Reitor participa de audiência pública sobre migrantes e refugiados - Unicap

Título Notícias

Reitor participa de audiência pública sobre migrantes e refugiados

Publicado Por: Redação

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, participou na manhã desta segunda-feira (08/11) de audiência pública sobre a situação dos migrantes e refugiados em Pernambuco. O evento, promovido pelo deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), relator da Comissão Mista Permanente para Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR), foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife. Participaram da mesa também o Reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o defensor público federal André Carneiro Leão; a presidente da Comissão de Direitos dos Refugiados da OAB/PE, Emília Queiroz; o secretário executivo de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Joelson Silva; a gerente geral do Sistema Único de Assistência Social do Recife, Ângela Oliveira; a representante da Cáritas, Mona Mirella; e o migrante haitiano Jean Baptiste, doutorando em Engenharia Civil na UFPE.

 

A Comissão Mista Permanente para Migrações Internacionais e Refugiados, presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), tem a missão de fiscalizar e monitorar, de modo contínuo, questões que tratam de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e dos direitos dos refugiados. Com 12 senadores e 12 deputados como membros titulares, escolhidos pelo critério da proporcionalidade partidária, a CMMIR tem, ainda, como foco as políticas públicas de controle migratório e as causas e efeitos de fluxos migratórios internacionais para o Brasil.

O deputado Túlio Gadêlha destacou que o objetivo da audiência pública foi verificar, especialmente, a interiorização de migrantes vindos ao Brasil em razão da crise humanitária observada na Venezuela e identificar como estão sendo articuladas as políticas públicas específicas para essas pessoas. “Esta comissão não pode ficar alheia a esse fenômeno, que requer de certo modo avançar em descentralização administrativa. Importa verificar como os municípios estão organizados para enfrentar a situação, se há diálogo entre eles, política municipal para a população migrante, se há institucionalização em forma de secretarias ou outro tipo de órgão, como conselho municipal de migrantes”, enfatizou.

De acordo com o parlamentar, dados do Atlas das Migrações Venezuelanas, estudo sob a coordenação da PUC/Minas e o Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), indicam que há pelo menos 1.291 municípios brasileiros com a presença de migrantes da Venezuela. Essa interiorização, segundo ele, lança muitos desafios, sobretudo ligados à educação, saúde, trabalho, criminalidade e exploração sexual. Ele manifesta preocupação em relação aos relatos de que essas pessoas estariam submetidas às condições de trabalho análogas à escravidão.

“Esta audiência pública marca o início de uma peregrinação que iremos fazer coletando informações sobre a situação dos migrantes no Brasil, principalmente venezuelanos, haitianos e afegãos. Recife é nossa primeira parada, mas também seguiremos para Roraima em breve. Entre as atividades aprovadas no plano, estão as visitas técnicas e uma reunião com o ministro de Relações Exteriores”, ressaltou o deputado. 

Padre Pedro destacou em sua fala o trabalho realizado pela Casa de Direitos, projeto pioneiro no Brasil desenvolvido pela Cáritas e a Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Instituto Humanitas, para pôr em prática o Programa PANA, que tem como principais objetivos acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados. O programa iniciado em 2018 teve total apoio da Unicap, que colaborou com a sua estrutura física para a instalação da Casa de Direitos dentro do campus da Universidade. O espaço conta com depósito para doações, sala de atendimento psicossocial, sala de reuniões/formação, sala de distribuição de doações, espaço equipado com computadores e acesso à internet para uso dos migrantes e espaço de convivência. Já a Cáritas, por sua vez, assumiu a responsabilidade de contratação da equipe de atendimento composta por um psicólogo, assistente social, educador e auxiliar administrativo e toda a administração dos serviços prestados.

O programa PANA oferece diversos serviços e atividades, como por exemplo, assessoria jurídica, serviços de saúde, doações, cursos e formação. Além da acolhida e aluguel de casas para migrantes, entrega de cestas básicas e de materiais de higiene, elaboração de currículos e orientações de entrevistas de emprego e encaminhamento para processos seletivos em empresas parceiras. O programa já atendeu cerca de 400 pessoas, integrantes de 100 famílias. Público esse, composto pelos mais diferentes perfis e nacionalidades, mas principalmente venezuelanos. Entre esses venezuelanos, estão aqueles que pertencem ao povo indígena Warao, que necessitam de uma atenção especial por seus costumes e sua cultura e que chegaram a Pernambuco por demanda espontânea.

Durante a audiência pública, alguns dos venezuelanos presentes puderam falar sobre a situação de vulnerabilidade que enfrentam, agravada pela pandemia. A maioria quer emprego e uma moradia digna para viver. Eles expuseram também as dificuldades que vivenciam no dia a dia, que vão da xenofobia à insegurança alimentar. Pernambuco possui atualmente cerca de 800 venezuelanos, dos quais aproximadamente 400 estão no Recife.

Cada integrante da mesa detalhou as ações que vem desenvolvendo em prol dos migrantes e refugiados no Recife e em Pernambuco, expondo também os desafios para a viabilização de políticas públicas para atender a essa população. Todos falaram da necessidade da destinação de recursos para acolher de forma digna esse contingente de pessoas que tem chegado ao país.

Visualizações:
1759
Compartilhar

Aplicações Aninhadas

Expediente - Coluna 1

EXPEDIENTE

EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012  DRT/PE)

SECRETARIA:
Dora Santana

PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco

Expediente - Coluna 2

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)

DESIGNER:
Java Araújo

WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)

Expediente - Coluna 3

CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br

Título Notícias Acontece na Unicap

Publicador de Conteúdos e Mídias

provas-gabaritos-vest2026-portal.jpg

VEST26 UNICAP: Provas & Gabaritos

Provas & Gabaritos do Vestibular 2026.1   Provas MEDICINA DEMAIS CURSOS Gabaritos MEDICINA DEMAIS CURSOS Para mais...

Provas & Gabaritos do Vestibular 2026.1   Provas MEDICINA DEMAIS CURSOS Gabaritos MEDICINA ...

biblioteca.jpeg

Unicap realiza provas do Vestibular 2026.1 neste domingo

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do Vestibular 2026.1. Ao todo, estão sendo...

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realiza, neste domingo (14), das 8h15 às 13h15, as provas do...

Ato vermelho.jpg

Unicap promove ato público no Dia Internacional dos Direitos Humanos para combater feminicídio e...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos — instituído pela Organização das...

Na noite do dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos —...

lancamento.jpg

Lançamento do Livro Lições de História do Direito Canônico e História do Direito em perspectiva

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o público interessado para o lançamento do...

É com grande satisfação que o Instituto Superior de Direito Canônico convida a comunidade acadêmica e o...