio ambiente em detrimento de sua função instrumental para os seres humanos. Para tanto, o seu desenvolvimento toma como base a literatura das áreas envolvidas, abrangendo desde a teoria da justiça propriamente dita, passando pela teoria geral do direito, pelos estudos ambientais e pós-humanistas. Essa pesquisa colabora para os objetivos do projeto comum no que tange à construção analítica das instituições jurídicas a partir de suas práticas estruturantes e à compreensão da produção de inovação nas instituições jurídicas em relação à sua interação com a realidade social. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha; criar um produto inovador e implementá-lo e compreender o sentido de inovar e avaliar sua interação com a sociedade.
 
6.    Controle institucional, comunicação efetiva e ferramentas ágeis: uma análise de novas práticas de gestão e controle voltadas à inovação.
 A Profa. Dra. Lívia Dias Barros é a responsável pela pesquisa "Controle institucional, comunicação efetiva e ferramentas ágeis: uma análise de novas práticas de gestão e controle voltadas à inovação", que objetiva analisar o impacto jurídico da utilização da comunicação efetiva e das ferramentas ágeis como ferramentas de inovação social. Para tanto, busca: verificar o aporte jurídico presente na aplicação das novas práticas de controle institucional; compreender a aplicação da comunicação efetiva em associação às chamadas ferramentas ágeis e analisar o controle institucional a partir de tais práticas voltadas à inovação. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à construção analítica das instituições jurídicas a partir de suas práticas estruturantes; à verificação do aporte jurídico presente na aplicação das novas práticas de controle institucional e à compreensão da aplicação da comunicação efetiva em associação às chamadas ferramentas ágeis. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha; criar um produto inovador e implementá-lo e compreender o sentido de inovar e avaliar sua interação com a sociedade.
 
7.    Acordo de não persecução civil em matéria de improbidade administrativa: uma análise empírica sobre os resultados obtidos pela solução consensual frente à judicialização.
A Profa. Dra. Roberta Cruz da Silva é a responsável pela pesquisa "Acordo de não persecução civil em matéria de improbidade administrativa: uma análise empírica sobre os resultados obtidos pela solução consensual frente à judicialização", que trata de um tema atual, que sofreu alterações relevantes promovidas pela Lei 14.230/2021, marco normativo relativo aos Atos de Improbidade Administrativa e tem por objeto um assunto controvertido, com desdobramentos jurídicos, econômicos e sociais. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à compreensão da produção de inovação nas instituições jurídicas em relação à sua interação com a realidade social; ao catálogo das práticas inovadoras no âmbito das instituições jurídicas e ao estudo dos impactos da mediação para a construção de soluções consensuais inovadoras e redução da litigiosidade. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar e criticar os institutos e as instituições com os quais trabalha; compreender o sentido de inovar e avaliar sua interação com a sociedade e compreender os impactos da construção de soluções consensuais inovadoras para a redução da litigiosidade.
 
PROJETO LINHA 2: INSTITUIÇÕES, INOVAÇÕES DE MERCADO E TECNOLOGIA.
 O presente projeto tem por objetivo estudar a inovação como elemento transformador dos processos produtivos, seus reflexos econômicos e os mecanismos de adaptação do sistema jurídico às novas realidades. 
·    A pesquisa, para tanto, estará disposta sobre os seguintes objetivos específicos: 
·    investigar o impacto causado pelo uso da inteligência artificial nos sistemas capazes de tomar decisões autônomas e os potenciais danos aos indivíduos e à sociedade; 
·    analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário; 
·    estudar os novos modelos contratuais e societários, com ênfase na valorização da segurança jurídica e da liberdade contratual, tendo como premissas a promoção do investimento e do aumento da oferta de capital direcionado a iniciativas inovadoras e;
·    analisar se os ativos digitais não fungíveis armazenados em banco de dados descentralizados (blockchains) ou centralizados devem ser considerados como arte ou como commodity, dadas as suas características contemporâneas e os interesses especulativos da indústria de criptoativos. 
 
O projeto de pesquisa da linha 2 reúne as experiências individuais de pesquisa dos docentes da linha 2 aplicadas à construção do perfil do egresso do Programa. Os objetivos da pesquisa a ser desenvolvida pelos docentes da linha 2 foram estruturados de forma articulada com o perfil do egresso. Assim, espera-se do egresso da linha 2 o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de: 
·     analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas; 
·    criar um produto inovador e implementá-lo; 
·    compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade e empreender de forma inovadora. 
Para evidenciar esse alinhamento, será apresentada a conexão entre a temática de pesquisa individual da docente, o objetivo da pesquisa coletiva para o qual irá colaborar e o perfil do egresso.
 
1.    Inteligência artificial: intersecção entre a ciência jurídica e a tecnologia.
 A Profa. Dra. Clarice Marinho Martins é a responsável pela pesquisa multidisciplinar em computação e direito "Inteligência artificial: intersecção entre a ciência jurídica e a tecnologia", que investiga o impacto causado pelo uso da inteligência artificial nos sistemas capazes de tomar decisões autônomas e os potenciais danos aos indivíduos e à sociedade. Busca-se analisar se os mecanismos normativos estabelecidos no Brasil e na Inglaterra, na área de responsabilidade civil, são suficientes para solucionar as demandas que surgem de tal tecnologia emergente ou se novas regulamentações serão necessárias. Este estudo explora novas técnicas de computação conhecidas como "Inteligência Artificial Explicável (XAI)" ou "Login by design", em conjunto com uma análise sistemática das legislações em vigor nos mencionados países, sustentando que até o presente são desnecessárias novas leis posto que tais técnicas, junto com uma interpretação sistemática do arcabouço normativo em vigor, são passíveis de dar amparo legal às vítimas dos acidentes ensejados por sistemas de IA. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à investigação do impacto causado pelo uso da inteligência artificial nos sistemas capazes de tomar decisões autônomas e os potenciais danos aos indivíduos e à sociedade e na análise dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas; criar um produto inovador e implementá-lo e compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade.
 
2.    Algoritmos: Inteligência artificial e considerações éticas para regulação.
A Profa. Dra. Paloma Mendes Saldanha é a responsável pela pesquisa de caráter multidisciplinar "Algoritmos: Inteligência artificial e considerações éticas para regulação", que estuda a taxonomia de vieses, técnicos e/ou humanos, possíveis e existentes nos algoritmos para que seja analisado como as classes alcançadas poderão ser reguladas no cenário brasileiro. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à investigação do impacto causado pelo uso da inteligência artificial nos sistemas capazes de tomar decisões autônomas e os potenciais danos aos indivíduos e à sociedade e à análise dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas e compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade.
 
3.    Empreendedorismo inovador e startups: novos modelos contratuais e societários.
 O Prof. Dr. Roney José Lemos Rodrigues de Souza é o responsável pela pesquisa "Empreendedorismo inovador e startups: novos modelos contratuais e societários", que estuda os novos modelos contratuais e societários, com ênfase na valorização da segurança jurídica e da liberdade contratual, tendo como premissas a promoção do investimento e do aumento da oferta de capital direcionado a iniciativas inovadoras. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à análise dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas e ao estudo dos novos modelos contratuais e societários, com ênfase na valorização da segurança jurídica e da liberdade contratual, tendo como premissas a promoção do investimento e do aumento da oferta de capital direcionado a iniciativas inovadoras. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas; empreender de forma inovadora e compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade.
 
4.    Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito.
 O Prof. Dr. Sérgio Torres Teixeira é o responsável pela pesquisa multidisciplinar em direito e tecnologia da informação "Disrupção Tecnológica, Sistemas de Jurisdição e Estado de Direito", que objetiva analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário, desde o aumento na efetividade dos sistemas de jurisdição até a ampliação do acesso à justiça, sem deixar de examinar os efeitos negativos sobre os quadros internos do Judiciário e as ameaças multidimensionais a valores e direitos assegurados na Constituição da República e em tratados internacionais. O projeto almeja investigar quais as fórmulas mais adequadas para recepcionar, conduzir e controlar as transformações digitais por quais passam os sistemas de justiça e examinar se as normas contemporâneas são suficientes para assegurar a priorização da pessoa humana como destinatário dos serviços jurisdicionais diante do atual processo tecnológico disruptivo, para afinal definir se existem condições para se proporcionar à sociedade contemporânea um processo judicial digital e humanista. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à investigação do impacto causado pelo uso da inteligência artificial nos sistemas capazes de tomar decisões autônomas e os potenciais danos aos indivíduos e à sociedade e à análise dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito do Judiciário. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas; compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade e criar um produto inovador e implementá-lo.
 
5.    Tokens não fungíveis (NFTS): arte ou commodity.
O Prof. Dr. Vinicius de Negreiros Calado é o responsável pela pesquisa "Tokens não fungíveis (NFTS): arte ou commodity?", que visa analisar se os ativos digitais não fungíveis armazenados em banco de dados descentralizados (blockchains) ou centralizados devem ser considerados como arte ou como commodity, dadas as suas características contemporâneas e os interesses especulativos da indústria de criptoativos. Essa pesquisa colabora para o objetivo do projeto comum no que tange à análise dos impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas e ao estudo se os ativos digitais não fungíveis armazenados em banco de dados descentralizados (blockchains) ou centralizados devem ser considerados como arte ou como commodity, dadas as suas características contemporâneas e os interesses especulativos da indústria de criptoativos. Esses objetivos, por sua vez, estão alinhados ao perfil do egresso no que concerne ao desenvolvimento das seguintes habilidades e competências: analisar os impactos das inovações tecnológicas no âmbito das instituições públicas e privadas; empreender de forma inovadora e compreender o sentido de inovar tecnologicamente e avaliar sua interação com a sociedade.


Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão

[+] Página Inicial

Biblioteca Digital de Dissertações

[+] Clique e acesse Dissertações do PPGDI

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações de outros PPGs da Unicap

[+] Clique e acesse aqui

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Áreas do CNPq

[+] Clique e acesse Teses e Dissertações por áreas

Biblioteca Central da Unicap

[+] Clique e acesse a página da Biblioteca

Devido a Pandemia do COVID-19 a Secretaria dos Cursos "Stricto Sensu" está adotando novos critérios para o recebimento da versão final das Dissertações ou Trabalhos de Conclusão.

- Orientações Gerais (Clicar aqui)

- Atualização de Cadastro (Clicar aqui)

- Termo de Autorização para Biblioteca (Clicar aqui)

- Solicitação de Diploma (Clicar aqui)

- Portaria - Entrega das Dissertações e Teses (Clicar aqui)


Secretaria

  • Cleyton Romulo Lopes da Silva
  • Danielle Mendes de Oliveira França
  • Isabela Cristina do Monte Nunes
  • Karla Cristina Nóbrega de Menezes
  • Paula Vanessa Pereira da Silva
  • Paulo Thiago Gomes da Silva
  • Sérgio de Araújo Wanderley

Editor Portal de Periódicos

  • MSc. Mariano Vicente da Silva Filho

Assecom

  • Paula Lousada
  • MSc. Francisco Secchin, SJ

DTI

  • Edmilson Carvalho

Alunos Especiais e Alunos Ouvintes
 

Admissão extrasseleção, para aluno especial ou aluno ouvinte e aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no uso de suas atribuições, e de acordo com o Regimento da Pós-graduação Stricto Sensu, no que concerne à Regulamentação de matrícula de alunos da Pós-graduação, estabelece:

Aluno vinculado a outro Programa de Pós-graduação

Aluno Vinculado é aquele efetivamente matriculado em Curso de Mestrado/Doutorado em Instituição de Ensino Superior, aprovado pela CAPES, que deseje cursar disciplina em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:

  • o nº de Alunos Vinculados por disciplina é decisão da Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu, ouvido o Coordenador do Programa em questão,
  • o aluno deverá apresentar no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF, Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
  • o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação;
  • o aluno deverá pagar por cada disciplina, a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.

Aluno especial e Aluno ouvinte

Aluno Especial ou Aluno Ouvinte é aquele aluno que não está vinculado a nenhum Programa de Mestrado/Doutorado e deseja cursar disciplinas em um Programa de Mestrado/Doutorado da UNICAP, observando:

  • o n° de Alunos Especiais é decisão da Coordenação Geral de Pós-graduação, ouvido o Coordenador do Programa em questão;
  • o aluno deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada da RG, CPF. Certificado de Conclusão da Graduação ou Diploma, do Histórico da Graduação e Currículo comprovado, sem necessidade de autenticação;
  • o aluno deverá preencher o requerimento padrão oferecido na secretaria da Pós-graduação:
  • o aluno deverá pagar, por cada disciplina a ser cursada, a taxa no valor definido pela Pró-reitoria.

Obs.:  O  Aluno Especial  poderá aproveitar, nos Programas de Pós-graduação da UNICAP, os créditos cursados na disciplina, desde que até o prazo de 5 anos, levando em conta a quantidade de créditos que o Programa aceita dentro desta modalidade (geralmente são 8 créditos). O Aluno Ouvinte não poderá aproveitar a disciplina cursada para compor créditos nos Programas de Pós-graduação.

 

Inscrições:

Devido o momento da Pandemia da COVID-19, todo o processo de inscrição estará sendo através do envio da documentação solicitada e do requerimento para o e-mail: secretariastrictosensu@unicap.br, no período de 15/01/2024 a 16/02/2024.

 

Requerimentos:

- Aluno Especial (Clicar aqui)

- Aluno Ouvinte (Clicar aqui)

 

Valor por disciplina:

- Valor por disciplina (Clicar aqui


Fale Conosco

Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Local
Rua Almeida Cunha, 245. bloco G4, térreo
Boa Vista, Recife/PE.
CEP: 50.050-480

Informações
(81) 2119.4369 /secretaria
(81) 2119-4388 /secretaria
(81) 2119-4015 /secretaria

Ramal
(81) 2119-4024 (coordenação)
Fax: (081) 2119-4020

Email
secretariastrictosensu@unicap.br

 


Processo Seletivo 2024

Confira o Edital e procedimentos da seleção 2024 para o Mestrado Profissional em Direito e Inovação.

  1. Edital 2024 (Bolsas - modificado em 15/02/2024 )
  2. Click aqui para fazer sua pré-inscrição
  3. Ficha de Inscrição – Mestrado
  4. Requerimento

Obs.:  A Secretaria da Stricto Sensu informa que os documentos solicitados, nos Editais de Seleção 2024, com o reconhecimento de firma/autenticação, serão necessários, apenas, no ato da entrega presencial, na Secretaria, devido a Era Pandêmica. Para o momento atual, os documentos apenas precisam ser digitalizados e encaminhados para o e-mail indicado nos Editais.

 

O processo seletivo para o PPGDI - Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação da UNICAP - será realizado de acordo com as regras fixadas no Edital vigente.


Os resultados serão divulgados seguindo as datas estipuladas no cronograma do Edital de Seleção.

  1. Homologação das Inscrições (Clicar aqui)

  2. Resultado da Análise do Pré-projeto (Clicar aqui)

  3. Resultado da Análide do Currículo (Clicar aqui)

  4. Resultado da Análide do Currículo após Recursos (Clicar aqui)

  5. Horários das Entrevistas (Clicar aqui) (os links serão emcaminhados através do e-mail)

  6. Resultado dos Aprovados nas Entrevistas (Clicar aqui)

  7. Resultado Final da Seleção 2024 (Clicar aqui)


De 13 a 15/03/2023 o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu irá realizar o processo para a Matrícula de 2024.1.

- As matrículas serão realizadas no Portal do Aluno da Pós-graduação (Clicar aqui)

- Requerimento para Solicitações (Clicar aqui)

Obs.1.: Para regularização de alguma pendência (acadêmica ou financeira), deverá ser preenchido o Requerimento para Solicitações e encaminhar para o e-mail da Secretaria Stricto Sensu.

Obs.2.: Orientação de matrícula

 

Informações: secretariastrictosensu@unicap.br / (81) 2119.4369 (de 9h às 20h)

Capes
CNPq
FACEPE
Portal de Periódicos Capes
Sucupira