Instituto Arqueológico Pernambucano comemorou 161 anos com palestra do professor Flávio Cabral - Unicap
Título Notícias
Notícias
Instituto Arqueológico Pernambucano comemorou 161 anos com palestra do professor Flávio Cabral
Com informações da Assessoria de Comunicação do IAHGP | Fotos: Keila Castro
O professor da Licenciatura em História, Flávio Cabral, foi o convidado especial das comemorações dos 161 anos do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). A celebração aconteceu na última segunda-feira (30), na sede do Instituto, no bairro da Boa Vista e contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, que fez parte da mesa de honra.
Na ocasião, Flávio proferiu uma palestra sobre três momentos históricos de Pernambuco que marcaram o país: a Restauração Pernambucana de 1654; a Confederação do Equador de 1824; e a fundação do próprio IAHGP, o segundo instituto desse tipo mais antigo do Brasil.
A Restauração Pernambucana marcou a expulsão dos holandeses e o retorno ao domínio da Coroa Portuguesa o que, na época e durante muito tempo, foi motivo de orgulho dos pernambucanos. De acordo com Flávio, a celebração lembrava os moldes do atual 7 de Setembro. “Havia desfile de tropa, descarga de armas. Era um dia bem festivo comemorado em Olinda”, explicou ele acrescentando que a tradição permaneceu assim nos séculos XVII e XVIII acabando no XIX.
As tradições libertárias de Pernambuco ganharam novo impulso com a Confederação do Equador, que está prestes do bicentenário. O episódio foi marcado pela oposição de lideranças locais a Dom Pedro I. “Pernambuco não aceitava a imposição do Imperador em escolher o presidente da então província, o que gerou várias rebeliões e conflitos. Vários líderes foram presos e mortos, a exemplo de Frei Caneca”. Como punição, Pernambuco perdeu território que seguia da região onde hoje é Petrolina até Minas Gerais, que acabou ficando com a Bahia.
Outro ponto da palestra foi a fundação do IAHGP, em 1862. “Após a sua fundação, o IAHGP retoma a valorização e a memória da Restauração Pernambucana, momento histórico que por muito tempo foi esquecido”, reforçou Cabral.
O Instituto - Fundado em 28 de janeiro de 1862, o IAHGP já esteve sob o comando de diversos gestores e, atualmente, a presidente Margarida Cantarelli atua na missão de preservar a instituição, fomentar ações de preservação da história do Estado e apoiar novos pesquisadores com a manutenção do valioso acervo que se encontra na sede do Instituto. “O IAHGP é uma instituição da sociedade civil que atua como guardiã da história, dos valores e dos ideais de liberdade que forjaram a nossa trajetória e precisam ser transmitidos às gerações vindouras para a construção do futuro”, reforça Cantarelli.
Para o novo ano, a gestão pretende, entre outras ações, desenvolver um projeto chamado ‘História do Século XX’, resgatando acervos e documentos da história de Pernambuco no século passado. É o caso, por exemplo, da Revolução de 1930 e da construção do Porto de Suape. “Eu vou me empenhar muito neste projeto. Não podemos deixar a história recente se perder e temos conhecimento de um grande acervo deste período sob a guarda de famílias que pode ser compartilhado. Acredito no aproveitamento extremamente positivo que podemos fazer da tecnologia, através do intercâmbio de dados entre os acervos das instituições, facilitando o acesso de estudantes, pesquisadores e da população como um todo”, finaliza.
Durante o evento, foram empossados dois novos associados correspondentes - José Theodoro Mascarenhas Menck e José Joaquim da Silva Neto -, e também um novo associado honorário, Roger Falcão Chacon. Todos são personalidades que atuam em associações culturais ligadas à história e ao patrimônio histórico.
Durante mais de um século, o IAHGP atuou como arquivo público e foi o centro produtor de conhecimento histórico mais importante do Estado, possuindo uma revista que circula desde 1863. Ele abriga também o museu mais antigo do Brasil em funcionamento. O patrimônio do IAHGP é dividido em três grandes áreas: museológica, documental e bibliográfica hemeroteca.
O museu encontra-se aberto para a visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h e, aos sábados, das 8h às 12h. Os ingressos custam R$2,00. Grupos escolares devem fazer agendamento prévio. Pesquisadores e estudantes podem ter acesso a diversos documentos históricos do Estado com atendimento presencial exclusivamente aos sábados ou consultas através do e-mail arqueologico@iahgp.org.
Barra de busca
Aplicações Aninhadas
Expediente - Coluna 1
EXPEDIENTE
EDIÇÃO:
Paula Losada (1.652 DRT/PE)
Daniel França (3.120 DRT/PE)
Dell Souza (6.869 DRT/PE)
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Sílvio Araújo (4.012 DRT/PE)
SECRETARIA:
Dora Santana
PRODUÇÃO DE VÍDEO:
Luca Pacheco
Expediente - Coluna 2
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO:
Nildo Ferreira (2.052 DRT/PE)
Alex Costa (5.182 -DRT/PE)
DESIGNER:
Java Araújo
WEB DESIGNER E REDES SOCIAIS:
Kiko Secchim, SJ
Elano Lorenzato (2.781 DRT/PE)
Expediente - Coluna 3
CONTATO:
Rua do Príncipe, 526,
Bloco R, sala 117,
Boa Vista, Recife-PE.
Cep: 50050-900.
Telefone: (81) 2119.4010.
E-mail: assecom@unicap.br
Título Notícias Acontece na Unicap
Acontece na Unicap
Publicador de Conteúdos e Mídias
PPGFIL - Resultado da Seleção de Bolsas da CAPES/PROSUC
O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o resultado da seleção para Bolsas da CAPES/PROSUC. Resultado (Clicar aqui)
O Programa de Pós-graduação em Filosofia divulga o resultado da seleção para Bolsas da CAPES/PROSUC. Resultado...
Reitor participa da abertura do Congresso de Psicopatologia Fundamental
O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, participou, na noite desta quinta-feira (05/09), no Kastel Manibu Recife Hotel, em Boa Viagem, da abertura do XI...
O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, participou, na noite desta quinta-feira (05/09), no Kastel Manibu Recife...
TORNEIO VERÃO UNICAP DE TÊNIS DE MESA
Participe do torneio UNICAP verão de tênis de mesa! O evento acontecerá nos dias 13 e 14/09/2024 na quadra do bloco A da UNICAP. Inscrições gratuitas até o...
Participe do torneio UNICAP verão de tênis de mesa! O evento acontecerá nos dias 13 e 14/09/2024 na quadra do bloco...
Setembro Antinuclear
Diversas atividades alusivas ao polêmico Programa Nuclear Brasileiro serão realizadas neste Setembro Antinuclear, com o intuito de reforçar a posição...
Diversas atividades alusivas ao polêmico Programa Nuclear Brasileiro serão realizadas neste Setembro...