Casa de Direitos de Pernambuco: Cáritas Brasileira NE2 entrega kits para migrantes venezuelanos - Unicap

Título Notícias

Casa de Direitos de Pernambuco: Cáritas Brasileira NE2 entrega kits para migrantes venezuelanos

Publicado Por: Redação

A Casa de Direitos de Pernambuco vivenciou um momento especial com a entrega de kits de equipamentos nas áreas de gastronomia, beleza e corte e costura a migrantes venezuelanos que buscam uma vida melhor no Brasil por meio do empreendedorismo.

A ação faz parte do Projeto Fortalecimento da Casa de Direitos, realizado pela Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 e Ministério da Justiça - MJ, através do projeto Creciendo, fruto de uma parceria da instituição com a Fundação Interamericana – IAF. A Unicap é parceira da Casa desde 2018, que tem sede no bloco E.

Os empreendedores venezuelanos escolhidos para receber os equipamentos são assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da CBNE2. De acordo com a secretária executiva regional da Cáritas, Neilda Pereira, essas famílias são acompanhadas por equipes da Cáritas que também ofereceram cursos de capacitação profissional.

Uma das migrantes que recebeu a doação do equipamento foi Karla Camona Saldívia. Ela deixou a Venezuela há oito anos, morou no Pará por seis e um no Ceará. Chegou a Olinda há pouco mais de um ano e montou um delivery de sushi. Karla ganhou liquidificador profissional e um refrigerador. “O que mais amo na vida é cozinhar. Para mim a comida é transmitir um sentimento”.

O compatriota dela, Jhonael Rafael Mendoza Almeida, também estava feliz. Ele deixou a Venezuela há seis anos, logo depois de se formar em Engenharia do Petróleo. Pagou os estudos com outro talento profissional: corte de cabelos. Foi para a Colômbia, mas estava em situação ilegal. Foi quando recebeu o incentivo do irmão, que já morava aqui, para vir para o Brasil.

 

“Ele me disse: ‘aqui você pode trabalhar tranquilo’, e aí resolvi vir. Cheguei aqui e tenho identidade, sou tratado como um brasileiro”. Jhonael ganhou uma cadeira e uma lavador de cabelos. “Significa muito porque eu não tinha como cortar, pintar cabelo e agora eu tenho até como colocar uma pessoa para me ajudar. Isso pode representar muita coisa na minha vida”.

A entrega dos kits reuniu voluntários, representantes da Fundação Interamericana– AIF, membros do Comitê Empreende e do Instituto Humanitas, além do Pró-reitor Comunitário Pe. Delmar Cardoso.

Visualizações:
33761
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.1120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

REDAÇÃO E FOTOGRAFIA:
Carla Siqueira,
Júlia Farias,
Luíz Antonio Cardoso.
(estagiários)

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

IMG-20240301-WA0047.jpg

Aniversariantes do mês de março

Parabéns!

Parabéns!

DIREITO E INOVAÇÃO.jpg

PPGDI - Processo Seletivo 2024 - Estrevistas

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão encaminhas através de e-mail.

O Programa de Pós-graduação em Direiro e Inovação informa que os horários das entrevistas e os links de acesso serão...

Captura de Tela 2024-03-01 a`s 09.02.50.png

Tarde de Espirituliadade e Meditação - Amizade Social: Minha relação com o mundo e com os outros

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema ”Amizade Social: Minha relação com o...

Venha vivenciar a Tarde de Espiritualidade e Meditação, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, que terá como tema...

Card defesa de dissertação de William Berg.jpg

PPGCL - Defesa Pública da Dissertação de William Berg Lima da Silva

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg Lima da Silva. Dia: 08/03/2024. ...

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem divulga a defesa pública da dissertação do discente William Berg...