Teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali defende escuta humilde e atenta como base de diálogo inter-religioso - Unicap
Título Notícias
Notícias
Teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali defende escuta humilde e atenta como base de diálogo inter-religioso

Teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali defende escuta humilde e atenta como base de diálogo inter-religioso
O teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali, diretor fundador do Risalat International Institute, defendeu que o diálogo inter-religioso deve ser compreendido como um instrumento essencial para a construção da fraternidade e da paz. A palestra proferida por ele foi intitulada O Diálogo Inter-religioso como instrumento de Fraternidade e de Paz.
O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (15), no anfiteatro do bloco G4 da Unicap e reuniu professores, pesquisadores, estudantes e membros de diferentes tradições religiosas. Mohammad estava acompanhado de uma comitiva composta por pesquisadores e representantes do islam.
Formado pelos Seminários Islâmicos de Qum, mestre em Filosofia Ocidental pela Universidade de Teerã e doutor em Filosofia pela Universidade de Manchester, Shomali destacou que o diálogo não deve se restringir ao campo acadêmico, mas precisa se traduzir em prática cotidiana. Segundo ele, “o verdadeiro diálogo começa quando conseguimos escutar o outro com atenção e humildade, reconhecendo sua dignidade e sua experiência de fé”.
Para o teólogo nascido em Teerã, a busca pela paz mundial passa pela capacidade de diferentes comunidades religiosas encontrarem pontos de convergência sem perder suas identidades. Ele sublinhou que todas as tradições autênticas possuem elementos de luz e bondade que podem contribuir para o bem comum. “Nenhum ser humano deveria se considerar completo sem aprender com os outros. O diálogo abre espaço para que a presença divina se manifeste em nossa convivência”, afirmou.
Entre os aspectos centrais de sua fala, Shomali ressaltou que o diálogo é uma forma de serviço a Deus e aos seres humanos, pois exige escuta, empatia e disposição para construir pontes. Para ele, a diversidade religiosa deve ser vista como uma oportunidade de enriquecimento mútuo, e não como uma ameaça. "A gente não pode se alegrar apenas com as flores que nascem em nosso jardim, mas com todas as flores que Deus faz florescer nos diversos jardins, com os santos que aparecem em todas as tradições religiosas".
Ainda de acordo com Shomali, a unidade entre as pessoas não significa uniformidade, mas sim a capacidade de reconhecer a beleza da diferença. Ele defende a ideia de que o diálogo autêntico se apoia na convicção de que Deus é o centro da vida humana e que o amor é o fundamento comum entre as tradições de fé.
O professor Gilbraz Aragão, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Unicap e mediador da conferência, destacou que a experiência islâmica dialoga com raízes religiosas que já habitam o Recife. Ele lembrou que a cidade guarda marcas do islamismo tanto pela imigração contemporânea quanto pela presença de escravizados africanos que trouxeram suas tradições religiosas. “Aqui, de certa forma, todos somos um pouco muçulmanos. É nesse terreno fértil que se plantam sementes do profeta e da sua experiência espiritual”, afirmou.
A solenidade foi aberta pela professora Paula Maciel, representante do Movimento dos Focolares em Pernambuco e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, que saudou a presença do palestrante e reforçou o compromisso da Universidade em promover o encontro entre culturas e tradições de fé.
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Unicap, em parceria com o Instituto Universitário Sophia em América Latina y Caribe e a Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo, espaço acadêmico criado em 2014 na Unicap, em parceria com a Faculdade Asces (Caruaru), para aprofundar os estudos sobre a fraternidade e o hum
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias

Lançamento do livro “Governar e Escravizar” provoca reflexões sobre a responsabilidade histórica...
A noite desta segunda-feira (15), na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi marcada pelo lançamento do livro Governar e...
A noite desta segunda-feira (15), na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi marcada...

Teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali defende escuta humilde e atenta como base de diálogo...
O teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali, diretor fundador do Risalat International Institute, defendeu que o diálogo inter-religioso deve ser compreendido...
O teólogo iraniano Mohammad Ali Shomali, diretor fundador do Risalat International Institute, defendeu que o diálogo...
.jpeg/8fdf8802-8978-8dad-3725-fd78c0cac11a)
Unicap dá início à 12ª Semana Socioambiental com foco em mudanças climáticas e justiça...
A Universidade Católica de Pernambuco deu início, na manhã desta terça-feira (16/09), à 12ª edição da Semana Socioambiental. O evento segue até o dia 19 de...
A Universidade Católica de Pernambuco deu início, na manhã desta terça-feira (16/09), à 12ª edição da Semana...

12ª Semana Socioambiental da Unicap
16 a 19 de setembro de 2025 A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap, convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade...
16 a 19 de setembro de 2025 A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas Unicap, convida...