Unicap participa de audiência sobre criação da Cidade da Cultura Popular - Unicap
Título Notícias
Notícias
Unicap participa de audiência sobre criação da Cidade da Cultura Popular
Um espaço perene no bairro de São José para que os artistas locais possam preparar e realizar suas apresentações, seja no Carnaval, no ciclo junino ou em qualquer outro período do ano. Essa é a Cidade da Cultura Popular, ideia gerada a partir de debates ocorridos na Universidade Católica de Pernambuco e que foi tema de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife, nesta terça-feira (18). O evento foi iniciativa do vereador Ivan Moraes e reuniu representantes da cultura popular, da Unicap e da gestão da cultura nas esferas municipal, estadual e federal.¿
Segundo Moraes, a oportunidade de criar a Casa da Cultura Popular surge de uma conjunção de fatores, incluindo a intervenção urbana em áreas de acesso público que deve ocorrer na imediação do Cais José Estelita. No início de junho, a Prefeitura anunciou que conseguiu acrescentar a essa área, por meio de negociações com órgãos do Governo Federal, mais 50 mil metros quadrados advindos do antigo pátio ferroviário do local. A obra deve contar com recursos provenientes das ações mitigadoras do Novo Recife, projeto imobiliário privado em construção no local.
¿
“Hoje nós temos um projeto de uma ideia da criação da Cidade da Cultura Popular, que foi realizado em parceria com a Universidade Católica e representantes de diversos movimentos da cultura popular aqui da nossa cidade e que pretende construir essa Cidade numa área que já é pública, que já pertence à Prefeitura, e parte dela que pertence ao Governo Federal e que está vindo para a Prefeitura. E a gente tem a perspectiva de um recurso negociado pela Prefeitura junto com a empresa que está construindo a obra no Cais José Estelita. Então, a gente tem todos os elementos necessários para que essa cidade da cultura popular vire realidade”, resumiu o parlamentar.
Moraes adiantou que há chances de que a Cidade opere já no ciclo carnavalesco de 2025, com as obras de criação de uma alameda entre a avenida Dantas Barreto e o Cais José Estelita. Concretamente, as autoridades e grupos de cultura popular saíram da audiência com o compromisso de participar de reuniões para debater a possibilidade do projeto.
“Já há uma possibilidade, indicada pela universidade, de que no ano que vem o desfile [das agremiações] já aconteça no final ou no começo da avenida Dantas Barreto, quando ela vai se encontrar com o curso d'água”, explicou. “O encaminhamento mais importante que a gente tirou hoje foi a criação de um grupo de
¿
trabalho em que o Recentro, o Instituto Pelópidas Silveira, o Conselho Municipal de Cultura, a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura, o nosso mandato e a Universidade Católica, além dos brincantes, vão se reunir quantas vezes forem necessárias para que esse projeto possa virar realidade”.
¿
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, Paula Maciel, explicou como ocorreu o processo de idealização da Cidade da Cultura Popular. “Nós fomos procurados pela Liga da Cultura Popular, trazendo essa necessidade deles de encontrarem uma área na cidade, para ser o espaço da cultura popular. E aí nós propusemos a realização de um workshop com alunos e professores do curso, tendo como primeiro ponto de partida a escuta de todos os representantes da cultura popular”, relatou. “A partir disso, nós fizemos grupos de trabalho com alunos e professores para estudar propostas de identificação e ocupação de território. E foi aí que nós identificamos o bairro de São José como esse local que tem uma vocação natural pela sua história para abrigar a Casa da Cultura Popular”.
A professora demonstrou confiança no acolhimento da ideia pelas autoridades e frisou que já existe uma solução para que ela aconteça já no próximo Carnaval. “Foi uma alegria muito grande para a gente perceber o acolhimento das diversas esferas municipal, estadual e federal dessa proposta”, afirmou. “A partir de agora a gente vai começar a avançar, a entrar em questões mais específicas do território, para encaminhar o quanto antes para que isso possa se tornar uma realidade. E nós temos, sim, uma proposta para o Carnaval de 2025”.
¿
De acordo com o gerente geral de gestão e projetos especiais da Secretaria de Cultura do Recife, Dado Sodi, o Poder Executivo municipal participará do diálogo sobre a destinação da área no bairro de São José. “Vamos concluir e vibrar positivamente para que a melhor proposta seja aceita, seja desenvolvida. Eu acho que todo mundo aqui estava com um objetivo em comum e com um desejo, um sonho em comum. Então, a nossa intenção é continuar nesse diálogo, nessa coletividade para encontrar o melhor caminho e as melhores resoluções.”
O diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura, Sebastião Soares, elogiou o debate promovido na Câmara do Recife. “Acho que momentos como este são uma condição sine qua non para ampliar, alargar o debate e a reflexão em torno das políticas públicas voltadas às culturas populares e tradicionais. As culturas populares e tradicionais são responsáveis pela nossa identidade nacional”, disse. “A Câmara Municipal do Recife traz um debate de tal monta que eu acho que pode, inclusive, alertar o país como um todo a fazer audiências assim como esta para que a gente possa nos fortalecer em torno de uma política adequada para as culturas populares tradicionais”.
Também participaram da audiência o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, Henilton Parente de Menezes; a gerente-geral de Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto Pelópidas Silveira, Larissa Menezes; a gerente de ativação do Gabinete do Centro do Recife (RECENTRO), Larissa Maynara Cruz; a gerente de políticas culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Wanessa Santos; o arquiteto e urbanista Lula Marcondes; a assessora do gabinete do vereador Ivan Moraes, Carol Vergolino; e representantes de grupos e associações de cultura popular.
Os professores Lula Marcondes e Dyego Digiandomênico, junto com a coordenadora Paula Maciel, lideraram a produção do workshop e a apresentação da proposta na Câmara Municipal. Também colaboraram com a ideação as professoras Vera Freire, Léa Cavalcanti, Andréa Câmara e Clarissa Duarte.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
Alunos da Ciência da Computação foram vencedores no Hackathon Garagem Unilever
Os alunos da UNICAP, foram vencedores do HACKATHON GARAGEM UNILEVER! Os participantes: Alyson Farias - Ciência da Computação da UNICAP- @alysonfarias Marcos...
Os alunos da UNICAP, foram vencedores do HACKATHON GARAGEM UNILEVER! Os participantes: Alyson Farias - Ciência da...
Conferência na 28ª Semana Teológica da Unicap debate desafios contemporâneos da teologia e...
Nesta terça-feira (10), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi ponto de encontro para mais uma conferência da 28ª Semana...
Nesta terça-feira (10), o auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi ponto de encontro para...
Curso de Administração comemora o Dia do Administrador
O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma palestra em comemoração ao Dia do...
O curso de Administração da Unicap promoveu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Dom Helder Câmara, uma...
3º Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2024/2025 está com inscrições abertas
Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem concorrer à premiação de R$ 20 mil e ter...
Com informações da Assessoria de Comunicação do evento Trabalhos inéditos baseados na obra de Gilberto Freyre podem...