Seminário discute avanços e desafios de migrantes e refugiados - Unicap

Título Notícias

Seminário discute avanços e desafios de migrantes e refugiados

Publicado Por: Daniel França

O Dia Mundial dos Refugiados foi celebrado na Católica por meio de reflexões sobre as experiências de quem foi forçado a deixar a Terra Natal em busca de melhores condições de vida. O seminário intitulado Migração, Refúgio e Direitos Humanos: avanços e desafios foi promovido pela Cáritas Brasileira (Regional Nordeste 2) e Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-2) com apoio do Instituto Humanitas Unicap e da Cátedra Dom Helder Camara de Direitos Humanos.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (20), no auditório Dom Helder Camara. A abertura foi feita pela coordenadora do programa Migração e Refúgio e assessora da Cáritas, Luciana Florêncio. Ela explicou que iniciativa também marca o Dia Nacional do Migrante (19 de junho) citando como uma das ações concretas a Casa dos Direitos, iniciativa que tem a Unicap e Prefeitura do Recife como parceiras e que acolheu venezuelanos. Ainda na abertura, a conselheira presidente do CRP-2, Alda Boulitreaus, destacou o papel da psicologia nesse processo de acolhida e a “importância da escuta dentro da história individual de cada um”.

Além do acolhimento, a integração dos migrantes e refugiados também foi abordada durante a mesa redonda. O engenheiro haitiano Jean Baptiste Joseph falou sobre a sua mudança para o Recife, em 2010. Ele fez graduação, mestrado e está concluindo o doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Casou com uma brasileira, tem uma filha de 9 anos e ainda conseguiu trazer os irmãos para o Brasil.

Jean disse que se surpreendeu com o medo imposto pelo racismo e preconceito com os negros brasileiros. “Percebia que quando identificavam meu sotaque, as pessoas ficavam mais calmas”. Ele destacou também a força da educação nesse processo de integração. Sobre voltar ao Haiti, ele usou uma metáfora para explicar que contribui mais com o país estando aqui. “Vejo o Haiti como um carro quebrado, é preciso sair para empurrar”.

Outros aspectos ligados ao racismo foram tratados pela conselheira do CRP-2 Adriana Miranda. Vale salientar que o seminário de hoje faz parte da campanha nacional pelos Direitos Humanos “Racismo é uma coisa da minha cabeça ou da sua?” Durante a sua fala, Adriana propôs reflexões sobre as políticas públicas de acolhimento aos migrantes e refugiados. “A gente precisa ter esse cuidado para não os deixar ainda mais vulneráveis e, às vezes, eles passam por determinadas situações que passaram no seu país de origem”.

O último a falar na mesa foi o venezuelano David Guillen. Psicólogo por formação, ele atua como educador social na própria Cáritas. Ele conta que as dificuldades com a língua e adaptação à cultura foram os maiores desafios. “As diferenças culturais estão presentes não só na linguagem, são códigos culturais que a gente precisa reaprender. Além da saudade. Me sinto em casa, mas ainda tenho a sensação de que todo migrante tem, que é a de peixe fora d’água. Mesmo se sentindo bem, confortável, acolhido, a gente sente que a raiz da gente está em outro canto. Isso é uma coisa que acompanha o migrante sempre”.

Visualizações:
1773
Compartilhar:

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

Feminicidio_zero.jpg

Feminicídio zero

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma, sem o saber, se levanta por todas as...

“A luta pelo reconhecimento é um esforço contínuo e coletivo. A mulher que se levanta por si mesma,...

Honoris causa Camilo.jpg

Sessão Solene de Outorga do título de Doutor Honoris Causa

16 de dezembro de 2025 (segunda-feira) | 16h | Auditório Pe. José de Anchieta - G1 (UNICAP) É com grande honra que a Universidade Católica de...

16 de dezembro de 2025 (segunda-feira) | 16h | Auditório Pe. José de Anchieta - G1 (UNICAP) É com grande...

convite.jpg

Ato pelo fim da violência contra as mulheres

10 de dezembro de 2025, às 18h30 em frente a Capela A Universidade Católica de Pernambuco convida toda a comunidade acadêmica para participar do ato...

10 de dezembro de 2025, às 18h30 em frente a Capela A Universidade Católica de Pernambuco convida toda a...

WhatsApp Image 2025-12-05 at 14.57.46 (2).jpeg

Professora da Unicap conquista Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025 na categoria Personalidade...

A professora da Escola de Tecnologia e Comunicação da Unicap, Leonie Asfora Sarubbo, conquistou o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025 na categoria...

A professora da Escola de Tecnologia e Comunicação da Unicap, Leonie Asfora Sarubbo, conquistou o Prêmio ANP de...