Área de Inovação Tecnológica da Unicap promove desenvolvimento e incubação de protótipo criado por Startup de automação de serviços de limpeza de fachadas de prédios - Unicap

Título Notícias

Área de Inovação Tecnológica da Unicap promove desenvolvimento e incubação de protótipo criado por Startup de automação de serviços de limpeza de fachadas de prédios

Publicado Por: Dell Souza

A ideia é ambiciosa e inovadora, mas, foi pensando em soluções simples que o aluno do curso de Economia da Universidade Católica de Pernambuco, Luiz Ottoni, resolveu criar uma máquina de lavar fachadas de prédios empresariais. Tudo começou quando o jovem empreendedor passou a observar algumas dificuldades do mercado para esse tipo serviço.

O trabalho de limpeza que é feito nas fachadas dos grandes prédios do Recife chamou a atenção de Luiz Ottoni. Ele sentiu bastante incomodado com uso demasiado do material de limpeza e com o tempo que se gastava para realização da manutenção:

“Eu morava num prédio e quando olhei da janela avistei um operário limpando um outro prédio de 14 andares. De repente ele se enrolou com o rapel e caiu todo o equipamento dele. Eu sei que ele passou mais de três semanas para completar aquela limpeza. Naquele momento pensei em uma questão principal: Como garantir segurança e agilidade nesse tipo de trabalho? ”, disse Luiz Ottoni.

A máquina autônoma tem uma capacidade de limpeza 5 vezes mais rápida do que um operário. Em um prédio de 4 mil metros quadrados que demandaria cerca de 20 dias para ser totalmente limpo por uma pessoa, o maquinário gastou apenas 5 dias. Esse desempenho impressionou a responsável técnica pela máquina, Maria Eduarda:

“Gastamos cerca de uma hora para montar o equipamento e com ele a gente economiza muito mais tempo. Além de água, sabão e outros produtos de limpeza”, explicou Maria Eduarda.

O projeto responsável pelo desenvolvimento da máquina começou a ser pensado durante as aulas de filosofia quando o professor da disciplina de introdução à Filosofia, Carlos Vieira, observou as características inovadora do produto e o perfil empreendedor de Luiz Ottoni. Carlos sugeriu uma parceria entre a Escola de Educação e Humanidades, a Escola de Gestão, Negócios e Política e o Unicap Icam-Tech.

“A gente sempre procura fazer um processo de facilitação e mediação com os alunos. Essa postura contribui bastante para a descoberta de alguns projetos dentro da turma. Felizmente, um desses projetos é o de Luiz Ottoni. Nós entendemos que os alunos são protagonistas no processo de descobertas, interação e aprendizado”, disse Carlos Vieira.

O protótipo P2 deve ganhar um designer próprio e outros elementos que possibilitarão  a melhora de sua performance e desempenho do aparelho. O professor da Escola de Comunicação da Unicap, Antony Lins,  acredita que o  processo de aprimoramento do maquinário é primordial para uma boa utilização da tecnologia e um ótimo iniciativo à pesquisa acadêmica.

“ A gente enxerga esse tipo de iniciativa sempre como estímulo para outros alunos e professores que desejarem desenvolver seus próprios projetos com o apoio da Unicap via a área de inovação que está sendo estruturada. ”, disse Antony.

A expectativa é que o projeto possa ser integrado na estrutura de uma incubadora da Assessoria de Inovação que está sendo criada pela Pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Unicap.  

“Esse projeto marca o novo contexto que a universidade vive com a criação das escolas. O projeto foi trazido para a Escola de Gestão, Economia e Política através de um professor de filosofia que pertence a Escola de Educação e Humanidades, e chegando aqui integrou junto com o Unicap Icam-Tech. Sem contar o apoio que temos da  Propesp. Ou seja, essa é uma oportunidade de incubar o projeto que, claro, é uma ideia dos alunos, mas fruto também desse processo de integração dessas diversas áreas do saber”, explicou o Diretor da Escola de economia e Negócios da Unicap, professor Silas Pacheco.

Visualizações:
3222
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional Pinhole copiar.jpg

Fotografia Pinhole

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de forma mágica. Como pode uma imagem ser...

Hoje é o dia da técnica Pinhole. Quem não se divertiu fotografando com latinhas? O "furo de agullha" se apresenta de...

2_recfil.jpg

2º Encontro Recifense de Filosofia

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também muita filosofia de qualidade sendo...

16 e 17 de maio de 2024 Recife possi grande e reconhecida tradição intelectual e artística no Brasil. E temos também...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 09.30.34.jpeg

TORNEIO DE INVERNO MOVIMENTA MESATENISTA DA UNICAP

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de Tênis de Mesa. O evento contou com a...

Foi realizado no sábado (20/04/24) nas dependências da quadra anexa ao Bloco “A”, o Torneio de Inverno da UNICAP de...

WhatsApp Image 2024-04-24 at 08.13.16.jpeg

UNICAP CONQUISTA SEGUNDO LUGAR GERAL NO CIRCUITO BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge Plus. Participaram do Evento 14 Estados...

Ocorreu no período de 05 a 07 de abril, a etapa Recife do Circuito Brasileiro de Tênis de Mesa, categoria Challenge...