Unicap e PUC-RS oferecem curso de especialização em Escrita Criativa - Unicap

Título Notícias

null Unicap e PUC-RS oferecem curso de especialização em Escrita Criativa

Publicado Por: Daniel França

Depois que se formou no doutorado em Escrita Criativa e conheceu o professor Luiz Antonio de Assis Brasil – criador da primeira oficina literária do país – a escritora Patricia Tenório entendeu que Pernambuco e Rio Grande do Sul poderiam e deveriam estar mais próximos no quesito literatura. Ainda em 2017, com o professor Assis Brasil, Patricia criou o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco, dentro da 11ª Bienal do Livro Criativo de Pernambuco, reunindo vários autores e pesquisadores do país. O evento foi um sucesso, e a autora partiu para algo mais ousado: a primeira turma de pós-graduação em Escrita Criativa do Estado, estabelecendo de vez uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Com alunos formados e muito empolgados com o resultado da primeira turma, a Unicap e a PUCRS aprovaram e anunciaram a segunda turma. As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 deste mês (fevereiro). O curso tem oito módulos com 45 horas/aula cada, iniciando em março/2021 e finalizando em abril/2022.  Os professores Adriano Portela, Robson Teles e Moema Vilela são os coordenadores dessa segunda turma da especialização.

A estrutura curricular foi pensada para ser abrangente, abarcando diferentes gêneros literários e aspectos variados da criação na literatura. Para tanto, é importante que o (a) aluno (a) conheça a História e o alcance acadêmico da criação literária, que dará base para o estudo dos textos poéticos, narrativas de ficção e de não ficção. Disciplina a ser ministrada pelos professores Luiz Antonio de Assis Brasil e Robson Teles.

Nessa perspectiva, a Oficina de Poesia (professor Altair Martins), a Oficina de Narrativa I – Contos (professor Arthur Telló) e a Oficina de Narrativa II – O romance a novela (professora Julia Dantas) buscam estimular a fluidez na escrita dos textos dos participantes em cada gênero proposto.  Igualmente, a Crítica Genética (professor Lourival Holanda) e Literatura e Outras Artes (professor Adriano Portela) ajudarão a espelhar nas produções dos alunos os processos de criação dos escritores, cineastas e artistas plásticos pesquisados. 

A fim de contemplar a produção de textos de caráter não ficcional e acadêmico, será oferecida a disciplina Oficina de Criação – Texto não ficcional e Outras Linguagens (professor Bernardo Bueno). Para facilitar a inserção do aluno no sistema literário, entra em cena a disciplina Empreendedorismo literário (professora Moema Vilela) abordando criação de eventos, publicação e divulgação de livros em diversas plataformas. 

“O objetivo principal é estimular a fluidez de textos literários (poesias, ficção) e textos não-ficcionais e acadêmicos, de modo interdisciplinar. Além de ser uma boa oportunidade de beber direto da fonte de grandes como Assis Brasil e Patricia Tenório, Bernardo Bueno, Robson Telles e Adriano Portela. É um grande processo de aquisição do conhecimento. Indico fortemente que vocês se inscrevem na segunda turma”, disse a especialista formada na primeira turma Juliana Silva.

A poetisa Bernadete Bruto também compartilha dessa experiência. “Vale muito à pena. Eu garanto. Esse curso fez a diferença na minha escrita”, disse a também especialista na primeira turma e que lançará o livro Em Nome da Rosa, projeto desenvolvido ao longo do curso.     

Aulas - oficialmente o curso tem o modelo presencial de aulas, com a proposta de 15 horas presenciais uma vez por mês, às sextas das 18 às 22h e aos sábados das 08 às 12h e 14 às 18h, e 30 horas/aula EAD (Ensino à Distância) distribuídas em três semanas subsequentes. No momento, porém, por conta da pandemia, todas as aulas vão seguir, provisoriamente, à distância. A coordenação estará atenta às determinações municipais, estaduais e das universidades em respeito ao retorno ou não do modo presencial.

Mais informações:

especializacao@unicap.br

Professor Adriano Portela reporterportela@gmail.com

Nota - As imagens são da primeira turma e foram registradas antes da pandemia. 

Gostei.
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mestrados&Doutorados.jpg

Doutorado em Ciências da Linguagem - Remanejamento

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga os candidatos da Seleção 2021.1 que foram remanejados para compor as vagas no Doutorado. -...

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga os candidatos da Seleção 2021.1 que foram remanejados...

Mestrados&Doutorados.jpg

Aula Inaugural 2021.1 - Programas de Pós-graduação

Os Programas de Pós-graduação "Stricto Sensu" convidam toda a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural de 2021.1 e a Reunião Conjunta dos Comitês...

Os Programas de Pós-graduação "Stricto Sensu" convidam toda a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural de...

lista-espera.jpg

Lista de espera ProUni

Período e local de entrega das documentações necessárias para a Lista de Espera ProUni referente ao primeiro semestre de 2021, que acontecerá  nos dias...

Período e local de entrega das documentações necessárias para a Lista de Espera ProUni referente ao primeiro semestre...

Foto de aferição.jpg

Aferição de pressão arterial em domicílio garante diagnóstico mais preciso

  Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que as doenças cardiovasculares (pressão elevada, colesterol alto e acidentes vasculares...

  Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que as doenças cardiovasculares (pressão elevada,...