Área de Inovação Tecnológica da Unicap promove desenvolvimento e incubação de protótipo criado por Startup de automação de serviços de limpeza de fachadas de prédios - Unicap
Título Notícias
Notícias
Área de Inovação Tecnológica da Unicap promove desenvolvimento e incubação de protótipo criado por Startup de automação de serviços de limpeza de fachadas de prédios

Área de Inovação Tecnológica da Unicap promove desenvolvimento e incubação de protótipo criado por Startup de automação de serviços de limpeza de fachadas de prédios
A ideia é ambiciosa e inovadora, mas, foi pensando em soluções simples que o aluno do curso de Economia da Universidade Católica de Pernambuco, Luiz Ottoni, resolveu criar uma máquina de lavar fachadas de prédios empresariais. Tudo começou quando o jovem empreendedor passou a observar algumas dificuldades do mercado para esse tipo serviço.
O trabalho de limpeza que é feito nas fachadas dos grandes prédios do Recife chamou a atenção de Luiz Ottoni. Ele sentiu bastante incomodado com uso demasiado do material de limpeza e com o tempo que se gastava para realização da manutenção:
“Eu morava num prédio e quando olhei da janela avistei um operário limpando um outro prédio de 14 andares. De repente ele se enrolou com o rapel e caiu todo o equipamento dele. Eu sei que ele passou mais de três semanas para completar aquela limpeza. Naquele momento pensei em uma questão principal: Como garantir segurança e agilidade nesse tipo de trabalho? ”, disse Luiz Ottoni.
A máquina autônoma tem uma capacidade de limpeza 5 vezes mais rápida do que um operário. Em um prédio de 4 mil metros quadrados que demandaria cerca de 20 dias para ser totalmente limpo por uma pessoa, o maquinário gastou apenas 5 dias. Esse desempenho impressionou a responsável técnica pela máquina, Maria Eduarda:
“Gastamos cerca de uma hora para montar o equipamento e com ele a gente economiza muito mais tempo. Além de água, sabão e outros produtos de limpeza”, explicou Maria Eduarda.
O projeto responsável pelo desenvolvimento da máquina começou a ser pensado durante as aulas de filosofia quando o professor da disciplina de introdução à Filosofia, Carlos Vieira, observou as características inovadora do produto e o perfil empreendedor de Luiz Ottoni. Carlos sugeriu uma parceria entre a Escola de Educação e Humanidades, a Escola de Gestão, Negócios e Política e o Unicap Icam-Tech.
“A gente sempre procura fazer um processo de facilitação e mediação com os alunos. Essa postura contribui bastante para a descoberta de alguns projetos dentro da turma. Felizmente, um desses projetos é o de Luiz Ottoni. Nós entendemos que os alunos são protagonistas no processo de descobertas, interação e aprendizado”, disse Carlos Vieira.
O protótipo P2 deve ganhar um designer próprio e outros elementos que possibilitarão a melhora de sua performance e desempenho do aparelho. O professor da Escola de Comunicação da Unicap, Antony Lins, acredita que o processo de aprimoramento do maquinário é primordial para uma boa utilização da tecnologia e um ótimo iniciativo à pesquisa acadêmica.
“ A gente enxerga esse tipo de iniciativa sempre como estímulo para outros alunos e professores que desejarem desenvolver seus próprios projetos com o apoio da Unicap via a área de inovação que está sendo estruturada. ”, disse Antony.
A expectativa é que o projeto possa ser integrado na estrutura de uma incubadora da Assessoria de Inovação que está sendo criada pela Pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Unicap.
“Esse projeto marca o novo contexto que a universidade vive com a criação das escolas. O projeto foi trazido para a Escola de Gestão, Economia e Política através de um professor de filosofia que pertence a Escola de Educação e Humanidades, e chegando aqui integrou junto com o Unicap Icam-Tech. Sem contar o apoio que temos da Propesp. Ou seja, essa é uma oportunidade de incubar o projeto que, claro, é uma ideia dos alunos, mas fruto também desse processo de integração dessas diversas áreas do saber”, explicou o Diretor da Escola de economia e Negócios da Unicap, professor Silas Pacheco.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Último encontro na disciplina "História e Estética da Fotografia e do Audiovisual"
Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do Audiovisual, na Especialização As...
Ontem, 10 de julho, o professor ´Pedro Severien encerrou sua disciplina História e Estética da Fotografia e do...
.jpeg/c538d9fa-ac23-0024-b582-9289c139065d)
Estudantes apresentam projetos inovadores na 5ª edição da Criatech, sediada na Unicap
Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da Criatech. O evento é promovido pelo...
Cerca de 80 jovens em formação profissional apresentaram projetos de empresas simuladas durante a 5ª edição da...

Filosofia da deficiência
O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade sobre filosofia da deficiência, composto por...
O livro que ora se publica é um compilado de alguns dos principais textos da atualidade...

Registros do semestre: Linguagem Fotográfica II
Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor, vivenciaram experiências que uniram teoria e...
Ao longo do semestre, os alunos da disciplina Linguagem Fotográfica II, conduzida pela professora Renata Victor,...