Unicap e PUC-RS oferecem curso de especialização em Escrita Criativa - Unicap

Título Notícias

Unicap e PUC-RS oferecem curso de especialização em Escrita Criativa

Publicado Por: Daniel França

Depois que se formou no doutorado em Escrita Criativa e conheceu o professor Luiz Antonio de Assis Brasil – criador da primeira oficina literária do país – a escritora Patricia Tenório entendeu que Pernambuco e Rio Grande do Sul poderiam e deveriam estar mais próximos no quesito literatura. Ainda em 2017, com o professor Assis Brasil, Patricia criou o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco, dentro da 11ª Bienal do Livro Criativo de Pernambuco, reunindo vários autores e pesquisadores do país. O evento foi um sucesso, e a autora partiu para algo mais ousado: a primeira turma de pós-graduação em Escrita Criativa do Estado, estabelecendo de vez uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Com alunos formados e muito empolgados com o resultado da primeira turma, a Unicap e a PUCRS aprovaram e anunciaram a segunda turma. As inscrições estão abertas e vão até o dia 22 deste mês (fevereiro). O curso tem oito módulos com 45 horas/aula cada, iniciando em março/2021 e finalizando em abril/2022.  Os professores Adriano Portela, Robson Teles e Moema Vilela são os coordenadores dessa segunda turma da especialização.

A estrutura curricular foi pensada para ser abrangente, abarcando diferentes gêneros literários e aspectos variados da criação na literatura. Para tanto, é importante que o (a) aluno (a) conheça a História e o alcance acadêmico da criação literária, que dará base para o estudo dos textos poéticos, narrativas de ficção e de não ficção. Disciplina a ser ministrada pelos professores Luiz Antonio de Assis Brasil e Robson Teles.

Nessa perspectiva, a Oficina de Poesia (professor Altair Martins), a Oficina de Narrativa I – Contos (professor Arthur Telló) e a Oficina de Narrativa II – O romance a novela (professora Julia Dantas) buscam estimular a fluidez na escrita dos textos dos participantes em cada gênero proposto.  Igualmente, a Crítica Genética (professor Lourival Holanda) e Literatura e Outras Artes (professor Adriano Portela) ajudarão a espelhar nas produções dos alunos os processos de criação dos escritores, cineastas e artistas plásticos pesquisados. 

A fim de contemplar a produção de textos de caráter não ficcional e acadêmico, será oferecida a disciplina Oficina de Criação – Texto não ficcional e Outras Linguagens (professor Bernardo Bueno). Para facilitar a inserção do aluno no sistema literário, entra em cena a disciplina Empreendedorismo literário (professora Moema Vilela) abordando criação de eventos, publicação e divulgação de livros em diversas plataformas. 

“O objetivo principal é estimular a fluidez de textos literários (poesias, ficção) e textos não-ficcionais e acadêmicos, de modo interdisciplinar. Além de ser uma boa oportunidade de beber direto da fonte de grandes como Assis Brasil e Patricia Tenório, Bernardo Bueno, Robson Telles e Adriano Portela. É um grande processo de aquisição do conhecimento. Indico fortemente que vocês se inscrevem na segunda turma”, disse a especialista formada na primeira turma Juliana Silva.

A poetisa Bernadete Bruto também compartilha dessa experiência. “Vale muito à pena. Eu garanto. Esse curso fez a diferença na minha escrita”, disse a também especialista na primeira turma e que lançará o livro Em Nome da Rosa, projeto desenvolvido ao longo do curso.     

Aulas - oficialmente o curso tem o modelo presencial de aulas, com a proposta de 15 horas presenciais uma vez por mês, às sextas das 18 às 22h e aos sábados das 08 às 12h e 14 às 18h, e 30 horas/aula EAD (Ensino à Distância) distribuídas em três semanas subsequentes. No momento, porém, por conta da pandemia, todas as aulas vão seguir, provisoriamente, à distância. A coordenação estará atenta às determinações municipais, estaduais e das universidades em respeito ao retorno ou não do modo presencial.

Mais informações:

especializacao@unicap.br

Professor Adriano Portela reporterportela@gmail.com

Nota - As imagens são da primeira turma e foram registradas antes da pandemia. 

Visualizações:
3472
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Porf-Tailson-3.png

Professor do PPGPSI da Unicap tem artigo publicado em jornal científico de psicologia do grupo...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais, do PPGPSI da...

O professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - PPGPSI, e integrante do Laboratório de...

WhatsApp Image 2024-04-19 at 10.50.41.jpeg

Homenagem aos Povos Indígenas - 19 de Abril

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação: Juliana Galvão 

Hoje é dia de uma homegem especial aos povos originários.  Foto da nossa ex-aluna da graduação e pós-graduação:...

ADI 1.jpg

Visita ao Atelier de Impressão - ADI

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora Mariana Nepomuceno, da disciplina de...

Ontem (18), a tarde os(as) alunos(as) do 3º módulo de Fotografia tiveram uma aula extra classe, com a professora...

DIREITO.CORTADA.jpg

PPGD - Edital de Seleção Complementar do MINTER

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) Processo de Inscrição (Clicar aqui) ...

O Programa de Pós-graduação em Direito divulga o Edital de Seleção Complementar do MINTER. Edital (Clicar aqui) ...